Aquaman: tudo o que você precisa saber sobre o Rei de Atlântida

Criado em 1941 por Mort Weisinger e Paul Norris, Aquaman é um dos heróis mais populares da DC Comics, mas também um dos mais subestimados.

Infelizmente, o potencial deste personagem é por muitas vezes ignorado pelos fãs de HQs que pensam que a única coisa que o Aquaman consegue fazer é falar com os peixes. Mas não se deixe enganar, Arthur Curry é bem mais poderoso do que você imagina!

Fruto de um relacionamento incomum

tom-curry

De acordo com a história original, Arthur Curry (Aquaman), é filho de Atlanna, uma princesa do reino subaquático de Atlântida, que foi banida por fazer visitas constantes a superfície, em especial ao guardião de um farol, chamado Tom Curry. Ambos se conheceram durante uma noite de tempestade, quando Tom viu Atlanna inanimada junto ao mar.

Tom salvou Atlanna e a levou ao seu farol, lhe providenciando abrigo e comida. Com o passar do tempo, ambos acabaram por se envolver num romance que teve como fruto o nascimento de Arthur Curry.

Tudo foi mantido em segredo

aquaman-bebe

O pai de Arthur sabia que existiam coisas sobre a origem da sua esposa que ele desconhecia, contudo nunca a pressionou e sempre tentou ignorar o passado de Atlanna.

Porém, quando Arthur completou dois anos, Tom encontrou o seu filho submerso na água, brincando como se estivesse na superfície... Algo nada comum!

Só depois de vários anos é que Tom e Arthur descobriram a verdade sobre a origem de Atlanna. Antes da sua morte ela revelou que era natural do reino de Atlântida e que Arthur tinha herdado a sua capacidade de respirar debaixo d'água, assim como a de falar com toda a vida marinha.

Arthur deve tudo ao seu Pai

athur curry

Curiosamente foi o pai do homem que um diria viria a responder pelo nome de Aquaman o principal responsável pela sua evolução e ascensão ao trono de Atlântida.

Após a morte de Atlanna, Tom prometeu que iria treinar Arthur fisicamente e psicologicamente, para que este conseguisse controlar todos os seus poderes. Com o passar dos anos Arthur foi ficando cada vez mais poderoso até ao ponto em que estava preparado para viajar até Atlântida.

Tom sempre apoiou o seu filho, dizendo que um dia ele seria o salvador dos oceanos, o Rei dos Sete Mares! Uma profecia que acabou por se realizar!

A chegada em Atlântida

atlantis

Depois da morte do seu pai, Arthur decidiu abandonar o farol que serviu de casa durante toda a sua vida e aventurou-se nos oceanos em busca do seu verdadeiro destino.

A sua chegada ao Reino de Atlântida foi polêmica e conturbada, nem todos aceitaram facilmente a origem de Arthur, afinal de contas o seu sangue não era 100% de Atlântida.

Mas, passado alguns anos e depois de ter adquirido alguns rivais, Arthur foi coroado o rei do local graças ao apoio dos muitos apoiantes que ganhou. Ele casou com Mera, uma lindíssima habitante de Xebel, uma espécie de realidade subaquática paralela.

O principal rival

black-manta

Aquaman também tem muitos inimigos! O seu principal rival é o Arraia Negra, um cara que abandonou a sua vida como caçador de tesouros para vingar a morte do seu pai.

Curiosamente, o pai deste vilão foi o responsável pela morte do pai do Aquaman, Tom Curry... O pai do Arraia Negra acabou sendo morto pelo Aquaman que enfurecido o perseguiu após este ter assassinado o seu pai.

A história dos dois está coberta de sangue e vingança, tornando a relação destes dois personagens uma das mais violentas e vingativas dos quadrinhos.

O principal ajudante

aqualad

Assim como o Batman tem o Robin, também o Aquaman tem um fiel sidekick. O seu nome é Aqualad e, da mesma forma que o Aquaman, ele foi acolhido em Atlântida após ter passado toda a sua infância na superfície.

Arthur Curry seguiu as pisadas do seu pai e decidiu treinar este jovem a dominar os seus poderes, treinando com ele praticamente todos os dias e lhe passando preciosos conhecimentos.

Somente após vários anos é que foi descoberto que o pai de Kaldur'ahm (nome verdadeiro do Aqualad) era o próprio Arraia Negra, algo que deixou o jovem herói numa encruzilhada.

Os poderes do Aquaman vão deixar você surpreendido!

aquaman

Não fique pensando que os únicos poderes do Aquaman são nadar e falar com peixinhos! Arthur Curry é bem poderoso, na realidade existem fãs que defendem que ele não fica nada a dever aos outros heróis da DC Comics.

Apesar de todos os habitantes de Atlântida terem poderes parecidos, os poderes de Arthur são superiores, resultado da sua linhagem real. Vamos listar alguns dos seus super-poderes:

  • Super-força: O Aquaman possui um nível de força verdadeiramente impressionante, o cara até já conseguiu levantar uma placa tectônica com as suas próprias mãos;
  • Durabilidade: Para além de ser extremamente resistente, o Aquaman não é afetado por balas, explosões ou outros tipos de impactos;
  • Fator de Regeneração: Arthur consegue regenerar partes do seu corpo a uma velocidade impressionante;
  • Super-velocidade: Nem é preciso dizer que nenhum personagem consegue nadar mais rapidamente do que ele;
  • Reflexos: Os reflexos do Aquaman são muito apurados, melhores até do que o do Exterminador;
  • Super-salto: É verdade que o Aquaman não consegue voar, no entanto é capaz de saltar bem alto (algo semelhante ao que o Hulk faz);
  • Telepatia: Arthur consegue se comunicar telepaticamente com todos os seres marinhos;
  • Bênção de Poseidon: Sabia que o Aquaman também tem poderes mágicos? Isso mesmo! Arthur tem a capacidade de conjurar uma espécie de energia cósmica, capaz de produzir alguns feitos mágicos.