Confira os melhores e mais divertidos animes Shoujo de sempre

O anime Shoujo é direcionado para garotas adolescentes ou jovens mulheres e se foca em uma protagonista e suas peripécias românticas. Originalmente, eram artistas homens que se dedicavam a estas histórias, mas, a partir dos anos 60, as mulheres começaram a marcar seu lugar na indústria, falando em assuntos que consideravam seus.

Nos dias de hoje, o anime Shoujo se tornou popular com todo o tipo de audiências, não se focando apenas nas aventuras amorosas femininas.

Confira a lista dos melhores animes Shoujo e comece a assistir a horas de diversão!

My Love Story!! (2015)

俺物語!! 

my love story

Episódios: 24

My Love Story!! difere um pouco do clássico anime Shoujo, pois seu foco se centra nos sentimentos e emoções de um garoto. Takeo é alto e musculoso, intimidando as garotas de seu colégio devido a sua aparência. Estas acabam se apaixonando sempre por seu melhor amigo Makoto, que é gentil e bonito.

Um dia, Takeo salva a pequena Rinko, ficando imediatamente apaixonado por ela. Porém, seguindo a lógica de toda sua vida, ele acredita que a menina gosta de seu Makoto e, então, faz os possíveis para juntas os dois.

My Love Story!! é um anime amoroso e divertido, mas com uma mensagem muito importante: devemos aceitar nosso verdadeiro eu, pois apenas assim encontraremos nosso parceiro ideal.

Yona of the Dawn (2014 - 1015)

暁のヨナ

yona

Episódios: 24

A luxuosa vida da princesa Yona dá uma reviravolta com o assassinato de seu pai após a traição de seu primo Su-won. A garota tem então de fugir com seu guarda-costas real, Son Hak, de forma a salvar sua própria vida. É assim que a princesa descobre que o reino de Kouka não é o conto de fadas que ela pensava, mas sim um local cheio de pobreza e corrupção.

Yona of the Dawn conta a história de alguém que é forçado a aprender o que é ser uma pessoa comum em um mundo duro. Yona é traída por alguém que confia e forçada a fugir enquanto vê seu pequeno mundo colapsar.

Também a trilha sonora é inspiradora e, junto com uma trama emocionante, faz desse anime um dos melhores do gênero.

Vampire Knight (2008)

ヴァンパイア騎士

vampire knight

Episódios: 13 + 13

O colégio Cross é famoso por ter duas turmas isoladas: a turma do Dia, que consiste em humanos normais, e a turma da Noite, frequentada por vampiros. O objetivo principal do local é promover a convivência pacífica entre ambas as espécies e, para isso, existem regras que precisam ser cumpridas. E para fiscalizar tudo isso existem alunos da turma do Dia chamados de Monitores ou Guardiões do Colégio.

Porém, Yuki Cross, uma dessas guardiãs, começa se sentindo cada vez mais atraída por um vampiro misterioso chamado Kaname Kuran. Isso vai fazer com que ela entre em alguns conflitos emocionais para os quais pode não estar preparada.

Vampire Knight é um dos animes Shoujo mais populares, particularmente devido a sua temática sombria e gótica, misturando terror e romance.

Blue Spring Ride (2014)

アオハライド

blue spring ride

Episódios: 12

Futaba Yoshioka sempre chamou a atenção dos garotos e, por isso, era posta de lado por suas colegas no colégio. Agora em uma nova escola, a garota decide mudar sua atitude por completo, se tornando em uma maria-rapaz de apetite voraz e batendo os pés ao andar.

No entanto, seus planos ficam complicados ao reencontrar Takana-kun, um garoto de seu antigo colégio por quem ela é apaixonada.

Blue Spring Ride é uma viagem ao centro das turbulentas emoções da adolescência. A cada episódio que passa, o público fica cada vez mais apegado aos personagens e a suas lutas interiores.

Lovely Complex (2007)

ラブ★コン

lovely complex

Episódios: 24

Lovely Complex é uma mistura de comédia, amor e angústia. Seus personagens são cheios de vida, mas são também sofredores de tristezas interiores.

Risa Koizumi tem 172 cm, sendo uma das garotas mais altas da escola. Já Atsushi Ootani é considerado bastante baixo com seus 156 cm de altura. Além disso, os dois passam a vida discutindo. Mas, com o passar do tempo, os dois começam a perceber que têm mais em comum do que pensam.

Fruits Basket (2001)

フルーツバスケット

fruits basket

Episódios: 26

Tooru Honda acaba vivendo em uma tenda após a morte de sua mãe. Isto até seus colegas Yuki e Shigure Souma oferecerem um local em sua casa para ela viver. Mas os garotos estão escondendo um segredo, o qual Tooru acaba por descobrir. Na verdade, a família Souma está amaldiçoada e os garotos se transformam em animais do zodíaco chinês ao serem abraçados por alguém do sexo oposto.

Fruits Basket se destaca da maioria dos animes Shoujo devido à forma como os personagens crescem emocionalmente. E, embora com muitos momentos amorosos e divertidos, a série oferece alguns dos arcos mais dramáticos que você pode assistir.

My Little Monster (2012)

となりの怪物くん

my little monster

Episódios: 13

Shizuku é uma menina focada em seus deveres escolares de tal forma que tem uma visão fria da vida. É quando ela começa a levar notas a Haru, um colega que deixou o colégio após uma luta, que a garota começa a ver mais da vida para além da rotina estéril em que vive.

Shizuku e Haru são dois personagens que conhecem muito pouco de interação humana e a força de My Little Monster está na forma como os dois tentam aprender a dominar suas emoções.

Kaichō wa Maid-sama! (2010)

会長はメイド様!

Maid Sama

Episódios: 26

Misaki Ayuzawa consegue ser a primeira garota a chegar a presidente da associação de estudantes em uma escola que até então havia sido frequentada apenas por garotos. Além de boa aluna, ela é também mestre em Aikido e faz de tudo para melhorar a vida escolar de suas colegas, mesmo que tenha de usar suas habilidades em garotos mal comportados.

Porém, apesar de sua reputação como menina que não gosta de meninos, Misaki trabalha secretamente em um maid café. É aí que um dos garotos mais populares da escola, Takumi Usui, descobre seu segredo e ameaça destruir sua reputação.

Kaichō wa Maid-sama! é uma típica comedia romântica, em que duas pessoas com personalidades opostas começam a quebrar suas próprias barreiras.

Ouran High School Host Club (2006)

桜蘭高校ホスト部

Ouran

Episódios: 26

Haruhi Fujioka parte acidentalmente um valioso jarro no clube secreto de seu colégio, onde um grupo de alunos recebe meninas para as divertir. Isso faz com que a garota fique em dívida para com os excêntricos membros do clube e, por isso, comece a trabalhar para o clube.

Esse anime é uma história de amor hilária, com personagens divertidos e estranhos. Na verdade, a forma como os personagens crescem emocionalmente, consegue trazer uma grande profundidade a uma trama que, por vezes, parece muito leve. E, embora a série seja episódica, você vai acabar o anime com uma sensação de final feliz.

Kamisama Kiss (2012 - 1015)

神様はじめました

Kamisama

Episódios: 13 + 12

Devido às dívidas do pai, Nanami Momozono perde sua casa e fica vivendo na rua. Mas mesmo assim, ela não hesita em salvar um homem que encontra nas ruas. Esse homem misterioso é, afinal, um deus, e ele a envia para seu templo em ruínas para que Nanami tome seu lugar e suas funções. É aí que ela conhece um garoto com orelhas de raposa, de quem tem de ganhar a confiança para ter sucesso em sua missão.

Kamisama Kiss é um anime divertido e repleto de elementos sobrenaturais. Nanami é uma protagonista forte e determinada e a história se desenrola em torno de sua relação com Tomoe, o garoto-raposa, e em como ela o vai ajudar a voltar a abrir o seu coração aos humanos.

Subgênero: Mahou Shoujo

Esse é o subgênero do Shoujo mais popular de sempre, contando a história de protagonistas fortes e guerreiras: as garotas mágicas.

O primeiro manga Mahou Shoujo a ser lançado foi A Princesa e o Cavaleiro, em 1953. Mas o gênero ganhou sua maior notoriedade com Pretty Guardian Sailor Moon, que revitalizou as garotas mágicas nos anos 90.

Na verdade, o Mahou Shoujo ganhou tanto sucesso a partir daí que se tornou base de várias série ocidentais, como Winx Club e My Little Pony: Equestria Girls.

Conheça, então, alguns dos melhores exemplos!

Pretty Guardian Sailor Moon (1992 - 1997)

美少女戦士セーラームーン

sailor moon

Episódios: 46 + 43 + 38 + 39 + 34

Pretty Guardian Sailor Moon é o epíteto de garotas mágicas. A história se foca em Usagi Tsukino, uma garota desastrada e romântica que descobre ser a reencarnação de uma guerreira do amor e da justiça. Ela é então repentinamente lançada em um mundo de poderes mágicos e novas responsabilidades por uma gata falante, se tornando na líder de um grupo de Guardiãs.

Juntas, as garotas lutam contra ameaças terríveis para salvar a Terra, nunca perdendo sua capacidade de amar e nunca desistindo mesmo quando tudo parece perdido.

Pretty Guardian Sailor Moon é, sem dúvida, o mais popular e importante anime Mahou Shoujo da era moderna, tendo popularizado a ideia de garotas guerreiras que são fortes mas sensíveis e românticas. Além disso, o anime não se deve apenas ao sucesso de sua protagonista, mas sim com o conjunto de todas as guerreiras, cada uma com sua personalidade e atributos, fazendo todas as garotas do mundo se sentir parte da equipe.

Cardcaptor Sakura (1998 - 2000)

カードキャプターさくら

sakura

Episódios: 70

Sakura Kinomoto é uma garota de dez anos lidando com seus problemas sociais e acadêmicos quando, acidentalmente, liberta um baralho de cartas mágicas. Ela tem agora de as recuperar e, para o conseguir, é necessário derrotá-las em batalhas mágicas.

Cardcaptor Sakura é direcionado a um público bem jovem, mas o anime tem conseguido atingir níveis de sucesso em todas as faixas etárias devido a sua excelente caracterização emocional da protagonista e seus companheiros.

Puella Magi Madoka Magica (2011)

魔法少女まどか☆マギカ

Madoka

Episódios: 12

Ao pensarmos em Mahou Shoujo, é fácil nos lembrarmos de garotas animadas e fortes, que vencem o mal e tudo fica bem no final. Mas, no caso de Puella Magi Madoka Magica, assistimos a uma desconstrução do gênero, tocando em temas sombrios e trágicos.

Após forjar um contrato com uma aparente inocente criatura, cinco garotas acabam tendo de lutar contra criaturas maléficas conhecidas como Bruxas. Porém, a morte e a violência passam a ser algo inevitável.

Puella Magi Madoka Magica mostra ao público as consequências de lutar por sua vida e que, por vezes, a magia nem sempre é a resposta para certas situações. O anime toca em temas trágicos, envoltos em ambientes sombrios que o vão fazer pensar duas vezes se realmente é positivo ser uma garota mágica.

Shugo Chara! (2007 - 2010)

しゅごキャラ!

Shugo

Episódios: 51 + 51 + 25

Shugo Chara! traz um conceito inovador ao gênero. Aqui não existem uniformes especiais nem sequências de transformação. Amu é uma garota popular em seu colégio, mas que na verdade é tímida. Porém, tudo muda quando encontra três ovos que se transformam em Guardiões. É aí que começa sua aventura em busca de ovos que se transformam tanto em sonhos como em pesadelos.

Esse anime se foca na força que o amor-próprio e a personalidade forte podem ter na nossa vida. O público é levado de teste em teste e de batalha em batalha enquanto vê o grupo de protagonistas aprender a crescer.

Princess Tutu (2002 - 2003)

プリンセスチュチュ

princess tutu

Episódios: 26

Ahiru é uma garota desastrada que parece humana, mas na verdade é um pato. Ela pode também se transformar em uma bailarina chamada Princesa Tutu. Com esta transformação, Ahiru consegue tocar nos corações das pessoas, as ajudando com seus problemas.

A história de Princess Tutu é um conto dentro de um conto, em que a protagonista terá de decidir se aceita ou não seu destino e forma original.

Todas as cenas são importantes para o desenvolver da trama e a música, baseada no Lago dos Cisnes, foi coreografada de forma a servir o anime como metáfora dos conflitos pessoais dos personagens.

Sendo um dos melhores exemplos de um drama épico no gênero, Princess Tutu toca de forma maravilhosa em temas como a liberdade, o destino e o amor perdido.