Lista com todos os filmes de Bruce Lee (do pior para o melhor)!

Apesar de nos ter deixado ainda muito jovem, com apenas 32 anos, Bruce Lee deixou uma série de filmes que podem ser intemporais, resultado de ter iniciado a sua carreira quando era apenas uma criança. Fizemos um ranking com todos os filmes do ator, do pior para o melhor!

NOTA: os filmes estão ordenados do pior para o melhor, tendo em consideração a sua nota no site IMDb.

19. Ci mu lei (A Mother's Tears)

bruce lee

Ano de lançamento: 1953

Nota IMDb: 5.4

Em 1953 Bruce Lee fez parte do elenco de Ci Mu Lei (ou em inglês A Mother's Tears). O filme não teve estreia no Brasil, daí só ter títulos em Chinês e Inglês - algo que você verá acontecer ao longo da lista.

Neste drama produzido em Hong Kong, acompanhamos a história de uma mãe que passa por grandes dificuldades para criar os seus três filhos depois da morte do seu marido. Infelizmente para ela, nem todos os seus filhos eram amigáveis - o mais velho era desonesto e a filha do meio era superficial, contudo o mais novo (Bruce Lee) era o orgulho da mãe. O filho mais velho e a filha do meio são afetados por um desastre, deixando a mãe e a criança sozinhos.

18. Qian wan ren jia (A Home of a Million Gold)

Fu zhi guo

Ano de lançamento: 1953

Nota IMDb: 6.0

O filme conta a história de um chefe de família chamado Cheng Yao Tang que acabou declarar o seu negócio como completamente falido e que agora pretende continuar a viver uma vida de luxo graças ao apoio da sua segunda filha Jin Huan Zhang.

O filme se baseia essencialmente sobre relações familiares e nos comportamentos desonestos daquele que deveria ser o chefe de família. Qian wan ren jia não teve lançamento no Brasil, contudo você pode achar facilmente o filme no YouTube (contudo sem legendas). Bruce Lee tinha um papel secundário nesta produção.

17. Ku hai ming deng (A Son Is Born)

Fu zhi guo

Ano de lançamento: 1953

Nota IMDb: 6.2

Mais uma vez, este é um filme completamente centrado nas relações familiares, uma temática forte nas produções feitas naquela parte do mundo. Neste filme um jovem Bruce Lee de apenas 13 anos interpreta o papel de uma criança que está para adoção.

Depois de muitos altos e baixos a sua família adotiva acaba por aceitar o jovem, no entanto, tudo muda de figura quando a família biológica do jovem, vem pedir a custódia do mesmo. Um filme com uma carga dramática bem forte e que passa uma mensagem bem bacana sobre moralidade.

16. Fu zhi guo (It's Father's Fault)

Fu zhi guo

Ano de lançamento: 1953

Nota IMDb: 6.2

Como não poderia deixar de ser Fu zhi guo, é mais um filme com uma forte temática familiar, se focando na relação de um casal em que o homem tem comportamentos erráticos colocando em causa a saúde do seu meio familiar.

Bruce Lee, interpreta mais uma vez um personagem jovem (filho do casal) que acaba por sofrer com as ações do seu pai. Esta é uma obra de ficção que serve como uma peça de consciencialização, uma vez que durante a época de 50 existia uma grande vontade naquela zona do globo em promover as boas práticas familiares.

15. Gu er xing (Orphan's Song)

Gu er xing

Ano de lançamento: 1955

Nota IMDb: 6.4

Mais um filme que não foi lançado no Brasil, tendo sido exclusivamente produzido para o público de Hong Kong. Em Gu er xing acompanhamos a vida de um empresário que tenta roubar a fortuna da família Wu Xiangfu. A trama é bem estranha com muitas traições, envenenamentos e claro, mortes.

Esta foi mais uma produção em que Bruce Lee participou ainda com apenas 13 anos, demonstrando já na época um enorme potencial. Em Gu er xing ele interpretava um papel secundário, sem grande destaque.

14. Detetive Marlowe em Ação

Detetive Marlowe em Ação

Ano de lançamento: 1970

Nota IMDb: 6.4

A jovem Orfamay Quest contrata o Detetive Philip Marlowe de forma a tentar encontrar o seu irmão que estava desaparecido. Enquanto ele não conseguia resolver o caso de Orfamay, ele acaba por encontrar fotos comprometedoras da estrela de TV Mavis Wald que estava sendo alvo de chantagem.

O detetive Marlowe oferece a sua ajuda a Mavis, contudo ela rejeita por pressão do seu namorado gângster. A dúvida ficou no ar, será que o desaparecimento do irmão de Orfamay estava ligada com este caso de Mavis? No filme Bruce Lee interpreta o papel de Winslow Wong, tendo uma cena de ação no escritório do detetive bem bacana!

13. O Menino

O Menino

Ano de lançamento: 1950

Nota IMDb: 6.5

Este filme foi muito importante para a carreira de Bruce Lee, pois foi o primeiro do ator como protagonista. Com apenas 10 anos ele interpretou o principal personagem de O Menino, A-Chang. No filme o jovem tinha sido criado pelo seu tio Yee e treinado pelo habilidoso ladrão Fung.

Apesar de ser categorizado como um drama, O Menino tem vários momentos de comédia e no geral acaba por ser um filme bem divertido.

12. Wei lou chun xiao (In the Face of Demolition)

Wei lou chun xiao

Ano de lançamento: 1953

Nota IMDb: 6.6

Wei lou chun xiao é um filme bem diferente de todos os outros que estão nesta lista. Aqui o filme nos fala de um homem chamado Luo Ming que acaba por alugar um apartamento e se torna colega de casa de mais quatro pessoas. O tempo vai passando e os desconhecidos viram amigos e uma das habitantes se torna mesmo na esposa de Luo Ming.

No entanto, o prédio em que habitavam estava em risco de ruína, um dia eles são evacuados e o edifício acaba por cair. A partir desse momento acompanhamos o grupo de pessoas na tentativa de construir sua nova casa.

11. A Tragédia de um Órfão

A Tragédia de um Órfão

Ano de lançamento: 1955

Nota IMDb: 6.8

Nesta produção acompanhamos um homem que foi condenado erradamente por To-Chai-yan a sete anos de prisão por vender medicamentos falsos. Durante esse período o seu filho nasce, ficando sozinho no mundo, pois sua mãe acaba por falecer.

Quando o homem escapa da prisão ele descobre que tem um filho e decide por isso o ajudar mas sempre em segredo. É a partir desse momento que To-Chai-yan descobre o que se está a passar e tenta matar os dois. Bruce Lee, com 15 anos, protagonizou o papel da criança.

10. Zha dian na fu (Sweet Time Together)

https://open.spotify.com/artist/29S2cn8e5Hg0HuQxAuR2Sr

Ano de lançamento: 1956

Nota IMDb: 7.0

Zha dian na fu é uma comédia e Bruce Lee interpreta nesta produção o papel de um jovem adolescente que está a descobrir a sua sexualidade.

É nele que Yeung Siu-lung (personagem de Lee) utiliza uma identidade falsa para passar por mais velho e conseguir entrar num clube de strip-tease, mas as coisas não correm como seria esperado. O filme tem ainda muitas cenas no icônico parque de diversões de Lai Chi Kok.

9. Zao zhi dang cu wo bu jia (Too Late for Divorce)

Zao zhi dang cu wo bu jia

Ano de lançamento: 1956

Nota IMDb: 7.0

Zao zhi dang cu wo bu jia se foca na história de uma talentosa cantora que acaba por se reformar e casar com um homem que ela odeia. Contudo, ela acolhe um pupilo a quem decide passar todos os seus conhecimentos, no entanto, ela se apaixona por ele.

Mesmo assim, ela renuncia a todos os sentimentos que sente por ele até quando o seu marido morre e decide se tornar freira. Bruce Lee interpreta o papel de seu filho.

8. O Dragão Chinês

O Dragão Chinês

Ano de lançamento: 1971

Nota IMDb: 7.1

Bruce Lee aqui interpreta o papel de Cheng, um homem que troca a Tailândia pela China para começar uma vida nova, indo viver com o seu tio e seus primos. Depois de começarem a trabalhar numa fábrica de gelo, dois dos primos de Cheng descobrem acidentalmente que existe droga escondida dentro do gelo.

Os primos de Cheng acabam por desaparecer e agora a sua missão é encontrar os dois familiares, enquanto derrota o gangue liderado pelo criminoso Dragão Chinês.

7. Ren zhi Chu

Ren zhi Chu

Ano de lançamento: 1951

Nota IMDb: 7.1

O filme acompanha a vida de dois adolescentes que depois de terem rejeitado os ensinamentos do seu tutor, acabaram por ter duas vidas muito diferentes.

Um dos adolescentes continuou a ter uma vida de luxo, com muita grana e todas as comodidades, enquanto o outro (interpretado por Bruce Lee) teve uma vida muito difícil, com acesso a poucos recursos. O filme conta a história da vida dos dois e demonstra que o que pode parecer um conto de fadinha facilmente, vira um pesadelo.

6. Er nu zhai (The More the Merrier )

Er nu zhai

Ano de lançamento: 1955

Nota IMDb: 7.1

Este é mais um filme que Bruce Lee estrelou quando ainda era muito jovem. O filme dá destaque a um contabilista de uma empresa de construções e à sua mulher que depois de um acidente de automóvel acaba por abortar. O casal acaba por adotar uma garota, contudo eles não sabiam que ela era filha de um dos funcionários da empresa para qual Cheung (o marido) trabalhava.

Em Er nu zhai (que também não teve lançamento no Brasil), Bruce Lee interpretava o papel de filho do senhorio do casal. Uma curiosidade é que este filme também contou com a participação de Yuen Siu Fai, que viria a se transformar numa celebre cantora de Ópera chinesa.

5. Ren hai gu hong (The Orphan)

Ren hai gu hong

Ano de lançamento: 1960

Nota IMDb: 7.3

Apesar de não ser dos filmes mais populares de Bruce Lee, este é sem dúvida um dos mais significativos de toda a sua carreira, principalmente pela sua mensagem. Ren hai gu hong, nos fala da história de um jovem que decide abandonar a vida do crime e ingressa na escola depois de fazer amizade com um professor.

Este filme tinha uma forte mensagem pedagógica, e se acredita que muitos jovens asiáticos se inspiraram nesta produção para mudar a sua vida.

4. O Voo do Dragão

O Voo do Dragão

Ano de lançamento: 1971

Nota IMDb: 7.3

Este sim, sem dúvida um dos filmes mais populares do ator asiático, O Voo do Dragão. Nesta produção Bruce Lee interpreta o papel de Tang, um jovem que vai para Roma para ajudar os seus primos que estão abriram seu próprio restaurante.

No entanto, a Máfia está a fazer pressão para que estes vendam o restaurante... A chegada de Tang é assim uma ameaça para a organização criminosa que decide contratar os melhores lutadores de artes marciais da Europa e da Ásia para eliminarem o seu adversário. Nenhum consegue derrotar Tange, mas a coisa muda de figura quando o melhor lutador dos Estados Unidos entra em cena...

3. Lei yu (The Thunderstorm)

Lei yu

Ano de lançamento: 1957

Nota IMDb: 7.4

O drama Japonês de 1957, conta a trágica história da família do jovem Chow Chung. O adolescente vê sua vida ainda mais complicada quando se apaixona por uma jovem que se revela ser sua meia irmã.

Da mesma forma que Chow não fazia ideia desse fato, também não o sabia seu irmão mais velho, que se apaixona também pela sua irmã.

2. A Fúria do Dragão

A Fúria do Dragão

Ano de lançamento: 1972

Nota IMDb: 7.4

Regressando a Shangai para casar a sua noiva, Chen Zhen, personagem principal da película e estudante de artes marciais, descobre que o seu respeitado professor Huo Yuanjia está morto.

É durante o funeral desse professor de renome, que membros de um grupo pertencentes a um dojo local Japonês aparecem e fazem troça dos seus estudantes Chineses. Apesar de Chen lutar contra isso, a troça continua até que esse estudante finalmente descobre que seu professor foi envenenado pelo mestre desse dojo. É aí que Chen promete vingança.

1. Operação Dragão

bruce lee

Ano de lançamento: 1973

Nota IMDb: 7.7

A narrativa à volta da película O Dragão Ataca se desenvolve à volta de três personagens principais. Lee (Bruce Lee), um homem contratado por uma agência para investigar um torneio para o qual foi convidado por Han, aquele que acreditam ser uma mente criminosa que estaria a trabalhar para o tráfico de Ópio no evento.

Roper e Williams, companheiros oficiais de exército desde os tempos da guerra do Vietnã, entram no torneio por diferentes problemas pessoais. A missão de Lee é retirar esses dois com vida da ilha onde se realizará essa competição mortífera.

FIQUE LIGADO:

Os melhores animes de luta para você assistir!

Filmes japoneses mais viajados que você precisa assistir!

Filmes com ótimos finais surpreendentes