Quem é Agamotto? Saiba tudo sobre a entidade mística da Marvel

O artefato mais poderoso de Doutor Estranho é o Olho de Agamotto. Mas, afinal, quem é Agamotto? Descubra quem é esta entidade mística e qual a sua importância no Universo Marvel!!

Origem única

Oshtur

A lenda do nascimento de Agamotto é de 25 mil anos antes de Cristo. A deusa dos Ceús, Oshtur, se emocionou ao ver um menino cego brincando com outros garotos. A alegria dele, apesar das suas circunstâncias, tocou o coração da divindade e uma lágrima se formou em seus olhos. Dessa lágrima nasceu Agamotto.

Oshtur ensinou a seu filho tudo sobre os segredos do universo, mas educou ele também para que desenvolvesse seu próprio caminho no mundo da magia. Agamotto viveu como mortal, sendo considerado como o primeiro Mago Supremo da Terra.

A criação da trindade Vishanti

Vishanti

Após longos anos dedicados a proteger a Humanidade, Agamotto ascendeu e deixou a dimensão dos humanos na criação de Vishanti. As poderosas entidades mágicas Agamotto, Oshtur e Hoggoth se uniram e criaram uma trindade suprema onipotente denominada Vishanti.

A conjugação dos seus poderes tornou Vishanti o principal protetor da Terra, defendendo o planeta de ataques místicos. Vishanti é a trindade mais poderosa de seres mágicos do Multiverso, não existindo limites aos seus poderes.

A trindade é conhecida por ter criado o posto de Mago Supremo da Terra, título que seria muitos anos mais tarde atribuído a Doutor Estranho.

A criação de objetos mágicos

Doutor Estranho e o Olho de Agamotto

Antes de partir da nossa dimensão terrena, Agamotto criou vários objetos de um poder extraordinário para serem usados pelo Mago Supremo. Entre os principais artefatos criados por ele estão o Olho de Agamotto, a Esfera de Agamotto e a Pedra de Moebius.

Em conjunto com Oshtar e Hoggoth, Agamotto criou o famoso Livro de Vishanti, uma das principais fontes do poder de Doutor Estranho. Este livro foi criado como arma contra o poder maligno do Darkhold, livro criado pela entidade demoníaca Chthon.

Os poderes de Agamotto

Agamotto

Um mestre absoluto da magia nas suas mais diversas formas, Agamotto é capaz de encaminhar o seu poder para outros místicos como o Doutor Estranho. Assim, a sua magia extraordinária continua sendo utilizada para defender a dimensão terrestre.

Agamotto é geralmente considerado mais poderoso que Oshtur ou Hoggoth e sua especialidade é a adivinhação e a revelação da verdade. Esta entidade suprema está relacionada com feitiços de luz mística pura, dissipação de ilusões, leitura de mentes e evocação da honestidade.

Descrito como aquele que tudo vê, Agamotto possui vasto conhecimento sobre as várias dimensões do Multiverso e seus habitantes. A entidade passou longos anos observando e monitorando acontecimentos em várias partes do Multiverso.

Entre a sua longa lista de poderes, encontram-se:

  • Ressurreição dos mortos
  • Teletransporte
  • Criação de portais do tempo
  • Supervelocidade maior que a velocidade da luz
  • Manipulação da matéria em nível atômico
  • Capacidade de se transformar no que quiser
  • Poderes de advinhação
  • Manipulação interdimensional
  • Superforça

A sua aparência em constante mutação

Agamotto e Doutor Estranho

Agamotto, assim como as outras divindades de Vishanti, nunca apareceu em sua verdadeira forma diante de um mortal. A razão para isso é que, se isso acontecesse, o mortal não conseguiria ver e continuar com a mente sã.

Nas suas visitas a vários personagens, Agamotto adota diferentes formas, geralmente usando algo familiar ao seu interlocutor para se apresentar. Na frente do Doutor Estranho, já vimos sua forma como a lagarta de Alice no País das Maravilhas. Já como parte dos Vishanti, Agamotto assume frequentemente a aparência de um leão ou tigre.