28 Melhores animes Yuri para os fãs do gênero!

Yuri é um termo japonês que significa "Amor de Garota" e que é normalmente utilizado para caracterizar animes, jogos, mangás ou outra mídia que gire em torno, ou dê algum destaque, a relações amorosas entre duas mulheres. Assim como os demais gêneros, já existem dezenas de boas opções de animes yuri para acompanhar, e você confere 28 sugestões agora mesmo.

1. Love Live! Superstar!! (2021)

animes yuri

Episódios: 12
Gênero: slice of life, música, escolar
Classificação indicativa: +13

A Escola de Ensino Médio para Garota Yuigaoka estava preste a fechar, mas acaba reabrindo para novos alunos. Sem grandes realizações acadêmicas, a instituição parece ter como um de seus pontos fortes o seu programa de música. E é exatamente para esse programa que a jovem Kanon Shibuya sonhava em entrar. Contudo seu medo de palco a atrapalha e ela acaba no currículo geral dos alunos.

Decidida a deixar a música de lado, Kanon se surpreende ao conhecer a colega de classe Tang Keke. A paixão da menina pelos chamados ídolos escolares dá um novo ânimo em Kanon. Junto a outras colegas, elas decidem formar a banda Liella! e tentar entrar para o programa de música. Mas, para isso, elas vão precisar conquistar o primeiro lugar no festival escolar de ídolos Yoyogi. O anime conquistou o público e já tem segunda temporada confirmada.

2. Otherside Picnic (2021)

animes yuri

Episódios: 12
Gênero: ficção científica, aventura
Classificação indicativa: +17

Neste anime conhecemos o chamado "Outro mundo", uma espécie de reino formado por universos paralelos nos quais lendas urbanas e mitos e figuras da internet ganham vida. Para entrar neste mundo, é preciso encontrar um dos portais secretos, que podem estar em locais variados, como elevadores ou entradas de santuários.

Em uma de suas tentativas de entrar no Outro mundo, a estudante universitária Sorawo Kamikoshi, quase é morta por um monstro. Ela acaba sendo resgatada pela jovem Toriko Nishina, que demonstra grande habilidade com armas e está em busca de uma amiga que ela acredita estar perdida nesse reino. As duas acabam se unindo em missões para recuperar artefatos e derrotar diferentes monstros. E a conexão entre as duas aos poucos começa a ir além de uma amizade.

3. Oshi ga Budoukan Ittekuretara Shinu (2020)

animes yuri

Episódios: 12
Gênero: slice of life, comédia, música
Classificação indicativa: +13

A tradução do título deste anime literalmente quer dizer "Se o meu ídolo pop favorito viesse a Budokan, eu iria morrer". A série acompanha Eripiyo, uma mulher que levava uma vida normal até ver uma performance do grupo musical ChamJam. Inesperadamente, Eripiyo se vê fascinada pela banda, principalmente por Maina Ichii, uma das integrantes menos populares do grupo.

Para tentar ajudar Maina, Eripiyo usa quase todo o seu dinheiro para comprar merchandise da artista. O anime acompanha os momentos inesperados a que essa relação de fã pode levar a protagonista. Além disso, Maina começa a se preocupar com o fato de Eripiyo estar se esforçando demais por ela.

4. Asagao to Kase-san (2018)

animes yuri

Episódios: 1 (OVA)
Gênero: romance, escolar
Classificação indicativa: +13

Para quem curte um romance que aborda a inocência e a intensidade do primeiro amor, este anime pode ser uma excelente pedida. A trama nos apresenta a Yamada, uma tímida estudante do ensino médio. Apaixonada por plantas e jardinagem, ela leva uma vida tranquila e reservada. Mas tudo muda quando ela começa a conversa com a popular estrela de atletismo escolar Tomoka Kase.

Com personalidades aparentemente opostas, as duas se aproximam cada vez mais e dão início a um novo relacionamento com toda a magia do primeiro amor. Emocionante, este anime mostra as duas jovens vivenciando as belezas e as dificuldades dessa etapa da vida.

5. Toaru Kagaku no Railgun T (2020)

animes yuri

Episódios: 25
Gênero: ação, ficção científica
Classificação indicativa: +17

Estamos de volta à futurística Academy City, uma cidade cuja população é formada 80% por estudantes. E na qual vários desses jovens têm poderes psíquicos. No anime original, conhecemos Mikoto Misaka, um poderosa eletromaster. Em Toaru Kagaku no Railgun T, vemos a estudante e outras colegas de uma prestigiosa escola para garotas participando do Festival Daihasei.

Durante o festival, contudo, Academy City acaba sendo aberta a pessoas de fora, e várias facções passam a tentar se infiltrar na cidade. Enquanto outros estudantes se concentram nos jogos do evento, Misaka e seus amigos mergulham no lado sombrio de Academy City para tentar salvar a todos de possíveis ataques.

6. Strike Witches: Road to Berlin (2020)

animes yuri

Episódios: 12
Gênero: ação, ficção científica, militar
Classificação indicativa: +13

A capital do Império de Karlsland, Berlin, está sob ameaça de ataque do Neuroi, a misteriosa raça de alienígenas que invadiu o planeta. O exército se prepara para uma ofensiva contra os invasores. Garantir a segurança de Berlin é fundamental para expulsar os Neuroi da Europa. Infelizmente, o atual estado da tecnologia Striker não parece ser o suficiente para impedir o avanço do inimigo, que consegue se adaptar em meio à batalha.

Enquanto isso, a bruxa Yoshika Miyafuji segue sua pesquisa médica em Lausanne, que está se recuperando do incidente que a deixou sem seus poderes mágicos. A convocação para que as bruxas da 501ª Ala de Caças Conjuntas se unam aos soldados não tarde. E pode ser a última chance de vencer o inimigo.

7. Adachi to Shimamura (2020)

animes yuri

Episódios: 12
Gênero: romance, escolar
Classificação indicativa: +13

No dia em que Sakura Adachi decidiu matar aula, ela não podia prever que conheceria alguém que mudaria sua vida. A aluna do primeiro ano do ensino médio decide ir para o andar de cima do ginásio da escola, e lá descobre que outra estudante, Hougetsu Shimamura, também escolheu o lugar para se esconder enquanto falta à aula.

As duas começam a conversar e logo começam a jogar ping-pong para passar o tempo. A conexão foi imediata e as duas logo ficam amigas. Conforme elas passam a conviver cada vez mais, contudo, Adachi percebe que está desenvolvendo outro tipo de sentimento por Shimamura. Amiga parece não parece retribuir os sentimentos, e agora a estudante precisa decidir se os confessa ou tenta esquecê-los.

8. Princess Principal (2017)

animes yuri

Episódios: 12
Gênero: ação, mistério, espionagem, steampunk
Classificação indicativa: +17

O reino de Albion (um análogo fictício do Reino Unido) conquistou sua hegemonia no mundo após usar uma misteriosa substância conhecida como Cavorite para construir poderosas e armadas aeronaves. Com o desprezo da classe dominante com as necessidades do proletariado, contudo, as classes mais baixos iniciaram a Revolução de Londres para tirar a família real do poder. O conflito resultou na construção de uma muralha, que separou o país em duas nações: Reino e Comunidade.

Após muitos anos, a Comunidade tenta colocar em prática a chamada Operação Changeling. O objetivo é substituir a princesa Charlotte, do Reino, por Ange, uma menina com aparência semelhante. Desta forma, eles teriam uma espiã dentro da família real. Durante a tentativa de substituição, contudo, a princesa Charlotte se oferece para trabalhar para a Comunidade, em troca de ajuda para se torna Rainha do Reino um dia. A história acompanha a princesa e outras quatro espiãs.

9. Kiniro Mosaic: Thank You!! (2021)

animes yuri

Episódios: 12
Gênero: slice of life, comédia, escolar
Classificação indicativa: +13

Este anime acompanha a estudante do ensino médio Shinobu Omiya. Há cinco anos, a jovem japonesa fez um intercâmbio na Inglaterra, onde morou com uma garota chamada Alice Cartelet. Há poucos dias, Shinobu recebeu uma carta de Alice contando que ela viria ao Japão para morar com Shinobu.

Para a surpresa de Shinobu, Alice logo se reúne a ela e suas amigas Aya Komichi e Yoko Inokuma na escola. Além disso, uma amiga de Alice da Inglaterra, Karen Kujo, junta-se a elas pouco tempo depois. O anime acompanha o cotidiano escolar das meninas e as descobertas e sentimentos da juventude.

10. Gochuumon wa Usagi Desu ka??? (2014)

animes yuri

Episódios: 12
Gênero: slice of life, comédia, escolar
Classificação indicativa: +13

Este anime acompanha cinco jovens em seus diferentes cotidianos, enquanto vivenciam os anos de colégio. Kokoa Koto é um menina cheia de energia e positividade, que foi morar com a família Kafuu para fazer o ensino médio em outra cidade. Sempre simpática, ela logo faz amizade com Chino Kafuu, a tímida neta do fundador do café Rabbit House.

Em troca da hospedagem e da alimentação, Kokoa passa a trabalhar meio período como garçonete. Lá ela conhece Rize Tedeza, outra jovem que trabalha meio período e que tem habilidades incomuns devido a uma educação militar. O grupo ainda conhece outras duas garçonetes de cafés concorrentes. Chiya Ujimatsu, que faz tudo no seu tempo, e Sharo Kirima, uma jovem pobre que mantém um ar de nobre. Os episódios acompanham as aventuras do grupo de amigas pela cidade.

11. Koisuru Asteroid (2020)

animes yuri

Episódios: 12
Gênero: slice of life, comédia, escolar
Classificação indicativa: +13

Durante um passeio entre crianças, Mira Kinohata conheceu a sonhadora Ao Ao Manaka. Apaixonada por astronomia, Ao mostrou a Mira alguns dos fatos incríveis estudados por essa área da ciência. Quando descobre que existe uma estrela com seu nome, mas nenhuma com o nome de Ao, Mira coloca na cabeça que um dia descobrirá um novo asteroide e dará a ele o nome da nova amiga.

Anos depois desse passeio, Mira nunca esqueceu sua promessa e seguiu com seu fascínio por Astronomia, ainda que nunca mais houvesse visto Ao. Iniciando o ensino médio na Academia Hoshizaki, ela tenta entrar para o clube de Ciências da Terra, que uniu o clube de astronomia com o de geologia. Para sua surpresa, Ao é uma das integrantes. As duas se unem a novos amigos em busca do asteroide, enquanto vivenciam outras aventuras da juventude.

12. Tamayomi (2020)

animes yuri

Episódios: 12
Gênero: esporte, escolar
Classificação indicativa: +13

Ainda crianças, Yomi Takeda e Tamaki Yamazaki adoram jogar beisebol. Durante os momentos em que elas praticavam o esporte, Yomi descobre que tem a habilidade de arremessar a bola de uma forma quase mágica. Elas prometem seguir no esporte quando forem mais velhas, mas nem tudo corre como esperado. Já na adolescência, Tamaki se tornou uma talentosa apanhadora, contudo Yomi deixou o esporte de lado, e há anos as amigas não se veem.

Quando dá início ao primeiro ano do ensino médio na escola Shin Koshigaya, Yomi tenta evitar abordar o assunto beisebol. Porém, suas novas amigas, as gêmeas Yoshino e Ibuki Kawaguchi, adoram o esporte. Para surpresa de Yomi, ela descobre que Tamaki é sua nova colega de escola. Agora o grupo de meninas tenta reviver o time de beisebol de sua escola e vencer os campeonatos nacionais.

13. Kantai Collection: KanColle Zoku-hen (2015)

animes yuri

Episódios: 12
Gênero: ação, militar, comédia
Classificação indicativa: +13

Um aviso aos fãs de Kantai Collection: KanColle Zoku-hen: vai ter segunda temporada em 2022! Com estreia marcada para outubro, os novos episódios devem ser veiculados internacional pela Crunchyroll. No universo deste anime, a humanidade está em guerra contra a frota abissal, que tomou os oceanos. Os únicos humanos capazes de enfrentar o inimigo sao garotas humanas especiais conhecidas como kanmusu.

As kanmusu possuem o espírito de embarcações navais históricas e vivem juntas em uma base naval, onde treinam para a batalha desde jovens. A jovem Fubuki chegou à base sem um treinamento de combate prévio, mas logo precisou ser enviado para campo de batalha. Após se ver em um grande risco, ela acaba sendo salva por Akagi. Agora, ela tenta dar seu melhor nos treinos na esperança de um dia lutar ao lado de Akagi e salvar a humanidade.

14. Konohana Kitan (2017)

animes yuri

Episódios: 12
Gênero: fantasia, slice of life
Classificação indicativa: +13

Yuzu é uma garota-raposa que vive numa animada vila de espíritos. Logo que consegue seu primeiro emprego, na tradicional pousada de águas termais Konohanatei, ela fica nervosa por sua falta de experiência. Contudo, ela passa a contar com a ajuda e a paciência da gentil atendente Kiri para que ela comece a aprender o que precisa para trabalhar.

Embora Yuzu cometa alguns erros, sua natureza brincalhona conquista os clientes e os colegas de trabalho. Logo a jovem ganha o apoio e a orientação de outras raposas: a crítica Ren, a reservada Sakura, a rígida Satsuki e a despreocupado Natsume. Este anime mostra o dia a dia desta raposinha criando laços e aprendendo mais sobre a vida, e conta com cenas comoventes e personagens bem interessantes.

15. Oniisama e... (1991)

animes yuri

Episódios: 39
Gênero: drama, romance, escola
Classificação indicativa: +13

Oniisama e... não é um anime para todos. Nunca foi lançado oficialmente no Brasil e oferece uma história profundamente triste e pesada. A trama é aparentemente simples, com Nanako e sua amiga de infância, Tomoko, ingressando numa escola especial só para garotas e onde todas as alunas são ricas e de classe alta.

A ação vai contando os eventos que acontecem durante os tempos de escola de Nanako, enquanto ela narra tudo em cartas que envia ao irmão. Como dissemos, este não é um anime leve, por isso, se você for um pouco sensível, não aconselhamos a sua visualização, no entanto, a qualidade dele é indiscutível.

16. Bloom Into You (2018)

animes yuri

Episódios: 13
Gênero: drama, romance, escola
Classificação indicativa: +13

Bloom Into You conta a história de Yuu, uma jovem que é grande fã de mangás shoujo (do tipo romântico), e que aguarda ansiosamente pelo dia em que um rapaz declare o seu amor por ela. No entanto, quando um garoto da sua escola se declara, ela acaba por não sentir nada, ficando super desapontada e confusa.

Tudo muda assim que Yuu vê a bela Nanami recusar um pretendente com maturidade e confiança. Inspirada por isso, ela decide pedir ajuda à jovem. Depois disso, o seu romance shoujo começa de uma forma que ela nunca poderia ter imaginado.

17. Yuru Yuri (2011)

Yuru Yuri

Episódios: 12
Gênero: slice of life, romance, comédia
Classificação indicativa: +13

Yuru Yuri se centra na vida de Akari Akaza, uma aluna que frequenta uma escola só para garotas. Lá, ela se reencontra com as suas amigas de infância Yui Funami e Kyouko Toshinou. Yui e Kyouko decidem criar o "Clube de Diversões", que agora ocupa a sala do extinto "Clube de Chá". Akari se junta às amigas no seu novo clube e, certo dia, a estudante Chinatsu Yoshikawa aparece pensando que estava no "Clube de Chá".

As garotas conseguem convencer Chinatsu a ingressar no "Clube de Diversões". Mas qual o objetivo do grupo? Apenas proporcionar entretenimento e bons momentos aos seus membros. Este anime é uma comédia sobre um grupo de garotas que decidem passar o seu tempo livre bebendo chá.

18. Mai otome (2005)

animes yuri

Episódios: 26
Gênero: drama, fantasia, comédia
Classificação indicativa: +13

A trama deMai otome ocorre num futuro distante, mais especificamente no planeta Earl, que foi colonizado por terrestres há séculos atrás. Nesta nova sociedade, as virgens femininas assumem o papel das chamadas Meister Otomes (segurança da realeza).

No anime, acompanhamos a personagem de Arika Yumemiya, que chegou ao Reino de Windbloom em busca da sua mãe, que era uma Meister Otome. Assim que chega, Akira conhece uma estudante exemplar chamada Nina Wáng, e a herdeira do trono de Windbloom, Mashiro Blan. A série mistura vários elementos, e é uma oferta no mínimo refrescante dentro do gênero.

19. Noir (2001)

yuri

Episódios: 26
Gênero: drama, ação, mistério
Classificação indicativa: +13

Noirconta a história de Mireille Bouquet, uma assassina de aluguel. Certo dia, ela recebe um e-mail de uma jovem garota que está atravessando um episódio de amnésia. Contudo, mais tarde se descobre que, apesar da perda de memória, ela é uma máquina de matar eficiente.

A história nos leva numa viagem ao passado das duas garotas, e que acaba acompanhando suas aventuras até Paris. Porém, alguém está as impedindo de chegarem ao seu destino. O anime entrega aos fãs um conteúdo diversificado, viajando da ação ao humor, com uma história bem montada e super interessante. Sem dúvida, um anime obrigatório para todos os fãs do gênero.

20. Kanamewo (2015)

Kanamewo

Episódios: 1 (ONA)
Gênero: drama, romance, sobrenatural
Classificação indicativa: +13

Kanamewo é, sem dúvida, uma produção ímpar. Lá encontramos uma jovem mulher (nome não é revelado) que, durante um passeio de bicicleta, acaba por encontrar uma deusa das árvores bastante machucada e fraca.É revelado que o terreno do santuário desta deusa está sendo usado para construção. A jovem decide ajudar, levando a divindade para sua casa.

As duas começam a criar um relacionamento bem especial, mas uma pergunta paira no ar: o que irá acontecer com a deusa assim que as obras forem concluídas?

21. Eru Kazado (2007)

animes yuri

Episódios: 26
Gênero: aventura, western moderno, drama
Classificação indicativa: +13

A história de Eru Kazado gira em torno das garotas Ellis e Nadi. O anime começa com Ellis sendo acusada de suspeita de assassinato, tendo que fugir de uma sociedade subterrânea a que chamam de "Hunters". Passado algum tempo, ela conhece uma caçadora de recompensas chamada Nadi, que estava procurando Ellis para ficar com a recompensa pela sua captura.

Eventualmente Nadi desiste da ideia e decide ajudar Ellis a recuperar a verdade sobre seu passado. Eru Kazado acontece num ambiente bem característico que nos leva até aos antigos "westerns"!

22. Kasimasi: Girl Meets Girl (2006)

Kasimasi: Girl Meets Girl

Episódios: 12
Gênero: slice of life, comédia, romance, drama
Classificação indicativa: +13

Este é um dos animes mais originais da lista. Ele relata a nova vida de Hazumu, um garoto simples, tímido, que tinha uma enorme paixão por jardinagem e longas caminhadas nas montanhas. Depois de muita reflexão, ele finalmente ganhou coragem para confessar para Yasuna o amor que sente por ela, mas infelizmente a garota o rejeitou.

Triste e cabisbaixo, ele decidiu subir ao Monte Kashimayama, o lugar onde os dois se conheceram, para refletir sobre o que tinha acabado de acontecer. Naquele local, ele pediu um desejo para uma estrela-cadente e sua vida mudou por completo! Agora ele é ela, e tem que recomeçar a sua vida na pele de uma mulher.

23. Strawberry Panic (2006)

animes yuri

Episódios: 26
Gênero: romance, drama
Classificação indicativa: +13

Em Strawberry Panic, seguimos a personagem Aoi Nagisa, que acaba de ser transferida para uma escola católica feminina, chamada de Starrawberry Dorms. O local é dividido em três diferentes grupos de estudantes (Lulim, Miator, Spica). Todos eles têm um presidente, uniforme e atividades próprias.

Nagisa acaba por ser selecionada para o grupo de Miator. Sem intenção, a menina acaba atraindo a atenção de toda a escola depois de uma sequência de incidentes envolvendo a Student Etoile (representante dos três grupos da escola), Shizuma, uma espécie de ídolo para todo mundo. Entretanto, Nagisa e Shizuma começam a se apaixonar, mas lentamente um triângulo amoroso acontece!

24. Kannazuki no Miko (2004)

Kannazuki no Miko

Episódios: 12
Gênero: romance, drama, sobrenatural, mecha
Classificação indicativa: +13

O anime Kannazuki no Miko começa na pequena e calma vila de Mahoroba. É lá que encontramos duas estudantes da prestigiada Academia Ototachibana. Elas são o oposto uma da outra. Himeko é tímida e pouco assertiva. Chikane é ousada e elegante. Apesar das suas diferenças, elas se amam, e não existe nada que as possa separar, por mais que tentem.

No aniversário (partilhado) das duas garotas, uma voz sinistra se apodera de uma das suas amigas para atacá-las. É nesse exato momento que os poderes da sacerdotisa lunar e solar que estavam escondidos nos corpos de Himeko e Chikane despertam, afastando todo o mal ali presente. Esta é a forma como uma nova aventura começa para as duas jovens!

25. Aoi hana (2009)

Aoi hana

Episódios: 11
Gênero: romance, slice of life
Classificação indicativa: +13

Aoi hana se foca na relação especial entre duas garotas. Fumi Manjoume é tímida e sensível. Akira Okudaira, sincera e gentil. Elas eram melhores amigas quando crianças, mas tudo isso mudou quando Fumi e sua família se mudaram.

Anos mais tarde, Fumi retorna para a sua cidade natal e acaba por ingressar na Escola Matsuoka Girls. É lá que ela finalmente se reúne com Akira. Apesar do esperado reencontro entre as duas, o relacionamento acaba por já não ser o mesmo. Se inicia assim um processo para recuperar a amizade perdida entre as duas, mas será que elas o conseguirão fazer?

26. Blue Drop: Tenshitachi no Gikyoku (2007)

Blue Drop: Tenshitachi no Gikyoku

Episódios: 13
Gênero: romance, drama, sci-fi
Classificação indicativa: +13

Blue Drop: Tenshitachi no Gikyoku conta a história de Mari Wakatake e dos acontecimentos que mataram todos os habitantes da Ilha Kamioki e que deixaram a protagonista sem memória. Mari ingressou contra sua vontade numa escola só para garotas, isolada da restante civilização, a Academia Kaihou. Apesar de tudo parecer calmo, ela não sabe que alguém a está secretamente vigiando, esperando que a sua memória volte ao normal.

Mais tarde, descobrimos que Mari pode ter sido a única sobrevivente humana da Ilha Kamioki, mas pode não ter sido a única sobrevivente... Uma "coisa" usando a pele de uma garota invade a Academia Kaihou.

27. Sasamekikoto (2009)

Avaliação no IMDb:

Episódios: 13
Gênero: romance, comédia, escolar
Classificação indicativa: +13

Sasamekikoto nos apresenta Murasame Sumika, uma garota popular na sua escola graças às suas excelentes notas e ao seu desempenho exemplar em vários esportes. A jovem tem um segredo que nunca revelou para ninguém: ela está super apaixonada por sua colega de escola, Kazama Ushio.

Ushio também romantiza com garotas, mas ela ainda não percebeu que Sumika está apaixonada por ela, uma vez que sempre foi recusada por outras jovens.

28. Kanamemo (2009)

Kanamemo

Episódios: 13
Gênero: romance, comédia, slice of life
Classificação indicativa: +13

Kanamemo nos mostra como a vida da jovem estudante Kana Nakamachi muda drasticamente assim que a sua avó morre. O seu destino acaba por se cruzar com o da Fuhshin Gazette, uma empresa de entrega de jornais local que cede um espaço para ela morar. Como pagamento, ela trabalha para a empresa.

A Fuhshin Gazette é composta por personagens únicas, como Yume Kitaoka e sua namorada Yuuki Minami, a simples Hinata Azuma, a alcoólica Haruka Nishida, e a jovem mas madura Saki Amano. Mas nem tudo é diversão nesta nova realidade, pois Kana tem que lidar com um trabalho bem exigente e cheio de aventuras!

VEJA TAMBÉM

Os melhores mangás para ler este ano (clássicos e novidades)

Os melhores animes desconhecidos que você deveria conferir

Os melhores animes Yaoi para maratonar agora mesmo!

Os melhores doramas BL para conferir agora mesmo!

Melhores animes que você não pode deixar de assistir!

Conheça os melhores animes do estilo Ecchi!

Os melhores animes de romance!

Atualizado em
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
De Marvel a DC, de Harry Potter a Star Wars, de Game of Thrones a Stranger Things. Sabryna é maratonista profissional de séries e espectadora fiel de filmes e vídeos de bastidores. Cearense com muito orgulho, é graduada em Jornalismo e mestre em Comunicação, Arte e Cultura.