10 curiosidades sobre Joaquin Phoenix, o próximo Coringa

Jack Nickolson, Heath Ledger e Jared Leto. Todos eles chegaram a comentar a intensidade do processo de criação de um personagem como o Coringa. E agora é a vez de Joaquin Phoenix trazer sua versão (que promete fazer história) do emblemático personagem.

E assim como aconteceu com os antecessores de Phoenix na missão, há várias informações e curiosidades sobre o ator que podem ser divididas em dois pontos: a trajetória que o levou até o papel de Coringa e sua preparação e processo para dar vida ao personagem.

E é sobre isso que vamos falar neste momento!

1. "Phoenix" não é o nome original de sua família

joaquin phoenix

A matriarca da família Phoenix, na verdade, chamava-se Sharon Arlyn. Com seu segundo marido, John Lee, Sharon ingressou em uma espécie de seita religiosa chamada Meninos de Deus. Trabalhando como missionários, o casal e a família morou em diferentes locais da América do Sul. Joaquin, inclusive, nasceu em Porto Rico e chegou a morar no México e em outros países do continente sul-americanos.

Quando deixou o culto e resolveu voltar aos Estados Unidos com os filhos, o casal mudou o sobrenome da família para "Phoenix", como referência ao animal mítico de mesmo nome, que simboliza o renascimento para uma nova vida.

Joaquin ainda chegou a usar o nome artístico Leaf Phoenix, para remeter a elementos da natureza como os nomes de seus irmãos. Mas na década de 1990, o ator voltou a usar o nome Joaquin.

2. Ele vem de uma família de artistas

joaquin phoenix

Com o incentivo dos pais, os cinco irmãos Phoenix (River e Joaquin e as irmãs Rain, Liberty e Summer) seguiram a carreira artística. Para ajudar financeiramente em casa, os irmãos Phoenix participaram de concursos, nos quais atuavam, cantavam e tocavam instrumentos.

Já em Los Angeles, quando sua mãe começou a trabalhar como secretária da NBC, os jovens foram descobertos pela agente de talentos infantis de Hollywood Iris Burton. Inicialmente, eles trabalhavam em comerciais para televisão. Mas River Phoenix iria além, tornando-se o primeiro da família a alcançar grande expressão na indústria do cinema.

River tinha 16 anos quando conseguiu seu primeiro papel de destaque, no aclamado filme Conta Comigo, de 1986. Depois disso, o ator viveu o jovem Indiana Jones em Indiana Jones e a Última Cruzada, atuou ao lado de Keanu Reeves em Garotos de Programa, e chegou a receber uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua interpretação em O Peso de um Passado.

3. A morte de River

joaquin phoenix

No dia 31 de outubro de 1993, quando Joaquin também já havia começado a construir sua carreira como ator, uma fatalidade abalou sua família para sempre e quase fez com que ele desistisse de seu trabalho. River, aos 23 anos, morre de uma overdose.

Joaquin, que estava com o irmão na hora em que ele passou mal, ligou para o número de emergência, e a gravação de seu pedido de socorro foi transmitida por diversos veículos da mídia.

A invasão de privacidade quase fez com que Joaquin desistisse de seguir no show business. Por insistência de seus amigos, o ator voltou a trabalhar cerca de um ano após a tragédia. Até hoje, o ator aponta seu irmão como uma de suas maiores influências e um dos responsáveis pela sua carreira como ator.

Curiosidade sobre River

joaquin phoenix

Os trabalhos de River como músico e ator tocaram fãs por todo o mundo, incluindo alguns bem famosos. Atores como Leonardo DiCaprio, James Franco, Jared Leto, Brad Pitt e o brasileiro Bruno Gagliasso já admitiram ter tido grande influência de River em suas formas de atuar.

O artista também ganhou canções em sua homenagem, como: Transcending, da banda The Red Hot Chili Peppers; River, de Natalie Merchant; Matinee Idol, de Rufus Wainwright; e River Phoenix, do brasileiro Milton Nascimento. River chegou a vir para o Brasil, onde se hospedou na casa do cantor.

4. Joaquin é um grande ativista

joaquin phoenix

Assim como seu irmão River, Joaquin é um atuante ativista social. O artista ajuda diversas organizações humanitárias como Aliança Para a Paz, The Art of Elysium, Amnistia Internacional e HEART.

Vegano desde os três anos de idade, quando passou a recusar comida de origem animal voluntariamente, o ator também é membro ativo do PETA, organização não-governamental de proteção aos animais.

Desde o início de sua carreira, inclusive, Joaquin faz uma exigência em seus contratos: ele só trabalha em filmes que não usem peles de animais.

5. O ator se destaca por papéis dramáticos

joaquin phoenix

Durante sua carreira, Joaquin Phoenix ficou conhecido por diversos papéis dramáticos de grande complexidade emocional.

Em Um Sonho Sem Limtes, em que atuou ao lado de Nicole Kidman, o ator viveu um adolescente problemático. Sua atuação em Gladiador, filme de Ridley Scott, como o cruel imperador romano Cómodo lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Em Contos Proibidos do Marquês de Sade, o ator interpretou um padre com sérios conflitos morais. Phoenix também ganhou destaque com seu papel em Sinais, de M. Night Shyamalan, diretor com quem também trabalhou em A Vila.

Para o elogiado Johnny & June, Phoenix aprendeu a tocar guitarra e cantou em todas as músicas do filme ao lado de Reese Whiterspoon. O papel de June garantiu à atriz o Oscar de Melhor Atriz. Phoenix foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Ator.

Outra produção que marcou a carreira do ator foi Her, reconhecido pela Film Critics Association com o prêmio de Melhor Filme de 2013. O longa recebeu ainda três indicações no Globo de Ouro e duas no Oscar, tendo ganho na categoria Melhor Roteiro em ambos.

6. O roteiro de Coringa foi escrito para Joaquin

joaquin phoenix

Em entrevista à Empire, o diretor e roteirista de Coringa Todd Phillips revelou que escreveu o roteiro do longa com Joaquin em mente, mesmo antes de saber se sequer conseguiram o ator para protagonizar o longa.

"Nós tínhamos uma foto dele em cima do nosso computador enquanto estávamos escrevendo. Nós constantemente pensávamos 'Deus, imagine se Joaquin realmente fizesse isso'."

7. Phoenix quase enlouquece para se preparar para Coringa

joaquin phoenix

Assim como fez com todos seus outros personagens, Phoenix demonstrou uma dedicação extrema para se preparar para dar vida a Arthur Fleck. O primeiro passo foi perder 23kg!

Em entrevista ao ET Canada, o ator revelou que essa parte do processo já era perturbadora (e muito mais estava por vir).

"A primeira coisa foi a perda de peso, foi com isso que eu comecei. Acontece que isso afeta seu psicológico, pois você realmente começa a enlouquecer quando perde muito peso em tão pouco tempo."

Coringa não se baseia em nenhuma HQ específica do Batman e traz uma história de origem até então desconhecida dos fãs do personagem. Por esse motivo, as referências e características do Coringa dos quadrinhos não foram a fonte de pesquisa principal do ator.

"Há um livro sobre assassinos políticos que eu achei interessante e detalha os diferentes tipos de personalidades que fazem esse tipo de coisa [que eu faço no filme]. [...] Esse é um personagem fictício, e eu não queria que um psiquiatra fosse capaz de identificar o tipo de pessoa que ele é. Ao longo das filmagens, todos os dias, parecia que estávamos descobrindo novos aspectos do personagem e tons de sua personalidade, até o último momento [de gravação]."

Em entrevista à revista italiana II Venerdi, Phoenix também revelou a fonte de inspiração para a risada maníaca do personagem:

"Eu assisti a vídeos de pessoas sofrendo de risadas patológicas, uma desordem neurológica que faz com que os indivíduos gargalhem descontroladamente."

8. O ator está noivo da atriz Rooney Mara

joaquin phoenix

Assim como acontece com tantos profissionais do meio artístico, Phoenix encontrou o amor com alguém na mesma profissão. Em 2013, ele e Rooney Mara se conheceram nas gravações de Her. Apenas três anos depois iniciaram o relacionamento, e noivaram agora em 2019.

Mara também é conhecida por grandes atuações. A atriz protagonizou o emblemático Millennium - The Girl with the Dragon Tattoo, integrou o elenco de Lion, estrelou o romance Carol, e voltou a atuar com o agora noivo em Maria Madalena.

9. Phoenix ganhou prêmios por Coringa antes de o filme estrear

joaquin phoenix

Antes mesmo de Coringa chegar aos cinemas, no dia 3 de outubro, Joaquin Phoenix conquistou dois importantes prêmios. O primeiro deles foi o Leão de Ouro do Festival de Veneza. A principal premiação do evento reconheceu o trabalho do ator como Arthur Fleck no dia 7 de setembro.

Apenas alguns dias depois, Phoenix foi agraciado com o TIFF Tribute Actor Award. Na ocasião, o ator fez um emocionante discurso, no qual agradeceu sua família, sua noiva e falou sobre a influência que seu irmão River teve em sua carreira.

"Eu fico emocionado, porque eu estou pensando em todas as pessoas que tiveram profunda influência em mim. Quando eu estava assistindo a esses clipes, eu pensei sobre minha família. Minhas irmãs Rain, Liberty e Summer, que ainda são minhas melhores amigas. [...] Quando eu tinha 15 ou 16 anos, meu irmão River chegou em casa do trabalho e trouxe uma VHS de um filme chamado Raging Bull. Ele me sentou e me fez assistir ao filme. No dia seguinte, ele acordou e me fez assistir de novo. E ele disse 'Você vai atuar de novo, é isso que você vai fazer.' Ele não me perguntou, ele me disse. E eu devo isso a ele, porque atuar me deu uma vida tão incrível. [...] Uma última coisa. Em algum lugar aqui, eu não sei onde, está um dragão safado (referência ao icônico papel de Ronney Mara), e eu quero arrancar suas asas e apertá-la em um cobertor e dormir com ela para sempre. Eu te amo. Obrigado."

10. O Oscar ainda está por vir

Joaquin Phoenix tem quatro indicações ao Globo de Ouro (das quais ganhou uma) e três ao Oscar. Mas a estatueta mais cobiçada de Hollywood ainda não foi dada ao ator.

Por este motivo, Phoenix está naquela lista de "atores que não acreditamos que ainda não ganharam um Oscar". Porém, isso pode mudar na próxima edição do prêmio. As apostas estão todas voltadas para Coringa.

Os fãs do personagem, inclusive, já estão clamando para que a Academia premie o ator, apenas pela atuação que foi possível conferirmos nos trailers do filme. Será que vai?!

Coringa chega aos cinemas no dia 3 de outubro.

FIQUE POR DENTRO

Crítica Coringa | O riso que vai ecoar nas nossas memórias!

Confira os melhores easter eggs de Coringa!

Coringa | Fãs invadem redes sociais pedindo Oscar para Joaquin Phoenix!

7 curiosidades sobre o Coringa de Heath Ledger

Coringa | Envolvido em CONTROVÉRSIA, filme é alvo de crítica