Guia de Animes Antigos | Os melhores animes das décadas de 90, 80 e 70

Os animes estão mais em alta do que nunca! Com as novas tecnologias e o avanço da internet, o acesso às aclamadas animações japonesas cresceu no mesmo ritmo que o número de fãs do gênero. Mas esse sucesso teve início lá atrás, na infância de muitos de nós.

Mesmo sem os recursos que temos atualmente, muitos animes hoje considerados antigos fizeram grande sucesso e marcaram seu lugar na história como grandes produções. E está na hora de relembrarmos eles aqui. Então segura a nostalgia e vem conferir os melhores animes das décadas de 90, 80 e 70.

ANOS 1990

Trigun

  • Lançado em: 1998
  • Número de episódios: 26

Trigun acompanha a história de Vash the Stampede, um homem bom e que não gosta de machucar ninguém, mas que começa a ser considerado perigoso em várias cidades por uma série de incidentes que acontecem ao seu redor. Uma recompensa de 60 bilhões de dólares por sua cabeça faz com que vários caçadores de recompensa o sigam, e são esses caçadores geralmente os responsáveis pelos incidentes que alimentam a má fama de Vash. A jornada se torna cada vez mais emocionante e perigosa quando ele precisa enfrentar seu passado.

Cowboy Bebop

  • Lançado em: 1998
  • Número de episódios: 26

Provavelmente um dos animes antigos mais famosos, Cowboy Bebop acompanha um grupo de caçadores de recompensa que trabalham para a polícia capturando criminosos pelo espaço, no ano 2071. Emocionante, engraçado e cheio de ação, o anime também se destaca por sua trilha sonora impecável, trabalhada em muito jazz e até MPB. Um filme live-action baseado no anime está em desenvolvimento.

Yu Yu Hakusho

  • Lançado em: 1992
  • Número de episódios: 112

Em um misto de emoção, ação e diversão, acompanhamos a história de Yusuke Urameshi, um jovem delinquente de 14 anos que morre ao salvar um menino que ia ser atropelado. A surpresa do plano espiritual com a boa ação de Yusuke lhe rendeu uma nova chance de viver. Enquanto seu destino seria decidido, ele voltaria à vida como um "detetive sobrenatural", encarregado de investigar atividades sobrenaturais no mundo humano.

Samurai X

  • Lançado em: 1996
  • Número de episódios: 94

Ambientado nos primeiros anos da Era Meiji no Japão, esse anime acompanha a história de Kenshin Himura, outrora um perigoso espadachim conhecido como Hitokiri Battousai, mas que seguiu um novo caminho e prometeu nunca mais matar. Sua vida toma outro rumo após conhecer a jovem Kaoru Kamiya, que estava sendo ameaçada por um homem que tentava usar o nome de Battousai. Sua determinação para proteger os fracos e não voltar a tirar a vida de ninguém é testada quando poderosos inimigos surgem.

Neon Genesis Evangelion

  • Lançado em: 1995
  • Número de episódios: 26

Anos após criaturas gigantes chamadas de Anjos causarem o caos na Terra, a organização paramilitar Nerv conta com a habilidade de seus pilotos para comandarem as Unidades Evangelion, biomáquinas gigantes. Nesse contexto, conhecemos Shinji Ikari, um jovem de 14 anos que acaba recrutado pela organização. Este anime é conhecimento também por incluir temas e simbolismos de diferentes religiões, como Cristianismo, Judaísmo, Xintoísmo e Cabala.

Excel Saga

  • Lançado em: 1999
  • Número de episódios: 26

A história desse anime de comédia acompanha a organização secreta ACROSS, que tem como objetivo acabar de vez com todo tipo de corrupção. Liderada pelo Lorde Ilpalazzo e apenas com duas funcionárias, Excel e Hyatt, a organização faz tentativas absurdas de acabar com a corrupção em músicas esdrúxulas, mangás e outra obras, incluindo até mesmo o assassinato do autor da Excel Saga.

Hunter x Hunter

  • Lançado em: 1999
  • Número de episódios: 62

Baseado no mangá publicado em 1998, Hunter x Hunter ganhou sua primeira adaptação em anime em 1999. A trama acompanha o jovem Gon, que se dispõe a participar de um duro treinamento e de uma série de estranhos e difíceis testes para realizar seu sonho de se tornar um hunter (caçador). No seu caminho, conhecerá grandes amigos, como Kurapika, Killua e Leorio.

Extremamente querido pelos fãs, o anime ganhou uma nova versão em 2011, com um design mais moderno, dois filmes e mais história que o anime original, visto que o mangá já tinha avançado mais. O anime de 1999, por sua vez, conta com um musical e três OVAs.

ANOS 1980

Dragon Ball

  • Lançado em: 1986
  • Número de episódios: 153

Se você cresceu na década de 1990 e curtia animes, muito provavelmente Dragon Ball foi um dos primeiros que você acompanhou. Embora tenha marcado os anos 90, contudo, as aventuras de Goku foram lançadas em 1986. Muito antes de todos os gigantes arcos de continuações como Dragon Ball Z e Dragon Ball Super, acompanhamos um Goku ainda criança em sua busca pelas sete esferas do dragão. É já neste início, inclusive, que conhecemos os icônicos Mestre Kame, Kuririn, Piccolo, entre outros personagens.

Hokuto no Ken

  • Lançado em: 1984
  • Número de episódios: 109

Kenshiro é o sucessor do mortal estilo de arte marcial Hokuto Shinken, que o capacita para matar seus adversários violentamente por meio de golpes em pontos vitais secretos do corpo humano. O guerreiro usa suas habilidades para combater criminosos e malfeitores, mas precisará testar seus limites para recuperar sua amada Yuria, sequestrada pelo vilão Shin.

Esse aclamado anime de luta ganhou duas adaptações, uma em 1984, com 109 episódios; e outra em 1988, com 43 episódios. Além disso, o anime conta com filmes, OVAs e games e spin-offs.

Ranma ½

  • Lançado em: 1989
  • Número de episódios: 161

Do final da década de 1980, já pegando o começo da de 1990, essa história foi adaptada em dois animes, exibidos na televisão japonesa entre 1989 e 1992. A trama acompanha um jovem guerreiro que sempre se dedicou ao treino de artes marciais. Em uma viagem de treinamento, ele e seu pai são amaldiçoados. A partir daí, ao ser molhado com água fria, Ranma se transforma em uma mulher, e só retorna a seu gênero original após tocar a água quente. O mesmo processo vale para seu pai, mas ele se transforma em um panda.

A cômica e emocionante aventura de Ranma para se livrar da maldição ainda ganhou três filmes, 14 OVAs e um especial de televisão.

Voltron: O Defensor do Universo

  • Lançado em: 1984
  • Número de episódios: 50

Esse anime acompanha um grupo de exploradores do espaço que pilotam um robô gigante cujo nome é o título da série. Extremamente popular desde sua primeira transmissão, ganhou sequência, histórias em quadrinhos, chegou a ser licenciada no Brasil e, mais recentemente, ganhou uma nova versão na Netflix. Em 2016, a plataforma de streaming lançou o Voltron: O Defensor Lendário, em parceria com a DreamWorks Animation. Ainda assim, vale conferir o anime original.

Guerra das Galáxias

  • Lançado em: 1982
  • Número de episódios: 36

Por combinar elementos de mecha (robôs gigantes), romances em tempos de guerra e vitórias por meios não convencionais em meio a batalhas apocalípticas, The Super Dimension Fortress Macross (título original) é considerado um clássico do gênero anime em diferentes países pelo mundo. A trama acompanha um triângulo amoroso entre os protagonistas, que se veem envolvidos na primeira guerra galáctica alienígena-humana.

ANOS 1970

Mobile Suit Gundam

  • Lançado em: 1979
  • Número de episódios: 43

Também conhecido como Gundam 0079, esse anime do gênero mecha (robôs gigantes) retrata um momento no futuro em que a humanidade se mudou para o espaço, após poluir e superlotar a Terra. Uma das colônias, conhecidas como sides, declara independência e, anos depois, entra em guerra com a Terra. Para atacar o planeta, a chamada República de Zeon conta com armas nucleares e biológicas e robôs de guerra gigantes.

Dois anos após o lançamento do anime, o estúdio resolveu relançar a série nos cinemas, compactando a trama em três filmes: Mobile Suit Gundam I (1981), Mobile Suit Gundam II: Soldiers of Sorrow (1981) e Mobile Suit Gundam III: Encounters in Space (1982).

Lupin III

  • Lançado em: 1971
  • Número de episódios: 23

A trama desse anime acompanha Arsène Lupin III e o grupo de ladrões que ele lidera. O protagonista é neto de Arsène Lupin, o ladrão cavalheiro da série de romances de Maurice Leblanc. Os personagens conquistaram grande popularidade por todo o mundo, chegando a ganhar filmes, OVAs, especiais anuais na televisão, CDs de música, um musical e jogos de videogames.

Ashita no Joe

  • Lançado em: 1970
  • Número de episódios: 79

Baseado no mangá de 1968, o anime nos apresenta o boxeador Danpei Tange. Frustrado com sua carreira como esportista e treinador, após perder a visão de um dos olhos e ser traído pelo discípulo que treinava, Danpei passa a viver como mendigo nas ruas, bebendo todos os dias. Quando conhece o jovem delinquente Joe Yabuki, contudo, ele enxerga além das brigas e trapaças do garoto e investe em sua força e agilidade para torná-lo um campeão de boxe.

Ashita no Joe fez história no Japão, mas não apenas por sua popularidade enquanto entretenimento. Por muitos anos, Joe Yabuki foi utilizado em campanhas políticas do povo, como um símbolo da juventude das periferias. Quando o mangá chegou ao fim, milhares de jovens japoneses fizeram uma passeata para homenagear a obra.

E aí, tem mais alguma indicação? Deixamos algum de fora?

FIQUE POR DENTRO

30 Animes interessantes que você não pode deixar de assistir!

20 Melhores Animes de Terror para você assistir (se tiver coragem)

Conheça os 20 melhores animes de comédia

12 melhores animes na Netflix que você não pode perder! (2019)

Qual o seu tipo de anime favorito? Descubra os principais gêneros e saiba identificá-los!