16 melhores filmes de ação para assistir em 2022

Fãs de filmes de ação, podem se preparar, porque 2022 promete muita produção incrível nos cinemas! O ano passado nos trouxe grandes filmes do gênero, e os estúdios seguiram a todo gás (e com todos os cuidados) o seu trabalho em novos títulos. A pandemia ainda afeta a indústria e causa pausas das filmagens e adiamentos nas datas de estreias, mas o cinema segue firme e a expectativa para este ano é tão grande quanto o número de longas de ação já com datas de estreias marcadinhas!

1. The Batman

Estreia: 4 de março
Gênero: ação, super herói

Robert Pattinson dá vida ao Homem-morcego no aguardado The Batman. No novo filme, o jovem bilionário Bruce Wayne precisa lidar com o aparecimento de perigosos vilões, que estão promovendo uma série de misteriosos crimes. A situação exige que o vigilante use suas habilidades como detetive para desvendar os mistérios, mas também seus recursos como Batman para derrotar os responsáveis.

Além de Pattinson, o elenco do longa conta com Jeffrey Wright (Westworld), Zoe Kravitz (Animais Fantásticos e os Crimes de Grindelwald), Paul Dano (Pequena miss Sunshine), Andy Serkis (Pantera Negra), Colin Farrel (In Bruges) e John Turturro (O Grande Lebowski). A direção é de Matt Reeves.

2. Missão Impossível 7

filmes 2022

Estreia: 26 de maio
Gênero: ação, espionagem

Após pausas diversas em sua produção, por conta de acidentes e da pandemia, o sétimo filme da franquia finalmente chega aos cinemas em 2022. Tom Cruise retorna ao papel do agente do IMF (ou Força Missão Impossível) Ethan Hunt. Outro que volta a seu popular papel como o agente Luther Stickell é Ving Rhames.

O elenco ainda conta com Simon Pegg (Ready Player 1), Rebecca Ferguson (O Grande Showman), Vanessa Kirby (The Crown), Angela Basset (American Horror Story), Hayley Atwell (Capitão América: O Primeiro Vingador), Pom Klementieff (Guardiões da Galáxia), Shea Whigham (Boardwalk Empire) e Esai Morales (Ozark).

3. Uncharted

Estreia: 17 de fevereiro
Gênero: ação, video game

Tom Holland vive o icônico personagem Nathan Drake, no primeiro filme da aclamada série de videogames Uncharted. A trama do longa vai mostrar a primeira aventura de caça ao tesouro de Nathan. Ao seu lado, estará Victor "Sully" Sullivan, vivido por (Mark Wahlberg). E a primeira empreitada do jovem é justamente em busca daquele que é conhecido como o "maior tesouro nunca encontrado". Contudo, ele aceita a busca para também seguir pistas sobre o paradeiro de seu irmão desaparecido.

Além de Holland e Wahlberg, o elenco do longa conta com nomes como Sophia Taylor Ali, Tati Gabrielle e Antonio Banderas. Pelas cenas que já podemos ver nos trailers, o filme promete muita ação e vários momentos de tirar o fôlego do espectador.

4. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

filmes 2022

Estreia: 6 de maio
Gênero: super herói, ação

Muito se especula sobre a trama do primeiro filme Marvel de 2022, mas o estúdio sabe bem como guardar seus segredos. O que sabemos até o momento é que Steve Strange vai enfrentar as consequências do feitiço mal executado que fez em Homem-Aranha Sem Volta para Casa. O trailer liberado na cena pós-créditos do longa do teioso mostrou Strange encontrando com Wanda para pedir ajudar.

Além disso, parece que o herói precisará encarar uma de suas variantes, o Doutor Estranho sem coração que conhecemos na série What If. Outros vilões também marcarão presença, e o longa ainda vai apresentar personagens como America Chavez.

5. Top Gun: Maverick

Estreia: 26 de maio
Gênero: ação, drama

Pete "Maverick" está de volta. Após mais de 30 anos desde o lançamento do primeiro filme, o aviador da Marinha agora precisa lidar com guerras tecnológicas, enfrentando drones e outros equipamentos. Contudo, é justamente neste momento que o piloto prova a importância do fator humano.

Além de Cruise, o elenco traz atores como Val Kilmer, Milles Teller, Jennifer Connely, Glen Powell, Jon Hamm e Ed Harris. Conhecido por fazer o máximo de suas acrobacias e cenas perigosas, Tom Cruise não fez diferente neste filme, chegando a pilotar os aviões.

6. As Agentes 355

Estreia: 13 de janeiro
Gênero: ação, espionagem

Jessica Chastain, Penélope Cruz, Lupita Nyong'o, Bingbing Fan e Diane Kruger lideram o elenco de peso deste filme. Com cenas de ação que passam por lugares incríveis como os mercados de Marrocos até os cafés parisienses, a trama tem início quando uma arma ultrassecreta é roubada por mercenários.

Para evitar a ameaça, uma agente da CIA, uma agente alemã, uma psicóloga, uma especialista em computadores e ex-integrante do MI6 e uma mulher misteriosa se unem em uma missão mortal.

7. Ambulância: Um Dia de Crime

Estreia: 17 de fevereiro
Gênero: ação, drama

Will Sharp (Yahya Abdul-Mateen II) é um homem desesperado para encontrar uma forma de pagar as contas hospitalares de sua esposa. Ele busca ajuda de seu irmão adotivo Danny (Jake Gyllenhaal), um criminoso profissional que o convence a assaltar um banco. O roubo não sai como esperado e, na tentativa de fuga, a dupla sequestra uma ambulância.

O veículo, contudo, leva uma paramédica e um policial gravemente ferido. Agora os dois precisam encontrar uma forma de fugir, enquanto Will tenta ajudar o policial com as habilidades que adquiriu durante seu tempo no exército.

8. Pantera Negra: Wakanda Forever

filmes 2022

Estreia: 11 de novembro
Gênero: ação, super herói

Em novembro, estaremos de volta à Wakanda. Infelizmente, com a morte precoce do ator Chadwick Boseman, não veremos mais T'Challa, mas o filme com certeza vai homenagear o personagem e seu intérprete. Todo o demais elenco retorna para a sequência, bem como o diretor Ryan Coogler.

Há ainda rumores de que o ator Tenoch Huerta estará no filme no papel do herói Namor. Além disso, está confirmado que a atriz Dominique Thorne viverá a personagem Ironheart no longa.

9. Os Mercenários 4

filmes ação 2022

Estreia: 17 de novembro
Gênero: ação

Sylvester Stallone, Jason Statham, Dolph Lundgren e Randy Couture retornam para o quarto filme da franquia. Unem-se a eles no elenco 50 Cent, Megan Fox, Andy Garcia e Tony Jaa. Sem muitas informações ainda sobre a trama do novo longa, há rumores de que a produção gostaria de fazer um filme R-rated (para maiores de 18 anos), o que indica ainda mais cenas de ação violenta.

10. Jurassic World: Dominion

Estreia: 9 de junho
Gênero: aventura, ação

Terceiro filme da franquia Jurassic World e sexto do universo de Jurassic Park, este longa se passa em um momento em que os dinossauros se espalharam pelo mundo. Além de focar nos dinossauros que foram libertados em Fallen Kingdom, o filme mostrará os animais se multiplicando em diferentes países do mundo, após serem comercializados, o que possibilitou a criação de mais dinossauros.

Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum, Justice Smith, Daniella Pineda, Jake Johnson, Omar Sy, Isabella Sermon e BD Wong retornam aos papéis que viveram nos filmes anteriores.

11. Thor: Amor e Trovão

filmes 2022

Estreia: 6 de julho
Gênero: ação, super herói

O quarto filme do deus do trovão vai trazer Jane Foster assumindo sua identidade heroica como a Poderosa Thor. Nos quadrinhos, a personagem assume os poderes após Thor mais uma vez perder o direito de usar o martelo Mjolnir. O problema é que, neste arco, a médica está com câncer. E o período em que passa usando os poderes anula os efeitos de seu tratamento.

Além de Chris Hemsworth (Thor) e Natalie Portman (Jane), estão confirmados também Tessa Thompson (Valquíria), Chris Pratt (Peter Quill) e o próprio Taika Waititi (Korg). Christian Bale entra para o filme como o vilão Gorr, o Carniceiro dos Deuses.

12. King’s Man: A Origem

filmes ação

Estreia: 6 de janeiro
Gênero: ação, espião

Apresentando a origem da organização secreta, este filme acompanha um jovem homem tentando impedir que criminosos e tiranos exterminem milhões de pessoas inocentes pelo mundo.

Em várias cenas de ação, o filme mistura história com ficção, teorias da conspiração e o apelo das lendárias sociedades secretas.

13. Adão Negro

Estreia: 28 de julho
Gênero: ação, super herói

Dwayne "The Rock" Jonhson dá vida ao vilão, outrora herói, Adão Negro. Inimigo do herói Shazam, Adão Negro foi o antecessor de Billy Barton no uso dos poderes que agora são do jovem. Nos quadrinhos, o personagem Thet-Adam nasceu no antigo Egito. Após aceitar os poderes do Mago Shazam, ele acaba se deixando corromper por sua ganância por obter o controle sobre toda a magia.

Por este motivo, Adão é exilado por um longo tempo pelo mago. Quando retorna, já no século atual, o personagem acaba se tornando vilão e luta contra heróis como Superman, Mulher-Maravilha e Shazam. A partir de certo ponto de sua história, contudo, também se torna um anti-herói, buscando redenção por seus atos.

14. Morbius

Estreia: 1º de abril
Gênero: ação, super herói

Protagonizado por Jared Leto, Morbius é mais um filme Sony do universo de personagens do Homem-Aranha. A trama acompanha o doutor Michael Morbius. Após tentar encontrar uma cura para a rara doença que sofre em seu sangue, ele acaba contraindo uma espécie de vampirismo.

Agora com diferentes poderes, ele precisa tentar resistir à sede de sangue que sua nova condição lhe impõe para que ainda seja a pessoa que tentava salvar outros, e não colocá-los em risco.

15. Aquaman e o Reino Perdido

filmes 2022

Estreia: 22 de dezembro
Gênero: ação, super herói

De acordo com a breve sinopse já liberada pela DC, neste segundo filme o Aquaman precisará fazer uma improvável e incômoda aliança para proteger Atlântida e o mundo, que estão correndo grande risco de devastação após um antigo poder ser liberado.

O diretor James Wan, que dirigiu o primeiro filme do herói, retorna para comandar a direção da sequência. E o ator Jason Momoa vive mais uma ver o protagonista. Retornam também Patrick Wilson (Rei Orm), Yahya Abdul-Mateen II (Manta Negra), Randall Park (Dr. Stephen Shin) e Temuera Morrison (Tom Curry).

16. The Flash

Estreia: 3 de novembro
Gênero: ação, super herói

Protagonizado por Ezra Miller, este aguardado filme do The Flash se baseia no icônico arco das HQs Flashpoint. Nesta linha de história, Barry Allen usa seus poderes para retornar no tempo e impedir o assassinato de sua mãe, Nora Allen. Contudo, a mudança que ele promove na linha do tempo tem consequências bem maiores do que ele poderia esperar.

Agora ele precisa lidar com as mudanças que acontecerão em seu novo presente. Para o filme, Ben Affleck e Michael Keaton retornam ambos a seus papéis como Batman. A direção ficou por conta de Andy Muschietti (Mama).

VEJA MAIS

Os melhores filmes de ação na HBO Max

Os filmes mais esperados de 2022

Star Wars: as ORDENS para ver os filmes da franquia

SAGAS DE FILMES incríveis para ver agora mesmo!

Os melhores filmes de aventura de todos os tempos!

Os melhores filmes para conferir na Amazon Prime Video este ano

Atualizado em
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
De Marvel a DC, de Harry Potter a Star Wars, de Game of Thrones a Stranger Things. Sabryna é maratonista profissional de séries e espectadora fiel de filmes e vídeos de bastidores. Cearense com muito orgulho, é graduada em Jornalismo e mestre em Comunicação, Arte e Cultura.