Game of Thrones | Tudo que aconteceu na 8ª temporada!

Foram 8 anos, 8 temporadas, 74 episódios. Game of Thrones exibiu seu episódio final neste domingo, 19 de maio de 2019 e, apesar de dividir opiniões quanto à conclusão da trama, marcou a história da televisão.

Neste artigo, viemos acompanhando todos os acontecimentos desta última temporada, para relembrarmos ou descobrirmos tudo que aconteceu no desfecho da série. E aqui estão, agora, todos so detalhes completos da última temporada de Game of Thrones, por episódio.

game of thrones

6º EPISÓDIO - ÚLTIMO

Daenerys destronou Cersei Lannister e agora vai assumir o trono dos Sete Reinos. Tyrion, Jon, Arya e Sir Davos, contudo, já não concordam com o reino da governante e seguem incrédulos de todas as mortes que ela provocou. Mas o que fazer a seguir?

Se não ela, quem deve assumir o trono? Qual o destino de cada personagem no jogo dos tronos?

As consequências da batalha

game of thrones

O episódio final tem início com Tyrion, Jon e Sir Davos andando pelos destroços de Porto Real, coberto de corpos por todos os lados.

Jon parece decidir o que fazer, enquanto Tyrion decide checar a saída secreta que sugeriu para Jaime, para que o irmão fugisse com Cersei.

Mais mortes

game of thrones

Mesmo com a população da cidade dizimada, o exército de Daenerys, sob o comando de Verme Cinzento, segue matando os soldados de Cersei que haviam conseguido sobreviver.

Jon tenta impedir, mas Verme Cinzento diz estar cumprindo ordens de sua rainha. sir Davos sugere que Jon fale com Daenerys.

O luto de Tyrion

game of thrones

Logo que chega ao subsolo do castelo, Tyrion vê as possíveis saídas bloqueadas pelas pedras e já teme pelo pior. Em seguida, vê a mão dourada de Jaime entre os escombros, e desaba a seguir, chorando pelo irmão.

O Lannister ainda retira algumas pedras, e encontra os corpos de Jaime e Cersei, abraçados. Tyrion agora é o último Lannister vivo.

A guerra continua

game of thrones

Daenerys segue convencida de que fez o certo em seu destino de livrar o mundo dos governantes tiranos. Em discurso para seus exércitos, a agora rainha diz que a guerra não acabou, que eles seguirão lutando e libertando todos os povos, ainda que essa libertação custe-lhes as vidas.

Os exércitos

game of thrones

Tantos os Imaculados quanto os Dothraki seguem fieis a Daenerys e disposto a seguir a matança e a guerra em seu nome. A rainha, então, nomeia Verme Cinzento como o comandante de suas forças militares, o Mestre da Guerra da Rainha.

Tyrion renuncia a seu cargo

game of thrones

Tyrion decide confrontar Daenerus ciente de que seu destino é a morte. Ao se posicionar ao lado da rainha, Daenerys o acusa de ter libertado Jaime. Tyrion confirma seu ato e a acusa de ter chacinado uma cidade.

O Lannister, então, retira o símbolo de Mão da Rainha que levava ao peito e o joga escada abaixo, demonstrando toda sua decepção com a governante. Daenerys manda prender Tyrion, até que um julgamento seja feito.

O alerta de Arya

game of thrones

Arya revela sua presença em Porto Real para um Jon aparentemente ainda em negação. Quando Jon fala que Daenerys é rainha de todos agora, a imrã apenas diz "Tente falar isso para Sansa".

O guerreiro, então, manda a irmã esperar do lado de fora da cidade. Arya apenas o alerta:

Jon, ela sabe quem você é, quem você realmente é. Você sempre vai ser uma ameça para ela. E eu conheço um assassino quando eu vejo um."

O alerta de Tyrion

Game of Thrones

Embora pareça em negação sobre a verdadeira índole da rainha, Jon vai falar com Tyrion, como quem precisa apenas do encorajamento final para fazer o que é preciso. Enquanto fala que a guerra acabou e tenta justificar os atos de Daenerys, sem que pareça que ele mesmo acredita no que fala, Jon ouve de Tyrion a cruel verdade.

Entre os argumentos do Lannister estão:

  1. Todo o rastro de morte que Daenerys deixou em sua trajetória;
  2. Se somarem o número de mortes de Tywin Lannister e Cersei Lannister durante todas as suas vidas, o total ainda não equivale a metade do que Danerys matou em um único dia;
  3. Jon já esteve em um dragão, mas ele não faria o que ela fez. E o que Jon pensa neste momento é o que mais importa, visto que ele é o único que pode evitar o governo de Daenerys;
  4. Os perigos de uma pessoa acreditar ser a salvadora, a levando a crer que tudo que faz em nome do que ela acha ser a salvação está correto;
  5. Arya e Sansa não se ajoelhariam para a rainha.

A visão de Daenerys

game of thrones

Daenerys chega à sala do trono em Porto Real e o que encontra é exatamente igual à visão que teve durante a segunda temporada da série. A parede por trás do trono destruída, mostrando uma paisagem coberta por neve.

Na visão, Daenerys estava prestes a tocar o trono, quando ouve o choro de seus dragões e se desvia para a paisagem congelada. Lá encontra um cabana, na qual se vê frente à frente com Khal Drogo e seu filho, ambos mortos.

Na cena real, Daenerys toca o trono de ferro. Mas se vira ao perceber a entrada de Jon.

A decisão de Jon

game of thrones

Jon argumenta com Daenerys o preço da sua dominação. Questiona se a rainha já viu como a cidade ficou e relembra que há crianças pequenas entre suas vítimas.

Daenerys segue demonstrando acreditar que tudo que fez está certo, visto que ela vai trazer um bem maior para todos.A rainha explica a Jon que as pessoas nem sempre entendem esse bem maior por não o terem visto antes.

Jon, então, a questiona sobre as outras pessoas que também acreditam saber qual deveria ser esse bem maior. Ela apenas responde que eles não terão escolha. O diálogo parece ser a última certeza de que Jon precisava para tomar sua decisão.

A morte de Daenerys

game of thrones

Daenerys tenta convencer Jon quebrar a roda com ela, a dominar todos os reinos ao seu lado. Jon afirma que ela é sua rainha, agora e sempre. Ele, então, a beija e acerta seu coração com uma adaga.

O luto de Drogon e o adeus ao trono

game of thrones

Drogon chega à sala do trono e vê Jon chorando sob o corpo de Daenerys. Não fica claro se o dragão não o mata por não entender que foi ele que a matou ou por ele também ser um Targaryen.

O dragão ainda tenta reanimar "sua mãe". Em luto por sua morte, ele se vira para o trono e o destrói completamente, derretendo toda sua estrutura com chamas. É o fim do trono de ferro.

Drogo, então, pega o corpo de Daenerys e voa com rumo desconhecido.

A escolha de um novo rei

game of thrones

Sem um governante para decidir o destino dos prisioneiros - Tyrion e Jon - os Imaculados reúnem os lordes das Casas restantes. Entre os presentes, estão: Arya, Sansa, Bran, Yara Greyjoy, Sam Tarly, Brienne de Tarth, sir Davos, Edmure Tully, Robin Arryn, Gendry Baratheon, entre outros.

Quando a discussão se volta para a falta de um rei ou rainha, Tyrion sugere que todos ali escolham um novo governante por conta própria. Sam chega a sugerir uma democracia, estendendo a escolha ao povo, mas todos riem da ideia.

Sir Davos pergunta a Tyrion quem ele indicaria para o trono. O Lannister diz ter pensado muito nisso durante seus dias como prisioneiro e chegado à conclusão de que não são expercitos, ouro ou bandeiras que unem as pessoas, mas sim histórias.

"E quem tem uma melhor história que Bran, o Quebrado. O garoto que caiu de uma torre alta e viveu. Ele nunca andaria novamente, então ele aprendeu a voar. Atravessou além da muralha, um garoto aleijado, e se tornou o Corvo de Três Olhos. Ele é nossa memória, o guardião de todas as nossas histórias. As guerras, os casamentos, os nascimentos, os massacres, os triunfos, as derrotas, nosso passado. Quem melhor para nos guiar pelo futuro?"

Bran para rei

game of thrones

Sansa chega a argumentar que Bran não tem interesse em reinar e não pode ter filhos. Tyrion explica que isso é bom, afinal, como ela bem sabe, filhos de reis já fizeram muitas coisas erradas. Ele continua:

Essa era a roda que nossa rainha queria quebrar. De agora em diante, governantes não nascerão, eles serão escolhidos neste lugar, pelos lordes e ladys de Westeros para servir ao reino.

Dirigindo a Bran, Tyrion pergunta:

"Eu sei que você não quer, eu sei que você não se importa com poder. Mas eu te pergunto agora, se nós te escolhermos, você usaria a coroa?"

Bran, então, responde:

"Para que você acha que eu vim até aqui?"

Abre-se a votação para a coroação de Bran Stark, o Corvo de Três Olhos.

O reino de Winterfell

game of thrones

Antes de dar seu voto, Sansa segue com sua exigência de tornar Winterfell um reino independente. Bran concorda com seu pedido. Em uma votação unânime, é eleito, então, Bran, o Quebrado, Primeiro de seu Nome, Rei dos Ândalos e dos Primeiros Homens, Lorde dos Seis Reinos, Protetor do Reino.

Bran nomeia Tyrion como Mão do Rei. O Lannister ainda se recusa, mas Bran não volta atrás.

A despedida dos Starks

game of thrones

Sansa e Arya querem a liberdade de Jon, mas os Imaculados exigem sua morte. Para chegar a um equilíbrio, Bran o setencia a voltar para a Patrulha da Noite.

Ainda em Porto Real, os Starks se despedem. Jon parte para a Muralha. Sansa volta para o norte. Bran fica em Porto Real. Arya vai explorar o que existe a oeste de Westeros e não aparece nos mapas.

História reescrita

game of thrones

Sir Brienne encontra um livro com a história de todos os cavaleiros do reino. Ao ver que as páginas dedicadas a Jaime apenas destacam o seu ato de matar o Rei Louco, ela completa as linhas com a real história do cavaleiro.

Uma música de Gelo e Fogo

game of thrones

O agora mestre Sam Tarly apresenta a Tyrion o livro Uma música de Gelo e Fogo, obra que conta a história dos Sete Reinos após a morte do rei Robert Baratheon. Tyrion, contudo, não foi citado na história.

O Conselho Real

game of thrones

O Conselho Real de Bran Stark é formado pelo Mão Tyrion, sir Brienne, lorde Bronn, sir Davos e mestre Sam. Podrick também faz parte da Guarda Real. Após discutirem o preenchimento dos demais cargos do Conselho, Bran disse que pode encontrar Drongon e se retira.

O Conselho segue discutindo mais alguns assuntos, em uma demonstração de que aqueles são os governantes agora.

O destino dos Stark

Em uma cena visualmente muito bonita, vemos Jon, Sansa e Arya em locais diferentes, vivendo os caminhos que seguiram.

game of thrones

Arya segue para oeste de Westeros, abraçando a vida de exploradora, em um caminho que deve chegar às Américas.

game of thrones

Sansa é nomeada oficialmente como Rainha no Norte.

game of thrones

Jon segue na Patrulha da Noite e como líder do povo livre, ao lado de Tormund.

5º EPISÓDIO - PENÚLTIMO

O grande confronto contra Cersei chegou. Jon já chegou com o exército de Winterfell para dar apoio a sua rainha. Mas o resultado da batalha depende muito mais que apenas do número de guerreiros. Depende de lealdade, de estratégia e, principalmente, das decisões de cada lado da luta.

E, pelo visto, nenhum dos dois lados foi muito sensato quanto aos inocentes envolvidos na guerra. Mas vamos aos detalhes de tudo que aconteceu.

A lealdade de Varys

game of thrones

O episódio tem início com Varys escrevendo cartas nas quais revela que Jon é o verdadeiro herdeiro ao trono dos Sete Reinos. Tyrion revela a traição a Daenerys que manda prender o ex-aliado. Antes de ser pego pelos Imaculados, Varys queima uma das cartas.

Certo de que continua seguindo com sua lealdade ao povo, e não a um governante, Varys aceita a morte. Daenerys o queima vivo.

"Que seja medo"

game of thrones

Em uma última tentativa de conversa, Jon e Daenerys parecem deixar claro que sua relação já não é a mesma, dadas as exigências da rainha e a decisão de Jon.

Daenerys, então, põe em palavras o que parece descrever o caminho que ela trilhou para se tornar a "Rainha Louca", como tantas teorias previam: tudo que lhe resta agora é medo. Já não há sentimentos bons, pessoas que ela ame, ou outro smotivos para lutar senão vingança.

A despedida de Tyrion e Jaime

game of thrones

Em uma atitude que poderia lhe render sua morte, Tyrion vai falar com Jaime, que foi capturado pelo exército de Daenerys tentando chegar a Porto Real.

Uma vez que o Mão da Rainha a havia convencido de não queimar a cidade caso Cersei tocasse os sino em sinal de rendição, Tyrion apresenta a Jaime uma estratégia para salvar não apenas sua vida, mas também as de milhares de inocentes.

Ele solta Jaime e lhe explica uma forma de o irmão salvar Cersei e fugir, contando com a possibilidade de ele a convencer de se render, para salvar o próprio filho ainda não nascido.

Dracarys

game of thrones

Dessa vez, Daenerys não pega de surpresa e consegue usar o poder de fogo de Drogon para queimar toda a frota de Euron Greyjoy, destruir os Escorpiões (arma para matar dragões) e queimar os portões de Porto Real, abrindo caminho para seu exército adentrar a cidade.

Porto Real se rende

game of thrones

Cientes de que não há possibilidade de vitória, os soldados de Cersei se rendem. A população clama para que a rainha toque o sino. Após grandes momentos de tensão, Cersei toca o sino em sinal de redenção.

Daenerys já não precisa queimar a cidade e matar inocentes para tomar o trono.

Mas...

game of thrones

Motivada apenas por ódio agora, Daenerys segue a guerra. Disposta a destruir a cidade e matar Cersei, ela queima tudo em seu caminho, matando milhares de inocentes, demonstrando ter se tornado a "Rainha Louca".

Os Imaculados seguem o mesmo caminho de sua rainha e continuam a guerra contra um exército que já havia se rendido.

Tyrion não acredita no que está acontecendo. Jon segue tentando salvar pessoas em meio à guerra, enquanto ordena que o exército pare a batalha.

Jaime vs Euron

game of thrones

Diferente e Arya e Clegane, Jaime não conseguiu adentrar os portões do castelo antes que eles se fechassem. Tentando entrar pela saída descrita por Tyrion, ele se depara com Euron, com quem trava uma batalha.

Mesmo bastante ferido (com pelo menos duas facadas), Jaime consegue matar Euron, que em seus últimos segundos de vida ainda brada que ele matou Jaime.

A decisão de Clegane e de Arya

game of thrones

Já dentro do castelo, Sandor Clegane para Arya e manda a menina ir embora. Ela insiste em matar Cersei, mas o Cão explica que a rainha morrerá de qualquer jeito, enquanto a jovem ainda pode se salvar.

Arya decide partir e agradece a Clegane. Ele segue para encontrar seu irmão.

Acerto de contas entre irmãos

game of thrones

Clegane segue ao encontro de seu irmão, enquanto Arya volta para a cidade, que está no meio da guerra. Ao ver o Cão, Montanha já não obedece as ordens de Cersei e mata Qyburn quando ele tenta controlá-lo.

Em uma cena de tirar o fôlego, vemos os dois irmãos lutando, enquanto Arya tenta sobreviver em meio à guerra. As cenas se intercalam, mostrando um sofrimento similar e agoniante.

Montanha não morre com os golpes que Clegane lhe dá, nem mesmo quando ele o acerta na cabeça. Logo, para matá-lo, Clegane se joga com ele da torre do castelo em chamas.

Jaime e Cersei morrem

game of thrones

Diferente do que as teorias (e uma profecia...) apontavam, Jaime não é o responsável pela morte de Cersei. Ao tentarem fugir pela passagem secreta revelada por Tyrion, eles descobrem que as saídas estão barradas pelos destroços do castelo.

Os irmãos e amantes se despedem e morrem abraçados, enquanto o que resta do castelo (e metaforicamente do reinado de Cersei) desmorona em cima deles).

Nova missão?

game of thrones

Arya contempla a destruição que Daenerys deixou na cidade. Em meio à guerra, a jovem viu crianças e mulheres sendo queimadas vivas, entre outras atrocidades.

Uma das únicas sobreviventes, a Stark encontra um cavalo vivo e parte montada nele. Mas ela vai volta a Winterfell? Vai encontrar com Gendry? Ou Arya tem uma nova missão: matar Daenerys?

4º EPISÓDIO

Após um conflito histórico que resultou na morte do Rei da Noite e de todo o seu exército de caminhantes brancos, Winterfell descansa um pouco para se recuperar de suas perdas. Ou assim achávamos que seria.

Embora tenhamos ganho algumas cenas mais leves (após mais de uma hora de batalha do episódio passado), não demora muito e Daenerys e Jon já partem para Porto Real. E a recepção de Cersei, claro, garantiu mais momentos de agonia para os espectadores.

Mas vamos aos principais acontecimentos do capítulo!

O adeus aos que morreram

game of thrones

O episódio tem início mostrando os sobreviventes de Winterfell fazendo suas últimas despedidas daqueles que partiram durante a guerra.

Mesmo com o fim do exército do Rei da Noite, eles decidem queimar os mortos, como forma de garantir que nada mais como os caminhantes brancos voltará a acontecer.

Drinking Game

game of thrones

Em meio às comemorações pela vitória na batalha, vemos Brienne, Jaime, Tyrion e Podrick num momento um tanto quanto inesperado, fazendo uma espécie de drinking game (jogo envolvendo bebidas), em que eles tentam adivinhar informações pessoais um sobre o outro.

A brincadeira segue divertida e intimista, até Tyrion apostar na virgindade de Brienne, o que a deixa desconfortável e a faz deixar a mesa. Mas Jaime a segue para o quarto.

Daenerys desconfortável

game of thrones

Daenerys não está nada feliz em ver a situação que se forma ao seu redor. Tyrion próximo a seu irmão novamente, Sansa ainda distante, e Jon cercado de amigos e admiradores.

Tudo isso em um momento em que ela perdeu um de seus melhores amigos, o que a faz se sentir sozinha e insegura sobre quem o povo poderia querer no trono caso soubessem da verdadeira identidade de Jon.

Arya dispensa Gendry

game of thrones

Após ser nomeado lorde Baratheon por Daenerys, deixando de ser um bastardo, Gendry procura Arya, para quem confessa seu amor.

Mas, ao ser pedida em casamento pelo guerreira, Arya recusa e explica que jamais será uma dama.

Brienne e Jaime!

game of thrones

A torcida foi grande e o "ship" aconteceu. Jaime e Brienne tiveram uma noite juntos, depois de tanto tempo resistindo ao sentimento que nasceu entre os dois.

O pedido de Daenerys

game of thrones

Jon afirma não querer assumir o trono dos Sete Reinos e promete lealdade a Daenerys. Ela, contudo, acredita que se ele contar a alguém a verdade sobre sua identidade, o povo vai reivindicar que ele tome o trono.

Por esse motivo, ela implora que ele não conte a ninguém. Mas ele insiste que precisa contar a Arya e Sansa. A decisão parece marcar o fim do que existe entre os dois.

Plano precipitado

game of thrones

Indo contra os conselhos de todos, Daenerys decide seguir para Porto Real o quanto antes, mesmo com menos exércitos e soldados ainda cansados.

Jon conta

game of thrones

Jon decide contar a Sansa e Arya, pedindo total segredo. Preferindo ter seu irmão no trono, Sansa quebra a promessa e conta a Tyrion. Mais para frente, o episódio mostra que Varys também já sabe.

Varys, inclusive, em mais uma demonstração de sua lealdade ao povo, discute com Tyrion que Jon seria a melhor opção para o trono.

Arya e Clegane partem

game of thrones

Guerreiros solitários e não parte de um grande exército ou de um grupo político cheio de aliados, Clegane e Arya partem para Porto Real sozinhos, cada um com sua missão em mente.

Despedidas

game of thrones

Preste a partir para Porto Real, Jon se despede de Tormund, que retornará para Castle Black; Sam, que parte com a esposa grávida; e Ghost, de quem se despede apenas com um olhar.

A trágica chegada a Porto Real

game of thrones

Daenerys é recebida em Porto Real com uma emboscada de Euron Greyjoy e Cersei. Dos barcos, os inimigos usam armas capazes de matar dragões. Rhaegar é atingido por múltiplas lanças e cai morto no mar.

Os navios de Daenerys são destroçados e muitos de seus soldados morrem. Missandei desaparece.

O plano de Cersei

game of thrones

Além do ataque surpresa às forças militares de Daenerys, Cersei convida o povo de Porto Real a se proteger próximo ao castelo, garantindo que os assegurará da "invasão daquela que quer usurpar o trono". Dessa forma, para invadir o castelo, Daenerys teria que ir contra seus princípios e matar inocentes para alcançar Cersei.

Enquanto isso, a rainha tem outras cartas na manga. Ela tem Missandei sob seu domínio, e ela diz a Euron Greyjoy que está grávida de um filho seu.

A despedida de Brienne e Jaime

game of thrones

Ao descobrir o que se passou em Porto Real, Jaime decide partir. Não fica claro, contudo, se o Lannister pretende lutar ao lado da irmã e ex-amante ou tentar pará-la.

O aviso de Cersei

game of thrones

Com um exército extremamente reduzido, Daenerys retorna a Porto Real para salvar Missandei e exigir que Cersei se renda.

Cersei exige que Daenerys se renda, caso contrário, matará Missandei. Daenerys não se rende. Cersei mata Missandei, cuja última palavra é "Dracarys".

3º EPISÓDIO

O Rei da Noite chegou! Em um episódio agoniante e com diversos fatores que renderam reclamações dos espectadores (afinal, estava bem difícil ver tudo que estava acontencendo...), o terceiro capítulo da última temporada nos trouxe enfim a tão esperada guerra contra os mortos.

Vamos relembrar o que aconteceu!

O retorno de Melissandre

game of thrones

Vinda completamente do nada, Melissandre chega a Winterfell minutos antes de a batalha ter início, e se mostra uma peça fundamental para a sobrevivência da resistência.

Com seus poderes, ela coloca todas as armas dos Dothraki em chamas. Mais para frente, ela ainda cria fogo também na barricada criada para proteger Winterfell dos mortos. Além disso, a sacerdotisa foi crucial para abrir os olhos de Arya e colocar a jovem em seu caminho para salvar todos. Mas falamos já já disso.

O fim dos Dothraki?

game of thrones

Em uma cena de deixar até aqueles mais calmos cheios de agonia, vemos os Dothraki sendo enviados primeiro para a luta contra o exército dos mortos que, inclusive, se mantinha no escuro, sem revelar número de integrantes ou possíveis armas.

As tochas com o fogo criado por Melissandre começam a se apagar, representando o número de Dothraki que morria em questão de segundos.

Embora a derrota não represente o final da tribo Dothraki como um todo, parece colcoar um fim a essa parte tão importante do exército de Daenerys.

A força dos mortos

game of thrones

O que acontece a seguir é um verdadeiro massacre. Nenhuma das estratégia dos exércitos do Norte e dos soldados de Daenerys parece ser o suficiente para conter o mar de mortos que avança sobre Winterfell.

Nem mesmo os dragões foram capazes de conter o exército do Rei da Noite, que estava preste a entrar no castelo. Além disso, Jon e Daenerys também pareciam estar se concentrando em atingir o Rei da Noite, cuja morte significaria o fim de todo o seu grupo.

Os mortos invadem o castelo

game of thrones

As estratégias de proteção e ataque do norte acabam não sendo nada bem sucedidas. Os mortor ultrapassam a barricada de fogo acesa por Melissandre e invadem o castelo, travando uma batalha que nos fez pensar por várias vezes que nossos personagens favoritos iam todos morrer.

As primeiras mortes importantes

game of thrones

Lyanna Mormont e Dolorous Edd foram as primeiras vítimas (entre os personagens mais importantes) do exército do Rei da Noite.

Edd morreu após salvar a vida de Sam Tarly. Já Lyanna morreu lutando para proteger o castelo e ainda matou um gigante zumbi antes de padecer por seus ferimentos.

Luta entre dragões

game of thrones

Enquanto sentimos a falta dos dragões na luta em terra, vemos Daenerys e Jon voando em Rhaegar e Drogon em busca do Rei da Noite e do dragão de gelo.

O sacrifício de Dondarrion

game of thrones

Beric Dondarrion foi outro personagem que se demonstrou crucial para a Batalha de Winterfell. Dondarrion lutou para proteger as muralhas do castelo, ajudou Clegane a sair do que parecia ser uma crise de pânico por estar entre chamas, salvou Arya dos mortos pelos corredores, lutou ao seu lado e ainda se sacrificou, fazendo uma espécie de barreira no corredor para que a jovem Stark conseguisse fugir a tempo.

A profecia de Melissandre

game of thrones

Ainda no castelo, Arya encontra com Melissandre. A sacerdotisa lembra a garota da profecia que fez em seu primeiro encontro com ela: "Você vai fechar os olhos de muitos homens, olhos castanhos, verdes...e azuis."

Ciente do que precisa fazer - seria ela a responsável por matar o Rei da Noite - Arya parece parar para pensar em como faria isso. Quando Melissandre ainda completa o diálogo com a pergunta que o professor de espada de Arya (lá na primeira temporada) lhe fazia:

Melissandre: O que nós dissemos ao deus da morte?

Arya: Hoje não!

Nada de morrer com fogo

game of thrones

Em determinado momento, Daenerys se vê frente à frente com o Rei da Noite, e ordena "Dracarys" a Drogon. O caminhante é envolto em fogo, mas as chamas não fazem efeito algum nele.

A chance de Jon

game of thrones

Logo após o rei da Noite sobreviver ao fogo de Drogon, ele caminha sozinho pelo mar de mortos. Jon Snow vê ali a oportunidade para atacar o caminhante, mas é neste momento em que ele começa a "reviver" todos ao seu redor.

Jon, que por bem pouco não alcança o inimigo, se vê completamente rodeado pelo novo exército do Rei da Noite.

Derrota iminente

game of thrones

Para todos os lados que se olha, vemos os vivos perdendo dos mortos. Daenerys salva Joncom Drogon, mas acaba caindo do dragão. Ela é salva por sir Jorah, mas os dois agora estão rodiados pelo exército inimigo.

Jon segue para o castelo onde tenta matar o dragão de gelo, mas os mortos seguem invadindo tudo. Jaime, Brienne, Podrick, Clegane e Sam estão encurralados pelo exército. As pessoas que se esconderam nas criptas (Varys, Tyrion, Sansa, Missandei) estão tentando sobreviver aos mortos que levantaram lá também. Theon segue tentando proteger Bran, mas já não há mais flechas.

É apenas questão de tempo.

A redenção de Theon

game of thrones

Em um último ato de redenção, Theon protege Bran até o último momento. Ele ainda tenta matar o Rei da Noite, mas é morto pelo caminhante, que segue para alcançar Bran.

Arya mata o Rei da Noite

game of thrones

Em uma cena que deve entrar para a história de Game of Thrones, Arya aparece em um salto por trás do Rei da Noite. O caminhante se vira e segura a jovem pelo pelo pescoço e pela mão com a qual ela segurava o punhal que Bran lhe deu.

Em um pensamento rápido, Arya deixa o punhal cair de sua mão mais alta para a outra, e com a arma que um dia teve o propósito de matar Bran, ela salva a vida do irmão e de todos, ao apunhalar o Rei da Noite e, consequentemente, colocar um fim a todo o seu exército.

A morte de sir Jorah

game of thrones

Após a queda do exército dos mortos, sir Jorah sucumbe aos ferimentos da batalha que travou para proteger Daenerys, que assiste à morte do amigo aos prantos.

A despedida de Melissandre

game of thrones

Certa de que agora cumpriu a missão para a qual estava destinada, Melissandre tira o colar que a mantinha jovem e envelhece até a morte em questão de segundos, falecendo antes do amanhecer, conforme tinha dito a sir Davos que aconteceria.

2º EPISÓDIO

O segundo episódio, dos seis que vão compor a última temporada de Game of Thrones, ainda não trouxe a tão esperada guerra contra os mortos, ou mesmo pelo trono.

Mas se o primeiro capítulo foi marcado por reencontros, este se caracterizou pelas despedidas.

Em grupos por muitas vezes bem inesperados, os personagens pareciam se despedir, sem saber direito como passar o tempo na espera por aquela que promete ser a maior batalha da história de Game of Thrones.

Mas vamos relembrar tudo com detalhes!

A chegada de Jaime

game of thrones

Após uma chegada conturbada, com direito a Daenerys relembrando as histórias que seu irmão contava sobre o que fariam com o assassino do rei quando o encontrassem, Jaime se apresentou para lutar ao lado do Norte.

Ainda que politicamente de lado adversários, Jaime, Daenerys e Sansa pareceram se entender temporariamente, principalmente após Brienne defender a honra do Lannister.

Um pedido de desculpas

game of thrones

Daenerys se irrita com Tyrion, por ele ter se deixado enganar por Cersei e suas promessas vazias. Arya cobra mais uma vez sua arma a Gendry, e mostra suas habilidades com armas, o convencendo a apressar o processo.

Jaime encontra Bran/Corvo de Três Olhos e, após anos desde que o empurrou da torre, se desculpa com o garoto. Em uma conversa cheia de misticismo, o Corvo de Três Olhos parece prever o pior para a guerra contra os mortos:

"Como você sabe que existe um depois?"

Quase...

game of thrones

Após receber conselhos de Sir Jorah não apenas sobre perdoar Tyrion, mas também sobre se aproximar de Sansa, Daenerys tenta conversar com a Senhora do Norte.

A conversa parece amenizar o clima de tensão entre as duas, que consegue explicar um pouco o lado de cada uma. As tensões, contudo, retornam, quando Sansa expõe sua vontade de não se submeter ao governo de nenhum outro rei.

Theon está de volta

game of thrones

Theon voltou a Winterfell para lutar ao lado do Norte. E ele, com certeza, já tem o apoio e o carinho de Sansa.

A preparação para a guerra

game of thrones

Na espera da chegada do exército do mortos, o povo de Winterfell se prepara para lutar. A fabricação de armas com vidro de Dragão segue a todo vapor.

Mulheres e crianças são orientadas a se protegerem nas criptas. E quase todas vão. Menos Lyanna Mormont, que quer lutar em nome de sua família.

Os mortos estão chegando

game of thrones

Tormund, Dondarrion e os últimos membros da Patrulha da Noite chegam a Winterfell com má notícias: os mortos ultrapassaram a Muralha.

O exército do Rei da Noite deve alcançar Winterfell antes do sol nascer no dia seguinte. Estamos apenas a algumas horas do confronto.

O plano

game of thrones

Em um grupo que jamais poderíamos imaginar ver unido (Starks, Greyjoy, Targaryen, Lannisters, etc), os guerreiros planejam seu ataque ao exército dos mortos.

Bran/Corvo de Três Olhos, então, revela o que o Rei da Noite busca: ele. O plano é usar Bran como isca para que o líder dos mortos se exponha e atacá-lo. A esperança é que sua morte provoque a queda de boa parte do exército dos mortos, visto que, aparentemente, quando aquele responsável por "reviver" soldados morre, seus soldados morrem também.

A misteriosa conversa entre Tyrion e o Corvo

game of thrones

Logo após a reunião para decidir as estratégias militares contra o exército dos mortos, Tyrion permanece na sala com Bran/Corvo de Três Olhos, puxa uma cadeira e dá início ao que parece ser uma longa conversa.

O episódio, contudo, não mostra o diálogo. Será que ele contou sobre a verdadeira origem de Jon para Tyrion?

As despedidas

O que vemos a seguir parecem ser uma série de despedidas antes que a batalha comece. Conversas sobre planos para depois da guerra, decisões sobre quem vai lutar, piadas sem jeito e momentos de lembranças do passado.

game of thrones

game of thrones

game of thrones

Arya + Gendry

game of thrones

A despedida de Arya se transforma numa cena há muito esperada pelos fãs (embora tenha chocado aqueles que ainda viam a garota como uma criança (a personagem e a atriz já são maiores de idades).

Um grupo improvável

game of thrones

A reunião mais improvável, porém, é composta por Tormund, Brienne, Jaime, Sir Davos, Tyrion e Podrick.

O momento teve direito a histórias de Tormund (sobre a época em que, aos 10 anos, foi amamentado por uma gigante); a uma constatação de Tyrion de que quase todos ali já lutaram contra os Starks algum dia; e até mesmo a uma música de Podrick.

Sir Brienne

game of thrones

Um dos melhores momentos do episódio, contudo, aconteceu entre Brienne e Jaime. Em um momento de respeito mútuo e consagração de toda a trajetória de Brienne, ela pe nomeada, por Jaime, como cavaleiro dos Sete Reinos.

Mais despedidas

Ao som da música de Podrick, mais despedidas são mostradas, em um clima de tensão, como quem espera pela morte que está a caminho.

game of thrones

game of thrones

game of thrones

game of thrones

game of thrones

Jon conta a Daenerys

game of thrones

Em um momento de grande tensão, na cripta, em frente à estátua de Lyanna, Jon conta a verdade a Daenerys.

Ela resiste a acreditar, mas destaca que isso faria dele o herdeiro do trono de ferro caso ele clame por isso. Sem uma conclusão a sua conversa, os dois são interrompidos pelas trompas que anunciam o início da guerra.

O Rei da Noite chega a Winterfell

game of thrones

Com todo o seu exército, o Rei da Noite chega a Winterfell, para aquele que será a maior batalha da história de Game of Thrones.

O próximo episódio de Game of Thrones vai ao ar no dia 28 de abril, às 22h, na HBO.

1º EPISÓDIO

Nova abertura!

game of thrones

A abertura da série sempre trouxe novidades a cada temporada, como novos castelos e regiões, conforme os personagens que seriam apresentados a cada ano.

A última temporada, contudo, trouxe mudanças ainda maiores. O gelo aparece tomando conta do mapa, logo após vermos a Muralha destruída.

Pela primeira vez também, a abertura nos leva tanto para dentro dos castelos.

Família real novamente em Winterfell

game of thrones

Ok, ainda não é oficial que Jon e Danenerys vão se casar, assumir o comando dos Sete Reinos, etc etc. Mas a chegada deles a Winterfell, cena que abre o primeiro episódio da 8ª temporada, foi propositalmente um paralelo à chegada do Rei Robert Baratheon e dos Lannisters, na primeira temporada.

Mais uma vez, Winterfell assiste a um exército (dessa vez bem maior!) e um governante estrangeiros chegarem a suas terras. E se isso não seria o suficiente para deixar os nortenhos desconfiados, soma aí dois dragões voando.

Mas não foi só o povo que não curtiu muito a volta de Jon, agora como Lord de Winterfell, ao lado de uma nova rainha.

Resistência política

game of thrones

Você confia sua região a uma pessoa, ele vai lá e confia ela a outra. É compreensível que os representantes das casas que apoiam Jon Snow, incluindo sua família, não estejam muito satisfeitos com a novidade da presença de Daenerys (e do Tyrion, né?).

Jon precisa recuperar essa confiança e dar espaço para que o povo conheça Daenerys e entenda sua decisão de se ajoelhar à rainha. Mas há tempo para isso?

Reencontro Arya e Jon

game of thrones

Provavelmente o reencontro mais aguardado de toda a série, o momento em que Arya e Jon se veem foi quase como esperávamos. Foi bonito, cheio de saudade, mais envolto em alertas de Arya para Jon não esquecer quem é sua família.

Cersei paga sua promessa a Euron

game of thrones

Cersei já sabe que os Caminhantes ultrapassaram a Muralha, mas continua cega por seu ódio e sua vontade de governar os Sete Reinos.

Para garantir a continuidade de sua aliança com Euron Greyjoy, Cersei dorme com ele.

Enquanto isso, porém, Theon e seus homens conseguem resgatar Yara do barco de Euron.

Nova missão de Bronn

game of thrones

Bronn recebe uma nova missão ordenada diretamente pela rainha Cersei: matar seus irmãos traidores.

Mas será que o guerreiro realmente irá ter coragem de matar Tyrion e Jaime, outrora seus amigos? Ou ele verá a autorização para sair em missão como uma oportunidade de se juntar a eles?

Jon e Daenerys

game of thrones

Embora alguns fãs tenham reclamado do tempo que o episódio dedica (uma cena) para mostrar a relação entre Jon e Daenerys, enquanto há tanto para se resolver em apenas 6 episódios, é provável que os roteiristas tenham tomado essas escolhas para dar o tom da série e ter ali um único momento romântico antes de todos os problemas que prometem vir a seguir.

Vidro de Dragão

game of thrones

Em meio ao tenso clima político, Winterfell e os recém-chegados exércitos se preparam para lutar contra o Rei da Noite.

Para tanto, diferentes estilos de armas estão sendo feitos com o vidro de dragão extraído de Dragonstone.

O pedido de Arya

game of thrones

Arya pede para Gendry fazer uma arma para ela de vidro de dragão, mas com um design muito específico. Uma espécia de lança que pode revelar algo mais em seu interior.

Quando Gendry lhe pergunta por que ela iria querer algo assim, ela apenas não lhe responde.

Sam conta a Jon

game of thrones

O primeiro episódio da última temporada pode não ter tido grandes batalhas, mas também não foi nada fraco. É neste capítulo, inclusive, em que Sam já conta a Jon que ele é o verdadeiro herdeiro do trono.

Mas agora Jon precisa decidir quando contar isso a Daenerys, na dúvida se ela desistirá de sua coroa assim como ele fez.

O aviso do Exército dos Mortos

game of thrones

O exército dos mortos vem aí, e não tardará. Além do macabro aviso deixado em Last Earth (castelo da família Umber), a promo do segundo episódio mostra que falta pouco para eles alcançarem Winterfell.

Uma segunda vez em Winterfell

game of thrones

O episódio termina com Jaime chegando a Winterfell e reencontrando Bran, a quem empurrou de uma torre na primeira temporada.

A chegada de Jaime é bastante significativa para a série. O Lannister esteve lá apenas na primeira temporada, e agora retorna pondo sua vida em risco para se oferecer como aliado.

O próximo episódio de Game of Thrones vai ao ar no dia 21 de abril, às 22h, na HBO.

FIQUE POR DENTRO

Game of Thrones| O SIGNIFICADO de Jon Snow ser Aegon Targaryen

Game of Thrones: as melhores frases de todos os tempos

Conheça as casas mais tradicionais de Game of Thrones

Teoria: Quem é Azor Ahai em Game of Thrones?

Game of Thrones: Cersei é morta por Jaime? A teoria do valonqar