Game of Thrones | O que sabemos do SÍMBOLO deixado pelos Caminhantes

Já bem próximo ao final do primeiro episódio da última temporada de Game of Thrones, exibido neste último domingo, vimos que os Caminhantes Brancos marcaram Last Earth (castelo da família Umber) com um símbolo.

Mas o que significa esse símbolo? Onde já o vimos antes? E que teorias já existem relacionadas a ele?

A cena

game of thrones

Quase no final do episódio, vemos Tormund Giantsbane, Beric Dondarrion, Eddison Tollett e outros membros da Patrulha da Noite saírem dos locais em que se esconderam em Last Earth, enquanto os Caminhantes Brancos passavam, após destruírem a Muralha.

Ao chegar a determinada sala, eles descobrem que as criaturas deixaram um símbolo na parede a partir de uma formação um tanto macabra.

Usando o corpo do pequeno Ned Umber e vários membros de diferentes pessoas, eles fizeram uma espécie de espiral com várias pontas.

Após Dondarrion queimar a versão "zumbi" do menino, ele alerta:

"Isso é uma mensagem do Rei da Noite."

Vale lembrar que o jovem Ned Umber era o representante oficial da Casa Umber, que jurou lealdade a Jon Snow na 7ª temporada.

Mas onde já vimos esse símbolo antes?

Símbolo das Crianças da Floresta?

game of thrones

No episódio 5 da 6ª temporada, The Door, Bran volta no tempo em uma de suas visões, e assiste ao momento em que as chamadas Crianças da Floresta criaram o Rei da Noite, como forma de proteger a natureza e suas criaturas dos Primeiros Homens.

É neste momento da criação do primeiro Caminhante que vemos o curioso símbolo pela primeira vez. Uma espécie de espiral, mas com várias pontas que seguem para o exterior do símbolo.

Embora não tenha sido criado pelos Caminhantes Brancos, o símbolo marcou sua criação e, aparentemente, seguiu sendo usado pelas criaturas com alguma motivação que ainda deve ser revelada.

Os desenhos na caverna

game of thrones

Na 7ª temporada, vemos Jon Snow levar Daenerys para conhecer as cavernas que guardam o vidro de dragão, em Dragonstone.

No local, Jon mostra os desenhos deixados ali pelas Crianças da Floresta. Esses desenhos, contudo, mostram que as criaturas chegaram a se aliar com os Primeiros Homens para vencer os Caminhantes.

Entre os desenhos que são vistos na caverna, está mais uma vez a estranha espiral usada pelo Exército dos Mortos.

Os Caminhantes já usaram o símbolo antes

game of thrones

Durante o episódio 3 da 3ª temporada, Jon Snow, Mance Rayder, Tormund e Ygritte encontram pedaços de cavalos mutilados na neve.

Mas a forma como os Caminhantes "organizaram" esses pedaços dos animais chamou a atenção: exatamente como o símbolo da espiral de várias pontas.

Na cena, Mance ainda ironiza a situação dizendo "Sempre os artistas", o que dá a entender que ele já viu esse símbolo outras vezes.

O que os showrunners da série já falaram

game of thrones

Durante uma entrevista à revista Time, em agosto de 2017, David Benioff, um dos showrruners de Game of Thrones, conversou sobre os desenhos na caverna em Dragonstone.

"É algo que é muito evocativo dos milhares de anos que se passaram desde que essas cavernas foram exploradas pela primeira vez e as pinturas foram feitas pela primeira vez. E também, obviamente, algo que é bastante relevante para o enredo atual, porque é sobre como esses dois povos se unem para derrotar o inimigo comum."

Sem dar maiores explicações sobre seu significado, Benioff apenas comentou a decisão de incluir o símbolo e sua origem.

"Uma das coisas que aprendemos com essas pinturas rupestres é que os White Walkers não criaram essas imagens, elas derivaram de seus criadores, os Filhos da Floresta. Estes são padrões que têm significado místico para os Filhos da Floresta. Não temos certeza do que significam, mas os padrões de espiral são importantes em muitas culturas diferentes em nosso mundo, e faz sentido que eles também estejam neste mundo."

As teorias

game of thrones

Já não é de hoje que os fãs apontam uma possível semelhança entre o símbolo que os Caminhantes seguem usando e o emblema da família Targaryen.

Mas agora temos entre os principais candidatos ao trono dois Targaryen: Jon e Daenerys.

Uma nova teoria, contudo, apostou na possibilidade de Daenerys se tornar a Rainha da Noite. Embora soe um pouco absurdo a princípio, vale a pena conferir os argumentos da fã responsável por essa especulação e em que ela se embasou.

Ainda que não exista relação direta com o símbolo, vale lembrar também da teoria que aponta que Bran viria a se tornar o Rei da Noite.

game of thrones

O que dizer... a noite é longa e cheia de mistérios.... E você, o que acha que o símbolo em espiral pode significar?

A última temporada de Game of Thrones está sendo transmitida pela HBO durante os próximos cinco domingos, às 22h (horário de Brasília).

FIQUE POR DENTRO

Game of Thrones | Teoria sugere que Daenerys é a Rainha da Noite

Game of Thrones | Caminhantes estão chegando! Confira promo do 2º episódio

Game of Thrones | Acompanhe aqui os acontecimentos da 8ª temporada!

Teoria: Quem é Azor Ahai em Game of Thrones?

Quem é o Rei da Noite? A origem do vilão de Game of Thrones