Os 15 melhores animes de romance escolar para mexer com seu coração

Um tema com o qual é difícil não se identificar, "romance escolar" é um assunto recorrente em animes de gêneros variados. Com estilos que vão da comédia ao drama, essas produções deixam os fãs suspirando com as histórias dos personagens e alcançam diferentes públicos, entre Shōjo, Shōnen e até Seinen.

1. Kaichō wa Maid-sama!

animes com romance escolar

Ano: 2010
Episódios: 26
Gênero: Shōjo

Este anime acompanha o cotidiano do Colégio Seika, uma renomada escola que um dia foi frequentada apenas por garotos. Embora isso tenha mudado há pouco tempo, o número de garotas que agora frequentam o colégio ainda é bem menor que o de meninos, tudo por causa da má fama que a escola ganhou por seus alunos imprudentes e desrespeitosos com as meninas.

A trama nos apresenta, então, a Misaki Ayuzawa, uma das estudantes da escola e primeira mulher a conseguir se tornar presidente do concelho estudantil. Misaki fará de tudo para transformar o local e fazer dele um ambiente seguro e convidativo para as alunas, tendo apoio dos professores, mas confrontando outros estudantes.

Popular também por suas boas notas e seu talento nos esportes, Misaki esconde o fato de trabalhar em um Maid Café (café onde as funcionárias se vestem como empregadas mais tradicionais), para ajudar financeiramente, após seu pai abandonar a família. Quando o popular Usui Takumi descobre isso, torna-se cliente fiel do café e passa a dar em cima de Misaki, que não liga para ele, diferente de grande parte das meninas da escola.

2. Ao Haru Ride

animes com romance escolar

Ano: 2014
Episódios: 12
Gênero: Shōjo

Quando estava no Ensino Fundamental, Futaba Yoshioka não tinha amigas por causa da quantidade de garotos que gostavam dela. Ainda assim, ela só tinha olhos para Kou Tanaka, um amigo que acabou se afastando antes que ela pudesse confessar seus sentimentos.

Ao entrar no Ensino Médio, Futaba tenta seguir um caminho diferente e passa a ser grossa com os garotos, afastando-os e, assim, conseguindo fazer amizades com outras meninas. Tudo estava correndo bem, até Kou retornar para a escola. Para completar, ele revela que também tinha sentimentos por Futaba no Ensino Fundamental, mas que agora isso já passou.

3. Orange

animes com romance escolar

Ano: 2016
Episódios: 13
Gênero: Shōjo / Seinen

Quando Takamiya Naho recebe uma misteriosa carta cujo remetente diz ser ela mesma 10 anos no futuro, a estudante acredita que tudo não passa de uma brincadeira sem graça, e ignora as instruções da carta para que ela não fizesse determinadas ações.

No mesmo dia, algo terrível acontece ao novo aluno da escola, Kakeru, e isso poderia ter sido evitado por meio das instruções da carta. A partir daí, Takamiya passa a seguir tudo que sua outra versão aconselhou na mensagem vinda do futuro, onde Kakeru já não existe.

4. Seishun Buta Yarō (Bunny Girl)

animes com romance escolar

Ano: 2018
Episódios: 13
Gênero: Seinen

O estudante Sakuta Azusagawa andava tranquilo pela biblioteca, quando viu a atriz adolescente Mai Sakurajima vestida como uma coelhinha erótica. O choque do momento só aumentou quando Sakuta percebeu que ele era o único no local que conseguia vê-la.

Intrigados com o fenômeno, os dois começam a trabalhar juntos para ajudar outras garotas que estão passando pelo mesmo problema do misterioso desaparecimento e para descobrir também porque Sakuta é o único que consegue vê-las.

As tiradas engraçadas do protagonista, o divertido romance que vai surgindo entre Sakuta e Mai e o suspense da trama fizeram deste um dos animes mais queridos entre os fãs do gênero.

5. Kaguya-Sama - Love is War

animes com romance escolar

Ano: 2019
Episódios: 12
Gênero: Seinen

A história deste anime acompanha o presidente e a vice-presidente do grêmio estudantil de uma escola de prestígio. Ele, Miyuki Shirogane, é considerado um gênio por ter conquistado as melhores notas do país. Ela, Kaguya Shinomiya, é rica, bonita e bem sucedida em quase tudo que faz.

Embora os demais alunos da escola os considerem o casal perfeito, a verdade é que os dois não estão em um relacionamento. Mas isso pode mudar! Com a convivência no grêmio, os dois acabam desenvolvendo sentimentos um pelo outro. Só tem um problema: nenhum dos dois quer ser o primeiro a admitir isso. Orgulhosos, Miyuki e Kaguya acabam se metendo em confusões diversas com suas estratégias para fazer o outro confessar seu amor primeiro.

6. Shigatsu wa Kimi no Uso

animes com romance escolar

Ano: 2014/2015
Episódios: 22 + 1 OVA
Gênero: Shōnen

Este anime acompanha o jovem Kousei Arima, um pianista prodígio que ganhou fama ao vencer uma competição de músicos infantis. Quando criança, Kousei tinha um rigoroso treinamento com sua mãe. Quando ela morreu, o garoto de 11 anos teve uma espécie de colapso mental que o impediu de ouvir novamente seu próprio instrumento, ainda que sua audição não apresentasse problemas.

Dois anos após o trauma, Kousei conhece uma jovem violinista que, assim como ele fazia na infância, possui um estilo próprio e excêntrico, que reflete sua personalidade. A nova amizade e um possível romance vão mudar a vida de Kousei e lhe guiar novamente pelo mundo da música por um caminho bem diferente dos rigorosos treinamentos que teve em sua infância.

7. Kimi ni Todoke

animes com romance escolar

Ano: 2009 a 2011
Episódios: 1ª temporada - 25 / 2ª temporada - 13
Gênero: Shōjo

Sawako Kuronuma era uma adolescente com péssimas habilidades sociais, o que dificultava para que ela fizesse amigos, já que acaba assustando seus colegas de escola com suas tentativas de gentileza. Quando o popular Kazehaya começa a se aproximar dela, sua vida muda.

Outros alunos passam a tentar conhecê-la melhor, ela dá início a grandes amizades e começa a se apaixonar por Kazehaya. Um romance inesperado, mas intenso e com todas as dúvidas e medos da juventude, faz com que o espectador suspire junto com a montanha-russa de emoções dos episódios - que nos fazem rir e chorar - e torça para que o casal finalmente fique junto.

8. High Score Girl

animes com romance escolar

Ano: 2018
Episódios: 12 + 3 OVAs
Gênero: Seinen

Haruo Yaguchi era um jovem sem muitas conquistas na área acadêmica, esportiva ou social. O único momento em que brilhava era quando estava jogando videogame, sendo conhecido por ser um dos melhores gamers do fliperama.

A jovem Akira Ono é o completo oposto dele: rica, popular, com excelentes notas e com talentos variados. Contudo, assim como Haruo, ela encontra no fliperama uma espécie de refúgio, em seu caso para fugir do rigoroso regime educacional que lhe é imposto em casa.

Quando os dois se encontram e percebem que dividem tanto o amor pelos jogos como o fato de ambos terem talentos excepcionais para a atividade, eles começam a se aproximar, e a nova amizade pode não demorar muito para se tornar um romance.

9. Golden Time

animes com romance escolar

Ano: 2013/2014
Episódios: 27
Gênero: Shōnen

Banri Tada sofreu um acidente que lhe causou uma amnésia, logo após sua formatura no Ensino Médio. Ao entrar em uma faculdade de Direito, sem nenhuma memória de sua vida antes do acidente, ele se sente perdido, mas acaba fazendo amizade rapidamente com outro aluno que também parecia confuso e um pouco abalado neste primeiro dia de aula. Seu nome é Mitsuo Yanagisawa.

Neste mesmo dia, eles encontram com Koko Kaga, a obsessiva amiga de infância de Mitsuo, que o perseguiu e se matriculou na mesma faculdade, na intenção de tornar realidade a promessa dos dois de um dia se casarem, mesmo que Mitsuo estivesse tentando escapar dela.

Banri acaba também conhecendo uma aluna do segundo ano que se chama Linda. O que ele não sabia era que ela fora sua melhor amiga no Ensino Médio e que sentia culpa pela perda de memória do ex-colega de escola. Aos poucos as memórias de Banri vão retornando, mas ele também precisa lidar com o inesperado relacionamento que vai nascendo entre ele e Koko Baga.

10. Tsuki Ga Kirei

animes com romance escolar

Ano: 2017
Episódios: 12
Gênero: Shōjo

Tsuki Ga Kirei nos traz um romance tão real que é quase impossível que o espectador não se identifique e não deseje viver algo assim. O anime nos apresenta a Kotaro Azumi e Akane Mizuno, dois alunos do terceiro ano de uma escola no Japão.

Depois de trabalharem juntos no festival de esportes do colégio, eles começam a se aproximar e um romance inesperado nasce entre os dois amigos. A partir daí, os episódios mostram a inocência, os medos e as alegrias de um relacionamento na juventude.

11. Lovely Complex

animes com romance escolar

Ano: 2007
Episódios: 24
Gênero: Shōjo

Um desses animes para se apaixonar, mas também para rir muito! Lovely Complex acompanha a amizade e o improvável romance entre os estudantes Atsushi Otani e Risa Koizumi. Com uma implicância que aparece assim que se conhecem, os dois fazem uma aposta para ver quem consegue um namorado/namorada primeiro. Nesse processo, eles decidem se ajudar, já que ambos têm uma queda por outros estudantes da escola.

Mas essa aproximação cheia de graças e brincadeiras implicantes um com o outro acaba virando algo maior. O problema: o Otani tem 1,56m de altura, já a Koizumi tem 1,72m. Agora os dois precisam vencer o preconceito que eles mesmo têm com a diferença de altura e criar coragem para assumir seus sentimentos.

Lembrado sempre com muito carinho pelos fãs, este anime caiu nas graças do público ao trazer um romance honesto, tratar temas como as diferenças e os esteriótipos entre garotas e garotos, e fazer brincadeiras com a própria estética dos animes em geral.

12. A Day Before Us

Ano: 2018
Episódios: 1ª temporada - 10 / 2ª temporada - 15 / 3ª temporada - 18
Gênero: Shōjo

Essa animação coreana chegou aos fãs do gênero com uma proposta diferente. Ela é formada por curtas com duração entre 1 e 2 minutos, todas disponibilizadas no YouTube. A trama acompanha quatro personagens: Kim Wook, Lee Yeo Reum, Lee Yeon Woo e Baek Ha Eun.

O jovem Ha Eun conhece Yeon Woo quando ela o cumprimenta em um dia de chuva. Com a ajuda de Yeo Reum, uma amiga em comum, eles começam a se aproximar. A partir daí, vemos a nova amizade e possíveis outros sentimentos crescendo entre os dois, ao mesmo tempo que a série também nos mostra o amor não correspondido de Wook por Yeo Reum.

As diferentes personalidades de cada personagem conferem à trama desta animação características com as quais é fácil se identificar e que fazem o espectador querer acompanhar o desenlaçar dos romances.

13. Tsurezure Children

animes com romance escolar

Ano: 2017
Episódios: 12
Gênero: Shōnen

Vários casais, diferentes tipos de relacionamentos, com muito humor e muito romance para mexer com o coração do espectador. Este é Tsurezure Children. O anime nos apresenta a um grupo de estudantes do Ensino Médio, mas não há apenas um casal principal na trama, mas sim vários.

O primeiro momento em que se percebe um sentimento diferente, o período da conquista desajeitada entre adolescentes, o início do namoro e as dificuldades pelas quais os romances juvenis podem passar são pontos abordados nas diferentes dinâmicas entre os casais do anime. Um desses animes que vai te conquistar e te fazer rir e chorar no mesmo episódio.

14. Rainbow Days

animes com romance escolar

Ano: 2016
Episódios: 24
Gênero: Shōjo

Natsuki é um romântico incorrigível. Logo depois de levar um fora de sua ex-namorada, ele se encontra com uma garota na rua e se apaixona por ela. Após descobrir que ela frequenta a sua escola, ele vai lutar contra diferentes obstáculos para conquistá-la.

Tomoya é um playboy popular entre as garotas, embora nunca tenha tido um compromisso real. Quando ele percebe ter sentimentos por sua amiga Mari, ele precisa achar uma forma de fazer a garota levá-lo a sério.

Keiichi tem fetiches sádicos secretos e costuma gostar de mulheres mais velhas. Mas é a irmã de Tomoya, Nozomi, que vai tentar conquistá-lo. Já Tsuyoshi é um otaku que passa a maior parte de seu tempo lendo mangás e jogando videogames, a não ser quando está com a namorada Yukiko, que também se interessa por esse universo.

O anime acompanha esses quatro amigos em seu caminho entre o Ensino Médio e a faculdade, enquanto seus relacionamentos amadurecem.

15. Toradora!

animes com romance escolar

Ano: 2008/2009
Episódios: 25
Gênero: Shōnen

Ryūji Takasu e Taiga Aisaka são os últimos adolescentes que poderíamos esperar ver andando juntos. Ryūji é gentil e educado, mas acaba assustando seus colegas de escola com suas expressões faciais, que fazem com que ele pareça um delinquente. Taiga, por outro lado, tem uma aparência angelical, mas demonstra um temperamento explosivo e irratadiço.

A antipatia é quase imediata quando eles se conhecem. Mas um interesse em comum os unem: Taiga é apaixonada pelo melhor amigo de Ryūji, e Ryūji é apaixonado pela melhor amiga de Taiga. Com um acordo para se ajudarem, eles acabam se aproximando e descobrindo sentimentos um pelo outro.

SAIBA MAIS!