A série House of the Dragon (Casa do Dragão, em tradução livre) é o primeiro spinoff da série fenômeno mundial Game of Thrones. Baseada no livro Fogo e Sangue (2018), de George R.R. Martin, a produção foca na família Targaryen, e traz personagens até então desconhecidos para os fãs da franquia original, mas cuja trajetória se interliga com os eventos de GoT. Conheça os complexos personagens que a série traz (cuidado para não confundir os nomes!) e entenda quem é quem em House of the Dragon.
O artigo abaixo contém spoilers leves da trama de House of the Dragon!
Daenys e Aegon Targaryen
A nova produção adapta a história do livro Fogo e Sangue, lançado em 2018 por George R.R. Martin, autor da série de livros que inspirou Game of Thrones. A trama se passa 200 anos antes da história da produção original. Acompanharemos as brigas de poder entre os Targaryens até a guerra civil que ficou conhecida como a "Dança dos Dragões". Para entender melhor quem são os personagens de House of the Dragon, precisamos falar de Daenys e Aegon Targaryen.
A série não vai exatamente focar nesses dois Targaryen ou sequer se passar realmente no tempo em que eles estavam vivos. Contudo, é fundamental saber a história desses dois nomes para entender onde vamos encontrar os personagens principais de House of the Dragon e como eles chegaram ao poder de Westeros.
A primeira deles é a jovem Daenys Targaryen. Há muitos anos, os Targaryens eram apenas uma das várias famílias de Valíria que tinham dragões. Contudo, certo dia Daenys teve uma visão sobre uma tragédia que destruiria a região e mataria todos. Seu pai, Aenar Targaryen, acreditou na menina e se mudou para a península Pedra do Dragão, em Westeros, com sua família, dinheiro e, claro, seus dragões.
A visão de Daenys se confirmou 12 anos depois, quando um mistério evento cataclísmico causou o que ficou conhecido como a Perdição de Valíria. Toda a cidade natal dos Targaryen foi destruída e todas as famílias e dragões que lá estavam acabaram morrendo. Como únicos senhores de dragão, os Targaryen se estabeleceram na Pedra do Dragão. Mas 100 anos depois, o distante descendente de Daenys, Aegon I, decidiu que queria mais.
Aegon conquistou e unificou Westeros. Embora ainda divididos em diferentes regiões, os territórios estavam sob a autoridade de um único governante, aquele que ocupava o Trono de Ferro, criado por Aegon. E assim foi por quase 300 anos, período em que os Targaryen reinaram em Westeros, até ter início a disputa entre outras famílias, conforme vimos em Game of Thrones.
Viserys Targaryen I
Intérprete: Paddy Considine
Dragão: Balerion the Black Dread (quando era jovem)
A história de House of the Dragon tem início com Viserys Targaryen I, tataraneto de Aegon I Targaryen e quinto rei da dinastia Targaryen. Viserys teve dois casamentos. Do primeiro matrimônio, com Aemma Arryn, ele teve dois filhos que faleceram ainda na infância, e uma filha ainda viva, Rhaenyra Targaryen. O segundo casamento do rei foi com Alicent Hightower, com quem veio a ter quatro filhos: Aegon, Healena, Aemond e Daeron Targaryen.
Quando assumiu o trono, Viserys I prometeu dar continuidade ao período de paz e prosperidade que os Sete Reinos vivenciaram nos últimos 50 anos, sob o comando de seu avô Jaehaerys I Targaryen. Contudo, a mesma paz já não era vista dentro do clã Targaryen. Após a morte de Jaehaerys I, Rhaenys Targaryen reivindicou seu direito ao trono, como filha única do primeiro filho homem de Jaehaerys I.
Contudo, nenhuma mulher assumiu o Trono de Ferro até então. A situação foi levada ao Grande Conselho em Harrenhal. Caso o direto de sucessão permanecesse com a linhagem do primeiro filho de Jaehaerys I, Rhaenys não poderia assumir, mas sim seu primeiro filho homem Laenor Velaryon. O conselho, porém, decidiu que Viserys I, filho mais velho do segundo filho de Jaehaerys I, deveria assumir.
Isso causou um conflito entre os Targaryens e a Casa Velaryon, tendo à frente Corlys Velaryon, marido de Rhaenys, comandante das frotas reais e o homem mais rico de Westeros. Mas quando chega o momento de escolher quem deve ser o sucessor de Viserys I, há outros nomes na disputa. Rhaenyra disputa por seu direito como primogênita. Daemon Targaryen, irmão mais novo de Viserys I, reivindica o trono como parente homem mais próximo.
Além deles, a Casa Hightower também tem interesse em ampliar seu poder sobre o reino, com Otto Hightower já sendo o Mão do Rei.
Rhaenyra Targaryen
Intérprete: Emma D’Arcy (adulta) e Milly Alcock (jovem)
Dragão: Syrax
A princesa Rhaenyra Targaryen é a primeira e única filha de Viserys I com sua primeira esposa, Aemma Arryn. Ela sempre teve uma relação próxima com o pai e deseja ocupar o Trono de Ferro um dia, principalmente levando em conta seu direito por ser a primogênita. Contudo, a tradição permite que apenas o primeiro herdeiro homem tenha esse direito, podendo até o irmão do rei assumir o poder no caso de ele não ter filhos homens.
Quando mais jovem, ela é escolhida como sucessora oficial de Viserys I. Contudo, anos depois, quando o rei finalmente vem a morrer, a subida de Rhaenyra ao trono é contestada por várias pessoas que também reivindicam o direito ao poder. Seus principais oponentes são Lady Alicent Hightower e Daemon Targaryen.
Alicent é viúva de Viserys I e filha de Otto Hightower, Mão do Rei. Desejando se manter no poder, a jovem, que cresceu com Rhaenyra, quer que seu primeiro filho com Viserys I, Aegon, assuma o trono. Já Daemon é tio e segundo marido de Rhaenyra, e reivindica seu direito ao trono como herdeiro homem mais velho de seu irmão Viserys I. Da união com ele, Rhaenyra teve mais três filhos: Aegon, Viserys e Visenya.
Daemon Targaryen
Intérprete: Matt Smith
Dragão: Caraxes, o Ancião Sangrento
Príncipe e irmão mais novo de Viserys I, Daemon também deve lutar pelo direito de governar Westeros. Seu nome também foi cogitado na época da sucessão de seu avô, o rei Jaehaerys I. Contudo, a possibilidade foi logo deixada de lado dado o temperamento "cabeça quente" e imprevisível do príncipe. O Mão do Rei Viserys I, Otto Hightower, considera Daemon a maior ameaça ao reino.
Com Viserys I em processo de escolha de seu sucessor, porém, Daemon tentará reivindicar seu direito como irmão mais novo do rei e atual marido da primogênita de Viserys I, sua sobrinha Rhaenyra. Antes de casar com Rhaenyra, Daemon teve outros dois casamentos. Sua primeira esposa, Rhea Royce faleceu sem filhos. Sua segunda mulher foi Laena Velaryon, filha de sua prima Rhaneys. Ela teve dois filhos com o príncipe antes de morrer. Já Rhaenyra teve mais três filhos com seu segundo marido e tio.
Além de sua ambição pelo Trono de Ferro, Daemon é conhecido por suas habilidades como guerreiro e montador de dragão, bem como suas atitudes impulsivas. Para ele, os Targaryens não chegaram ao poder por meio de sonhos, mas sim por causa dos dragões.
Lady Alicent Hightower
Intérprete: Emily Carey (jovem) e Olivia Cooke (adulta)
Alicent Hightower é filha de Otto Hightower, Mão do Rei Viserys I. A jovem cresceu ao lado dos membros da família real e, quando mais velha, tornou-se a segunda esposa do rei Viserys I. Há alguns anos, Alicent ainda era uma jovem menina crescendo ao lado de Rhaenyra, primeira filha de Viserys I de seu casamento com sua primeira esposa, Aemma Arryn. Foi neste período que o rei anunciou sua decisão de tornar Rhaenyra sua sucessora oficial.
Anos depois, Alicent, agora casada com o rei, teve quatro filhos: Aegon, Healena, Aemond e Daeron Targaryen. Quando seu marido finalmente vem a morrer, ela é uma das pessoas do reino a não aceitar a sucessão de Rhaenyra. Com o apoio de Sir Criston Cole, ela tenta lutar contra a princesa com a intenção de reivindicar o direito de seu primeiro filho com Viserys I, Aegon, assumir o governo dos Sete Reinos.
Sir Otto Hightower
Intérprete: Rhys Ifans
Otto Hightower é o cavaleiro da Casa Hightower e ocupa a importante posição de confiança de Mão do Rei para Viserys I. Sempre aconselhando o rei, ele deixa claro que considera Deamon Targaryen, irmão de Viserys I, a maior ameaça ao reino. Com um comportamento violento e imprevisível, Daemon é um dos nomes que reivindicam sua condição como herdeiro do trono, enquanto Viserys I escolhe seu sucessor.
Otto é pai de Alicent Hightower e, dada sua proximidade com a família real, criou a filha em meio à realeza. Quando adulta, Alicent se torna a segunda esposa de Viserys I. Em conversa com a filha, Otto destacou que eles jogam um jogo feio, mas que ela tem a determinação necessária para ganhar.
Sir Criston Cole
Intérprete: Fabien Frankel
Criston Cole é considerado o maior guerreiro vivo de Westeros. Sua reputação em batalha e sua aparência fizeram com que várias damas da corte tivessem interesse por ele. Membro da Casa Cole, Criston nasceu nas Marcas Dornesas. Seu pai era mordomo do Lorde Dondarrion de Blackhaven.
Nas imagens da primeira temporada, Criston aparece ao lado de personagens como Alicent Hightower e Otto Hightower, e em uma batalha contra Daemon Targaryen. No livro, Criston é o principal aliado de Alicent em sua luta contra a subida ao trono de Rhaenyra. Ao lado da viúva de Viserys I, ele defente o direito do primeiro filho de Alicent com o rei, Aegon, de assumir o poder.
Rhaenys Velaryon
Intérprete: Eve Best
Dragão: Meleys, a Rainha Vermelha
Prima do rei Viserys I, Rhaenys estava entre os nomes cogitados para assumir o Trono de Ferro quando Jaehaerys I, seu avô, faleceu. Ela reivindicava como filha única do primeiro filho de Jaeharys I. Com a escolha de Viserys I - filho mais velho do segundo filho de Jaehaerys I- para o reinado, Rhaenys ficou conhecida como "A rainha que nunca foi".
A princesa se casou com o Lorde Corlys Velaryon, com quem teve dois filhos. Os casamentos de seus filhos são alguns dos pontos que deixam a árvore genealógica da família um tanto complicada. Sua filha Laena Velaryon foi a segunda esposa de Daemon Targaryen, seu primo e irmão de Viserys I. Já seu filho Laenor Velaryon foi o primeiro marido de Rhaenyra, primogênita de Viserys I e terceira esposa de Daemon.
Lorde Corlys Velaryon
Intérprete: Steve Toussaint
Também conhecido como Serpente do Mar e Lorde das Marés, Corlys Velaryon se tornou o homem mais rico de Westeros após as várias expedições comerciais que realizou. Atualmente, é o comandante da Frota Real do reino de Viserys I, com quem tem certo conflito desde a nomeação do rei por acreditar que o direito de assumir o trono era de sua família.
Isso porque ele é casado com Rhaenys Targaryen. Prima de Viserys I, ela é filha única do primeiro filho de Jaehaerys I, rei anterior. Para escolher seu antecessor, Jaehaerys I decidiu convocar o Conselho em Harrenhal, na tentativa de evitar uma guerra civil, uma vez que Viserys I, primeiro filho do segundo filho de Jaehaerys I, também reivindicava o trono.
Com a escolha de Viserys I, Lorde Corlys Velaryon e Rhaenys sentiram que seu direito ao reino foi roubado duas vezes. A primeira vez, da própria Rhaenys. A segunda, de seu filho Laenor Velaryon, que deveria subir ao trono caso sua mãe não fosse aceita por ser mulher.
Mysaria
Intérprete: Sonoya Mizuno
Mysaria era uma escrava em Essos e trabalhava como prostituta. Aos pouco, a jovem foi trabalhando para conquistar sua liberdade e se infiltrar no mundo do crime de King's Landing.
Atualmente morando em Westeros, ela se tornou a aliada de maior confiança do príncipe Daemon Targaryen.
SAIBA MAIS!
Coisas para descobrir sobre a Casa Targaryen de Game of Thrones
Conheça as casas mais tradicionais de Game of Thrones
Game of Thrones| O SIGNIFICADO de Jon Snow ser Aegon Targaryen
Quem é o Rei da Noite? A origem do vilão de Game of Thrones
Game of Thrones | Tudo que aconteceu na 8ª temporada!
Guia da Terra-Média: Eras, criadores, seres e mais sobre o universo de O Senhor dos Anéis
Sandman: História, personagens e tudo o que você precisa saber sobre a série