Doutor Estranho: Olho de Agamotto é uma Joia do Infinito

Muito se especulou sobre a possibilidade do Olho de Agamotto ser uma das Joias do Infinito do Universo Cinematográfico Marvel. Entre a Joia do Tempo e da Alma, a dúvida persistia. Mas agora foi confirmado que o Olho de Agamotto é a Joia do Tempo.

Veja todas as pistas que seguimos nos meses que antecederam o filme!

Uma Joia escondida à vista de todos

Olho de Agamotto

Todas as Joias do Infinito que surgiram no cinema foram objetos de origem inexplicável, e muito procurados por heróis e vilões. Frequentemente acontece destes poderosos artefatos estarem encapsulados de alguma forma, como vimos com a Orbe que continha a Joia do Poder em Guardiões da Galáxia.

Se pensarmos que o Olho de Agamotto é um amuleto através do qual Doutor Estranho obtém muito do seu poder, talvez estejamos olhando para uma Joia do Infinito. No último trailer lançado, foi possível ver a pedra no colar brilhando intensamente enquanto Estranho exercia suas artes mágicas.

A descrição do roteiro

Doutor Estranho

Segundo Kevin Feige, o diretor de Doutor Estranho, o Olho de Agamotto vai ter particular importância na dimensão do tempo:

“Neste filme, o Olho é uma relíquia muito importante que pode ser muito perigosa se cair nas mãos erradas, porque tem a capacidade de fazer inúmeras coisas, a mais perigosa de todas, poder manipular as probabilidades de um certo modo. O que é outra maneira de dizer ‘mexendo com o tempo’ – o que é parte da nossa história”.

Com esta declaração, é impossível que o Olho de Agamotto não seja a Joia do Tempo.

Trailer em modo reverso

Todo o trailer mostra ações voltando atrás no tempo, frases pronunciadas ao contrário e a persistência da palavra Time (Tempo) em cada cena.

Os poderes da Joia do Tempo

Joias do Infinito

Imagine uma Joia capaz de transportar você para qualquer período histórico, seja no passado ou no futuro. A Joia do Tempo dá ao seu portador total domínio sobre a dimensão temporal, capaz até de manipular os acontecimentos e alterar o rumo da história.

Esta joia pode também ser utilizada como arma, através da criação de ciclos temporais de onde as vítimas não conseguem escapar. Planetas inteiros podem ficar aprisionados em ciclos fechados, repetindo-se por toda a eternidade.

Joia do Tempo ou Joia da Alma?

Doutor Estranho

Originalmente nos quadrinhos, a Joia da Alma era conhecida pela sua cor verde. Outro fato que põe em dúvida a natureza do Olho de Agamotto é que, nas HQs, Estranho tornou-se o guardião da Joia da Alma enquanto membro do supergrupo Illuminati.

E nas imagens promocionais em que o Olho de Agamotto está ativo é possível observar a cor verde.

Mas tal como aconteceu com outros filmes, a cor da Joia mudou na sua transição dos quadrinhos para filme. Até nas HQs mais recentes, as Joias ganharam novas cores. Então não faz sentido nos guiarmos pela tonalidade do artefato para descobrir sua identidade.

A teoria do nome THANOS

THANOS

Existe uma teoria circulando que afirma que as Joias do Infinito soletram THANOS. Muitos argumentam que a Joia do Tempo ou da Alma não coincidem com essa ideia, se estivermos falando da Joia do Infinito.

Mas se virmos a história das Joias já reveladas em filmes anteriores, vemos que seus nomes cinematográficos escondem seu nome real (em inglês): Tesseract - Joia do Espaço, Aether - Joia da Realidade, Orb - Joia do Poder, Scepter - Joia da Mente.

O Olho de Agamotto é um colar e várias pessoas já apontaram que a resposta pode ser muito simples: colar em inglês é necklace, o que sustentaria a tese de THANOS através do seu N.

Por que tem que aparecer uma Joia do Infinito no filme

Doutor Estranho

Doutor Estranho é o personagem do misticismo e do oculto na Marvel, por excelência. Assim faz todo o sentido que um artefato misterioso como uma Joia do Infinito surja em seu filme.

O super-herói é o grande protetor do planeta Terra, por isso quem melhor para guardar fielmente uma das poderosas Joias?