17 melhores filmes de ação para assistir em 2021

Com a chegada de 2021, a esperança dos grandes estúdios pela reabertura mundial das salas de exibição já fez com que muitos filmes ganhassem datas de estreia. E as produções de ação estão incluídas nisto. Confira abaixo 17 filmes para os fãs do gênero que estão sentido saudade de ficar sem fôlego com cenas frenéticas no cinema.

1. Duna

Estreia: 22 de outubro

Com certeza entre os filmes mais aguardados de 2021, Duna é uma nova adaptação cinematográfica da série de livros homônima. Escritas por Frank Herbert, as obras são até hoje consideradas pilares da ficção científica moderna. O longa conta com um elenco capaz de aumentar a expectativa de qualquer fã. Estamos falando de nomes como Timothée Chalamet, Zendaya, Rebeca Ferguson, Jason Momoa, Oscar Isaac, Dave Bautista Stellan Skarsgard, Javier Barden e Josh Brolin.

Situada em um futuro distante, a trama se passa em um império intergaláctico feudal. Feudos planetários estão sob o controle de Casas Nobres, que obedecem à casta imperial da Casa Corrino. Neste contexto, acompanhamos o jovem Paul Atreides, herdeiro de sua casa, quando sua família precisa ser transferida para o planeta Arrakis. Abordando tecnologia, ecologia, política, religião, emoções humanas e outros temas, o filme promete fazer história sob a direção de Denis Villeneuve.

2. Liga da Justiça (Snyder cut)

ação 2021

Estreia: 18 de março

O resultado de Liga da Justiça (2017), sob a direção de Joss Whedon, não agradou nada os fãs da DC. Isso motivou o surgimento um forte movimento pedindo a liberação do corte original do filme, o que teria sido produzido ainda sob a direção de Zack Snyder. Esta campanha pela liberação do Snyder Cut, inclusive, também foi uma espécie de protesto pela demissão do diretor na época e pela grande interferência dos executivos da Warner Bros. no roteiro escrito por Snyder e Chris Terrio.

Dá para entender o motivo de toda a expectativa quando foi anunciado que o Snyder Cut seria liberado no formato de um filme de 4h na HBO Max. Além da história originalmente pensada para a reunião dos heróis, o filme conta com cenas muito aguardadas pelos fãs. O uniforme preto do Superman, o retorno do Coringa de Jared Leto e seu encontro com o Batman de Ben Affleck e um arco maior e de grande importância para o herói Ciborgue são exemplos disso.

3. 007 - No Time To Die

ação 2021

Estreia: 30 de setembro

Daniel Crag retorna mais uma vez ao papel do agente secreto mais famoso dos cinemas. A trama se passa quando Bond decide deixar a agência britânica de inteligência secreta MI6 e se mudar para a Jamaica. Mas vida tranquila e James Bond são duas coisas que não combinam, e o agente logo se vê envolvido em uma nova missão.

Seu amigo e agente da CIA Felix Leiter pede sua ajuda para encontrar um cientista desaparecido. O que começa como uma busca comum logo se transforma em uma corrida para salvar o mundo.

4. Viúva Negra

Estreia: 8 de julho

Um dos filmes mais aguardados de 2021, Viúva Negra foi adiado algumas vezes devido à pandemia do Coronavírus. O longa se passa entre os acontecimentos de Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita. A trama mostra Natasha se reencontrando com aquela que foi sua primeira família, incluindo a também Viúva Negra Yelena Belova.

O filme deve ainda responder um dos maiores mistérios em torno da personagem durante a Saga do Infinito: o que aconteceu entre ela e o Gavião Arqueiro em Budapeste. Além de Scarlett Johansson de volta ao papel da heroína, o elenco ainda conta com Florence Pugh, Rachel Weisz e David Harbour.

5. The Tomorrow War

ação 2021

Estreia: 2 de julho (Amazon Prime Video)

Este filme militar americano de ficção científica vai abordar uma guerra futurística. Quando os humanos estão prestes a perder a batalha para alienígenas que invadiram o planeta, os cientistas encontram um meio de trazer soldados do passado para lutar no futuro.

Prometendo muita ação de guerra, o longa conta com um elenco de peso formado por nomes como Chris Pratt (que também trabalhou na produção executiva do filme), Yvonne Strahovski, Betty Gilpin, Keith Powers, Mike Mitchell, Sam Richardson e J.K. Simmons.

6. Eternos

ação 2021

Estreia: 5 de novembro

Também parte da tão aguardada Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), Eternos conquistou a expectativa do público já no anúncio de seu elenco. Isso porque o filme contará com Angelina Jolie, Salma Hayek, Richard Madden, Kumail Nanjiani, Lauren Ridloff, Brian Tyree Henry, Lia McHugh, Don Lee, Barry Keoghan, Gemma Chan e Kit Harington.

Seguindo os acontecimentos de Vingadores: Ultimato, a trama acompanha os Eternos, um dos grupos de seres que foram resultados das experiências dos Celestiais, uma raça de seres extraterrestres superpoderosos, na Terra. Seus experimentos deram origem a três raças: os humanos, os Eternos e os Deviantes. E chegou o momento de os Eternos saírem das sombras para enfrentar os Deviantes.

7. O Esquadrão Suicida

Estreia: 5 de agosto

A DC decidiu dar mais uma chance à história do Esquadrão Suicida, após as reações negativas ao filme de 2016. Embora não seja uma sequência deste longa, a nova produção conta com o retorno de alguns dos atores do elenco original, como Margot Robbie, Viola Davis, Joel Kinnaman e Jai Courtney.

Além disso, outros nomes entraram para o grupo, a exemplo de Idris Elba, John Cena, Nathan Fillion, Peter Capaldi, Pete Davidson, Alice Braga e Michael Rooker. O filme tem direção de James Gunn (Guardiões da Galáxia).

8. Godzilla vs Kong

Estreia: 25 de março

A grande batalha de titãs vem aí! Continuação de Godzilla II: Rei dos Monstros (2019) e Kong: Ilha da Caveira (2017), Godzilla vs Kong é a 36º produção da franquia Godzilla e o 12º do King Kong. A trama vai acompanhar o confronto entre os dois monstros que pode decidir o futuro do planeta.

Na tentativa de descobrir a origens dos dois titãs, a Monarch parte em missão secreta, mas uma conspiração para exterminar os animais tem início. O elenco do filme conta com Alexander Skarsgård, Millie Bobby Brown, Rebecca Hall, Brian Tyree Henry, Shun Oguri, Eiza González, Jessica Henwick, Julian Dennison, Kyle Chandler e Demián Bichir.

9. Samaritan

ação 2021

Estreia: 4 de junho (nos Estados Unidos)

Protagonizado pela estrela do cinema de ação Sylvester Stallone, este thriller traz uma nova proposta para filmes de super herói. A trama acompanha o momento em que um jovem descobre que um famoso herói, que todos achavam estar morto após uma grande batalha, pode ainda estar vivo. A partir daí, vemos as consequências desse encontro.

11. Mortal Kombat

ação 2021

Estreia: 16 de abril

24 anos após a estreia de sua última adaptação cinematográfica, Mortal Kombat ganhou uma nova versão para os cinemas este ano. Com produção de James Wan (Aquaman, franquia Invocação do Mal), o longa trouxe novamente a história dos personagens da famosa franquia de games. Como seria de se esperar, a trama misturou ação, fantasia e artes marciais.

12. Top Gun: Maverick

Estreia: novembro

Top Gun: Maverick chega aos cinemas 35 anos depois da estreia do filme original. Agora, veremos um Pete "Maverick" Mitchell (Tom Cruise) mais maduro, com mais de 30 anos de serviço e na posição de um dos principais aviadores da Marinha.

Em um mundo em que tantas outras tecnologias já são usadas em guerras, Maverick vai mais uma vez ultrapassar os limites como um piloto enfrentar equipamentos como drones e provar que o fator humano ainda é essencial.

13. Chaos Walking

Estreia: 5 de março

Esta ficção científica de ação é protagonizada por Daisy Ridley (Star Wars: a Ascensão Skywalker) e Tom Holland (Homem-Aranha: Longe de Casa). A trama se passa num futuro não tão distante, durante o qual todas as mulheres desapareceram do planeta. Os homens, or outro lado, passaram a sofrer de um fenômeno conhecido como "barulho", que faz com que todos os seus pensamentos sejam expostos em alto som.

A trama se desenrola quando Viola, uma misteriosa garota, cai no planeta e encontrar o jovem Todd. Com a vida da garota em constante risco, Todd passa a ajudá-la a sobreviver enquanto luta por sua própria sobrevivência e tenta descobrir que segredos o planeta esconde.

14. Velozes e Furiosos 9

Velozes e Furiosos 9

Estreia: 24 de junho

No 9º filme da aclamada franquia, veremos novas aventuras e corridas de tirar o fôlego da equipe liderada por Dominic Toretto. E parece que o novo longa vai ultrapassar alguns limites no que condiz a surpreender seus fãs. F9, como foi oficialmente intitulado, terá cenas no espaço. Para se ter noção, uma das cenas de ação do novo longa tem apenas 4 segundo e demorou 8 semanas para ser gravada (entre preparação, planejamento e gravação).

O elenco da produção conta com Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Chris "Ludacris" Bridges, Jordana Brewster, Nathalie Emmanuel e Sung Kang. Este será o anti-penúltimo filme da franquia, que deve chegar ao fim no 11º longa.

15. Homem-Aranha 3

ação 2021

Estreia: 17 de dezembro

O final de Homem-Aranha: Longe de Casa já seria o suficiente para deixar os fãs do teioso ansiosos e curiosos pelo terceiro filme da nova franquia. Contudo, tem muito mais vindo por aí! Já foi confirmado que o longa contará com a participação de Alfred Molina no papel de Doctor Octopus, personagem que viveu na franquia protagonizada por Tobey Maguire. Além dele, Jamie Foxx retorna como Electro, vilão que interpretou na franquia estrelada por Andrew Garfield).

Como se isso não fosse o suficiente, já sabemos que J.K. Simmons está de volta como J. Jonah Jameson, e que o Doutor Estranho também estará no longa, numa linha do tempo depois de WandaVision e Doutor Estranho no multiverso da Loucura. Sim, todos os rumores sobre detalhes da trama apontam para uma possível abordagem do aranhaverso, embora essa possibilidade esteja sendo desmentida pelo estúdio e pelo elenco até o momento.

16. Matrix 4

ação 2021

Estreia: 22 de dezembro

18 anos depois do último filme da trilogia Matrix, a franquia vai ganhar uma continuação. Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss retornam aos papéis de Neo e Trinity. Entre os novos nomes estão Yahya Abdul-Mateen II (Aquaman), Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother) e alguns atores de Sense8, série da Netflix criada pelas irmãs Wachowski. Lana Wachowski, inclusive, retorna para comandar Matrix 4.

A franquia marcou o cinema com a inovação de seu roteiro e o uso de novas tecnologias visuais. Não à toa, os fãs estão ansiosos para ver o que a nova aventura poderá trazer de surpreendente em uma época em que os recursos de CGI estão mais avançados do que nunca.

17. Dupla Explosiva 2

ação 2021

Estreia: 22 de agosto

A trama da sequência se passa 4 anos depois dos eventos do primeiro filme. Desta vez, o guarda-costas Michael Bryce (Ryan Reynolds) se une novamente ao assassino e amigo Darius Kincaid (Samuel L. Jackson) para salvar a esposa de Kincaid, Sonia (Salma Hayek).

Com muita ação e comédia, o longa ainda conta com outros grandes nomes em seu elenco: Morgan Freeman, Antonio Banderas, Frank Grillo, Richard E. Grant e Tom Hopper.