7 Fatos importantes sobre Karma (Xi'an Coy Manh) dos Novos Mutantes!

Criada por Chris Claremont e Frank Miller, Karma é uma das heroínas fundadoras do time dos Novos Mutantes. No entanto, a sua primeira aparição nos quadrinhos foi na Marvel Team-Up #100, lançada em 1980, dois anos antes da publicação de estreia de The New Mutants.

Xi’an “Shan” Coy Manh (a.k.a Karma) é uma mutante vietnamita com o dom de "controlar" a mente e o corpo de outras pessoas. Com um forte senso familiar, a jovem já passou por barras pesadas na vida, o que fez com que se tornasse uma heroína forte e resiliente.

Separamos alguns fatos sobre Karma que explicam bem o motivo desta mutante ser tão determinada e poderosa. Confira!

Um passado cheio de cicatrizes

Karma - Aficionados

Xi'an "Shan" (modo como o falante da língua inglesa pronuncia o nome "Xi'an"), já sofreu muito na vida. As experiências traumáticas que viveu durante a infância deixaram uma marca dentro de si, justificando a incrível força e determinação que possui.

Para começar, a jovem teve que enfrentar os horrores da Guerra do Vietnã, ao lado do seu pai (que era coronel do Exército da República do Vietnã), sua mãe e seus irmãos. No entanto, o pesadelo da família Coy Manh ainda estava por vir... 

Coronel Coy, o tio de Xi'an, percebendo que iria perder a guerra, sequestrou Tran, o irmão gêmeo da jovem. Este compartilhava dos mesmos poderes que sua irmã, e o objetivo de Coy era usar os dons do rapaz para dominar o crime na Costa Oeste dos EUA.

Deixada para trás com o restante da família, Xi'an somente pôde salvar seu pai, mãe e irmãos (os dois mais novos) graças aos seus poderes. 

A família conseguiu um barco para fugir em direção ao "Novo Mundo", mas durante a viagem foram atacados por um grupo de piratas. Os assaltantes massacraram todos os refugiados, roubando os seus bens de valor e estuprando todas as mulheres. Xi'an não foi poupada e, com apenas 13 anos, foi violentada pelos piratas. 

Ao contrário de sua mãe, Xi'an sobreviveu ao estupro, sendo salva, junto com os irmãos mais novos, pela marinha dos Estados Unidos. Eles foram resgatados e levados para a América como refugiados de guerra.

Xi'an já foi o Homem-Aranha

karma

Antes de entrar para os Novos Mutantes, a primeira coisa que Xi'an fez quando pisou em terras americanas foi localizar o seu irmão gêmeo desaparecido, Tran. A jovem descobriu que ele atuava no mundo do crime ao lado de seu tio, General Coy, e precisava fazer algo para tirá-lo das garras desse maníaco.

Ela estava Nova York quando viu que os jornais noticiavam os atos de um "perigoso criminoso" intitulado Homem-Aranha (Peter Parker). Xi'an viu então a sua oportunidade de enfrentar o seu tio e recuperar Tran, apossando-se do corpo do Spider-Man. A jovem não tinha tanto receio em usar os seus poderes contra foras da lei. 

Assumindo o corpo do Homem-Aranha, Xi'an localizou o seu tio e irmão, mas não conseguiu cumprir a sua missão, pois foi interrompida pelo Quarteto Fantástico que percebeu algo de estranho no herói aracnídeo. 

Quando teve a oportunidade de explicar para o Quarteto e para o Homem-Aranha as suas intenções, estes se uniram a Xi'an para libertar o seu irmão. Mas a história não termina com um final feliz... 

Durante o confronto final contra Tran, Xi'an usa um nível de possessão tão forte contra o seu irmão que acaba absorvendo-o completamente. Este foi um trauma muito intenso para a jovem, que quase nunca menciona este episódio de sua vida para alguém.

Seus poderes

karma 3

O principal poder de "Shan" é possuir a mente de outras criaturas, conseguindo controlar o corpo de pessoas e animais. Ela consegue projetar ondas de energia psiônica que superam a consciência do alvo, fazendo com que este entre em estado de inconsciência. Assim, Xi'an assume o controle da mente e, consequentemente, do corpo da pessoa.

No entanto, a sua capacidade de controlar as memórias e percepções dos outros é limitada, mas mesmo assim ainda consegue fazer algumas alterações neste aspecto. Ela é capaz de fazer as suas vítimas entrarem em sono profundo ou revelarem informações importantes, por exemplo.

Mesmo não sendo o seu corpo, quando está possuindo alguém e este recebe um golpe, Xi'an sente o feedback da dor no nível mental. Por este motivo que a mutante nunca comete suicídio quando possui um inimigo, pois os danos que isso provocaria para ela seriam enormes. No entanto, como pouca gente sabe dessa sua fraqueza, Xi'an constantemente ameaça cometer suicídio para assustar os seus inimigos.

Quando foi possuída pelo Rei das Sombras, outras habilidades foram desenvolvidas, como a telepatia, por exemplo, e a capacidade de controlar diversos corpos simultaneamente. 

Mas, por mais incrível que seja o seu poder, nem tudo é fantástico, como era de se esperar... 

Uma grande fraqueza

Caso fique muito tempo sob a posse de alguém, a mutante acaba desenvolvendo uma personalidade idêntica ao do seu "anfitrião". Xi'an começa a pensar e a agir de acordo com o seu hospedeiro e, consequentemente, se transforma numa subordinada da personalidade deste.

A primeira dos Novos Mutantes

karma novos mutantes

Após Xi'an conhecer o Quarteto Fantástico, Reed Richards (o Senhor Fantástico) recomendou a jovem ao Professor Xavier. Vale lembrar que na época o Professor X estava sob influência da Ninhada e, por este motivo, ficou relutante em criar o novo grupo.

A vietnamita foi a primeira a fazer parte do novo time de jovens heróis, principalmente pelo fato de já ter surgido anteriormente nas HQ's da Marvel e o seu background já ser conhecido pelos fãs.

Por ser a mais velha entre os outros integrantes, Karma (nome que assumiu quando entrou para os Novos Mutantes) foi a líder da equipe em diversas missões. Além disso, levando em consideração o seu passado, esta é a mutante mais matura do time. 

Possuída pelo Rei das Sombras

karma rei das sombras

Durante um período, os amigos de Karma pensaram que a heroína tivesse morrido após o seu combate contra a Víbora. No entanto, vários meses depois descobriram que na realidade havia sido possuída pelo terrível Rei das Sombras

O vilão estava se aproveitando dos poderes da mutante para construir um império criminoso. Karma passou a controlar as pessoas ao seu redor e a usá-las como escravas. 

E para piorar a condição da jovem, o Rei das Sombras, com o seu apetite monstruoso, transformou Xi'an numa mulher incrivelmente obesa e que mal conseguia se manter em pé. 

Quando descobriram que a sua companheira de equipe estava viva, os Novos Mutantes decidiram resgatá-la do domínio do Rei das Sombras. Porém, todos os foram possuídos pela "Karma do mal", com exceção de Magia e Warlock. Estes foram os responsáveis por libertar Karma do Rei das Sombras. A partir de então começou uma intensa batalha psíquica entre a mutante e o vilão, onde a Nova Mutante saiu vitoriosa. O Rei das Sombras foi exilado de volta para o Plano Astral.

Madripoor e a busca por seus irmãos

karma e irmaos

Como já dissemos, Karma sempre teve um forte sentindo de proteção pelos seus amigos e familiares, principalmente em relação aos seus irmãos mais novos - Leong e Nga

Durante o evento que ficou conhecido como Massacre dos Mutantes, os dois desapareceram, fazendo com que Karma partisse para uma longa trajetória atrás do paradeiro das crianças. 

Na tentativa de obter informações sobre onde os seus irmãos poderiam estar, Xi'an invadiu o quartel general do Clube do Inferno, mas acabou sendo descoberta pelo Magneto. Este prometeu que ajudaria a mutante a encontrar Leong e Nga e, por um tempo, Karma aceitou o auxílio.

Mas, como já deu para perceber, Xi'an não é do tipo que gosta de esperar pelos outros... Assim, ela abandona os Novos Mutantes para atuar sozinha e decide se alistar novamente ao grupo criminoso do seu tio, General Coy, na tentativa de encontrar os irmãos.

A jovem foi para Madripoor e fez um acordo com Coy: trabalharia para ele em troca de informações sobre o paradeiro de Leong e Nga. Depois de muitos conflitos, a jovem consegue localizar os irmãos, que haviam sofrido lavagem cerebral e modificados geneticamente por Espiral, transformando as crianças em escravas de Víbora!

O objetivo de Víbora era se vingar dos Coy, pois esta, assim como toda a sua família, foi em outrora escravizada por Tran, sob ordens do General. Karma e os Novos Mutantes conseguiram, no entanto, regatar os gêmeos e impedir os planos de vingança de Víbora.

Karma é lésbica

karma e pryde

Xi'an é uma das primeiras personagens principais da Marvel a assumir abertamente a sua homossexualidade. No entanto, de acordo com o "Código dos Quadrinhos", os editores ainda são obrigados a não explorar com afinco esta parte da sua história. 

Porém, em algumas edições ao longo dos anos, sutilmente, fomos observando detalhes que mostram claramente a orientação sexual da mutante. A Uncanny X-Men #508, publicada em junho de 2009, por exemplo, mostra Xi'an na cama com outra mulher.

O preconceito tem diminuído nos últimos anos na indústria dos quadrinhos, fazendo com que a sua homossexualidade ficasse cada vez mais óbvia. A prova disso foi a paixão que Karma desenvolveu por Kitty Pryde (Lince Negra), ao confundir a amizade próxima das duas por atração física.

E para quem ainda tinha dúvida, Xi'an soltou a seguinte frase numa das edições dos quadrinhos:

"Eu sou uma imigrante lésbica criando meu próprio irmão e irmã."