Durante a San Diego Comic-Con, foi apresentado um segundo trailer de Thor: Ragnarok que mostrou um personagem novo no Universo Cinematográfico Marvel. Surtur, um dos maiores inimigos dos deuses de Asgard, vai finalmente pular das páginas para o cinema – e tudo indica que vai haver batalha contra o Hulk!

Descubra quem é esse gigante de fogo no universo Marvel e qual é a sua origem mitológica!

1. Originário de um reino em chamas

Surtur

O demônio de fogo tem uma origem mergulhada em mistério, sendo poucos os detalhes que se sabem sobre a criatura. Surtur é nativo de Musphelheim, um reino de fogo eterno e visualmente muito semelhante ao Inferno cristão. Esta dimensão é o lar dos demônios de fogo e está coberta de lagos de lava, vulcões e poços de chamas gigantes.

Musphelheim é liderado por Surtur, não se sabendo quando o demônio conquistou o poder. Dos poucos detalhes que se sabem sobre este demônio poderoso é de que sua existência é anterior ao próprio Odin.

2. Ele está destinado a destruir Asgard no Ragnarök

Surtur

Esta revelação foi feita pelo próprio gigante de fogo quando Odin e seus irmãos viajaram até Musphelheim. Surtur declarou que era seu destino destruir Asgard através da combinação da sua Espada Crepúsculo e a Chama Eterna, como parte do ciclo eterno de destruição e renascimento conhecido como Ragnarök.

Para prevenir que isto acontecesse, os 3 irmãos asgardianos quebraram a espada de Surtur, mas apenas Odin sobreviveria a este ataque.

3. Inimigo ancestral de Odin

Odin e Surtur

Surtur pode ser um dos maiores vilões das histórias de Thor, mas é com o Pai-de-Todos que o Gigante de Fogo tem sua grande rivalidade. Ao longo de séculos foram várias as batalhas entre Odin e Surtur, com o demônio sendo constantemente derrotado a cada insurreição.

Uma das rebeliões mais famosas de Surtur foi o seu ataque ao planeta Terra, em uma tentativa de afetar Odin. O demônio de fogo viajou até o centro da Terra, e o Pai-de-Todos asgardiano conseguiu aprisionar Surtur no centro do planeta, condenando o demônio a viver o resto dos seus dias em esse estado.

4. Especialista em escapar aos seus captores

Surtur

Odin pode ter planejado que Surtur vivesse eternamente detido mas o demônio descobriu sempre como escapar graças às alianças certas. A primeira vez que Surtur escapou foi com a ajuda de Loki. Além de libertar o demônio de fogo, o deus da trapaça enviou um gigante chamado Skagg para se juntar a Surtur na destruição ao planeta Terra.

Odin conseguiu salvar a população terrestre ao enviar momentaneamente toda a humanidade para outra dimensão. Surtur espalhou o caos ao derreter as calotas polares e inundando a Terra. O Pai-de-Todos descobre como aprisionar novamente o demônio ao usar o magnetismo de asteroides e consegue reverter toda a destruição causada.

Surtur seria libertado e aprisionado várias vezes, enfrentando Thor e Odin em um ciclo contínuo de invasões e derrotas. Mas o seu ataque mais lendário aos deuses asgardianos aconteceu quando o demônio decidiu invadir Asgard, acreditando que o reino estava vulnerável. Mas o trio Odin, Thor e Loki estavam esperando Surtur que caiu na armadilha e conseguiram derrotar o vilão.

5. Ele é “pai” de uma filha de Odin

Laussa

Laussa Odinsdottir é filha de Freyja e Odin, mas sua concepção foi manchada por Surtur. O casal de deuses asgardianos estavam em um espaço entre reinos quando conceberam Laussa, o mesmo espaço onde Odin tinha aprisionado Surtur. Este detalhe transformou o líder de Musphelheim no terceiro progenitor da pequena Laussa.

A criança nasceu com todo o poder de Surtur e tinha a capacidade de se transformar em um demônio de fogo. Graças a Angela, sua irmã, quase todo o poder infernal seria retirado à bebê, mas uma porção ainda mancha sua alma.

6. Os poderes extraordinários de Surtur

Surtur

Um gigante com um poder vastíssimo, Surtur é fogo encarnado. Um dos seres mais poderosos da Marvel, o líder de Musphelheim tem mais de 300 metros de altura e sua força tem poucos rivais no universo.

Surtur é considerado um ser imortal e quase invulnerável, tendo ainda a capacidade de se desmaterializar e transformar partes do seu corpo em outras formas. Com uma inteligência superior, o demônio tem o dom da levitação e das viagens interdimensionais.

Um guerreiro extraordinário, Surtur possui a Espada do Crepúsculo, uma arma de um metal desconhecido que é dotada de vastos poderes mágicos. Quando esta espada é iluminada com a Chama Eterna, Surtur anuncia a chegada do Ragnarök a todos os reinos, simbolizando assim o fim dos tempos.

7. Surtur na mitologia nórdica

ragnarök

Como aconteceu com Thor e Odin, Surtur tem sua origem na mitologia nórdica. Segundo as lendas antigas, este demônio era chamado de Surt ou Surtr, e era um gigante de fogo que guardava o reino de Múspell (Musphelheim na antiga língua da Europa nórdica medieval).

De acordo com a velha mitologia, Surt seria o líder que levaria os demônios de Múspell a combaterem contra os deuses Aesir e Vanir durante o Ragnarök. O mundo seria destruído por fogo por Surt empunhando sua espada em chamas. Mas o principal destino de Surt seria assassinar o deus Freyr e morrer também às suas mãos.