17 curiosidades sobre Jason Momoa (incluindo lista de filmes e séries!)

O homem do momento, nosso eterno Khal Drogo, a nova imagem do herói Aquaman, ator, produtor, ativista. Jason Momoa tem uma trajetória - profissional e pessoal - impossível de não admirar.

Confira detalhes de seus trabalhos como intérprete e outras curiosidades que vão te deixar com vontade de já ver o próximo filme ou série de Momoa, ou sonhando em simplesmente ser amigo desse cara!

1. Momoa já fez 17 filmes e 8 séries

Jason momoa filmes

Embora tenha ficado mais conhecido após dar vida a Khal Drogo, em Game of Thrones (e ainda mais famoso depois de ser o escolhido para interpretar o Aquaman!), Jason Momoa já tem 17 filmes e 8 séries em seu currículo.

A filmografia do ator conta com produções como Conan, o Bárbaro, três longas (e mais um confirmado) como Aquaman e o aguardado Duna. Confira a lista completa de filmes de Jason Momoa:

2003

  • Baywatch: Hawaiian Wedding (Telefilme) - Como Jason Ioane
  • Tempted (Telefilme) - Como Kala

2004

  • As Férias da Família Johnson - Como Navarro

2011

  • Conan, o Bárbaro - Como Conan

2012

  • Alvo Duplo - Como Keegan
  • Road to Paloma - Como Robert Wolf (Também foi produtor e co-roteirista)

2014

  • Debug - Como Iam
  • Lobos - Como Connor
  • Batman vs Superman: A Origem da Justiça - Como Arthur Curry/Aquaman

2016

  • The Bad Batch - Como Homem de Miami
  • Sugar Mountain - Como Joe Bright
  • Once Upon a Time in Venice - Como Aranha

2017

  • Liga da Justiça - Como Arthur Curry / Aquaman
  • Braven - Como Joe Braven (Também foi produtor)

2018

  • Aquaman - Como Arthur Curry / Aquaman

2019

  • Uma Aventura LEGO 2 - Como Aquaman (Voz)

2020

  • Duna - Como Duncan Idaho

jason momoa séries

Entre as séries, o destaque já não fica apenas para a aclamada Game of Thrones. Desde que saiu da série da HBO, Momoa protagoniza as produções Frontier (Netflix) e See (Apple TV). Confira todas as séries que Jason Momoa já fez:

  • 1999–2001 - Baywatch Hawaii - Como Jason Ioane (38 episódios)
  • 2004–2005 - North Shore - Como Frankie Seau (21 episódios)
  • 2005–2009 - Stargate Atlantis - Como Ronon Dex (73 episódios)
  • 2009 - The Game - Como Roman (4 episódios)
  • 2011–2012 - Game of Thrones - Como Khal Drogo (10 episódios)
  • 2014–2015 - The Red Road - Como Phillip Kopus (12 episódios)
  • 2017–presente - Frontier - Como Declan Harp
  • 2019–presente - See - Como Baba Voss

2. Momoa se identifica com o Aquaman

jason momoa curiosidades

Durante uma entrevista ao programa Good Morning America, em 2018, Jason Momoa revelou se identificar com o personagem Arthur Curry, o Aquaman. Isso porque o ator também teve, digamos, duas origens.

Nascido em Honolulu, Havaí, Momoa foi criado em Iowa. Segundo o próprio ator conta, são dois lugares que realmente não têm similaridades entre si, algo que o Aquaman sente ao ter a superfície e o oceano como suas origens.

3. Fez audição para Batman e Guardiões da Galáxia

Embora hoje seja difícil imaginar outro ator dando vida ao Aquaman, o rei dos oceanos não foi o primeiro herói ao qual Momoa se candidatou para viver nos cinemas. O ator chegou a fazer audição para um papel em Guardiões da Galáxia, mas não foi escolhido (vacilo, hein, Marvel!).

Já o trabalho como Aquaman o artista conseguiu ao ir fazer audição para outro personagem: o Batman! Embora não o tenha escolhido para viver Bruce Wayne, depois da forma como o ator leu o texto na audição, Zack Snyder lhe propôs viver Arthur Curry. Em uma entrevista, Momoa revelou:

"Eu acho que, quando eu fiz a audição para Batman, eu não interpretei o personagem como deveria. Eu apenas atuei completamente diferente, e acho que é disso que Zack gostou."

4. Momoa dançou na audição para Game of Thrones

É isso mesmo que você leu. Momoa revelou que, em sua audição para Khal Drogo, em Game of Thrones, ele apresentou uma dança típica do povo Maori, do Havaí. Segundo o ator, a dança era utilizada pelos Maori para intimidar inimigos no campo de batalha.

Na premiere de Aquaman, Momoa também apresentou uma dança Maori no tapete vermelho (com participação de seus filhos!). Não é possível sabermos se se trata da mesma, mas o vídeo acima pode nos dar uma ideia do que o ator pode ter mostrado na audição para Game of Thrones.

5. O ator defendeu Emilia Clarke no set de GoT

jason momoa emilia clarke

Em novembro de 2019, Emilia Clarke, intérprete de Daenerys Targaryen em Game of Thrones, revelou as dificuldades pelas quais passou para as cenas de sexo e nudez na primeira temporada da série. Na época, a atriz tinha apenas 23 anos, e as cenas eram extensas, várias, e gravadas em locais frios. Clarke contou que a ajuda e proteção de Momoa foi fundamental.

Em entrevista ao site AOL, ela afirmou:

"Ele tomou conta de mim em um ambiente no qual eu não sabia que precisavam que tomassem conta de mim... Ele foi muito carinhoso e sensível, se importou comigo como ser humano."

Clarke contou que Momoa chorou mais que ela durante as cenas em que Drogo estupra Daenerys. Além disso, o ator sempre cobrava a equipe de produção para que a atriz fosse tratada com respeito e o devido cuidado. Segundo a intérprete da mãe dos dragões, Momoa gritava:

"Podemos conseguir a p***a de um roupão para ela? Podemos arrumar qualquer porcaria? Ela está tremendo!"

6. Ele teve acidentes de trabalho em Conan

Durante as filmagens de Conan, o Bárbaro, o ator caiu do cavalo que montava e acabou ficando pendurado pela rédea, o que lhe rendeu algumas costelas quebradas.

Mas não foi o único machucado que o trabalho rendeu ao ator. Para garantir seu papel no filme, Jason pediu para um colega quebrar o seu nariz, que ele achava delicado demais para o personagem.

7. Momoa tem outras profissões além de ator

jason momoa curiosidades

Antes de se aventurar como ator, Momoa foi o salva-vidas mais jovem da história da Costa do Golfo, quando ainda era adolescente. Durante as férias da faculdade, o jovem voltava ao Havaí para visitar o pai, período em que trabalhava na loja de surf de seus tios, para juntar um dinheiro extra.

Falando em faculdade, Jason Momoa é formado em Biologia Marinha. A carreira artística, por outro lado, teve início em 1998, quando ele foi descoberto pelo designer internacional Takeo, aos 19 anos, e começou a trabalhar como modelo.

O trabalho como modelo, inclusive, seria a alavanca necessária para a atuação. Nas audições para Baywatch Hawaii, o aspirante a ator mentiu, dizendo que já havia trabalhado como modelo para marcas como Gucci e Louis Vuitton. Ele conseguiu o trabalho na série e, eventualmente, de fato trabalhou para Louis Vuitton.

Apaixonado por artes - por influência da mãe fotógrafa e do pai pintor - Mamoa chegou a passar um tempo na França para ter aulas de pintura, e não esconde sua paixão por fotografia.

Atualmente, é dono da produtora de filmes e comerciais Pride of Gypsies, onde trabalha como ator, produtor e roteirista.

8. "Jason" não é seu primeiro nome

jason momoa pais

Na verdade, seu nome completo é Joseph Jason Namakaeha Momoa. Nascido no Havaí, no dia 1º de agosto de 1979, é filho de um pintor havaiano e uma fotógrafa e pintora de descendência alemã e irlandesa.

Ainda muito pequeno, mudou-se com a família para Norwalk, uma pequena cidade do interior de Iowa, onde cresceu.

9. Sua família é famosa

Os tios de Momoa são famosos no cenário esportivo americano. Brian Keaulana é um surfista profissional e coordenador de dublês em diversas produções Hollywoodianas. Já seu tio-avô, Richard Buffalo, se consagrou como um dos maiores surfistas do Havaí.

10. Sua família é realmente famosa!

jason momoa família

O ator é casado com Lisa Bonet, atriz, ex-esposa do músico Lenny Kravitz e mãe da atriz Zöe Kravitz. Sim, Momoa é padrastro de Zöe Kravitz!

Em diferentes entrevistas, o ator já declarou seu amor pela esposa, e revelou ter se apaixonado por ela ainda criança, quando a viu na televisão pela primeira vez. Já a relação com Zöe parece ser maravilhosa, com a atriz já tendo se referido a ele como um de seus pais.

Da relação com Lisa, Momoa teve dois filhos: Lola Iolani Momoa, que nasceu em julho de 2007, e Nakoa-Wolf Manakauapo Namakaeha Momoa, de dezembro de 2008. Seus nomes, de origem havaiana, significam respectivamente "falcão real" e "força/espírito".

11. Momoa não é muito adepto a tecnologias

jason momoa filhos

Em algumas ocasiões, o ator revelou não ter apego algum com tecnologias. Na verdade, ele e sua família não possuem um computador ou mesmo uma televisão.

Tanto Momoa quanto Lisa preferem que Lola e Nakoa cresçam em contato com a natureza e em meio aos esportes. E não são poucos os esportes que a família pratica.

12. O ator adora esportes radicais

Mamoa pratica escalada, surf, ciclismo de montanha, snowboard, skate long board e hóquei em patins. A paixão pelos esportes, que aprendeu com a mãe, ele passou para seus filhos.

Indo além do esporte em si, o ator é apaixonado por esse contato direto com a natureza que algumas das modalidades lhe proporciona.

Em 2016, ele fez uma espécie de mini documentário chamado de Canvas of My Life (Moldura da minha Vida). Nos 8 minutos de vídeo (que pode ser visto acima), Momoa fala sobre o que aprendeu com a mãe, sobre a paixão por esportes, sobre sua família, como deseja criar os filhos; e demonstra seu estilo de vida, completamente ligada às artes, a música (ele toca guitarra, violão e bateria), esportes e natureza.

13. Uma briga em um bar causou a cicatriz em seu rosto

jason momoa cicatriz

Embora a cicatriz na sobrancelha de Momoa hoje até dê certo charme ao ator, a marca tem uma origem um tanto quanto traumática. Em 2008, ele se envolveu em uma briga em um bar.

Um desconhecido acertou o rosto do ator com uma caneca de cerveja estilhaçada. Momoa precisou passar por uma cirurgia de reconstrução facial, levando 140 pontos na face. A única marca que ficou, contudo, foi a leve cicatriz na sobrancelha.

14. Ele é budista

jason mamoa curiosidades

Quando o assunto é espiritualidade, Momoa é praticante do Budismo. Em 1999, o ator chegou a viajar para o Tibete, para se aprofundar no conhecimento espiritual dos ensinamentos budistas. Ele também é adepto da meditação.

15. Todas as suas tatuagens têm uma história

jason momoa tatuagens

As tatuagens que Mamoa leva em seu peitoral é composta pelas assinaturas dos seus filhos Lola e Nakoa-Wolf. Na parte interior do antebraço direito, o ator tem o nome de sua produtora, Pride of Gypsies. A pequena caveira em sua mão representa (provavelmente) a sua paixão pelo rock, algo que ele também demonstra em outros acessórios.

jason momoa tatuagens

A palavra "Diablo", tatuada no dedo médio de uma das mãos, foi uma homenagem a um de seus melhores amigos, que faleceu no ano anterior ao que o ator fez o desenho na pele. Já a frase "Etre toujours ivre" (Estar sempre bêbado), o assumidamente apaixonado por Guinness fez junto a um amigo, e na companhia de Zöe Kravitz.

jason momoa tatuagens

Por último (até ele fazer novas tatuagens, claro), a tatuagem em seu braço esquerdo simboliza os dentes de um tubarão, o 'aumakuea de Momoa. Segundo a mitologia havaiana, o 'aumakuea é um espírito de família ou guardião que, após morrer, volta à vida de uma forma diferente para proteger seus ancestrais.

16. Apaixonado por rock

Em 2020, Jason Momoa foi convidado a estrelar o novo clipe de Ozzy Osbourne, convite aceito pelo ator de imediato. Fã de rock desde criança, Momoa fez uma publicação em seu Instagram com um vídeo dos bastidores do clipe e uma legenda falando sobre a honra que foi receber o convite.

"Eu enlouqueci só por eles saberem quem eu era. Eu fiquei honrado e falei a eles 'Com certeza sim!'"

17. Momoa é um ativista dedicado

Desde mais jovem, Momoa apoia diversas causas sociais, como a campanha do Banco Alimentar no Havaí.

Em 2019, o ator fez constantes protestos contra a construção do telescópio TMT, um artefato de 30 metros que seria construído no cume do vulcão Mauna Kea, região sagrada para os havaianos. Segundo o artista, a construção deste que seria o maior telescópio da história colocaria em risco a natureza do local.

FIQUE POR DENTRO

Curiosidades sobre Dwayne 'The Rock' Johnson

Curiosidades sobre Margot Robbie, a Arlequina!

Curiosidades sobre Joaquin Phoenix, o Coringa