12 melhores animes para iniciantes (divididos por gênero)

Viu poucos ou quase nenhum anime até agora e quer saber mais do que se trata esse universo tão amplo e que tanto encanta os fãs? Para começar, escolha o gênero de anime que você quer conhecer agora. Aí é só clicar e conferir as sugestões.

  • Seinen - Público-alvo masculino adulto (entre 20 e 50)
  • Josei - Público-alvo mulheres adultas (entre 20 e 50 anos)
  • Shounen - Público-alvo jovens garotos (entre 12 e 19 anos)
  • Shoujo - Público-alvo jovens garotas (entre 12 e 19 anos)
  • Yuri e Yaoi - Animes que abordam romances entre personagens do mesmo gênero
  • Ecchi - Público-alvo adultos! Teor sexual sem cenas explícitas

Seinen

1. Ataque dos Titãs

animes para iniciantes

Episódios:
1ª temporada - 25 episódios + 5 OVAs
2ª temporada - 12 episódios + 2 OVAs
3ª temporada - 22 episódios + 2 OVAs
4ª temporada (final) - no ar atualmente

Onde ver: Crunchyroll (Anime) e Netflix (filmes/OVAs)

Embora alguns fãs discutam se este anime é Shounen ou Seinen, as cenas de violência explícita o colocam dentro do gênero mais adulto. A trama acompanha uma comunidade protegida por muralhas e tem início quando os gigantescos titãs derrubam os muros e massacram a população.

O foco fica em Eren Yaeger e seus amigos, que, após sofrerem grandes perdas em um dos maiores ataques dos titãs, decidem se unir ao exército para lutar contra esses monstruosos gigantes de aparência humanoide deformada.

Este anime, contudo, vai além da violência e da guerra. Com revelações de deixar o espectador grudado à tela, a história guarda segredos - inclusive políticos - e conta com reviravoltas que abordam muitas outras questões da humanidade. Embora seja pesado e exija estômago para ser visto, Ataque dos Titãs é um anime que vale muito a pena.

2. Boku dake ga inai machi (ERASED)

animes para iniciantes

Episódios: 12
Onde ver: Crunchyroll e Netflix

Para quem quer um anime com uma trama complexa, madura, curtinha e cheia de mistérios e suspense, Erased é uma boa indicação! Os episódios acompanham Satoru Fujinuma, um homem de 29 anos que possui um poder peculiar com o qual é capaz de voltar no tempo. Contudo, ele não tem controle sobre quando esse "revival" acontece, geralmente ocorrendo após eventos traumáticos, como assassinatos.

Certo dia, Satoru chega ao apartamento de sua mãe e a encontra assassinada. A tragédia provoca o fenômeno do revival e leva Satoru de volta ao seu Eu de 11 anos, 18 anos antes do presente. Neste período, uma colega da escola de Satoru foi brutalmente assassinada. E o autor do crime pode estar ligado também ao assassinato da mãe do protagonista. Agora ele precisa descobrir quem é o responsável pelo crime, na tentativa de evitar as duas mortes.

Josei

3. Natsuyuki Rendezvous

animes para iniciantes

Episódios: 11

Este anime acompanha um jovem chamado Hazuki, que se apaixona por Rokka, a bela dona de uma floricultura. Para tentar se aproximar dela, ele decide trabalhar no local. Mas há um obstáculo a ser ultrapassado: o espírito do marido de Rokka.

Sim! Atsushi, marido de Rokka, faleceu ainda jovem, e se manteve perto da esposa em espírito com o intuito de atrapalhar possíveis novos relacionamentos da amada. Porém, misteriosamente Hazuki é capaz de ver Atsushi. A partir daí, as cenas de humor e romance se alternam, abordando ainda outras importantes lições nessa vivência do amor.

4. Sakamichi no Apollon (Kids on the Slope)

animes para iniciantes

Episódios: 12

O estudante Kaoru Nishimi nunca fez grandes amizades devido às constantes mudanças de cidade que sua família fez por causa do trabalho de seu pai. No verão de 1966, ele se muda para Sasebo, Nagasaki. Já no primeiro dia de aula do Ensino Médio, ele conhece o colega Sentarō Kawabuchi. Embora Sentarō seja visto como um temido delinquente no colégio, os dois acabam se aproximando, ao se identificarem pela paixão pelo Jazz.

A dupla passa a frequentar uma loja de discos, onde estuda Jazz. A colega de classe Ritsuko Mukae, cuja família é a proprietária da loja, acaba se juntando a eles. A partir daí, acompanhamos o desenvolvimento dos relacionamentos entre os três durante os três anos de Ensino Médio.

Shounen

5. Yu Yu Hakusho

Episódios: 112

Talvez, ao saber que este anime tem 112 episódios, você não se empolgue muito para optar por ele nessa iniciação no mundo dos animes. Mas antes de passar para o próximo, dá o play no vídeo acima e começa a entender porque Yu Yu Hakusho fez e segue fazendo tanto sucesso entre fãs de diferentes gerações.

A trama acompanha o jovem delinquente Yusuke Urameshi. Por sua reputação de rebelde, Yusuke surpreendeu a todos quando deu sua vida para salvar um garotinho de ser atropelado. No mundo espiritual, não sabem o que fazer com sua alma, devido a esse ato de altruísmo inesperado. Por esse motivo, dão uma nova chance de Yusuke voltar ao mundo dos vivos, mas agora ele deve provar que merece esta oportunidade.

Para tanto, ele precisa atuar como detetive sobrenatural, investigando e combatendo perigosas forças sobrenaturais que agem na Terra. Clássico dos anos 1990, Yu Yu Hakusho é até hoje considerado um dos melhores animes shounen.

6. Fullmetal Alchemist: Brotherhood

animes para iniciantes

Episódios: 64
Onde ver: Netflix e Crunchyroll

Considerado um dos melhores animes não apenas entre os do gênero Shounen, mas entre todos os estilos, Fullmetal Alchemist: Brotherhood acompanha a saga de dois irmãos, que se viram amaldiçoados após tentarem usar alquimia para trazer sua mãe de volta à vida.

Um deles acaba com sua vida transferida para uma grande armadura, enquanto o outro perde partes de seu corpo, como seu braço, substituído por um braço metálico. A partir daí, os dois partem na busca da Pedra Filosofal, na esperança de que seus milagrosos poderes possam restaurar seus corpos ao normal.

Mas há mais por trás do treinamento dos alquimistas e do que o governo divulga sobre a Pedra Filosofal. e os irmãos estarão à frente de todo esse conflito.

Shoujo

7. Kimi ni Todoke

animes para iniciantes

Episódios:
1ª temporada - 25
2ª temporada - 13

Essa indicação vai para quem curte uma trama mais "gracinha", trabalhada nas descobertas do romance adolescente. Mas não se engane, este anime também conta com muito humor e cenas de drama capazes de emocionar o espectador.

A trama acompanha Kuromuna Sawako, uma jovem estudante que não tem muitas habilidades sociais, motivo pelo qual acaba assustando as pessoas com quem tenta fazer amizade. Sua vida escolar muda quando ela conhece o popular Kazehaya Shouta, que começa a se aproximar dela.

Com a nova amizade de Sawako, outros alunos acabam dando uma chance de conhecer melhor a estudante, e é extremamente bonito assistir às emoções da jovem ao fazer amigos e descobrir o amor pela primeira vez.

8. Sakura Card Captors

animes para iniciantes

Episódios: 70

"Chave que guarda os poderes da minha estrela...". Nostalgia no ar! Muitos, com certeza, tiveram a oportunidade de acompanhar as aventuras da pequena e desastrada Sakura Kinomoto, que acaba se tornando uma caçadora de cartas mágicas, após liberá-las acidentalmente.

Para capturá-las, entretanto, Sakura precisa vencer uma batalha contra a entidade que habita a carta. Com a ajuda de sua melhor amiga, ela embarca em diferentes e perigosas aventuras, descobrindo que as cartas escondem bem mais segredos do que ela pensava.

Embora o anime tenha como público alvo espectadores bem jovens, ele segue conquistando fãs de diferentes idades, com personagens extremamente carismáticos.

Yuri e Yaoi

9. Bloom Into You (Yuri)

animes para iniciantes

Episódios: 13

A jovem Yuu era uma grande fã de mangás do gênero shoujo, e sonhava constantemente com o dia em que conheceria o rapaz que se tornaria o amor de sua vida. Quando um atraente estudante se declara para ela, Yuu acaba não sentindo nada, o que a deixa confusa.

Quando Yuu vê a bela Nanami também recusando um pretendente, mas com bem mais confiança e maturidade, ela decide se aproximar da garota para pedir ajuda a lidar com o que está passando. Mas a aproximação pode virar algo mais, e o romance shoujo com o qual tanto sonhava pode vir de uma forma diferente da qual imaginava.

10. Yuri!!! on Ice (yaoi)

animes para iniciantes

Episódios: 12
Onde ver: Crunchyroll

O patinador artístico Yuri Katsuki decide dar uma pausa em sua carreira após uma série de grandes derrotas no esporte. Depois de cinco anos, e agora formado na faculdade, ele retorna à sua cidade natal e visita Yuko, sua amiga de infância.

Os dois se encontram no rinque de patinação, e Yuri decide fazer a coreografia do famoso patinador russo Victor Nikiforov. Gravado sem que soubesse, o jovem se surpreende quando o vídeo que mostra ele fazendo a performance de forma perfeita viraliza. Mas a surpresa é ainda maior quando o próprio Victor Nikiforov aparece na cidade de Yuri e se oferece para treiná-lo.

Agora, Yuri planeja vencer seu grande rival, Yuri Plisetsky, no Grande Prêmio de Patinação Artística no Gelo. Mas o foco da trama está também na relação que Yuri e Victor desenvolvem com o tempo.

Ecchi

11. Food Wars! Shokugeki no Souma

animes para iniciantes

Episódios: 75 + 5 OVAs
Onde ver: Crunchyroll

Este anime acompanha o jovem cozinheiro Soma Yukihira em sua trajetória para alcançar o sonho de se tornar um grande chef de cozinha. Atualmente, ele trabalha no restaurante de sua família, mas tudo muda quando seu pai lhe desafia a se formar na Academia de Culinária Totsuki, uma faculdade cujas turmas são formadas pelos filhos de grandes nomes da gastronomia mundial. Ah, apenas 10% dos alunos são aprovados.

Embora o anime tenha romance, a característica mais sensual de anime ecchi, neste caso, pode ser vista nas cenas de refeição. Os personagens chegam a sentir verdadeiros orgasmos ao provarem os pratos.

12. High School DxD

animes para iniciantes

Episódios: 12

Aqui, somos apresentados a uma escola diferente, frequentada por anjos e demônios. A trama acompanha o jovem Issei Hyoudou, um dos primeiros garotos a entrar para o colégio, que por muitos anos permitia a entrada apenas de meninas.

A expectativa de "se dar bem" com alguma de suas colegas é frustrada já no primeiro encontro, quando ele é morto por Yuuma Amano, um anjo caído. Contudo, a aluna Rias Gremory o revive, mas no processo o transforma em um demônio.

Agora ele precisa enfrentar diferentes perigos para se manter vivo. Mas eventualmente acaba se dando bem não apenas com uma garota, mas com várias, caracterizando o anime, inclusive, como um ecchi harem.

SAIBA MAIS

Guia de Animes Antigos | Os melhores animes das décadas de 90, 80 e 70

Melhores animes que você não pode deixar de assistir!

Melhores Animes de Terror para você assistir (se tiver coragem)

Conheça os melhores animes de comédia

Animes da Netflix que você não pode perder

Os melhores animes de luta para você assistir este ano