Os 34 melhores filmes de comédia para assistir em 2021-2022

Está precisando de um filme leve e que te faça rir? Você veio ao lugar certo! Abaixo você confere uma lista com sugestões de 34 filmes de comédia. E pra garantir que você ache boas sugestões, incluímos: filmes que estreiam em 2022, as melhores comédias lançadas em 2021, as melhores comédias na Netflix Brasil hoje e alguns dos melhores filmes de comédia brasileiros. Além disso, há opções de gêneros variados, da comédia satírica aos filmes para ver com toda a família. Confere aí!

A lista de filmes não segue uma ordem classificatória.

1. Não olhe para cima (2021)

Categoria: para ver na Netflix, humor ácido, crítica

Terceiro filme mais assistido da história da Netflix, Não Olhe para Cima trouxe uma trama de ficção científica e sátira política que rendeu ao longa quatro indicações ao Globo de Ouro, seis ao Critcs' Choice Award e a nomeação na categoria de melhor filme no Oscar. A produção contou com um elenco de peso encabeçado por nomes como Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep e Cate Blanchett.

A trama acompanha dois astrônomos que descobriram que um asteroide se aproxima e logo colidirá com a Terra, colocando o planeta em risco de completa destruição. Os cientistas tentam convencer as pessoas sobre isso e cobram atitudes dos governos para tentar impedir o desastre. Contudo, a população, a mídia e os políticos se dividem entre aqueles que acreditam na ciência e os que não acreditam.

2. Exército de Ladrões: Invasão da Europa (2021)

filmes de comédia

Categoria: para ver na Netflix, ação, heist

Se você assistiu a Army of the Dead e curtiu o carismático Dieter, vem conhecer este filme aqui, que foi estrelado e dirigido pelo ator que deu vida ao personagem, Matthias Schweighöfer. A trama é um prequel da história que vemos em The Army of the Dead e mostra Ludwig Dieter quando ele ainda era apenas um trabalhador num banco.

Sua vida dá uma reviravolta inesperada quando uma misteriosa mulher o recruta para uma missão inimaginável. Sua proposta: que ele se una ao grupo de criminosos mais procurado do mundo e se envolva em assaltos a alguns dos cofres mais bem protegidos da Europa.

3. O peso do talento (2022)

Categoria: para ver nos cinemas em 2022, comédia satírica

Nicolas Cage está de volta, interpretando... ele mesmo! Em uma sátira a sua vida como ator, Cage vive uma versão sua que aceita US$ 1 milhão para ir ao aniversário de um fã. As coisas saem do controle e agora ele precisa incorporar um pouco de cada um de seus principais personagens para salvar sua esposa e sua filha do perigos fã. O elenco conta ainda com Pedro Pascal, Sharon Horgan, Neil Patrick Harris e Tiffany Hadish. Deve chegar aos cinemas no dia 12 de março.

4. Família Mitchell Contra as Máquinas (2021)

filmes de comédia

Categoria: para ver na Netflix, para ver com toda a família, animação

Katie Mitchell é uma adolescente apaixonada por cinema e tecnologia. Já seu pai é obcecado por natureza e não entende nada dos aparelhos modernos. Em uma tentativa de se reconectar com a filha, Rick decide fazer uma última viagem em família para levá-la até a faculdade. Ao lado da mãe Linda, do irmão mais novo Aaron e do cachorro Monchi, os dois embarcam numa aventura pelo país.

E se Katie achava que ia ser tudo bem tedioso, ela logo mudou de opinião quando um Inteligência Artificial (IA) muito popular nos smartphones tenta dominar o planeta e subjugar os humanos. Agora, os integrantes da família Michell são os únicos que podem salvar o planeta, mas precisam se unir para isso. Cheio de emoção e com cenas que vão garantir muitas gargalhadas, o filme é ua boa pedida para uma sessão em família.

5. Lightyear (2022)

Categoria: para ver nos cinemas em 2022, animação, para toda a família

Esta aguardada animação Pixar-Disney contará a história do astronauta Buzz Lightyear, o herói que inspirou a criação do brinquedo que conhecemos na franquia Toy Story. No spinoff, o ator Chris Evans (Capitão América, o Primeiro Vingador) dá voz ao personagem principal. O filme tem estreia marcada para 17 de junho.

6. Alerta Vermelho (2021)

filmes de comédia

Categoria: para ver na Netflix, ação, policial

Dwayne Johnson e Ryan Reynolds vivem, respectivamente, um agente da FBI e o maior ladrão de arte da história. Embora a relação entre os dois fosse de perseguição, isso muda quando a Interpol emite um alerta vermelho para a captura e prisão da ladra de arte mais procurada do momento, personagem vivida por Gal Gadot. Agora, agente e ladrão se unem numa parceira improvável e hilária para tentar pegar a criminosa.

Embora a crítica tenha tido opiniões divididas, o filme se tornou o maior sucesso entre produções originais da Netflix e agradou ao público com sua mistura de comédia e ação. Além disso, o serviço de streaming já planeja sequências para o longa.

7. Cidade Perdida (2022)

Categoria: para ver nos cinemas em 2022, comédia romântica e satírica, aventura

A famosa autora Loretta Sage conquistou sucesso escrevendo ficções sobre lugares exóticos e romances cheios de aventura e personagens improváveis. Nas capas das obras, o modelo Adam incorporava o personagem Dash, personagem a quem se dedicou por muito tempo. Para o lançamento do novo livro de Loretta, os dois viajam juntos para trabalhar na divulgação.

A viagem é interrompida quando a autora é sequestrada por um bilionário excêntrico que a leva para uma floresta e exige que ela mostre o caminho para uma cidade do tesouro fictícia. Tentando provar que pode ser como Adam, Dash tenta salvar Loretta. Mas o que os dois vão encontrar nesta viagem é mais inesperado do que as mirabolantes aventuras dos livros de Loretta. O elenco conta com Sandra Bullock, Channing Tatum, Daniel Radcliff e Brad Pitt. A estreia nos cinemas será no dia 25 de março.

8. Franquia - Minha Mãe é Uma Peça (2013-2019)

Categoria: comédia romântica e satírica, filme de comédia brasileiro, aventura familiar

Dona Hermínia mirou alto e acertou! A amada personagem do saudoso Paulo Gustavo começou sua trajetória nos palcos, em uma peça do ator e comediante, e hoje já protagonizou três filmes que levaram milhões de espectadores aos cinemas.

Os longas acompanham a história de Dona Hermínia, uma mãe divorciada que não larga do pé de seus dois filhos, Marcelina e Juliano. A personagem foi baseada na mãe do próprio ator e criador, e arrancou risadas a cada novo filme.

9. Vivo (2021)

filmes de comédia

Categoria: para ver na Netflix, para ver com toda a família, animação

Mais uma comédia levinha e emocionante para ver na Netflix junto de toda a família. Vivo acompanha a aventura da jovem Gabi e do kinkajou Vivo. Apaixonado por música, ele tocava junto com seu dono Andrés.

Após a morte de Andrés, ele decide viajar de Havana, em Cuba, até a Flórida, nos Estados Unidos, para entregar a música na qual seu dono declarava seu amor por Marta, uma amiga antiga. O filme foi muito elogiado pela crítica e pelo público, que destacaram a animação, a história e as músicas.

10. Free Guy: Assumindo o Controle (2021)

filmes de comédia

Categoria: para ver no Star+, jogo, ficção científica, aventura

É difícil não se empolgar com uma comédia dirigida por Shawn Levy (franquia Uma Noite no Museu, Doze é Demais, Stranger Things). Ainda mais difícil quando ela é protagonizada por Ryan Reynolds (Deadpool, Detetive Pikachu) e ainda conta com atores como o diretor Taika Waititi (Thor: Ragnarok, JoJo Rabbit).

Free Guy nos apresenta a um homem comum que trabalha como caixa de banco e tem uma rotina monótona. A trama se desenvolve quando ele descobre que é um personagem de um videogame extremamente realista e que precisa salvar o mundo.

11. Ticket to Paradise (2022)

filmes de comédia

Categoria: para ver nos cinemas em 2022, comédia romântica

George Clooney e Julia Roberts protagonizam esta nova comédia romântica. Na trama conhecemos as jovens Lily e Wren, que decidem viajar juntas para Bali. Quando Lily decide se casar com um rapaz que conheceu no local, seus pais divorciados tentam impedir que a filha cometa um erro. Para eles, o mesmo erro que cometeram no passado. Enquanto isso, Wren pode acabar encontrando amor durante a viagem também. O longa estreia no dia 21 de outubro.

12. Toc Toc (2017)

filmes de comédia

Categoria: para ver na Netflix, psicologia

Este filme espanhol chegou à Netflix surpreendendo os telespectadores ao abordar problemas psicológicos com a leveza da comédia. A trama nos apresenta a um grupo de diferentes pessoas que procuram tratamento de casos de Transtorno Obsessivo Compulsivo de intensidades variadas. Engraçado e emocionante, o longa mostra os pacientes ajudando um ao outro a lidarem com suas realidades.

13. Dog (2022)

Categoria: para ver nos cinemas em 2022, para ver com toda a família

Protagonizado e dirigido por Channing Tatum, este filme acompanha o soldado do exército americano Briggs tentando cumprir a missão de transportar o cachorro Lulu. Um cão de trabalho do exército, Lulu tem um temperamento peculiar e a relação entre os dois não começa da melhor forma. O filme estreou no dia 18 de fevereiro.

14. Amor e Monstros (2020)

filmes de comédia

Categoria: para ver na Netflix, pós-apocalíptico, aventura, romance

Sete anos após um apocalipse monstro na Terra, os humanos que sobreviveram vivem em bunkers, esconderijos subterrâneos, enquanto diferentes criaturas gigantescas habitam a superfície. O jovem Joel (Dylan O'Brien) não é exatamente o morador mais habilidoso de seu bunker e, com certeza, é visto como o primeiro a morrer caso se aventurasse na superfície. Mas é isso que ele faz.

O filme acompanha Joel atravessando grandes regiões da superfície para chegar até outro bunker e reencontrar sua ex-namorada da época de escola, com quem seguiu se comunicando por rádio. O que Joel não tem de habilidades manuais, contudo, ele tem de inteligência, e o conhecimento que vai adquirindo sobre os monstros que encontra pode mudar tudo.

15. Moxie (2021)

Categoria: para ver na Netflix, filme teen, para ver com toda a família, crítica

Dirigido por Amy Poehler, este filme acompanha Vivian, uma adolescente tímida. A trama se desenrola quando ela decide combater a dinâmica sexista e tóxica de sua escola. Inspirada por uma nova amiga e pelo passado rebelde e revolucionário de sua mãe, Vivian passa a publicar e distribuir anonimamente um fanzine com o título Moxie.

A publicação denuncia o tratamento injusto que as meninas recebem na escola. O zine acaba estimulando que as demais alunas lutem por seus direitos e, logo, toda a escola está envolvida em um clima de mudança, quando problemas ainda maiores vão se revelando.

16. O Lado bom da vida (2012)

filmes de comédia

Categoria: para ver na Neflix e no Star+, humor ácido, psicologia, drama

Encaixamos este filme na lista de produções de comédia porque ele é muito bom e porque ele faz sim o espectador rir em diversos momentos. Porém, vamos logo avisando que esta produção também tem sua dose de drama ao abordar problemas de saúde mental. O filme, inclusive, rendeu o Oscar de melhor atriz a Jennifer Lawrence, que protagoniza o longa ao lado de Bradley Cooper.

A trama acompanha Pat Solitano Jr. um homem que acaba de sair de uma instituição de saúde mental e está decidido a reconquistar sua ex-esposa. Por meio de amigos, ele conhece Tiffany, uma jovem que também enfrenta problemas mentais. Ela promete ajudá-lo com a conquista de sua ex em troca de ele participar de uma competição de dança com ela. A amizade e a relação que nasce a partir daí não estavam nos planos deles.

17. Auto da Compadecida (2000)

filmes de comédia

Categoria: para ver na Globoplay, filme de comédia brasileiro, aventura

Em uma lista dos melhores filmes de comédia brasileiros jamais poderia faltar o Auto da Compadecida. Baseado na obra prima de Ariano Suassuna, o filme acompanha as aventuras do esperto João Grilo (Matheus Nachtergaele) e do atrapalhado e medroso Chicó (Selton Mello ), dois nordestinos que sobrevivem de pequenos golpes.

Em pleno sertão da Paraíba, a comunidade é surpreendida pela chegada do temido cangaceiro Severino de Aracaju (Marco Nanini). Talvez apenas Nossa Senhora (Fernanda Montenegro) possa intervir para salvar a todos. O elenco conta com Rogério Cardoso, Lima Duarte, Denise Fraga, Diogo Vilela, Paulo Goulart, Bruno Garcia, entre outros grandes nomes.

18. Mais que Demais para Mim (2021)

filmes de comedia

Categoria: para ver na Netflix, drama e comédia romântica

Nesta comédia romântica italiana, conhecemos Marta, uma jovem que enfrenta problemas de saúde e que recentemente terminou com aquele que parecia ser seu namorado dos sonhos. Contudo, ela logo encontra um novo amor com o artista Gabriele e dá início a mais um namoro que parece perfeito.

Quando ele consegue um emprego em Paris, porém, os dois tentam um relacionamento à distância que pode ser abalado por ciúmes e falta de confiança. No meio disso tudo, Marta precisa lidar com seus problemas de saúde.

19. Confissões de uma garota excluída (2021)

Categoria: para ver na Netflix, para ver com toda a família, filme teen, filme brasileiro

Este filme adaptou para as telinhas o popular livro Confissões de uma Garota Excluída, Mal-Amada e (Um Pouco) Dramática, da autora brasileira Thalita Rebouças. Voltado para o público infantojuvenil e adolescente, a trama acompanha Tetê, uma menina de 16 anos que não se sente aceita nem em casa, nem na escola.

Certo dia, seus pais acabam perdendo seus empregos e decidem se mudar para a casa dos avós de Tetê, no Rio de Janeiro. Por precisar começar em uma escola nova, a menina tenta aproveitar a oportunidade para reconstruir sua imagem do zero, evitar o bullying que sofria na escola anterior e fazer amigos. Uma comédia adolescente sobre autoaceitação, gentileza, amizade e tudo que rodeia a nova geração.

20. Família do Bagulho (2013)

filmes de comédia

Categoria: para ver na Netflix e na HBO Max, drogas, aventura

Quando um traficante recebe de seu chefe a missão de atravessar a fronteira até o México para pegar uma carga de drogas, ele decide usar o disfarce menos suspeito possível: o de um família feliz. Para tanto, ele contrata uma stripper e dois adolescentes locais para fingirem ser sua esposa e filhos.

21. Dona da História (2004)

filmes de comédia

Categoria: para ver na Globoplay, comedia romântica, filme de comédia brasileiro

Quem nunca se perguntou como seria sua vida agora se tivesse tomado decisões diferentes no passado? É por esse momento difícil que a protagonista Carolina está passando. Com o casamento em crise e a memória de sonhos da juventude não realizados, ela tenta desvendar como seria sua vida se tivesse seguido diferentes caminhos.

Com diversos momentos engraçados e com os quais é muito fácil se identificar, o filme mostra as diferentes vidas que ela poderia ter vivido se tivesse aberto mão do amor de sua vida. O elenco principal conta com Marieta Severo, Antônio Fagundes e, fazendo a versão jovem dos personagens, Débora Falabella e Rodrigo Santoro.

22. Franquia Shrek (2001-2010)

filmes de comédia

Categoria: para ver na Netflix, animação, humor ácido, crítica, contos de fadas

O ogro Shrek, ao lado do improvável amigo Burro, conseguiu satirizar o mundo dos contos de fadas. E seu humor conquistou crianças e adultos por todo o mundo, com piadas de duplo sentido e novas leituras sobre o que existiria por trás das histórias de príncipes e princesas. Os filmes da franquia trazem importantes lições de moral em meio a momentos de cair no chão de tanto rir.

23. As Branquelas (2004)

filmes de comédia

Categoria: para ver na Globoplay e Telecine, comédia satírica

Clássico da comédia, fonte de inúmeros memes, dono da maravilhosa cena ao som de A Thousand Miles com Terry Crews. As Branquelas acompanha dois irmãos agentes do FBI que, para completar uma investigação, precisam se passar por duas socialites. De dois homens afro-americanos eles passam a duas irmãs loiras e precisam se integrar ao universo das meninas, convivendo com suas amigas, enquanto tentam descobrir os verdadeiros criminosos.

24. Meu Nome é Dolemite (2019)

filmes de comédia

Categoria: para ver na Netflix, comédia dramático-biográfica

Essa produção original Netflix marcou o retorno do icônico Eddie Murphy. O ator vive Rudy Ray Moore, cineasta e intérprete pioneiro do gênero blaxploitation. Esse movimento cinematográfico da década de 1970 foi marcado por filmes protagonizados por atores e diretores afro-americanos, critério válido também para os compositores da trilha sonora.

Um dos personagens mais conhecidos do gênero foi o cafetão Dolemite, criado e interpretado por Rudy. O longa mostra o momento em que o artista cria o personagem e sua trajetória. O filme foi elogiado pela crítica, que destacou positivamente a atuação de Murphy, o roteiro, os figurinos e o humor.

25. Curtindo a Vida Adoidado (1986)

filmes de comédia

Categoria: para ver na Globoplay e Telecine, clássico do cinema, comédia adolescente

Quando John Hughes lançou Curtindo a Vida Adoidado, lá em 1986, ele não poderia esperar que o longa se tornaria um clássico do cinema e seria referências em vários filmes que seriam lançados nas décadas a seguir.

A trama acompanha tudo que o jovem Ferris Bueller apronta quando finge estar doente para matar aulas junto com seu melhor amigo e sua namorada.

26. O Homem do Futuro (2011)

Categoria: para ver na Globoplay, filme de comédia brasileiro, ficção científica, viagem no tempo

Wagner Moura dá vida a um brilhante físico que carrega até hoje o peso da humilhação que sofreu há 20 anos, ao ser publicamente traído pela namorada em uma festa da faculdade. Para ter uma chance de mudar isso, ele cria uma máquina do tempo e retorna até 1991.

No passado, ele percebe que pode ser muito mais difícil mudar o que já aconteceu do que tinha previsto, e que as consequências podem ser perigosas. Ele vai precisar voltar ao passado mais uma vez para evitar que seu Eu que retornou ao passado anteriormente mude o passado. Tudo isso tentando evitar paradoxos do tempo que podem ser causados com a presença de três versões de si mesmo em um mesmo período de tempo.

27. Um Príncipe em Nova York (1988)

filmes de comédia

Categoria: para ver na Globoplay e Telecine, clássico do cinema

Um clássico é um clássico! E essa comédia marcou muito aqueles que curtiam a Sessão da Tarde na década de 1990. A trama acompanha o príncipe africano Akeem, interpretado por Eddy Murphy. Antes de aceitar um casamento arranjado, Akeem pede para viajar e conhecer o mundo.

O príncipe vai parar em Nova York e decide fingir ser um civil comum. Ele se passa por um estudante estrangeiro e começa a trabalhar em uma lanchonete fast food, onde acaba conhecendo o amor de sua vida.

28. Cine Holliúdy (2012)

Categoria: para ver na Globoplay, filme de comédia brasileiro

O primeiro filme brasileiro a ter legenda para os próprios brasileiros. Isso porque o filme é no mais puro "cearensês" e os espectadores de outros lugares do país podem precisar de uma forcinha para compreender tudo.

O filme é uma versão em longa-metragem do premiado curta Cine Holiúdy – O Astista Contra o Caba do Mal. A trama conta a história de Francisgleydisson, um cearense que mora no interior do estado. Na década de 1970, ele tenta combater a dominação da televisão construindo um cinema em sua cidade, o Cine Holiúdy. O curta foi visto em 80 festivais de 20 países e conquistou 42 prêmios.

29. La Boda de La Abuela (2019)

Categoria: para ver na Netflix, comédia romântica

A Vovó decidiu casar com seu jardineiro, um homem bem mais jovem. E na véspera do casamento, os noivos decidem reunir suas famílias. Em meio à desaprovação de dois lados, preconceitos e choques culturais, este filme mexicano apresenta situações hilárias. O longa, inclusive, é o segundo da trilogia de sucesso que começou com El cumple de la Abuela.

30. Os Normais - O Filme (2003)

filmes de comédia

Categoria: para ver na Globoplay, filme de comédia brasileiro

Um dos seriados de maior sucesso da televisão brasileira, Os Normais nos apresentou as hilárias aventuras do casal Rui e Vani, noivos há anos. Mas e como tudo isso começou? Como eles se conheceram e noivaram? É isso que o filme Os Normais veio explicar.

Luiz Fernando Guimarães, Fernanda Torres, Marisa Orth e Evandro Mesquita protagonizam o longa. O filme foi descrito pela crítica especializada na época como uma "surpresa positiva" com "graça, simpatia, boa direção e muito humor".

31. O Despertar de Motti (2018)

Categoria: para ver na Netflix, desenvolvimento, religião

Um jovem judeu ortodoxo precisa enfrentar a intensa oposição de sua família quando ele decide lutar pelo direito de se casar com alguém que ame. O problema é que ele está apaixonado por uma garota não judia. Aos poucos, Motti vai se tornando mais independente e tentando se libertar do controle de sua mãe, que costumava escolher suas roupas, seus óculos e intervir em sua vida pessoal.

32. Se Eu Fosse Você (2006)

filmes de comédia

Categoria: para ver na Globoplay, filme de comédia brasileiro

Casados há muitos anos, Cláudio e Helena estão à beira da separação. Porém, um fenômeno inexplicável faz com que o casal troque de corpos. Enquanto tentam lidar com a situação e descobrir uma forma de destrocar, eles acabam vivendo a realidade um do outro e se entendendo melhor.

O elenco conta com Glória Pires, Tony Ramos, Thiago Lacerda, Lavínia Vlasak, Glória Menezes, Danielle Winits, Patrícia Pillar, Ary Fontoura, Leandro Hassum, Jorge Fernando, Dennis Carvalho e outros nomes de peso. Essa comédia romântica conquistou espectadores e ganhou uma sequência.

33. Mistério no Mediterrâneo (2019)

Categoria: para ver na Netflix, mistério

O mais novo filme de Adam Sandler agradou ao público! Alcançando a marca de quase 31 milhões de visualizações apenas no primeiro fim de semana em que já estava no catálogo da Netflix, o longa já tem sequência confirmada.

Com nomes de peso no elenco, como Jennifer Aniston e Luke Evans, o filme é uma comédia investigativa que nos apresenta a um atrapalhado casal que acaba indo parar em um iate onde presenciam um assassinato. Agora que estão entre os suspeitos do crime, eles precisam investigar e descobrir o verdadeiro culpado.

34. Saneamento Básico (2007)

filmes de comédia

Categoria: para ver na Globoplay, sátira, filme de comédia brasileiro

Em uma pequena vila do Sul do Brasil, os moradores se reúnem para exigir a construção de uma fossa na cidade para garantir o saneamento básico para a população. A prefeitura informa que não há orçamento para isso, mas há orçamento para a produção de um filme. A solução: usar a quantia para realizar a obra e fazer um filme sobre saneamento básico por conta própria.

Engraçado e leve, o longa conta com grandes nomes em seu elenco, como Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga, Bruno Garcia, Lázaro Ramos, Tonico Pereira, Paulo José, Lúcio Mauro Filho e Zéu Brito.

FIQUE POR DENTRO

Os melhores filmes para conferir na Netflix este ano!

Melhores Filmes coreanos para assistir este ano

Filmes incríveis que se passam no Espaço

As melhores séries da Netflix para ver este ano!

Séries incríveis para ver na Amazon Prime Vídeo este ano

As melhores séries da HBO de todos os tempos!

Atualizado em
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
De Marvel a DC, de Harry Potter a Star Wars, de Game of Thrones a Stranger Things. Sabryna é maratonista profissional de séries e espectadora fiel de filmes e vídeos de bastidores. Cearense com muito orgulho, é graduada em Jornalismo e mestre em Comunicação, Arte e Cultura.