O Fanático (ou Juggernaut) é um dos vilões mais icônicos da Marvel. Cain Marko pode não ser o mais brilhante dos vilões, mas com certeza é um dos mais poderosos. Saiba mais sobre essa força imparável dos quadrinhos. 

Infância problemática

Infância

Cain Marko é o filho do primeiro casamento do Dr. Kurt Marko, um pesquisador atômico e amigo do Dr. Brian Xavier. Quando o amigo morreu, Kurt se aproximou de sua viúva, Sharon Xavier, com quem se casou após um tempo para ter acesso a sua fortuna. Assim, Cain Marko se tornou meio-irmão de Xavier.

Como Cain era um péssimo aluno e um bully, ele constantemente era expulso das escolas de internato que seu pai o matriculava. Por essa razão, seu pai passou ter o prodigioso e inteligente Xavier como filho favorito, enquanto que batia em Cain, em segredo. Cain se tornou invejoso de Xavier e passou a atormentá-lo sempre que tinha a oportunidade. 

O ápice da rixa entre os dois garotos foi quando Cain causou um incêndio no laboratório do pai, que, em um ato inédito de heroísmo, sacrificou-se para salvar os dois filhos.

Vida adulta

mercenario

Após a morte do pai, Cain continuou a viver na mansão Xavier, nutrindo um ódio cada vez maior por seu meio-irmão. Xavier, a medida que crescia, tornava-se cada vez mais bem-sucedido. Cain Marko ressentia o sucesso acadêmico e atlético de Xavier, bem como seus poderes telepáticos. Certa vez, após brigar com Xavier e perder, Cain abandonou sua vida na mansão.

É um tanto incerto o paradeiro de Cain Marko após sua saída de casa, porém é sabido que se tornou um mercenário. Também se tornou um prisioneiro por causa disso, foi quando conheceu o mutante Black Tom Cassidy, vilão que se tornaria um aliado recorrente no futuro. Seu caminho voltaria a encontrar com o de Xavier alguns anos depois, quando ambos serviram na mesma unidade do exército americano durante a Guerra da Coreia.

O rubi mágico

cristal

Durante um dos conflitos, Cain desertou do exército e fugiu do combate. Xavier percebeu isso a seguiu Cain Marko até uma caverna onde seu meio-irmão estava escondido. Porém, essa não era uma simples caverna como ambos imaginavam, e sim um antigo Templo de Cyttorak.

É importante ressaltar uma informação importante sobre Cain Marko. Como ele é apenas meio-irmão de Charles Xavier por causa do casamento de seu pai, Cain não possui o gene x. Ou seja, Cain não é um mutante (por mais que o filme X-Men: O Confronto Final tenha o representado como um).

No interior da caverna, Cain encontrou um rubi vermelho-vivo. Também havia inscrições mágicas que apareceram magicamente traduzidas em sua mente. Elas diziam: "Aquele que tocar esta gema possuirá os poderes das Faixas Carmesins de Cyttorak. Daqui em diante, você que lê estas palavras se tornará para sempre o Fanático."

Xavier observou todo o processo. Assim que Marko tocou a gema mágica, ele se transformou em um ser gigantesco e poderoso. Nesse mesmo instante, a caverna foi atingida por um bombardeio inimigo e começou a colapsar. Xavier conseguiu sair a tempo, mas Marko foi soterrado e considerado morto por Xavier.

Mas quem é Cyttorak?

cyttorak

Cyttorak é um ser poderosíssimo considerado tanto um deus quanto um demônio. Há milhares de anos ele foi cultuado na Terra, mas foi banido para a Dimensão Carmesim por motivos desconhecidos. É um vilão tanto dos X-Men quanto de Thor.

Seu rubi mágico foi criado em uma aposta com a Octessência, um grupo de oito entidades demoníacas de que faz parte. Para determinar qual deles era o mais poderoso, cada um criou um artefato que, quando encontrado por um humano, o transformaria em um avatar da entidade que criou o objeto.

Vingança

xavier

Apesar das toneladas de rocha sobre seu corpo, Cain Marko, agora o Fanático, conseguiu cavar seu caminho até a superfície (ser invulnerável e não precisar mais de respirar ou de se alimentar ajudou nisso). Mais alguns anos se passaram até que retornasse para os Estados Unidos para poder se vingar de seu meio-irmão.

Na época do ataque de Fanático, Xavier já havia formado os X-Men. Contudo, o grupo de heróis não foi páreo contra o vilão, que resistia a todos os golpes e, graças ao seu capacete, era imune aos ataques mentais de Xavier. Foi preciso que os X-Men pedissem ajuda ao Tocha Humana para derreter os pinos que prendiam o capacete de Fanático. Dessa forma, o time de mutantes conseguiu remover o capacete de Marko e Xavier pode atacar sua mente e induzi-lo a um coma.

Carreira como vilão

vilao

Após esse primeiro confronto, Fanático foi mantido em uma cela nos porão da mansão de Xavier, onde seu irmão tentava reverter sua transformação. Todavia, isso não durou muito tempo e Fanático um dia conseguiu escapar.

O principal objetivo de Fanático sempre foi executar sua vingança sobre Xavier, o que faz com que seja um inimigo recorrente dos X-Men. Isso, no entanto, nunca impediu que cruzasse o caminho de outros heróis, já tendo enfrentado o Homem-Aranha, Doutor Estranho, e o Hulk. Entre os vilões com quem se associou, estão Erik, o Vermelho, o já citado Black Tom Cassidy (com quem realizou os mais variados crimes), e até mesmo Loki.

Carreira como herói

thunderbolts

Apesar de ser mais lembrado por seus crimes e período de vilania. Por certo período, Cain Marko já esteve do lado dos mocinhos. Acertou suas desavenças com Charles Xavier e participou de uma formação dos X-Men. Tanto que protegeu Xavier contra a vingança gigante esmeralda, nos eventos da Guerra Mundial Hulk. Também já fez parte dos Thunderbolts, time de anti-heróis e ex-vilões, quando a equipe foi comandada por Luke Cage. Por fim, também fez parte do grupo britânico, Excalibur, que se juntou após os eventos da Dinastia M.

Poderes

poderes

Os poderes de Fanático são de origem mágica, derivados do Cristal de Cyttorak, que o transformaram em um avatar de um ser demoníaco. Trata-se de um poder tão grande e devastador que o personagem foi considerado uma ameaça do nível de Thor.

Força ilimitada

Fanático é facilmente um dos personagens mais fortes da Marvel. É tão forte que já derrotou alguns dos heróis mais poderosos, como Colossus, o Coisa, Thor e o Hulk (um dos poucos que pode rivalizar com sua força). Uma das características mais famosas do Fanático é o fato de ser imparável. Pois, uma vez que começa a se mover, destrói tudo em seu caminho, devido a sua força descomunal. Não importa do que seja feito o obstáculo, o Fanático consegue passar por cima.

Vigor ilimitado

Assim como sua força, o vigor do Fanático não possui fim. Ele não sofre com nenhum tipo de cansaço ou fadiga, ao ponto que não possui nenhuma necessidade de dormir (na verdade, ele é incapaz de dormir) para restaurar suas energias.

Invulnerabilidade

O Fanático produz uma espécie de campo de força ao redor de seu corpo que o torna invulnerável a qualquer tipo de ataque físico. Suas únicas fraquezas são ataques psíquicos, magias e objetos com propriedades mágicas. Esses são os únicos modos de ultrapassar sua resistência sobre-humana, e ainda assim pode não ser tão efetivo.

Além disso, Fanático é imune a doenças e venenos. Também não tem a necessidade de comer, beber ou mesmo de respirar para se manter vivo. Os poderes de Cyttorak cobrem isso tudo. Praticamente, o Fanático é imortal.

Fator de cura

Caso alguém consiga vencer a invulnerabilidade de Fanático, ainda terá que lidar com seu fator de cura regenerativos, um dos mais impressionantes do universo Marvel. A regeneração de seus ferimentos é quase instantânea. Fanático uma vez foi queimado até os ossos, contudo, em uma questão de minutos, já estava de pé com seu corpo e força totalmente recuperados.