Legion: conheça a história do Rei das Sombras com o Professor X

O sexto episódio de Legion reforçou velhas teorias e acendeu novamente a esperança de que a série tenha uma ligação mais direta com os quadrinhos. Estamos falando de mostrar David como o filho do Professor Xavier, um fato estabelecido nas HQs.

Mas qual é o papel de Xavier no universo de Legion? E que ligações passadas tem ele com Lenny / Rei das Sombras? Entenda como o mentor dos X-Men conheceu o grande vilão e como isso pode afetar David na série.

Artigo com spoilers.

Lenny assume que conheceu o pai de David

Lenny e David

Em “Chapter 6”, estamos dentro de uma realidade alternativa criada no final do último episódio. Ao longo desse sexto capítulo, vamos entendendo que foi Lenny quem criou esse mundo alternativo onde ela pode controlar David e seus aliados.

Lenny está no papel de psiquiatra do Instituto Clockworks e é em uma sessão de terapia que revela que conhecia o pai de David:

"Eu conheci seu pai, você sabia disso? Seu verdadeiro pai, o cara que te deu. Eu sei. Que idiota. Sempre agindo como um santo, e depois dá o seu único filho. Ele pensou que poderia esconder você de mim, mas ele estava errado. Eu encontrei você. Um bebê tão doce, e eu, o seu próprio fungo que anda e fala.”

Há semanas que temos falado sobre como Lenny é na verdade o Rei das Sombras, um vilão dos quadrinhos.

Mas ainda não tínhamos tido uma referência concreta ao pai de David, apenas sabíamos que ele tinha sido adotado. Nas HQs, David é filho do Professor Xavier e havia a dúvida se isso também seria um fato na série.

Agora com essa declaração, a identidade do pai parece realmente ser Charles Xavier, como no original. Preste atenção às informações que Lenny dá:

Conhecimento sobre o perigo que Lenny representava

Uma entidade poderosa como esse vilão não é enfrentada facilmente por ninguém, seria preciso alguém muito poderoso. Alguém com as capacidades psíquicas necessárias para se defender dos ataques e possessão de Lenny. Alguém como Charles Xavier.

Descrito como tendo atitudes de “santo”

O líder dos X-Men que dedicou a vida toda à proteção dos mutantes e da humanidade e acreditava em uma coexistência pacífica entre as duas partes? Sim, encaixa na descrição. Ele é certamente alguém de ideais elevados e defensor da paz.

Ele tentou proteger David

Isso indica que ele sabia dos poderes do bebê e o perigo que seriam se caíssem nas mãos erradas. Só alguém muito poderoso é capaz de ser anfitrião de um parasita como o Rei das Sombras. O vilão necessita desse tipo de pessoas e é assim que sobrevive há vários anos.

Com um mutante como David, o Rei das Sombras teria o recipiente perfeito para soltar novamente o caos no mundo.

A história que une Professor Xavier ao Rei das Sombras

Rei das Sombras

Um dos mais velhos inimigos de Charles Xavier e dos X-Men, o Rei das Sombras é um demônio imortal. Ele é uma entidade que se alimenta do ódio e do medo, buscando o domínio mundial e mestre na possessão de telepatas.

O Rei das Sombras é um ser que prefere viver no plano astral mas que ocupa os corpos de mutantes poderosos para manter uma ligação ao mundo físico.

Foram vários os momentos em que esta entidade maligna atacou Charles Xavier e os seus X-Men.

Para a série Legion, os momentos mais importantes dos quadrinhos são os seguintes:

Primeiro encontro com Professor X

Amahl Farouk

Antes de se tornar o professor adorado por todos, Charles Xavier era um jovem percorrendo o mundo. Em uma visita ao Cairo, no Egito, ele conheceu pela primeira vez um mutante dedicado a praticar o mal. Esse mutante era Amahl Farouk, um líder criminoso e telepata, possuído pela entidade Rei das Sombras.

Sentindo as habilidades extraordinárias de Xavier, Farouk convidou o futuro professor a se juntar às suas atividades criminais. Xavier recusou a proposta, defendendo a necessidade dos mutantes usarem seus poderes para o bem.

Das palavras passaram à ação, e os dois mutantes lutaram em um duelo psíquico. O Professor X derrotou o Rei das Sombras e acreditou que o tinha matado; mas embora o corpo de Amahl Farouk tivesse morrido, o espírito do Rei das Sombras buscou refúgio no plano astral.

Este encontro deixou uma marca profunda em Xavier, fazendo ele entender a necessidade da criação de uma força mutante contra o mal. E assim nasceram os X-Men.

A possessão do Legião

saga ilha de muir

No início dos anos 90, durante o evento “Saga da Ilha de Muir”, o Rei das Sombras volta a atacar os X-Men. Dessa vez, ele possui Legião quando o jovem mutante usava o Cérebro para tentar encontrar os seus colegas X-Men desaparecidos.

Possuído pela entidade maligna, Legião destrói quase toda a ilha e mata até a mutante Sina. Quando consegue finalmente chegar a Muir, Charles Xavier entende que tem de lutar contra o seu próprio filho para expulsar o vilão.

O Professor X consegue que a batalha passe para o plano astral, puxando o Rei das Sombras para uma batalha psíquica. Nesse domínio da mente, Charles Xavier destrói o parasita ancestral e liberta David da possessão.

Mas a vitória não surgiu sem amargura. Devido ao stress profundo e os horrores cometidos em seu nome, David caiu em um coma profundo durante anos; e Xavier voltou a perder a capacidade de andar, retornando à sua icônica cadeira de rodas.

Da história dos quadrinhos para a série

Lenny

Se Legion assumir Charles Xavier como o pai de David, a série pode seguir uma linha muito semelhante aos quadrinhos. Como vimos, o Rei das Sombras admitiu o conhecimento do pai biológico e descreveu alguém muito semelhante ao Professor X.

A passagem das HQs para a série pode mostrar os pontos principais entre os dois personagens: o encontro vital entre Charles e Farouk e a possessão de David.

No final de “Chapter 6”, Lenny admitiu que tinha criado uma realidade alternativa confortável para David. Ela deixa claro que admira os poderes do mutante e que imaginou as coisas incríveis que ambos poderiam fazer juntos. Parece claro que ela criou este mundo artificial para habituar lentamente David à ideia de ceder livremente o seu corpo, mente e poderes.

Mas como também assistimos, Lenny rapidamente se aborrece com o trabalho que dá controlar todos os pacientes / aliados de David. No final, ela o envia para longe, dizendo que tudo o que precisa é o corpo dele.

A salvação de David

David está fechado algures dentro da sua própria mente e Lenny está perto de ganhar o controle total. O objetivo final é assumir a identidade e corpo de David como anteriormente fez com Amahl Farouk e tantos outros.

David pode estar sozinho mas não está abandonado à sua sorte. Sydney demonstrou durante todo o episódio ser a pessoa mais alerta e desconfiada – um desvio interessante da personagem conhecida por sua inocência – e está determinada a descobrir a verdade.

Cary e Melanie foram contatados por Oliver e conseguiram sair da farsa da nova Clockworks para o plano astral. Melanie parece ter sido instruída para salvar Syd e David das balas suspensas, enquanto Cary vai resgatar Sydney do seu sono enfeitiçado.

O papel de Oliver em tudo isto é certamente o mais intrigante. Perdido no plano astral, ele observou e ganhou conhecimento sobre David e a entidade que infesta o mutante. Subitamente, Oliver se torna essencial para salvar David e os mutantes de Summerland aprisionados nesse domínio ficcional.

É quase impossível que a série não termine com uma enorme batalha pela mente (e alma) de David. A questão agora é: será que Charles Xavier vai atender a chamada?