Saiba tudo sobre Raio Negro, o poderoso rei dos Inumanos!

Raio Negro, rei dos Inumanos, foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, aparecendo pela primeira vez em Quarteto Fantástico #45.

Conheça mais sobre esse líder poderoso!

O Rei de Attilan e de todos os Inumanos

rei

Os Inumanos de Attilan são uma raça tecnologicamente avançada governada por uma Família Real e Raio Negro é o seu rei.

Embora seu reinado tenha seus altos e baixos, Raio Negro tem sido central na luta para proteger sua cidade e habitantes. Como responsável máximo, Raio Negro aceita as responsabilidades pelas ações do seu povo e como qualquer outro rei através dos tempos, foi testado por ameaças tanto estrangeiras como vindas do seio de sua comunidade. Porém, ninguém é considerado mais devoto à causa da espécie inumana do que Raio Negro.

Membro de uma família problemática

maximus

Todas as relações familiares são complexas, principalmente se você vier de uma família real de seres superpoderosos. Isso é especialmente verdade em relação a Raio Negro e seu irmão mais novo, Maximus Boltagon. O problema com Maximus é que ele é traiçoeiro. Por vezes é amigo de sua família, mas frequentemente é o seu maior inimigo, estando constantemente tentando roubar o trono a seu irmão mais velho.

Maximus apareceu nos quadrinhos pela primeira vez já planejando o mal. Ele tentou enganar seu irmão e o fazer utilizar sua voz supersônica, provando assim que Raio Negro não estaria apto a governar. Porém, apesar de todas essas traições, Maximus continua sendo sempre uma parte fundamental da Família Real de Attilan.

Infância em isolamento

isolamento

Raio Negro é filho de Agon e Rynda, dois dos melhores geneticistas de Attilan. Ele foi exposto à névoa terrígena enquanto ainda era um embrião, na barriga de sua mãe, e isso aumentou os seus atributos físicos ao ponto de nenhum outro inumado ser tão forte quanto ele.

Enquanto ainda era um bebê, Raio Negro começou a demonstrar a habilidade de manipular energia que não conseguia controlar, particularmente a produção de energia sônica com grande potencial destrutivo. Ao ver o potencial catastrófico de seus poderes, seus pais decidiram então que ele era muito perigoso para a sociedade e o colocaram em isolamento.

Raio Negro cresceu impossibilitado de interagir com o resto dos Inumanos. Colocado em uma sala à prova de som, ele foi ensinado por Agon a controlar seus poderes o melhor que conseguisse e assim se tornou em um modelo de autocontrole. Ele aprendeu todos os métodos que o permitem se tornar completamente mudo em todas as situações incluindo enquanto dorme ou sente dor extrema.

Felizmente, na maior parte do tempo, Raio Negro conta com a ajuda de sua esposa para ser sua intérprete. Quando era um adolescente confinado, sua prima Medusa começou a visitá-lo, tornando sua relação tão forte que acabaram casando quando ele foi libertado.

A tragédia que matou seus pais

morte pais

Após a reintrodução de Raio Negro na sociedade Inumana, Maximus tentou atacar seu irmão para que ele libertasse seus poderes destrutivos. Raio Negro descobriu também que o irmão mais novo havia criado um acordo com os maiores inimigos dos Inumanos, o império Kree.

Em uma tentativa de derrubar a nave espacial Kree para que não escapassem, Raio Negro utilizou sua poderosa voz para os atingir. Ao explodir, pedaços caíram em uma cidade inumana, matando membros do Conselho Genético, incluindo seus próprios pais.

Infelizmente também para Maximus, que se encontrava perto de seu irmão no momento do ataque, sofreu danos cerebrais que o levaram à insanidade e lhe roubaram os poderes mentais que ele possuía desde criança.

Por ter matado seus próprios pais, Raio Negro mergulhou em culpa e jurou nunca mais dizer uma única palavra a não ser que fosse extremamente necessário para a defesa de seu povo.

Poderes próprios de um rei

poderes

Embora o grito semisônico de Raio Negro seja seu poder mais importante, ele também possui outras habilidades incríveis.

  • Consciência côsmica: com esta habilidade, Raio Negro consegue saber exatamente o que quiser a qualquer momento. Ele pode descobrir desde uma localização até às fraquezas de um oponente.
  • Aproveitamento de elétrons e partículas do ambiente: Raio Negro consegue coletar elétrons  isolados e os absorver, criando energia poderosa determinada pelo seu controle mental.
  • Grito semisônico: esse é o poder mais devastador de Raio Negro. Um dos fenômenos resultantes da sua interação com partículas, é a sua voz. Apenas um sussurro pode destruir uma cidade, ativar vulcões dormentes e até gerar terramotos em locais longínquos da terra. Um grito hipersônico consegue gerar energia suficiente para destruir um planeta. Devido a este perigo constante, ele levou um treino mental rigoroso para prevenir a fala em qualquer circunstância. Recentemente foi descoberta uma ligação entre seu grito e suas emoções, especialmente a raiva, o que explica as flutuações no poder da energia libertada. Em situações relaxadas, uma palavra pode destruir montanhas, mas em uma situação estressante, essa mesma palavra pode aniquilar meio planeta.
  • Canalizador e manipulação de partículas e elétrons: Raio Negro utiliza uma antena em forma de garfo que o permite focar e canalizar sua energia em uma direção menos destrutiva. Esta antena direciona energia para suas mãos em vez de suas cordas vocais, conseguindo assim criar pequenos dardos de energia que causam dano ou escudos que envolvem e protegem seu corpo contra todo o tipo de projéteis. Ao canalizar toda a energia para apenas um braço, Raio Negro consegue também dar um murro poderosíssimo, no entanto o gasto de tanta energia em simultâneo o deixa temporariamente vulnerável.
  • Voo antigravitacional: ao interagir com os elétrons para criar antigravitons, Raio Negro consegue flutuar. Ao emitir um jato destas partículas ele consegue também voar a altas velocidades pela atmosfera.
  • Telepatia: Raio Negro consegue se proteger de ataques telepáticos, como por exemplo os de seu irmão. Ele consegue também se comunicar telepaticamente com vários membros de sua família, especialmente sua esposa Medusa, que deste modo serve de sua intérprete.
  • Fisiologia inumana melhorada: devido a sua exposição ainda como um feto à nevoa terrígena, Raio Negro desenvolveu um físico superior aos outros Inumanos. Ele tem mais força, resistência, agilidade, reflexos, vigor e longevidade que qualquer outro em sua espécie.

Quarteto Fantástico

quarteto fantastico

Através de romances e trocas nas equipas, a Família Real inumana e o Quarteto Fantástico parecem estar sempre ligados. Na realidade, o Quarteto ajudou os Inumanos em várias batalhas, incluindo contra os esquemas maléficos de Maximus, e Raio Negro também se juntou ao Coisa para destruir seu inimigo Graviton.

Histórias românticas entre membros das duas equipes também mantiveram os Inumanos próximos da equipe de Reed Richards. Raio Negro até intercedeu a favor do romance entre a inumana Cristalys e o Tocha Humana.

Na realidade, através das décadas, os Inumanos e o Quarteto Fantástico se juntaram mais vezes que qualquer outro grupo de heróis da Marvel.

Troca a coroa por um... bar

bar

Em determinada época, a vida de rei pesou muito em Raio Negro e, após abdicar do trono e ter andado um pouco afastado, ele decidiu abrir um bar. Chamado The Quiet Room, esse bar se tornou um local para quem quisesse fugir de confusões. Com os poderes de Raio Negro, ninguém ousaria causar problemas. Logo, este espaço se tornou um local neutro para todos os que quisessem manter encontros pacíficos.

Illuminati

illuminati

Se juntando com personalidades como Homem de Ferro, Professor X, Senhor Fantástico, Doutor Estranho e eventualmente outros, Raio Negro se tornou membro do grupo com as mentes mais brilhantes do universo. Os Illuminati são uma equipe de representantes poderosos de várias partes da Terra que originalmente tentavam formar um governo para controlar os eventos mais importantes através das sombras.

Porém, quando alguns dos membros rejeitaram a formação de um governo, eles decidiram apenas se encontrar e compartilhar informações de tempos em tempos. Como líder dos Inumanos, Raio Negro cimentou assim seu lugar no seio dos mais influentes super-heróis.

A Profecia Genética

profecia

Os Inumanos foram criados por uma raça extraterrestre, os Kree, que veio à Terra e começou a fazer experimentos em humanos. O seu objetivo era criar uma raça de indivíduos geneticamente modificada que os ajudasse no combate contra seus inimigos, os Skrulls. Porém, a descoberta de uma profecia os fez largar todos os experimentos.

Segunda esta profecia, uma anomalia genética iria ocorrer em um dos indivíduos modificados que iria assim destruir o rei-deus dos Kree, Inteligência Suprema, e toda sua sociedade.

Para evitar esse resultado, Inteligência Suprema, um computador orgânico que agrega as maiores mentes militares de sua raça, ordenou a destruição de todos os mundos onde ocorreram experimentos genéticos. No final, apenas cinco colônias conseguiram escapar, entre elas a Terra.

Recentemente, quando Raio Negro sobreviveu a uma explosão, foi revelado que ele provavelmente será esta anomalia que o programa genético Kree havia previsto centenas de anos atrás.