"Vamos ver um anime? Qual você prefere? Um shounen cômico, um Mahō shoujo ou um seinen clássico?" 

Se você ainda está começando a sua caminhada pelo universo Otaku, então talvez alguns destes termos te soem como japonês... (OH, WAIT!)

Brincadeiras a parte, preparamos um guia básico para você aprender de uma vez por todas como classificar os seus animes preferidos. Confira!

Classificações dos animes

Muita gente pensa que Shounen, Shoujo, Seinen e Josei são gêneros de animes e mangás, mas na realidade não são. Estes são os nomes das classificações dos públicos-alvos das produções, ou seja, determinando se aquele anime é indicado para qual faixa etária.

Shounen

DBZ

Significa "menino" na livre tradução a partir do japonês. Este tipo de anime é direcionado ao público masculino jovem (adolescentes, principalmente), entre os 12 e 18 anos de idade. Esta é considerada a classificação mais popular de animes e mangás. 

A história dos animes shounen costuma ser focada no desenvolvimento e jornada do herói, que neste caso é do gênero masculino. 

Podem existir shounens de diversos gêneros e subgêneros (comédia, romance, etc), no entanto, os animes de ação são os mais comuns. Neste caso, também é constante a presença de estereótipos típicos deste gênero, como diálogos enormes ao longo das batalhas, por exemplo.

Naruto, Dragon Ball, Os Cavaleiros do Zodíaco, Bleach e One Piece são alguns dos animes Shounen mais conhecidos. 

Shoujo

sakura

Significa "menina" na livre tradução. Os animes Shoujo também são direcionados para o público jovem, mas principalmente do gênero feminino. A trama das séries costuma apresentar uma menina como protagonista, sendo as histórias mais focadas em dramas, romances e demais eventos que marcam o desenvolvimento da mulher.

Assim como os animes Shounen, os Shoujos também podem ser de diferentes gêneros, como o Mahō shoujo, um subgênero que apresenta personagens guerreiras e com poderes mágicos (a Sailor Moon é um bom exemplo).

Além de Sailor Moon, outros animes que são bastante populares deste gênero são: Sakura Cardcaptor, Nana, Candy Candy e Colégio Ouran Host Club.

Seinen

berserk

Significa "adulto" ou "homem adulto". Como o nome sugere, estes animes são feitos para um público mais maduro, normalmente entre os 18 e 40 anos. Os Seinens são destinados ao gênero masculino, contendo temas complexos e que não seriam apropriados para os mais jovens

Conteúdo erótico e cenas com muita violência também fazem parte das produções Seinen.

One Punch Man, Berserk, Ghost in the Shell, Tokyo Ghoul e Akira são alguns exemplos de animes Seinen de sucesso.

Josei

nodame

Significa literalmente "mulher". Assim como o Seinen, este tipo de anime é feito para um público adulto, mas do gênero feminino. Em suma, o Josei representa o amadurecimento do Shoujo, apresentando questões comuns do cotidiano das mulheres a partir de um ponto de vista realista.

Exemplos de Josei: Chihayafuru, Nodame Cantabile. Paradise Kiss, Natsuyuki Rendezvous e Usagi Drop.

Kodomo

hamtaro

Significa literalmente "crianças". São animes feitos com foco as crianças, como o nome sugere, principalmente entre os 4 e 10 anos. 

As histórias Kodomo costumam transmitir importantes lições para os mais novos, como respeitar os mais velhos, por exemplo. Os enredos são simples e de fácil compreensão. A importância da amizade e a valorização de valores fraternais e familiares também são comuns neste tipo de anime.

Hamtaro, Pokémon, Beyblade, Doraemon e Heidi são alguns dos títulos mais populares de animes Kodomo.

Gêneros de animes

A partir da classificação dos animes, estes ainda podem ser divididos em vários gêneros e subgêneros diferentes, de acordo com a temática ou estética que apresentam.

Confira alguns dos gêneros e subgêneros que são mais comuns:

Shoujo-ai: histórias que se focam no romance entre garotas (sem cenas explícitas).

Bishoujo: são os animes que têm como personagem principal uma garota (ou grupo de garotas) muito bonita.

Shounen-ai: histórias que se focam no romance entre garotos (sem cenas explicitas).

Bishounen: são os animes com personagens masculinos que são considerados bonitos.

Kemono: anime onde os personagens principais são animais.

Mecha: animes com robôs gigantes. 

code guess

Ecchi: são animes que não apresentam um enredo muito elaborado e são destinados para maiores de 18 anos.

Gender Blender: animes que apresentam personagens que trocam de gênero (homem que assume personalidade de mulher e vice-versa).

Hentai: são os animes com cenas explícitas ou censuradas, normalmente com alguma carga de humor. 

Gore: são animes com muito sangue e violência, normalmente apresentando temáticas sombrias e sobrenaturais.

death note

Slice of Life (SoL): são animes que se focam em histórias que contam o cotidiano do personagem, seja sobre toda a sua vida ou abordando apenas um período específico.

Aniparô: animes que fazem paródia de outros animes ou mangás.

Vida Escolar: histórias que se passam em ambientes escolares, com protagonistas que são estudantes.

Harem: animes que apresentam um protagonista do gênero masculino rodeado por outros do gênero feminino. Por norma, estes animes também costumam ser comédias românticas. O Gyaku Harem é uma espécie de "harem invertido", pois apresenta uma protagonista mulher que é cercada por homens, sendo estes apaixonados por ela.

E a lista não para! Existem MUITOS gêneros e subgêneros de animes e mangás por aí. Entre outros estilos que são comuns e fazem sucesso estão o Sci-Fi (ficção científica), Comédia, Horror, Romance, Western (faroeste), Guerra, entre outros.

Agora que você já sabe identificar os principais estilos e gêneros de animes, conte nos comentários qual a classificação dos seus preferidos!