26 melhores filmes de animação que os fãs do gênero precisam ver

Embora o gênero animação esteja muito ligado a filmes infantis, não é de hoje que grandes obras do cinema animado se consagram entre público e crítica, com a abordagem de temas importantes e de peso e o uso de diferentes técnicas de animação. Confira 26 sugestões de verdadeiras obras-primas entre os filmes de animação.

Atenção: a grande maioria dos filmes indicados abaixo não é para crianças. A lista abaixo não segue nenhuma ordem específica ou classificatória.

1. A Viagem de Chihiro

filmes de animação

Ano: 2001
Nota IMDb: 8,6
Título original: Sen to Chihiro no Kamikakushi (Japão)

Uma das obras-primas de Hayao Miyazaki para o Studio Ghibli, este filme se tornou a produção mais bem sucedida da história do cinema japonês, alcançando uma bilheteria mundial de US$352 milhões e conquistando o Oscar de melhor filme de animação em 2003 (primeiro filme de língua original não inglesa, e único até o momento, a ganhar na categoria). Em 2016, o longa foi eleito o quarto melhor filme do século XXI por 177 analistas de cinema de todo o mundo.

A trama acompanha a jovem Chihiro, que se muda de cidade com seus pais. Após o carro da família ir parar em um povoado aparentemente abandonado, Chihiro conhece um menino chamado Haku, que alerta para ela sair de lá antes do anoitecer. A noite vai caindo, e a cidade vai ganhando vida, com vários espíritos aparecendo. Os pais de Chihiro foram transformados em porcos, e agora a menina precisa explorar a cidade com a ajuda de Haku para descobrir uma forma de desfazer o feitiço sobre seus pais e tirar sua família do local.

2. Com amor, Van Gogh

Ano: 2017
Nota IMDb: 7,8
Título original: Loving, Vincent (Reino Unido/Polônia)

Este filme biográfico de animação foi o primeiro produzido inteiramente a partir de pinturas. Contando a história do pintor Vincent van Gogh, o longa conta com 65 mil frames, com cada um deles sendo uma pintura a óleo sobre tela usando exatamente a mesma técnica de Van Gogh. As pinturas foram feitas por 115 pintores.

O longa foi extremamente elogiado pela crítica especializa, que descreveu o filme como uma obra-prima animada, uma caminhada por um museu enquanto assistimos a um roteiro realista. No site Rotten Tomatoes, a produção conseguiu 81% de aprovação entre os críticos, e 89% na pontuação da audiência. Além de ter sido indicado ao Oscar 2018 de melhor filme de animação, Com amor, Van Gogh conquistou importantes prêmios, como Filme internacional mais popular no Festival Internacional de Cinema de Vancouver, e Melhor Animação no Shangai International Film Festival.

3. Homem-Aranha no Aranhaverso

filmes de animação

Ano: 2018
Nota IMDb: 8,4
Título original: Spider-Man: Into the Spider-Verse (Estados Unidos)

Ganhador na categoria de melhor animação no 91º Oscar, no 76º Globo de Ouro e no 46º Annie Awards, Homem-Aranha no Aranhaverso fez história no cinema de animação. O longa misturou o que havia de mais moderno em termos de tecnologia de animação com uma estética que parecia diretamente saída dos quadrinhos, o que rendeu um resultado incrível na adaptação de um dos personagens mais queridos da Marvel Comics.

A trama acompanha Miles Morales, um jovem que ganha poderes após ser mordido por uma aranha radioativa. Enquanto tentava aprender a controlar suas novas habilidades, Miles descobre que um acelerador de partículas criado pelo perigoso Wilson Fisk abriu uma espécie de portal para universos paralelos. O Homem-Aranha salva Miles de Fisk, mas acaba morrendo.

Com habilidades similares à do herói, Miles assume a identidade heroica de Homem-Aranha, mas vai contar com a ajuda de outras versões do herói de diferentes universos paralelos: Peter B. Parker, Gwen-Aranha, Homem-Aranha Noir, Porco-Aranha e Peni Parker. E ele vai precisar, visto que os vilões também não são poucos: Rei do crime, Duende Verde, gatuno, Octopus, Escorpião e Lápide.

4. A Tartaruga Vermelha

Ano: 2016
Nota IMDb: 7,5
Título original: La Tortue Rouge (França/Bélgica/Japão)

Esta produção dos estúdios Wild Bunch, Why Not Productions e Studio Ghibli encantou o mundo com a história de um homem que naufraga em uma ilha deserta e constrói uma relação inesperada com uma grande tartaruga vermelha que destruía suas tentativas de embarcações para sair da ilha. A emoção do gráfico da animação e do roteiro se evidencia principalmente pelo por um fato: o filme não tem diálogos.

Indicado na categoria de melhor animação em prêmios como Oscar, César, Satellite Award, Critics' Choice Award, Prêmio de Cinema Europeu, entre outros, o longa foi realizado e coescrito por Michaël Dudok de Wit, mone por trás também da produção Father and Daughter, vencedor do Óscar de melhor curta-metragem de animação de 2001.

5. Ilha dos Cães

filmes de animação

Ano: 2018
Nota IMDb: 7,9
Título original: Isle of Dogs (Estados Unidos)

Produzido no estilo animação stop-motion, este filme foi escrito e dirigido por ninguém menos que Wes Anderson, cineasta conhecido pelo visual único, excêntrico e simétrico que fazem com que as cenas de seus filmes pareçam verdadeiras obras de arte em termos de fotografia, como pode ser visto em O Grande Hotel Budapeste, A Vida Aquática com Steve Zissou e The French Dispatch.

A trama acompanha Atari Kobayashi, um menino japonês de 12 anos que vai lutar pelo direito de ficar com seu cachorro Spots, após o corrupto prefeito de sua cidade proibir os animais na cidade e enviar os cachorros para uma ilha vizinha cheia de lixo. Na companhia de amigos, Atari vai mudar a vida na cidade em sua aventura para encontrar Spots. O filme conquistou o Satellite Award de melhor filme de animação e foi indicado ao Oscar na mesma categoria. Bryan Cranston, Edward Norton, Bill Murray e Jeff Goldblum estão no elenco de vozes do longa.

6. Viva - A Vida é uma Festa

filmes de animação

Ano: 2017
Nota IMDb: 8,4
Título original: Coco (Estados Unidos)

O jovem Miguel sempre foi apaixonado por música, mas um antigo trauma vivido por um de seus antepassados fez com que a música se tornasse proibida em sua família. Decidido a seguir seu sonho e desconfiando que seu ídolo Ernesto de La Cruz fosse o antepassado expulso de sua família, ele acaba acidentalmente indo parar no mundo dos mortos, durante a festa do Dia dos mortos no México.

Para retornar ao mundo dos vivos, ele precisa da benção de um parente até o final do dia, mas sua família lá também impõe a condição de ele deixar a música de lado. Ele, então, parte para encontrar Ernesto de La Cruz, que poderia lhe dar a benção sem essa condição. No caminho, ele acaba conhecendo o atrapalhado Héctor, uma fantasma que sempre tenta visitar sua família no Dia dos mortos, mas não consegue.

O filme ganhou o Oscar, Globo de Ouro, BAFTA, Critics's Choice Awrd, Satellite Award, entre outros prêmios na categoria melhor filme de animação. A emocionante música Remember Me também conquistou o Oscar de Melhor Canção Original.

7. O Menino e o Mundo

Ano: 2013
Nota IMDb: 7,6
Título original: O Menino e o Mundo (Brasil)

Esta animação brasileira foi aclamada pela crítica mundial, tendo sido vista em mais de 80 países. No Festival de Annecy, na França, venceu nas categorias Prêmio Cristal e Grande Prêmio do Público. No Grande Prêmio Brasileiro de Cinema, por sua vez, ganhou em Melhor Filme de Animação e Melhor Filme Infantil. No Annie Awards, levou a melhor na categoria Melhor Animação Independente, além de ter sido indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação.

Em belas cenas construídas com técnicas de lápis de cor, giz de cera, colagem e pinturas, o cineasta Alê Abreu contou a história do pequeno Cuca, um menino que pate de sua aldeia, em um país mítico, em busca de seu pai, que tinha deixado o local em busca de um trabalho na capital. Durante sua jornada, Cuca vai descobrir uma cidade marcada pelo trabalho, pela exploração dos trabalhadores e pela pobreza.

8. Akira

filmes de animação

Ano: 1988
Nota IMDb: 8,0
Título original: Akira (Japão)

Considerado revolucionário para a indústria do cinema de animação, Akira trouxe técnicas e uma qualidade de animação que são equiparáveis aos de filmes de décadas depois de seu lançamento. Esse superior aprimoramento técnico incluiu, por exemplo, ilustrações de fundo foto-realistas, alta taxa de quadros por segundo, movimento de olhos, efeitos de iluminação e pré-dublagem. A história do líder de uma gangue de motoqueiros Kaneda ainda se tornou uma das maiores influências para o cinema de ficção científica.

A trama se passa em 2019, na cidade de Neo-Tokyo, a reconstrução da antiga Tóquio, destruída em 1988 na explosão que causou o estopim da Terceira Guerra Mundial. A história se desenvolve quando Tetsuo, amigo de Kaneda, é sequestrado pelo governo e passa por experiências que lhe dão poderes paranormais que o igualam ao lendário Akira. Agora, a cidade precisa lidar com o que pode ser o início de uma nova destruição, enquanto já passa por constantes atentados terroristas.

9. Mary e Max: Uma amizade diferente

Ano: 2009
Nota IMDb: 8,1
Título original: Mary and Max (Austrália)

Esta animação australiana conquistou os críticos e as audiências ao contar a história real da inesperada amizade entre Mary Daisy Dinkle e Max Jerry Horowitz. Mary é uma garotinha de 8 anos solitária que mora na Austrália, e precisa lidar com um pai ausente e uma mãe alcoólatra. Max é um homem de 44 anos, obeso e com Síndrome de Asperger, motivo pelo qual se isola em seu apartamento em Nova York, vivendo com um amigo imaginário e lidando com os traumas do suicídio de sua mãe e de um abuso sexual que sofreu na infância. A amizade entre os dois tem início quando ela encontra o endereço dele casualmente e decide lhe escrever uma carta.

Com um humor ácido e temas pesados, esta animação é voltada apenas para o público adulto. Alguns dos assuntos abordados são depressão, ansiedade, morte, assassinato, alcoolismo, bullying, prostituição, deficiência física, autismo, sexo, isolamento e fobia social. O filme foi aclamado pela crítica, e mantém uma avaliação de 95% no site Rotten Tomatoes.

10. Mirai of the Future

filmes de animação

Ano: 2018
Nota IMDb: 7,0
Título original: Mirai no Mirai (Japão)

Este filme mostra o emocionante encontro entre Kun, um menino de 4 anos, e sua irmã Mirai, cuja versão adolescente viaja no tempo para encontrá-lo em uma espécie de jardim mágico. O local permite que Kun viaje pelo tempo e conheça seus parentes de diferentes eras, viagens que faz contando com sua irmã como guia. Quando sua irmã nasceu, Kun logo passou a sentir ciúmes da atenção que seus pais lhe davam. Conhecer o passado de sua família, contudo, vai mudar a forma como ele a vê.

Além de ter sido indicado ao Oscar, o Globo de Ouro e o Critics' Choice Award de melhor filme de animação, o longa conquistou os prêmios Japan Academy Prize - Melhor Animação, Annie Award for Best Animated Feature — Independent.

11. Perdi meu Corpo

Ano: 2019
Nota IMDb: 7,6
Título original: J'ai perdu mon corps (França)

A trama deste aclamado filme francês tem início quando uma mão inicia uma jornada para achar o corpo ao qual um dia pertenceu, o do jovem Naoufel. Em sua infância, Naoufel sonhada em se tornar astronauta e pianista, mas sua vida dá uma inesperada guinada quando seus pais morrem em um acidente de carro e ele é forçado a morar com um tio distante e um primo grosseiro.

Já adulto, ele trabalha como entregador de pizza, recebendo críticas constantes de seu chefe por seus atrasos nas entregas. É em uma dessas entregas atrasadas que ele conhece Gabrielle, uma jovem mulher com quem conversa apenas pelo interfone de seu prédio, sem que se vejam, o que não impede o nascimento de uma paixão entre os dois. O filme se tornou a primeira produção de animação da história a ganhar o Grande Prêmio Nespresso no Festival de Cannes. Esteve entre os indicados ao Oscar de melhor animação.

12. Chico e Rita

filmes de animação

Ano: 2010
Nota IMDb: 7,2
Título original: Chico & Rita (Espanha)

Chico é um pianista que persegue o sonho de construir uma carreira na música. Rita é uma cantora cuja voz encanta a todos. Os dois acabam se conhecendo em Cuba, em 1948, e o amor pela música os une de uma forma única. A partir daí, acompanhamos a trajetória do casal, em suas idas e vindas, com a trama do filme se passando em Havana, Nova York, Hollywood, Las Vegas e Paris.

Além de ter sido indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação em 2012, o longa ganhou o prêmio Goya, também na categoria Melhor Filme Animado; o Prêmio do Cinema Europeu de Melhor Animação; e dois Gaudí Award, de Melhor Filme Animado e Melhor Trilha Original.

13. O Fantástico Sr. Raposo

filmes de animação

Ano: 2009
Nota IMDb: 7,9
Título original: Fantastic Mr. Fox (Estados Unidos)

Esta animação em stop motion é baseado em uma das obras do renomado autor de livros infantil Roald Dahl, e ganhou vida nos cinemas sob a direção de Wes Anderson, que retornou às produções de animação com mais um sucesso atemporal. O filme acompanha a família composta pelo Sr. Raposo, a Sra. Raposa e Ash, filho do casal.

A trama tem início quando eles vão morar em uma árvore, passando a ser vizinhos do Coelho, do Texugo e da Doninha, entre outros animais. Após prometer a sua esposa que deixaria a vida de roubar galinhas para trás, agora que ela estava grávida novamente, o Sr Raposo começa a trabalhar como colunista em um jornal, mas logo cai na tentação de sua vida anterior, dada a proximidade de sua nova casa com uma fazenda. Os donos do local, contudo, começam a perseguir o Sr. Raposo, após ele cometer alguns roubos.

Mais uma vez, Wes Anderson traz um elenco de vozes de peso, contando com nomes como George Clooney, Meryl Streep, Bill Murray, Owen Wilson, Willem Dafoe, Michael Gambon e Adrien Brody.

14. Wall-E

filmes de animação

Ano: 2008
Nota IMDb: 8,4
Título original: Wall-E (Estados Unidos)

No ano de 2805, o robô Wall-E tem o propósito de limpar a Terra, que atualmente está coberta de lixo e sem sinal de seres vivos. Já a robô EVA tem a missão de vasculhar o planeta em busca de qualquer forma de vida, como uma planta, que possa ser usada para salvar o mundo e reconstruí-lo pouco a pouco. Wall-E se encanta por EVA no momento em que a conhece.

Responsável pelo consumismo em massa que destruiu o planeta, a megacorporação Buy-n-Large (BnL) levou os humanos para morar na nave Axiom. Quando Wall-E mostra uma planta para EVA, eles embarcam para a Axiom, onde os humanos, após se tornarem extremamente sedentários e dependentes da tecnologia, sofreram perda de massa óssea e se tornaram obesos. Agora EVA e Wall-E precisam atravessar vários obstáculos para levar a plantinha a seu destino.

Absolutamente aclamado pela crítica, Wall-E conquistou o Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação, o Hugo Award de Melhor Apresentação Dramática, Forma Longa, e o Oscar de Melhor Filme de Animação; atingiu um nível de aprovação de 96% no Rotten Tomatoes e foi eleito pela revista TIME o melhor filme da década.

15. A canção do Oceano

Ano: 2014
Nota IMDb: 8,1
Título original: Song of the Sea (Irlanda)

O pequeno Ben cresceu ouvindo as fantásticas histórias que sua mãe lhe contava. Após o nascimento de sua irmã mais nova, contudo, sua mãe desapareceu. O difícil momento faz com que o menino despreze sua irmã Saoirse, com quem não tem paciência. Quando estranhos acontecimentos mostram a Ben que a histórias de sua mãe podem ser reais, ele vai descobrir que Saoirse, na verdade, é a chave para salvar criaturas mágicas em perigo.

Baseado em uma lenda irlandesa/escocesa, o longa contou com direção de Tomm Moore, também conhecido por seu trabalho na animação Uma Viagem ao Mundo das Fábulas. Um traço delicado e uma narrativa com tons infantis misturado à abordagem de assuntos mais profundos foram pontos que elogiados. O filme conquistou o Prêmio do Cinema Europeu de Melhor Animação e Satellite Award de Melhor Filme de Animação.

16. Anomalisa

Ano: 2015
Nota IMDb: 7,3
Título original: Anomalisa (Estados Unidos)

Este filme aborda a síndrome de Fregoli, um distúrbio que leva o paciente a ter a ilusão de que diferentes pessoas, na verdade, são uma mesma, capaz de mudar de aparência para se disfarçar. A trama acompanha o palestrante motivacional Michael Stone que, embora ajude mais e mais pessoas, vem perdendo a própria motivação e sentindo sua vida ficar monótona. Para ele, todas as pessoas são iguais. Isso muda quando ele conhece Lisa.

O filme foi escrito e dirigido por Charlie Kaufman, criador dos aclamados Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças e Quero ser John Malkovich. Extremamente elogiado pela crítica, o longa foi indicado a vários prêmios, incluindo o Oscar de melhor animação, e foi o grande vencedor do Grande Prêmio do Juri do Festival de Veneza em 2015.

17. Persépolis

filmes de animação

Ano: 2007
Nota IMDb: 8,0
Título original: Persepolis (França)

Indicado ao Oscar de melhor animação, o filme perdeu para Ratatouille, mas se consagrou no Festival de Veneza ao conquistar o Grande Prêmio do Juri. No César, ganhou nas categorias Melhor filme de estreia e Melhor roteiro adaptado.

A trama adapta o romance gráfico autobiográfico escrito por Marjane Satrapi, que narra a vida de Marjane, desde sua infância - num período pouco antes da Revolução Islâmica - até sua idade adulta, quando aos 22 anos se torna expatriada. Com um traço similar ao dos elogiados quadrinhos no qual é baseado, o filme aborda as dificuldades de sobrevivência em momentos de conflitos políticos e sociais.

18. Your name.

Ano: 2016
Nota IMDb: 8,4
Título original: Kimi no na wa. (Japão)

A estudante do Ensino Médio Mitsuha vive na cidade de Itomori, na região montanhosa de Hida, no Japão. Lá, ela leva uma vida monótona com sua avó e sua irmã mais nova, que mantêm a tradição de fazer kuchikamizake saquê como oferenda para o túmulo da família, que fica em uma montanha fora da cidade. Ela sonha em ter uma vida mais agitada, algo que acaba acontecendo quando, sem explicação, começa a trocar de corpo com um garoto chamado Taki.

Taki é um adolescente que mora na movimentada Tóquio. Os dois percebem que de fato trocaram de corpo e não era apenas um sonho, quando seus amigos e familiares relatam comportamentos estranhos deles em alguns dias. Eles decidem, então, deixarem recados um para o outro e começam a se comunicar e se conhecer. Quando a troca de mensagens para, Taki descobre uma terrível verdade sobre o povoado onde Mitsuha vive. O filme se tornou um dos mais vistos da história do cinema japonês e ganhou o público também de outros países com sua trama emocionante e com reviravoltas e seu gráfico incrível.

19. A Ganha-Pão

filmes de animação

Ano: 2017
Nota IMDb: 7,7
Título original: The Breadwinner (Canadá/Irlanda/Luxemburgo)

Parvana é uma jovem menina de 11 anos que mora em Kabul, no Afeganistão, país controlado pelo Talibã. Quando a menina vê seu pai, Nurullah, ser preso injustamente, ela precisa encontrar uma forma de ajudar sua mãe, Fatterna, e sua irmã, Soraya, a sobreviver. Uma vez que o governo Tabilã proíbe a saída de mulheres sem um acompanhante homem, e o irmão de Parvana morreu há alguns anos, a menina passa a se vestir como um menino, para conseguir trabalhar e ajudar no sustento da família.

O filme foi baseado no livro best-seller escrito por Deborah Ellis, e contou com produção de Mimi Polk Gitlin e Angelina Jolie. Aclamado pela crítica, o longa alcançou 95% de aprovação no site Rotten Tomatoes, com elementos como o visual incrível da animação e a abordagem de temas humanos e reais entre os pontos mais elogiados.

20. Memórias de Marnie

filmes de animação

Ano: 2014
Nota IMDb: 7,7
Título original: Omoide no Mânî (Japão)

Mais uma das obras primas do Studio Ghibli que concorreu ao Oscar de melhor animação, desta vez sob a direção de Hiromasa Yonebayashi, este filme nos apresenta a Anna Sasaki, uma menina de 12 anos que sofre de asma e começa a se isolar cada vez mais, sem amigos. Preocupada com ela, sua mãe, Yoriko, a envia para passar o verão numa pequena aldeia onde poderia respirar um ar mais puro e ficaria na companhia de seus parentes, Kiyomasa e Setsu.

Lá, a menina descobre uma lenda sobre uma antiga casa na colina, onde supostamente haveria fantasmas. Entre diferentes experiências com a casa, Anna conhece o fantasma de uma menina chamada Marnie. A partir daí, ela vai descobrir que o local e o passado dos espíritos têm muito a revelar sobre a própria vida de Anna.

21. Perfect Blue

filmes de animação

Ano: 1997
Nota IMDb: 8,0
Título original: Pâfekuto burû (Japão)

Esse suspense psicológico nos apresenta a Mima Kirigoe, uma jovem integrante de uma banda de música pop japonesa (j-pop) chamada CHAM!. Quando ela decide deixar a banda para seguir carreira como atriz, alguns de seus fãs não aceitam a repentina mudança, uma vez que, como ídolo pop, sua imagem era a de uma menina inocente e angelical, diferente da reputação de uma atriz.

Mima passa a receber estranhas e ameaçadoras mensagens anônimas que parecem ser de um fantasma de seu passado. Em meio à pressão de alcançar o sucesso em sua nova carreira, pessoas envolvidas no filme em que ela está trabalhando começam a morrer. Fantasia e realidade se confundem entre as paranoias que a situação causa na garota. O filme acabou se tornando referência para outras produções, como os aclamados Cisne Negro e Réquiem para um sonho, do diretor Darren Aronofsky.

22. Túmulo de Vagalumes

filmes de animação

Ano: 1988
Nota IMDb: 8,5
Título original: Hotaru no haka (Japão)

Este filme do Studio Ghibli se passa em 1945, durante os horrores da Segunda Guerra Mundial. Neste contexto, conhecemos o jovem Seita e sua irmã mais nova Setsuko. O pai das crianças, um capitão da Marinha Imperial Japonesa, está em campo de guerra. A mãe morreu durante um bombardeio das forças americanas. Após passar um tempo com uma tia que não os queria por perto, os irmãos vão morar em um abrigo antiaéreo. A partir daí, acompanhamos as tentativas das crianças de sobreviver à guerra, com Seito fazendo de tudo para proteger sua irmã.

Lançado em 1988, este é filme é considerado até hoje uma das histórias mais pesadas do Studio Ghibli. Os críticos ainda o destacam como uma das obras cinematográficas que melhore retratam os horrores da guerra.

23. O Gigante de Ferro

filmes de animação

Ano: 1999
Nota IMDb: 8,0
Título original: The Iron Giant (Estados Unidos)

Baseado no romance The Iron Man, do aclamado poeta e escritor de livros infantis britânico Ted Hughes, este filme conta a história de Hogarth, um solitário menino que vive com sua mãe viúva. Sua vida muda quando ele descobre um gigante de aço que veio do espaço. Agora, ele precisa impedir que o Exército dos Estados Unidos encontre o alienígena e o destrua.

Com uma trama que se passa durante o pico da Guerra Civil, o longa traz um pouco da inocência infantil, mesmo em meio a situações difíceis. Foi indicado a diversos prêmios, incluindo o Prêmio Hugo de Melhor Apresentação Dramática e o Nebula Award. Em seu elenco de vozes, conto com nomes como Jennifer Aniston, Harry Connick, Jr., Vin Diesel e John Mahoney.

24. A Voz do silêncio

Ano: 2016
Nota IMDb: 8,1
Título original: Koe no Katachi (Japão)

Baseado no mangá de mesmo nome, este filme traz a história de Nishimiya Shōko, uma adolescente surda, e Ishida Shōya, um colega de escola que praticou bullying com a menina inúmeras vezes. Algum tempo depois é Shōya que passa por bullying e sente na pele o que causou à colega, o que faz com que ele decida mudar a situação de ostracismo em que a menina se encontra. Aos poucos, os dois vão se aproximando e descobrindo uma amizade e um sentimento novo para ambos.

Embora com um traço delicado de anime, o filme aborda assunto pesados, como bullying, deficiência física, inclusão e depressão.

25. Uma viagem ao mundo das fábulas

filmes de animação

Ano: 2009
Nota IMDb: 7,6
Título original: The Secret of Kells (Bélgica/França/Irlanda)

Tomm Moore, o nome por trás também do elogiado A Canção do Oceano, dirigiu este filme junto a Nora Twomey, que por sua vez foi indicada ao Oscar pela animação. A trama se passa em uma remota floresta irlandesa. Um dos moradores, Cellach, se empenha em construir uma fortaleza para defender suas terras de uma invasão viking. Já seu jovem sobrinho, Brendon, de apenas 12 anos, recebeu de um monge, o mestre Aidan, a misteriosa missão de concluir e mostrar ao mundo o mais incrível dos livros.

Para tanto, Brendan desobedece seu tio e entra na floresta encantada, contando apenas com os ensinamentos que teve de mestre Aidan e de uma misteriosa mulher-lobo. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Longa-metragem de Animação

26. O Castelo do Céu

filmes de animação

Ano: 1986
Nota IMDb: 8,0
Título original: Tenkū no Shiro Rapyuta (Japão)

Mais um dos tesouros do Studio Ghibli dirigidos pelo Hayao Miyazaki, O Castelo do Céu foi o primeiro filme de animação oficialmente produzido pelo estúdio e é uma das obras indispensáveis para quem quer conhecer o trabalho do cineasta. A trama do longa nos apresenta a uma menina e um menino que passam por diferentes perigos para proteger um cristal mágico e encontra um lendário castelo flutuante. Há, contudo, um grupo de militares que farão de tudo para colocar as mãos no cristal.

Além de ter se tornado um marco para o gênero steampunk, o filme tem grande influência até hoje na cultura popular japonesa.