Espia só nosso top Aficionados e veja a tarefa árdua que foi escolher os personagens mais icônicos dos games! 

Concorda ou discorda da nossa lista? Comente e diga qual o seu top!

15. Kratos (God of War)

Kratos

If all those on Olympus would deny me my vengeance, then all of Olympus will die.

Se todos aqueles no Olimpo negam minha vingança, então todo o Olimpo irá morrer.

O Fantasma de Esparta é brutal, sanguinário e implacável – e a gente adora ele por isso.
Kratos se tornou um personagem icônico por levar os jogadores numa escalada de violência incansável com traços épicos de mitologia grega. A motivação desse personagem é a vingança pela morte de sua família. E ele mostrou não ter perdão pra ninguém, nem para os próprios deuses.

Saiba mais sobre o filme de God of War

14. Ezio Auditore da Firenze (Assassin’s Creed)

Ezio Auditore da Firenze

Requiescat in pace.

Descanse em paz.

Ezio é o assassino favorito de todo mundo na franquia de Assassin’s Creed, com seu charme e carisma que o destacam na Ordem de Assassinos. Um homem do Renascimento, Ezio começa sua jornada como um jovem procurando vingança contra a Ordem dos Templários, no game Assassin’s Creed 2. Depois de sua estreia fantástica, Ezio entrou em animações, livros e, claro, em mais dois jogos da franquia: Assassin’s Creed: Brotherhood e Assassin’s Creed: Revelations.

Saiba o que esperar do filme Assassin's Creed

13. Guybrush Threepwood (Monkey Island)

Guybrush Threepwood

I am Guybrush Threepwood, mighty pirate!

Sou Guybrush Threepwood, um poderoso pirata!

Um personagem com atualmente 26 anos, Guybrush Threepwood fez sua primeira aparição no game de aventura The Secret of Monkey Island. Essa longa franquia é conhecida por seus puzzles frustrantes com o uso de humor absurdo e em doses insanas. Guybrush se tornou icônico com seus diálogos surreais, recheados de humor e seu jeito de MacGyver pirata misturado com uma certa inocência adorável.

12. GLaDOS (Portal)

GLaDOS

Didn’t we have some fun though? Remember when the platform was sliding into the fire pit and I said “Goodbye,” and you were like “No way!” And then I was all, “We pretended we were going to murder you.” That was great.

Apesar de tudo, não nos divertimos? Se lembra quando a plataforma estava deslizando na fogueira e eu disse “Adeus” e você reagiu tipo “De jeito nenhum!” E então eu disse “Fingimos que íamos matar você.” Isso foi ótimo.

Em Portal, você tem seu personagem – Chell – sendo guiado por uma inteligência artificial chamada GLaDOS (Genetic Lifeform and Disc Operating System). No início de sua aventura, a voz de GLaDOS é como uma companheira do bem, orientando você e prometendo bolo no fim do game. Pouco a pouco, você vai notando que sua amiguinha sintética está mudando seu discurso positivo até que entende que GLaDOS quer matar você e o bolo é uma mentira. Uma personagem realmente psicótica, essa inteligência artificial arrepia e diverte os jogadores, frequentemente ao mesmo tempo, com suas tiradas dementes.

11. Lee + Clementine (The Walking Dead)

Lee e Clementine

Keep that hair short, Clem

Mantenha o cabelo curto, Clem

Uma dupla que surpreendeu o mundo dos games na sua estreia em 2012, Lee e Clementine são dois personagens que se encontram quando o mundo está desabando. A menina indefesa é encontrada por Lee em casa, em pleno início de apocalipse zumbi, e desse momento em diante Lee protege Clementine contra tudo e contra todos.

Os dois personagens estão muito bem construídos mas juntos formam uma das relações mais comoventes do mundo da ficção. Lee é o protetor da pequena Clem e quem irá ajudar a crescer e conseguir sobreviver nesse trágico novo mundo. Com personalidades marcantes, diálogos realistas e uma história tocante, é impossível ficar indiferente a esses dois personagens.

10. Solid Snake (Metal Gear Solid)

Solid Snake

It's easy to forget what a sin is in the middle of a battlefield.

É fácil esquecer o que é um pecado no meio de um campo de batalha.

O protagonista da franquia Metal Gear Solid é, provavelmente, o espião mais famoso dos games. Sua excelência se estende da espionagem até suas incríveis capacidades de combate e estratégia. Essa franquia se baseia nos temas da espionagem militar e jogos políticos, enquanto a história pessoal de Solid Snake se desenvolve e se aprofunda com muitas revelações e reviravoltas.

9. Scorpion (Mortal Kombat)

Scorpion

Get over here!

Vem cá!

O ninja renascido que virou a cara mais famosa da franquia Mortal Kombat. Sua rivalidade com Sub-Zero é lendária e muitos fãs dizem que Scorpion roubou novamente o lugar do personagem gelado. A história de Scorpion é bem antiga, esteve presente desde o primeiro jogo arcade e é tão popular hoje como no começo. Além de suas capacidades de ninja, Scorpion possui poderes de fogo infernal que aumentam com sua raiva crescente.

8. Ryu (Street Fighter)

Ryu

Shoryuken!

Uma lenda dos anos 90, Ryu com seus Shoryukens e Hadoukens definiu todo o gênero de games de luta. Se Scorpion é a face de Mortal Kombat, Ryu é certamente o rosto da franquia Street Fighter.

Todos os garotos queriam ser Ryu e dominar seus combos e poderes especiais, machucando suas mãos nos comandos dos consoles até atingir o golpe perfeito. Aqui não é a história que cativa a atenção, mas todo o fator de nostalgia de quem cresceu com esse personagem e lembra sua época de criança.

7. Link (Legend of Zelda)

Link

Old Man: It’s dangerous to go alone! Take this.

Velho: É perigoso ir sozinho! Leve isso.

O protagonista silencioso e adorado da franquia Zelda estreou no mundo dos games com The Legend of Zelda em 1986. Desde essa época que continua sendo um marco nos games e um dos personagens que público tem mais carinho. Uma das maiores estrelas da Nintendo, Link cativou as atenções de todo o mundo para os jogos de RPG com sua história e belos gráficos.

Link foi criado por Shigeru Myamoto, que se inspirou nas suas memórias de infância explorando florestas e caves junto a Kyoto para recriar num game as sensações de quando era garoto.

10 dicas imperdíveis para The Legend of Zelda: Breath of the Wild

6. Cloud Strife (Final Fantasy)

Cloud Strife

Anyone may claim that he will act in the direst times, yet only a brave man acts in times great and small.

Qualquer pessoa pode alegar que vai agir nos momentos mais terríveis, mas apenas um homem corajoso atua em momentos grandes e pequenos.

Impossível pensar em Final Fantasy e não lembrar da figura mítica de Cloud Strife. Esse personagem é fácil de reconhecer, por seu estilo de cabelo incomum e sua espada enorme que faz a alegria de muitos cosplayers em convenções.

Cloud Strife primeiro surgiu em uma missão de vingança contra Sephiroth em Final Fantasy VII e sua história foi desenvolvida e expandida em outros games e no filme Final Fantasy VII: Advent Children. É a estrela da Square Enix e sua personalidade complexa e estilo próprio fizeram dele um dos personagens mais adorados da franquia.

5. Gordon Freeman (Half-Life)

Gordon Freeman

G-Man: The right man in the wrong place can make all the difference in the world. So wake up, Mister Freeman... wake up and smell the ashes.

G-Man: O homem certo no lugar errado pode fazer toda a diferença no mundo. Então acorde, senhor Freeman... acorde e sinta o cheiro das cinzas.

Ao jogar a franquia Half-Life você encarna Gordon Freeman. E encarna de forma total. O personagem não é visto diretamente e não fala, permitindo ao jogador entrar no papel desse pesquisador que virou combatente.

Um homem de ciência dedicado às teorias da física, Gordon Freeman fez parte de uma experiência que terminou de forma horrível, abrindo um portal transdimensional de onde monstros saem em alta velocidade. Em games de tiro na primeira pessoa, ninguém esperava que um personagem tão nerd como Freeman se tornasse o ícone desse gênero de game. Mas graças à franquia incrível que é Half-Life em sua jogabilidade, história e puro mistério, Gordon Freeman é o herói improvável que todo o mundo associa a ação e ficção científica.

4. Lara Croft (Tomb Raider)

Lara Croft

When all seemed lost I found a truth, and I knew what I must become.

Quando tudo parecia perdido eu encontrei uma verdade, e soube o que me deveria tornar.

Todo o mundo conhece Lara Croft, a maior aventureira dos games quebrando todos os estereótipos da donzela em apuros. Lara salva a si mesma mais de vez, sendo reconhecida como das personagens mais bem-sucedidas no universo de games desde sua estreia em 1996.

Foi rapidamente reconhecida pelos jogadores não só por suas capacidades de aventura e combate, mas por seus famosos traços físicos e equipamento característico. A exploradora aristocrática já conheceu altos e baixos na sua longa carreira mas, seu último retorno em 2013, com uma nova série de games, lançou novamente para o estrelato nossa aventureira favorita.

Angelina Jolie interpretou Lara em dois filmes baseados na franquia e em breve será Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa) a encarnar a personagem.

3. Pac-Man

Pac-Man

Waka-waka!

É possível fazer uma lista de personagens icônicos e deixar o velhinho Pac-Man de fora? Na nossa opinião de Aficionados isso seria uma injustiça para a história dos games e sua própria evolução.

Deixamos os consoles de lado, a quest épica em World of Warcraft e os joguinhos viciantes de celular, e retornamos aos fliperamas. Na época em que Pac-Man era o rei dos anos 80, sua popularidade fez o bonequinho amarelo reunir 2,5 bilhões de dólares em moedinhas que os jogadores colocavam nas máquinas.

Sua fama transcendeu o universo dos jogadores e se tornou parte da história da cultura pop.

2. Sonic, o Ouriço

Sonic, o Ouriço

Sonic's the name, speed's my game!

Sonic é o nome, velocidade é meu jogo!

O principal concorrente de Mario, Sonic tem como característica sua supervelocidade, sendo um Flash do reino dos games. De poucas falas até recentemente, o Sonic clássico da Sega sempre teve uma personalidade cativante e divertida – quem não se lembra da cara que ele fazia quando perdia todos os preciosos anéis?

Jogar o game desse ouriço azul era parte essencial de ser criança nos anos 90, e a nostalgia desperta com força total quando ouvimos os sons do jogo. Esse personagem marcou a história dos games com sua imensa popularidade e só mesmo nosso número 1 poderia o desbancar.

1. Super Mario

Super-Mario

It’s a-me, Mario!

Sou eu, Mario!

O personagem bigodudo que trouxe a profissão de encanador para o mundo dos games não poderia ser mais amado pelo público. Seu reinado dura desde o início dos anos 80 e ainda não existem concorrentes capazes de roubar o trono.

A grande estrela da Nintendo foi criada por Shigeru Miyamoto e ocupava somente 40kb de espaço no seu cartucho. Os cenários fazem parte do imaginário popular com os canos verdes, a separação entre o submundo e a parte de cima e, claro, os monstrinhos para eliminar como Goombas e Koopa Troopas.

E o que dizer da mítica frase “desculpe, mas sua princesa está em outro castelo”? Essa pertence ao top das frases mais famosas dos games e muito foi parodiada em outras mídias.

Super Mario cativou tudo e todos com sua aventura, seu jeito adorável e as horas de divertimento sem fim que proporcionou a tantos garotos e adultos. O carinho que esse personagem recebeu se traduziu em perto de 200 games produzidos com a presença do querido Mario!

Mario chega correndo no smartphone com Super Mario Run!