Novos Mutantes: Tudo sobre Danielle Moonstar, a poderosa telepata Miragem!

Danielle Moonstar é uma das mais poderosas integrantes dos Novos Mutantes, conhecida por seus incríveis poderes telepáticos!

Descendente de índios cheyenne, Moonstar - que é conhecida como Miragem no time de heróis - carrega consigo uma forte simbiose com a natureza e os animais. 

Esta mutante será uma das protagonistas do filme X-Men: The New Mutants que estreia em 2018. Neste artigo você encontra absolutamente TUDO o que precisa saber sobre a personagem!

Quem é Danielle Moonstar? Um breve background

moonstar

Criada por Chris Claremont e Bob Mcleod, os idealizadores de Novos Mutantes, Danielle Moonstar é uma personagem que "nasceu" para ser líder. A sua primeira aparição foi na Marvel Graphic Novel #4: The New Mutants, em 1982. 

De acordo com a história, a mutante foi criada num pequeno rancho na periferia de Boulder, cidadezinha no interior do Colorado, onde vivia com seus pais William e Peg Lonestar. Ela é descendente de ameríndios norte-americanos, especificamente da tribo Cheyenne. 

Após se juntar aos Novos Mutantes, Dani assumiu inicialmente a identidade de Psiquê, mas devido a natureza de seus poderes, mudou seu codinome para Miragem. 

Além dos Novos Mutantes, Miragem também participou de vários outros grupos: X-Men, X-Force, S.H.I.E.L.D, e até chegou a ingressar a Frente de Libertação Mutante (F.L.M), mas não se preocupa que vamos explicar melhor toda essa treta mais pra frente. 

Uma poderosa telepata, mas não apenas...

miragem

Sabemos que Miragem tem capacidades telepáticas incríveis, mas os seus poderes vão muito além do que você imaginava... 

A principal características dos poderes de Dani Moonstar é a capacidade de criar imagens astrais  tridimensionais de tudo aquilo o que mentaliza e, principalmente, do que está na mente das outras pessoas. Em outras palavras, pode criar ilusões ("miragens") dos maiores medos e desejos dos indivíduos

Devido o seu contato com a natureza desde criança, Dani também desenvolveu uma ligação especial com os animais, conseguindo se comunicar telepaticamente com eles. 

Além disso, Dani carrega consigo um arco e usa a sua habilidade de gerar energia psiônica (astral) para criar flechas que têm a poder de incapacitar psiquicamente quem for atingido por elas. Mesmo tendo preferência pelas flechas, Danielle consegue formar outros objetos como balas, escudos, etc.

Quando assumiu o título de Valquíria, em Asgard, Danielle desenvolveu o poder de sentir a chegada da morte. Além disso, durante um tempo, a mutante ainda foi capaz de usar a manipulação da energia quântica para projetar rajadas de força, desintegrar a matéria e levitar. 

No entanto, como falaremos mais adiante, todas as habilidades mutantes de Moonstar desapareceram graças aos poderes da Feiticeira Escarlate e suas ações durante a saga da Dinastia M. Mas, mesmo sem os seus poderes mutantes, Danielle Moonstar não deixou de ser uma valiosa e poderosa heroína X-Men!

Origem dos seus poderes

moonstar

Mas como e quando a jovem Danielle percebeu que era no mínimo "especial"? 

Quando tinha apenas 10 anos os seus poderes mutantes começaram a se manifestar através de terríveis pesadelos. Na época a jovem não sabia, mas na realidade não se tratavam de simples "sonhos", mas sim os piores medos das pessoas ao seu redor. 

Pouco tempo depois do misterioso desaparecimento dos seus pais, Dani começa a ter pesadelos com um "Urso Demoníaco", uma entidade assustadora que a jovem acredita ser responsável pela morte de seus pais. 

A garota passa a ficar sob os cuidados de seu avô, Águia Negra, um chefe xamã Cheyenne, que tenta ajudar a sua neta a controlar os constantes pesadelos, mas sem sucesso. Como última esperança, o xamã entra em contato com um velho amigo para que auxilie Dani: Charles Xavier.

Dani quando descobriu os planos do avô ficou furiosa e, sem querer, fez com que seus poderes revelassem o maior medo de Água Negra, a sua própria morte, que já era pressentida pelo xamã há algum tempo.

Pouco antes da chegada de Xavier, capangas de Donald Pierce, que estavam na região para capturar novos mutantes (em especial Dani), acabaram por matar o vô da jovem. 

A formação dos Novos Mutantes

novos mutantes - miragem

Dani aceitou se unir aos outros mutantes recrutados pelo Professor: Karma, Lupina, Mancha Solar e Samuel Guthrie (que se tornaria Míssil), e conseguiram derrotar Pierce. 

Mesmo contra a sua vontade, Danielle aceitou morar na mansão de Xavier e ter aulas para aprender a controlar os seus poderes. Também concordou em integrar os Novos Mutantes, grupo de "jovens X-Men" liderados por Charles, e a usar o uniforme da equipe, contanto que pudesse colocar alguns acessórios que lembrasse a sua origem cheyenne.

A princípio a jovem adotou o codinome de Psiquê, sendo que durante a saga do ataque da Ninhada a heroína ainda atendia por este nome. Após a derrota deste grupo de alienígenas e o regresso dos X-Men do espaço, Dani muda o seu codinome para Miragem, por achar ser mais apropriado. A partir de então, em parceria com Míssil, Miragem passa a assumir a liderança dos Novos Mutantes!

Entre as várias aventuras dos Novos Mutantes liderados por Dani Moonstar nesta fase, sem dúvidas que a mais importante foi a saga do Urso Místico (aquele que a jovem vivia tendo pesadelos sobre o desaparecimento de seus pais). 

Resumindo: após quase ser morta pela entidade sobrenatural, esta conseguiu ser derrotada pelos companheiros de equipe de Moonstar. A maior surpresa foi a revelação de que os pais de Dani não estavam mortos, mas sim aprisionados no Urso. Depois que tudo voltou ao normal, ambos foram viver novamente no Colorado, mas Dani optou por permanecer na mansão.

Asgard e a transformação em Valquíria

moonstar valquíria

Confundidos com os X-Men, os Novos Mutantes foram capturados por Loki e levados à Argard. Neste episódio, Dani se vê separada do restante do grupo e encontra um belo cavalo alado que estava sendo perseguido por caçadores. 

Após salvá-lo, não demorou para que a jovem criasse uma ligação telepática com o animal (que batizou de Ventania), e este a escolheu para ser a sua cavaleira. O que Danielle não sabia até então, é que tinha acabado de se tornar uma Valquíria!

Toda a verdade sobre a natureza das Valquírias somente foi descoberta quando os X-Men e os Novos Mutantes encontraram Hela, a deusa da morte. Ela explicou que os cavados alados são criaturas escolhidas por Odin, soberano de Asgard, para serem cavalgados pelas Valquírias. Essas mulheres têm o poder especial de pressentir a morte das pessoas, ou seja, conseguem ver quando alguém está prestes a morrer.

O Ventania de Dani era uma das criaturas de Odin e, pelo fato do cavalo ter permitido que a mutante o montasse, transformava-a em Valquíria. 

Após o reencontro de Moonstar com as seus companheiros, a jovem descobre que o Professor Xavier já não liderava a equipe, mas sim Magneto! Irritada com a situação e após uma série de eventos trágicos, Dani resolver sair dos Novos Mutantes.

Após o confronto contra Hela, Dani decidiu permanecer em Asgard e ajudar as Valquírias a se recuperarem. Durante este período, os poderes da mutante evoluíram e tornaram-se mais fortes. O seu cavalo alado também sofreu modificações, pois agora estava negro e com asas de morcego (!), e passou a ser chamado de Vento Negro.

Infiltração na Frente de Libertação Mutante

moonstar x force

Quando Dani finalmente sai de Asgard (depois de enfrentar uma série de infortúnios, como a morte de Vento Negro) não contacta os seus amigos dos Novos Mutantes, que agora são comandados por Cable e atendem por X-Force. No entanto, recebe uma proposta para integrar a S.H.I.E.L.D com a missão de se infiltrar no grupo criminoso conhecido como Frente de Libertação Mutante (F.L.M).

Assim, Moonstar foi obrigada a enfrentar por diversas vezes os seus amigos para manter a sua identidade secreta dentro da F.L.M. Mas, finalmente, após a Operação "Tolerância Zero", a mutante pôde sair do grupo criminoso e revelar as suas reais intenções aos companheiros, passando assim a integrar o X-Force.

Dia-M e a perda dos seus poderes

dani sem poderes

Como dito no começo do artigo, Danielle FOI uma poderosa mutante. Como consequência dos eventos acompanhados durante a Dinastia M e Dizimação, sagas que mostram como os mutantes quase foram totalmente extintos do planeta, Miragem ficou sem as suas habilidades especiais. 

Sem os seus poderes, Dani é demitida por Emma Frost, que teme pela vida da ex-mutante e acha que como humana Moonstar já não tem o direito de permanecer no Instituto. 

No entanto, não é a falta de suas habilidades mutantes que faz de Danielle menos poderosa! A jovem é dona de uma força física muito acima da média, devido aos anos de intenso treinamento que obteve. Também é extremamente habilidosa com o arco e flecha, e uma exímia nadadora. 

Por causa de sua experiência e habilidades físicas, Danielle foi convidada a participar da Iniciativa, com a missão de ser a instrutora de Trauma, um garoto com o poder de se transformar no maior medo das pessoas, algo que soa bastante familiar para Moonstar...

Blu Hunt no papel de Dani Moonstar nos cinemas

blu hunt miragem

No spin-off de X-Men, Novos Mutantes, que estreia nos cinemas em abril de 2018, está confirmado a presença da atriz norte-americana Blu Hunt como Danielle Moonstar (a.k.a Miragem). 

A jovem ainda está dando os seus primeiros passos em Hollywood, mas já é conhecida por ter interpretado o Hollow na quarta temporada de The Originals, série spin-off de The Vampire Diaries.

Também estão confirmados para o elenco do filme: Maisie Williams (Lupina), Anya Taylor-Joy (Magia), Charlie Heaton (Míssil) e o brasileiro Henry Zaga (Mancha Solar). O longa tem direção de Josh Boone (A Culpa é das Estrelas).

Ansiosos para ver Miragem na telona? Deixe as suas expectativas sobre o filme nos comentários!