Saiba tudo sobre Dentinho, o animal de estimação dos Inumanos!

Desde que Dentinho apareceu no trailer de Inumanos, nova série da Marvel, que os fãs explodiram de alegria.

Conheça esse cachorro gigante, tão adorável quanto feroz!

Quem é esse cachorro?

dentinho

Dentinho (Lockjaw em inglês) é um buldogue gigante, nascido na ilha de Attilan, com o poder de se transportar para qualquer local independentemente da distância. Basta você estar perto dele para também ser transportado, por isso, Dentinho, além de animal de estimação e guardião leal, é também o meio de transporte preferido da Família Real.

Mas ele é mesmo um cachorro?

inumanos

Na verdade, existe uma grande polêmica em torno do passado de Dentinho.

Os Inumanos têm uma tradição que envolve expôr os membros mais jovens a névoa terrígena. Aí seu DNA é alterado e essas mutações vão determinar sua função futura na sociedade.

Normalmente, o jovem inumano que passa pelo processo de Terrigênese, emerge com poderes fantásticos. Porém, muitas vezes o resultado final pode o deformar.

Em Quarteto Fantástico #45, Stan Lee e Jack Kirb criaram pela primeira vez um cão gigante com poderes de transportação e foi sempre indicado que Dentinho era apenas o animal de estimação da família. Ele nunca havia falado nem sido tratado como algo mais do que um animal inteligente.

Algumas décadas depois, em 1983, John Byrne criou uma história em volta de Mercúrio, em O Coisa #3. Mercúrio queria que sua filha Luna passasse pelo processo de Terrigênese e para o espanto de todos Dentinho falou que os resultados da exposição à névoa terrígena nem sempre eram positivos. Foi aqui que começou a ideia de que na realidade Dentinho havia sido um inumano a quem a Terrigênese correra mal.

Quase uma década depois, em X-Factor #71, tudo é desmentido por uma história criada por Peter David. Nessa história, Mercúrio confessa a seu irmão Homem-Múltiplo, que tudo não passou de uma treta. Em uma entrevista, Peter David disse:

“A razão pela qual eu sempre gostei da explicação de que tudo havia sido uma treta, é porque é realmente ridícula. A elegância está no seu absurdo. Porque para aqueles fãs que não gostaram da versão de Byrne, eles podem abraçar isto e dizer “graças a Deus”. Para os que gostaram, eles conseguem encontrar razões para explicar que afinal Mercúrio estava de fato mentindo a Homem-Múltiplo. E não precisam procurar longe: a razão está mesmo na história de Byrne. A verdade sobre Dentinho é suposto ser o segredo mais negro dos Inumanos. E se for mesmo um segredo você quer que todos fiquem sabendo, incluindo seu irmão? Então Mercúrio inventou a primeira explicação de que se lembrou para desviar as atenções de Homem-Múltiplo.”

Quais os poderes de Dentinho?

poderes

Por entre todos os seus instintos caninos, Dentinho tem também vários poderes.

Seu poder primário é o teletransporte. Ele consegue se transportar não só no espaço, mas também através de dimensões. A sua antena é responsável por essa habilidade utilizando energias psiônicas.

Dentinho é também um rastreador exímio, já que seu faro consegue detectar rastros extrassensoriais através do espaço e das dimensões. Além disso, ele consegue sentir quando algum ente querido se encontra em perigo.

Devido a ser um cachorro gigante, Dentinho possui uma força sobre-humana e sua dentada consegue destruir metais e pedras, materiais que ele também consegue digerir sem problema.

Dentinho também foi animal de estimação de outros super-heróis

ms marvel

Ninguém consegue resistir ao charme desse cachorro. Durante uns meses, ele ficou com o Coisa e os dois se tornaram bons amigos. Dentinho acompanhava o Coisa e seu sobrinho a corridas e os três se divertiam juntos.

Em outra ocasião, Dentinho foi enviado para cuidar de Kamala Khan, conhecida por Ms. Marvel. Embora hesitante no início, a família acabou por aceitar Dentinho em sua casa. Ele acompanhava Khan em seus passeios e também em seus combates.