Os 26 melhores filmes de aventura de todos os tempos!

Se tem um gênero de filme que abrange outros e agrada a diferentes público é aventura. Para aqueles que curtem mais ação, para os que curtem a mistura de drama com comédia, ou para os grandes fãs de sci-fi, vários tipos de produções cinematográficas aliam a aventura a suas tramas para garantir ainda mais emoção. Confira uma lista de 26 filmes de aventuras incríveis. Tem para todos os gostos!

A lista abaixo não segue ordem classificatória.

1. Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980)

filmes de aventura

Em 1977, George Lucas lançou o primeiro filme de Star Wars, a franquia que viria a se tornar uma das com mais seguidores (e mais lucrativas) de todos os tempos. Mas, com certeza, o Episódio V (2º) da saga ainda figura como um dos preferidos dos fãs.

Três anos após a guerra, o Império Galáctico de Darth Vader segue a busca por Luke Skywalker e a Aliança Rebelde. O treino de Luke com o Mestre Yoda, a prisão de Han na carbonita, e a revelação sobre a real identidade de Vader são algumas das cenas clássicas que o longa trouxe para o cinema.

2. Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (1981)

filmes de aventura

Quando o arqueólogo Indiana Jones assume a missão de encontrar a Arca da Aliança, uma relíquia bíblica que guarda os Dez Mandamentos, ele vai precisar enfrentar um grupo nazista, que também tem interesse no poder e no valor que o artefato traz.

Dirigido por Steven Spielberg, o longa foi o primeiro da franquia que conquistou o mundo. Da trilha sonora às cenas de ação de tirar o fôlego, das referências históricas à energia que Harrison Ford trouxe para o papel, o filme caiu nas graças dos críticos e do público, e chegou a ser classificado como um dos maiores filmes de ação e aventura de todos os tempos pelo The Telegraph.

3. Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo (1995)

Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo

Desde que esta produção, dirigida por Ron Howard, chegou aos cinemas, a frase "Houston, we have a problem here" se tornou uma das falas mais clássicas do cinema. Baseado no livro Lost Moon: The Perilous Voyage of Apollo 13, de Jim Lovell e Jeffrey Kluger, o longa adaptou para as telonas a história real da catastrófica missão Apollo 13, realizado em 1970.

Com nomes como Tom Hanks, Kevin Bacon e Bill Paxton no elenco, o filme tirou o fôlego de muito expectador que acompanhou a missão dos três astronautas de trazer a nave danificada de volta à Terra.

4. Vingadores: Ultimato (2019)

filmes de aventura

Depois de uma linha do tempo de mais de 10 anos, Vingadores: Ultimato finalizou o que a Marvel chamou de a Saga do Infinito. A batalha final com Thanos, a reunião de todos os heróis já apresentados nos 23 filmes da saga, e a adaptação de diversas cenas dos quadrinhos adorados pelos fãs garantiram à produção a conquista da maior bilheteria da história do cinema.

E se as batalhas entre todos esses heróis e vilões já seriam mais que o suficiente para classificar o longa como aventura, adicione a isso não uma, mas várias viagens no tempo, com nossos heróis voltando a momentos cruciais dos filmes anteriores para conseguir as Joias do Infinito.

5. Interestelar (2014)

filmes de aventura

Direção de Christopher Nolan e um elenco formado por nomes como Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain e Matt Damon. Mas Interestelar marcou a história do cinema por vários outros motivos. Além de emocionar os expectadores com as dificuldades inacreditáveis pelas quais esses astronautas passam em uma missão espacial, o filme deu nó na cabeça de muita gente.

A trama se passa em um período em que a Terra está se deteriorando, e a humanidade investiga opções de planetas viáveis para sobreviver. O longa foi indicado a 5 Oscars, ganhando na categoria Melhores Efeitos Visuais.

6. Três Homens em Conflito (1966)

Três Homens em Conflito

Grande representante do gênero que ficou conhecido como spaghetti western ou bang-bang à italiana, o filme acompanha Tuco, Lourinho e Angel Eyes, três pistoleiros que procuram por um tesouro enterrado em um cemitério.

Com muita violência e tiroteio, o cenário é a Guerra Civil dos Estados Unidos, suas batalhas, campos de prisioneiros, enforcamentos e todo o caos e medo. Dirigido por Sergio Leone, com Ennio Morricone na trilha sonora e protagonizado por Clint Eastwood, todo mundo deveria ver este filme uma vez na vida.

7. Avatar (2009)

Avatar

Por quase 10 anos, Avatar foi a maior bilheteria da história, passando para a segunda posição após o período de exibição de Vingadores: Ultimato. A trama acompanha exploradores chegando a uma nova terra, entre eles há tanto aqueles que se encantam pela natureza local e pela cultura dos moradores quanto aqueles cujo único interesse está no lucro que podem obter ao explorar o local.

A história poderia ser a de qualquer filme sobre colonização, mas Avatar aborda isso em outro planeta. Sendo um dos primeiros a chegar ao cinema com tecnologia 3D, o longa trouxe um mundo fantástico, cheio de animais, plantas e seres de espécies nunca vistas. A trama se desenvolve quando o soldado que foi enviado para se infiltrar entre os nativos e descobrir seus segredos decide lutar ao seu lado contra os exércitos terráqueos.

8. Ben-Hur (1959)

Ben-Hur

Este filme adaptou mais uma vez para os cinemas a história do romance Ben-Hur: A Tale of the Christ, que acompanha um mercador judeu condenado a viver como escravo por seu amigo de infância. O filme acompanha as adversidades pelas quais o protagonista passa até que tenha uma oportunidade de vingança.

Mas a história de Ben-Hur está longe de ser a única característica épica do filme. O longa teve um dos maiores orçamentos e cenários já construídos, contou com mais de 200 camelos, 2.500 cavalos e 10 mil figurantes para as filmagens. O resultado: o filme ganhou 11 Oscars, em categorias como Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Fotografia em Cor, entre outras.

9. Jurassic Park - Parque dos Dinossauros (1993)

filmes de suspense

Em 1993, íamos aos cinemas ficar sem fôlego tanto com as incríveis e belas cenas que trouxeram os dinossauros novamente à vida quanto com os momentos em que os protagonistas corriam perigo após a fuga das feras no parque. A trama acompanha um empresário que, com um time de cientistas, consegue recriar os dinossauros a partir de DNA encontrado em insetos pré-históricos. Mas algo dá errado já na visita-teste.

Dirigido por Steven Spielberg, o filme foi um marco no cenário de efeitos especiais e também chegou a ocupar o topo da lista de maiores bilheterias do mundo, sendo desbancado por Titanic em 1997. Conquistou os Oscars de Melhor Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Visuais.

10. Jumanji: Bem-Vindo à Selva (2017)

filmes de suspense

O Jumanji de 1995, protagonizado por Robin Williams, já deixou muita criança impressionada com os perigos do jogo de tabuleiro que ganha vida com os mais diferentes perigos. Mas em 2017, ganhamos uma sequência com todo um novo estilo. Misturando aventura, fantasia e bem mais comédia que o primeiro longa, Jumanji: Bem-Vindo à Selva modernizou a proposta e nos apresentou um jogo de videogame que "sugou" quatro adolescentes.

Dentro do jogo, os jovens ganham a aparência dos personagens vividos por Dwayne Johnson, Kevin Hart, Jack Black e Karen Gillan, e precisam enfrentar situações quase mortais em uma densa floresta. O filme foi um sucesso de bilheteria e ganhou a sequência Jumanji: The Next Level.

11. Capitão América: Guerra Civil (2016)

filmes de aventura

Mais um dos melhores filmes da chamada Saga do Infinito, Capitão América: Guerra Civil trouxe para as telonas a adaptação de um dos arcos mais adorados pelos fãs das HQs Marvel. Dirigido pelos Irmãos Russo (que também assinaram a direção de Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato), o longa apresentou o conflito que dividiu nossos heróis em dois times adversários.

De um lado, Homem de Ferro, Viúva Negra, Máquina de Guerra, Pantera Negra e Visão eram a favor do Tratado de Sokovia, que previa um controle governamental sobre os heróis. Do outro, Capitão América, Feiticeira Escarlate, Soldado Invernal, Gavião Arqueiro e Falcão eram contra o tratado. Mas o conflito entre Tony Stark e Steve Rogers só piora após a descoberta sobre os responsáveis pela morte dos pais do Homem de Ferro.

12. De Volta para o Futuro (1985)

De Volta para o Futuro

Se viajar no tempo, conhecer seus pais ainda adolescentes, lutar pela própria existência, correr para salvar seu mentor e ainda mudar sua realidade presente não é uma aventura, a gente não sabe nem o que é. A trama do longa nos apresenta ao jovem Marty McFly, que viaja de 1985 para 1955 na máquina do tempo criada pelo cientista Emmett Brown.

A American Film Institute, em 2008, reconheceu a produção como o 10º melhor filme de ficção científica estadunidense. Um verdadeiro marco do cinema, é realmente um daqueles filmes que você precisa ver pelo menos uma vez na vida (ou várias!).

13. Jogador Nº 1 (2018)

filmes de aventura

Ação, aventura, fantasia e um combo de muitas, mas muitas referências nerds. Baseado no livro escrito por Ernest Cline e dirigido por Steven Spielberg, Jogador Nº1 se passa em 2045, período durante o qual a humanidade tenta fugir da dura realidade por meio do OASIS, um jogo de realidade virtual.

E o criador desse popular game escondeu um easter egg nesse mundo virtual, guardado por três chaves. Aquele que encontrar as chaves e o easter egg se tornará o dono ou dona do OASIS. Nesse contexto, conhecemos Wade, um adolescente órfão que tenta encontrar esse easter egg e alia a outros jogadores para tanto, passando por obstáculos inimagináveis.

14. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

Este filme praticamente dispensa explicações. Ganhador de 4 Oscars e 5 BAFTAS, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel foi o primeiro longa da franquia histórica, foi eleito o 50º melhor filme americano na lista do American Film Institute, e é até hoje considerado uma das melhores adaptações de livros para o cinema.

A trama nos apresenta a um mundo fantástico, no qual o hobbit Frodo precisa destruir um poderoso e maligno anel. Para tanto, ele precisa enfrentar um duro caminho, cheio de perigos e outros seres que tentam tomar posse do artefato. Outros hobbits, um elfo, um anão, um poderoso mago e dois humanos se unem a Frodo para a missão, formando a Sociedade do Anel.

15. Mulher-Maravilha (2017)

filmes de aventura

Provavelmente entre os melhor filmes da DC, Mulher-Maravilha foi uma boa surpresa para os fãs de longas de super-heróis. Vivida por Gal Gadot, a guerreira Diana Prince vai parar no mundo dos humanos comuns, após salvar o piloto Steve Trevor, decidida a parar a Primeira Guerra Mundial.

Com cenas de tirar o fôlego, o filme mostra a heroína não apenas passando por cima das forças militares, como quebrando diferentes esteriótipos sobre as mulheres na época. O longa marcou história do cinema, com diferente depoimentos dos expectadores sobre o efeito da representatividade feminina nesse universo de heróis.

16. A Vida Secreta de Walter Mitty (2013)

filmes de aventura

Walter Mitty trabalha gestor de negativos de fotografias na revista Life. Levando uma vida monótona, costuma sonhar em viver diferentes aventuras. Quando a revista está preste a imprimir sua última edição antes de se tornar uma publicação apenas online, o fotojornalista Sean O'Connel envia a Mitty um pacote de negativos, afirmando que o negativo 25 captura a "Quintessência" da Life e deve ser a última capa impressa. Mas o negativo não está lá.

Desesperado, Mitty descobre pelos demais negativos que Sean está na Groenlândia, e viaja para lá em busca do fotógrafo para recuperar o negativo. Mas essa trajetória guardava mais aventuras do que Mitty poderia imaginar.

17. A História sem Fim (1984)

filmes de aventura

Um filme que marcou a infância de muita criança que cresceu nos anos 1990, A História sem Fim acompanha o jovem Bastian Balthazar Bux, um menino cheio de sonhos que usa sua imaginação para fugir dos problemas da vida real, principalmente a morte de sua mãe.

Quando ele encontra o livro A História sem Fim, se vê completamente transportado para o mundo fantástico da obra, precisando lidar com morcego planadores, elfos, guerreiros e um dragão da sorte. Agora ele se imagina ajudando um jovem guerreiro a salvar a imperatriz de uma doença e, consequentemente, o mundo de fantasia.

18. Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 (2017)

filmes de aventura

Provavelmente uma das melhores adaptações da série de livros Harry Potter, essa primeira parte de Harry Potter e as Relíquias da Morte acompanha o início da batalha contra as forças do temido bruxo das trevas Voldemort.

Harry, Ron e Hermione não retornam a Hogwarts para seu último ano escolar. O trio parte, apenas os três, em viagens por todo o mundo na difícil busca pelas Horcruxes que Voldermot criou para atingir sua imortalidade. Além dos perigos e das perseguições que sofrem dos seguidores do bruxo, os três ainda precisam lidar com a descoberta de novas e confusas informações, com os medos de perder seus familiares e com a incerteza do confronto final com o vilão.

19. As Aventuras de Pi (2012)

filmes de aventura

A família do jovem Pi era dona de um zoológico em Pondicherry, na Índia. Após decidirem se mudar para o Canadá, contudo, eles acabam sendo vítimas de um naufrágio no navio cargueiro onde viajavam. Apenas Pi sobrevive e consegue se salvar em um pequeno barco.

Mas alguns dos animais também iam no navio, e um deles também sobreviveu, um perigoso tigre com que Pi precisará dividir o espaço no barco. Agora ele precisa achar uma forma de sobreviver enquanto está perdido no meio do Pacífico. O filme foi aclamado pela crítica e indicado a 11 Oscars, tendo conquistado os de Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Visuais.

20. Procurando Nemo (2003)

filmes de aventura

Aclamado mundialmente pelo público e pela crítica, Procurando Nemo fez história no cinema de animação, tendo sido a mais rentável de todos os tempos. A produção Disney/Pixar encantou e emocionou adultos e crianças com a história da busca desesperada de um pai por seu filho.

Devido ao trauma de perder sua esposa e suas demais ovas, Marlin é extremamente protetor com o pequeno Nemo, que nasceu com uma nadadeira menor que a outra. Quando Nemo desafia essa super proteção e acaba sendo pego por um mergulhador, Marlin e sua nova amiga Dori vão atravessar o oceano e viver aventuras que o peixe-palhaço jamais poderia imaginar, tudo para recuperar Nemo.

21. Blade Runner 2049 (2017)

Filmes de aventura

Denis Villeneuve foi o responsável pela direção da sequência do clássico Blade Runner, de 1982. Harrison Ford está de volta ao papel de Rick Deckard, enquanto Ryan Gosling vive o Oficial K, que investiga perigosos segredos por trás das empresas que fabrica os chamados replicantes, seres humanos artificiais fabricados a partir de bioengenharia.

Sendo ele mesmo um replicando, um novo modelo criado para obedecer ordens, K trabalha como blade runner, caçando e aposentando antigos modelos rebeldes. Mas as descobertas que faz no caminho o fazer buscar por Rick Deckard, desaparecido há mais de 30 anos.

22. Dois Irmãos - Uma Jornada Fantástica (2020)

filmes de aventura

Mais um desses filmes aparentemente para crianças, mas que emocionam toda a família, Dois Irmãos - Uma Jornada Fantástica acompanha a história dos elfos Barley e Ian. Anos após a morte de seu pai, os dois ganham de presente um cajado mágico deixado por ele. Ian tenta fazer um feitiço que permitirá que seu pai retorne à vida por 24h, mas algo dá errado e apenas a metade de baixo dele retorna.

Agora, os dois irmãos precisam partir em uma aventura inesperada para encontrar um novo diamante para usar no cajado e finalizar o feitiço corretamente antes que as 24h acabem. Com vozes originais de Tom Holland e Chris Pratt, o filme faz o espectador rir e se emocionar, ao abordar temas com os quais qualquer família poderá se identificar.

23. O Mágico de Oz (1939)

O Mágico de Oz

Uma aventura quase atemporal e que segue conquistando novas gerações, o clássico O Mágico de Oz conta a história de Dorothy, que acaba sendo levada por um ciclone, na companhia de seu cachorro Totó, para a terra mágica de Oz.

Lá, ela conhece um Espantalho que busca por um cérebro, um Homem de Lata que deseja ter um coração e um Leão Covarde que sonha em encontrar coragem. Juntos, eles tentam chegar à Cidade Esmeralda para pedir ajuda ao lendário Mágico de Oz. O filme já ganhou diversas releituras e até um aclamado musical na Broadway, Wicked, que conta a história de antes de Dorothy chegar a Oz.

24. Viva - A Vida é uma Festa (2017)

Viva - A Vida é uma Festa

Ah, Pixar, você sabe nos emocionar. Baseado na cultura mexicana e na tradição do Dia dos Mortos, este filme acompanha Miguel, um jovem que esconde sua paixão por música de sua família, que há muito tempo proibiu qualquer tipo de música em casa.

Sonhando em provar seus talentos para talvez mudar a mentalidade de sua família, Miguel acaba se envolvendo em um estranho fenômeno que o leva à colorida Terra dos Mortos. Ao lado de seu novo amigo, o malandro Héctor, Miguel embarca em uma grande aventura para desvendar a verdade sobre o passado de sua família.

25. Missão Impossível - Nação Secreta (2015)

filmes de aventura

Quinto filme da franquia Missão Impossível, o longa traz Tom Cruise mais uma vez no papel do agente da IMF (Força Missão Impossível) Ethan Hunt. Dessa vez, Ethan acaba sendo capturado por um grupo terrorista de agentes espiões de vários países, conhecido com o Sindicato. Após conseguir fugir, ele descobre que a IMF foi dissolvida e que os agentes devem se apresentar à CIA.

Sabendo que a CIA não acredita na existência do Sindicato, Hunt foge para tentar impedir a organização terrorista por conta própria. Mas quando um novo ataque acontece, os ex-agentes do IMF são vistos como suspeitos e são caçados pela CIA.

26. Liga da Justiça: Ponto de Ignição (2013)

filmes de aventura

Quando o jovem Barry Allen resolve usar seus poderes para voltar no tempo e impedir o assassinato de sua mãe, ele retorna para um presente completamente transformado. Nesta nova realidade, ele nunca ganhou super poderes, sua esposa Iris está casada com outra pessoa, a Liga da Justiça não existe, e o Batman está mais violento e diferente.

Neste novo presente, não foram os pais de Bruce Wayne que morreram, mas sim o próprio Bruce, o que fez com que seu pai se tornasse o Homem-Morcego, enquanto sua mãe enlouqueceu e se tornou o Coringa. O filme animado teve uma boa recepção do público, que já era fã do arco escrito por Geoff Johns e Andy Kubert.

FIQUE LIGADO:

Ordem cronológica dos filmes do universo de Harry Potter

Os filmes de ação mais esperados de 2020!

Velozes e Furiosos! | Esta é a ordem cronológica para assistir aos filmes!