24 melhores filmes com plot twist que vão te surpreender

Se você é cinéfilo de carteirinha, provavelmente curte um bom filme com plot twist, aquelas reviravoltas de dar um nó na nossa cabeça, independente do gênero do filme. Então confere aí uma lista com 24 opções incríveis de obras com plot twists. E, se lembrar de mais algum, conta pra gente nos comentários, pra gente ver também!

1. Meu Pai (2020)

filmes plot twist

Diretor: Florian Zeller
Elenco: Anthony Hopkins, Olivia Colman, Mark Gatiss, Imogen Poots
Onde ver: Prime Video

Oscar de Melhor Ator para Anthony Hopkins, Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e uma incrível taxa de 98% de aprovação no site agregador de críticas Rotten Tomatoes. É difícil não começar esta lista pelo excelente Meu Pai. A trama do filme acompanha um homem idoso, que começa a desconfiar que sua família está tentando lhe roubar, enquanto tentam fazê-lo acreditar que está perdendo suas capacidades mentais.

Meu Pai foi aclamado pela crítica e pela audiência e é, com certeza, um filme imperdível, embora bem pesado. Cada detalhe, das atuações aos figurinos e cenários, foram pensados para dialogar com a história do filme e o fazem com sucesso. A dúvida do espectador permanece até o final do longa, e o filme consegue "amarrar" bem cada cena com sua conclusão.

2. Ilha do Medo (2010)

filmesplot twist

Diretor: Martin Scorsese
Elenco: Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Michelle Williams
Onde ver: Netflix / Prime Video / Telecine Play / HBO Max

Em 1954, os Estados Unidos mantêm um hospital-prisão na ilha Shutter Island, para onde são enviados todos os criminosos que são considerados mentalmente instáveis. O local ganhou a fama de ser uma prisão de onde é impossível escapar, por sua alta segurança e por ser em uma ilha. Quando a paciente e detenta Rachel Solano foge e desaparece, os agentes federais Edward "Teddy" Daniels e seu novo parceiro Chuck Aule chegam ao local para investigar.

O que se seguem são cenas de tirar o fôlego, em uma perigosa investigação sobre o paredeiro da detenta e das pistas que ela parece ter deixado. Teddy possui ainda um motivo para ter aceitado o trabalho: o assassino de sua esposa está em Shutter Island. Ilha do Medo é desses filmes que deixa os espectadores boquiabertos com o final, e até discutindo sobre o que realmente aconteceu.

3. Parasita (2019)

filmes plot twist

Diretor: Bong Joon-ho
Elenco: Song Kang-ho, Jang Hye-jin, Cho Yeo-jeong, Lee Sun-kyun, Choi Woo-shik e Park So-dam
Onde ver: Telecine Play

Parasita fez história ao ser o primeiro filme estrangeiro a conquistar os Oscars de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original. A trama acompanha a família de Ki-Taek, cujos membros estão todos desempregados, morando em um porão sem condições dignas. As coisas começam a mudar quando ele consegue um emprego como professor de inglês de uma garota de família rica.

Aos poucos, toda a família de Ki-Taek vai dando um jeito de se infiltrar na casa, fascinados pela vida luxuosa dos patrões. Mas o filme pega o espectador de surpresa com as reviravoltas que marcam sua conclusão. Vale muito conferir!

4. Corra! (2017)

filmes plot twist

Diretor: Jordan Peele
Elenco: Daniel Kaluuya, Allison Williams, Bradley Whitford, Caleb Landry Jones

Chris é um fotógrafo negro, que está encarando o nervosismo de conhecer os pais de sua namorada branca, Rose, pela primeira vez. Ainda assim, o casal viaja para uma cidade do interior, onde a família da jovem vive. Os pais de rose são Dean, um neurocirurgião, e Missy, uma hipnoterapeuta. Eles recebem Chris bem, mas há algo estranho pela casa.

Além do desconforto que Chris sente ao ver que todos os empregados são negros, há algo de estranho com eles. Descobertas macabras marcam o desenvolvimento do filme, mas a história não é nada do que o protagonista ou o público poderiam esperar. As reviravoltas e a trama ganharam grandes elogios do público e da crítica.

5. Clube da Luta (1999)

filmes plot twist

Diretor: David Fincher
Elenco: Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter
Onde ver: Netflix / Prime Video / Telecine Play

O aclamado Clube da Luta adaptou para os cinemas a história do livro de Chuck Palahniuk, sobre um homem com problemas psicológicos e insônia. Viciado em participar de diferentes grupos de apoio se passando por vítima de várias doenças, ele acaba vendo sua vida mudar por completo ao conhecer o misterioso vendedor de sabão Tyler.

Junto com o novo amigo, ele passa a fazer parte de uma espécie de grupo de luta livre secreto, uma organização que começa a crescer descontroladamente. Este filme ficou conhecido exatamente por seu plot twist. O filme até traz algumas dicas de seu desfecho no decorrer da trama, mas são pontos que só conseguimos perceber ao rever o longa. Logo, é difícil o Clube da Luta não te surpreender.

6. Buscando (2018)

filmesplot twist

Diretor: Aneesh Chaganty
Elenco: John Cho e Debra Messing
Onde ver: Netflix

Este filme de suspense nos leva a acompanhar a agoniante busca de um pai por sua filha de 16 anos desaparecida. Além dos vários momentos de tensão em que o longa deixa o espectador cheio de suspeitas, a produção traz outro diferencial. O filme foi todo gravado do ponto de vista de computadores e smartphones.

A originalidade do ponto de vista e o roteiro que nos mantém no suspense até o final do filme foram pontos elogiados pela crítica e pela audiência. Desses filmes que te deixam sem fôlego.

7. The Invitation (2015)

filmes plot twist

Diretor: Karyn Kusama
Elenco: Logan Marshall-Green, Tammy Blanchard, Michiel Huisman e Emayatzy Corinealdi

Após passar pela tragédia de perder seu filho em um acidente, o casal Will e Eden acabam se separando. Dois anos depois, Eden está casada com um homem chamado David. O novo casal decide fazer um jantar para reunir amigos, e Will e sua namorada Kira são convidados.

A cada minuto que passa em sua antiga casa, Will acredita cada vez mais que algo está muito errado e que os anfitriões parecem ter um plano maligno em prática. Mas a cada suspeita, um novo acontecimento da noite o faz questionar sua desconfiança e sanidade.

8. Um Contratempo (2016)

filmes plot twist

Diretor: Oriol Paulo
Elenco: Mario Casas, Bárbara Lennie e José Coronado
Onde ver: Netflix

Adrian Doria era um homem bem sucedido, rico, com uma linda e dedicada esposa, um filho pequeno e uma amante perfeita. Certo dia, porém, ele acorda num quarto de hotel, sem memórias de como chegou lá e sentindo a dor de um golpe que levou na cabeça. Mas a situação é pior do que ele poderia imaginar, e ele percebe isso ao encontrar sua amante morta no banheiro, coberta por dinheiro.

Agora ele precisa correr contra o tempo, com a ajuda da advogada de defesa Virgínia Goodman, para descobrir o que aconteceu na noite anterior. Entre diferentes perigos e reviravoltas, eles tentam descobrir o que está por trás da armação.

9. Garota Exemplar (2014)

filmes plot twist

Diretor: David Fincher
Elenco: Ben Affleck, Rosamund Pike, Neil Patrick Harris, Carrie Coon
Onde ver: Netflix / Prime Video / Telecine Play / Globoplay

Amy e Nick pareciam ser o casal perfeito, mas quando ela desaparece no quinto aniversário de casamento deles, as suspeitas se voltam para Nick. Enquanto ele tenta participar das buscas e da investigação por trás do sumiço de sua esposa, precisa se concentrar em evitar as suspeitas para si mesmo, que apenas parecem piorar.

Adaptação do livro homônimo da aclamada escritora de suspense Gillian Flynn, este filme leva o espectador a mudar suas suspeitas a cada nova cena, e é bem difícil não se surpreender com a verdade por trás do desaparecimento de Amy. A atuação de Rosamund Pike neste papel lhe rendeu indicações de Melhor Atriz em prêmios como Oscar, Globo de Ouro, BAFTA e SAG Award.

10. A Chegada (2016)

filmes plot twist

Diretor: Denis Villeneuve
Elenco: Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker, Michael Stuhlbarg
Onde ver: Netflix / Globoplay

Neste filme aclamado pela crítica, a humanidade é surpreendida pela chegada de 12 naves extraterrestres. Sem se revelar por completo, os aliens parecem tentar estabelecer comunicação por meio de misteriosos sinais. Para fazer contato, as autoridades americanas recrutam a linguista Louise Banks e o físico Ian Donnely para descobrir o que significa a desconhecida linguagem.

Agora, eles e outras equipes por todo o mundo precisam correr contra o tempo para descobrir se os visitantes são pacíficos, enquanto tentam driblar interesses políticos e o medo do desconhecido. A produção conquistou oito indicações ao Oscar, incluindo melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro adaptado.

11. Amnésia (2000)

filmes plot twist

Diretor: Christopher Nolan
Elenco: Guy Pearce, Carrie-Anne Moss, Joe Pantoliano, Stephen Tobolowsky
Onde ver: Netflix

Este filme surpreendeu positivamente a crítica e a audiência, tanto pelas reviravoltas e pelo suspense de sua trama, quanto por seu formato inovador. A história acompanha um homem tentando desesperadamente encontrar o assassino de sua esposa. Contudo, ele tem amnésia, o que o atrapalha nessa busca.

O longa é apresentado a partir de duas diferentes sequências de cenas. A primeira segue uma ordem cronológica e está em preto e branco. A segunda traz cenas coloridas, mas mostra os acontecimentos em ordem reversa. E o espectador só contempla as surpreendentes respostas para o mistério quando as duas sequências "se encontram" no final do filme.

12. Interestelar (2014)

filmes plot twist

Diretor: Christopher Nolan
Elenco: Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Casey Affleck
Onde ver: Prime Video / HBO Max / Globoplay

Em um futuro distante, a Terra foi extremamente abalada por pragas e outros problemas, fazendo a humanidade voltar a ser uma sociedade agrária. A NASA parece ter encontrado ouros planetas com condições ideais para sobrevivência humana, e decide enviar missões para recuperar dados de astronautas que investigaram os planetas anteriormente.

Neste contexto, conhecemos o ex-piloto da NASA Cooper, que vive com seu filho adolescente e sua pequena filha Murphy, uma menina que acredita existir um fantasma em seu quarto, já que seus livros seguem caindo misteriosamente de sua estante. Cooper acaba aceitando a missão de partir para o espaço e tentar salvar a humanidade, mesmo que corra o risco de nunca mais ver sua família. Um roteiro complexo e com uma reviravolta inesperada e de dar nó na cabeça dos espectadores conquistou a audiência e a crítica e fez história no cinema.

13. Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995)

filmes plot twist

Diretor: David Fincher
Elenco: Brad Pitt, Morgan Freeman, Gwyneth Paltrow, Kevin Spacey, John C. McGinley
Onde ver: Prime Video / HBO Max

David Mills é um jovem policial cheio de energia e vontade de fazer justiça. William "smiley" Somerset é um policial mais velho, prestes a se aposentar. Os dois acabam sendo obrigados a trabalhar juntos no caso de um perigoso assassino em série.

O procurado comete macabros crimes que se baseiam nos sete pecados capitais. Mas essa busca se torna cada vez mais perigosa para todos os envolvidos. E a conclusão desse filme é tanto inesperada quanto chocante.

14. Be with you (2018)

plot twist

Diretor: Lee Jang-hoon
Elenco: So Ji-sub e Son Ye-jin

Antes de morrer, Soo-ah fez a impossível promessa ao seu marido, Woo-jin, de retornar um ano depois para rever o amado e o pequeno filho dos dois. A promessa era que ele reapareceria assim que a estação de chuvas começasse.

De forma milagrosa, Soo-ah de fato aparece logo que as chuvas começam, mas a jovem não tem memórias de sua família. Como este filme de romance e drama pode te surpreender? Só assistindo para conferir o plot twist que fez o longa ganhar fama entre os fãs do gênero.

15. A Vila (2004)

filmes plot twist

Diretor: M. Night Shyamalan
Elenco: Bryce Dallas Howard, Joaquin Phoenix, Adrien Brody

A trama deste surpreendente filme se passa em uma vila, num local remoto da Pensilvânia, onde os habitantes levam uma vida simples. O local é cercado por uma floresta onde moram misteriosas e perigosas criaturas. Por este motivo, ninguém entra ou sai da vila, conforme orientado pelos fundadores e conselheiros do local.

Certo dia, contudo, o jovem Lucius Hunt é gravemente ferido. Os acontecimentos trazem à tona dúvidas sobre a vida na vila. É quando Ivy, uma garota cega e indefesa que estava apaixonada por ele, decide atravessar a floresta para encontrar medicamentos em cidades vizinhas. Se você não viu este filme ainda, tente não pegar spoilers, para que o final ainda surpreenda como deve.

16. As Vantagens de ser Invisível (2012)

filmes plot twist

Diretor: Stephen Chbosky
Elenco: Logan Lerman, Emma Watson, Ezra Miller, Kate Walsh, Joan Cusack, Paul Rudd
Onde ver: Netflix / HBO Max

O plot twist deste filme não muda, de fato, o rumo de sua trama, mas ainda assim surpreende. E este é um bom filme, então precisávamos inclui-lo nesta lista. Baseado no livro homônimo e dirigido pelo autor do livro, Stephen Chbosky, As Vantagens de Ser Invisível conta a história de Charlie. Sofrendo de depressão clínica desde a infância, quando sua tia faleceu, Charlie acaba de sair de uma instituição de saúde mental e vai começar o Ensino Médio.

Introspectivo e com dificuldade de fazer amigos, ele vê sua vida mudar ao conhecer a jovem Sam e seu meio-irmão Patrick. A partir daí, o filme acompanha o desenvolvimento da amizade deles, em meio aos desafios da adolescência, entre outros problemas mais sérios. Um filme bonito e com algumas boas lições de vida, vale a pena conferir.

17. Mãe! (2017)

filmes plot twist

Diretor: Darren Aronofsky
Elenco: Jennifer Lawrence, Javier Bardem, Michelle Pfeiffer, Ed Harris
Onde ver: Prime / Telecine Play

A trama deste polêmico filme nos apresenta a um casal, que leva uma vida até então tranquila, em sua casa. Ele é um escritor com bloqueio criativo, ela tenta construir o melhor lar possível para os dois. A tranquilidade deles é posta em risco ando misteriosos visitantes começam a chegar. Ela não se sente confortável em tê-los ali, mas seu marido segue recepcionando os recém-chegados, não importa a bagunça e os problemas que eles tragam.

A verdade é que, muito provavelmente, você só vai conseguir entender sobre o que o filme se trata a partir da segunda metade do longa, ou mais para o final. Alguns espectadores só compreenderam depois de pesquisar a explicação. Conforme a intenção do roteiro é absorvida, contudo, cada cena se encaixa e tudo vai fazendo sentido.

18. Um Sonho de Liberdade (1994)

filmes plot twist

Diretor: Frank Darabont
Elenco: Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton, William Sadler
Onde ver: Netflix / Prime / HBO Max

Este emocionante clássico é baseado na obra Rita Hayworth and Shawshank Redemption, de Stephen King. Sua trama nos apresenta ao banqueiro Andy Dufresne e ao contrabandista Ellis Boyd "Red" Redding, que se conhecem na Penitenciária Estadual de Shawshank. Dufresne cumpre a pena de prisão perpétua por ter assassinado sua esposa e o amante dela. Junto a Red, ele passa a participar do esquema de lavagem de dinheiro gerenciado pelo diretor da prisão.

Um filme com muitas cenas pesadas e momentos de grande emoção, este filme é cheio de simbolismos que renderam muitas análises e surpreenderam os espectadores.

19. Hereditário (2018)

filmes plot twist

Diretor: Ari Aster
Elenco: Toni Collette, Gabriel Byrne, Alex Wolff, Milly Shapiro, Charlie Graham, Ann Dowd
Onde ver: Prime (On demand) / HBO Max

Hereditário provavelmente já conquistou um lugar na lista de filmes mais controversos e chocantes do gênero terror. Mas ele também se encaixa bem nesta lista de produções com reviravoltas. A trama acompanha a família Graham, que vivencia a perda da reservada avó. mesmo após sua morte, contudo, ela parece mais presente do que nunca, como uma sombra pela casa.

Eventos cada vez mais estranhos começam a abalar todos os integrantes da família, e cada um deles - e o espectador - começam a se questionar sobre o que é real, sobrenatural ou coisa da mente de cada um.

20. Psicose (1960)

filmes plot twist

Diretor: Alfred Hitchcock
Elenco: Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles, John Gavin, Martin Balsam
Onde ver: Telecine Play

E se é para falar de terror e reviravoltas, precisamos falar do clássico atemporal Psicose. Considerado até hoje um dos melhores filmes de Hitchcock, Psicose nos apresenta ao icônico personagem Norman Bates. A trama acompanha a secretária Marion Crane, que acaba indo parar num motel decadente gerenciado por Norman, o Motel Bates.

Norman parece simpático, mas meio estranho e bem tímido. Outras cenas mostram que a relação entre o rapaz e sua mãe é controladora e doentia. Mais tarde, Marion acaba sendo assassinada a facadas pela mãe de Norman. Agora a irmã da jovem, Lila, tenta descobrir a verdade sobre o desaparecimento de Marion. O plot twist deste filme é provavelmente um dos mais clássicos da história do cinema.

21. O Sexto Sentido (1999)

filmes plot twist

Diretor: M. Night Shyamalan
Elenco: Bruce Willis, Haley Joel Osment, Toni Collette

Outro clássico entre as produções com plot twist, este filme nos apresenta ao psicólogo infantil Malcolm Crowe e ao menino de oito anos Cole Sear. Enquanto Malcolm tenta ajudar o menino, que segue com dificuldades de socializar, Cole parece passar por traumáticas experiências que ninguém entende. É quando ele enfim revela seu segredo ao psicólogo: ele vê gente morta.

Embora não acredite na revelação a princípio, Malcolm se recorda imediatamente de um antigo paciente seu que ele não conseguiu ajudar, e que acabou se suicidando quando adulto. Agora ele precisa encontrar uma forma de ajudar Cole. Na época de seu lançamento, foi indicado ao Oscar em seis categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Montagem.

22. Os Infiltrados (2006)

filmes plot twist

Diretor: Martin Scorsese
Elenco: Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson, Mark Wahlberg, Martin Sheen e Vera Farmiga
Onde ver: Prime Video (on demand) / HBO Max

Este filme acompanha dois infiltrados. O jovem policial Billy Costigan foi incumbido de se infiltrar na máfia, num grupo liderado pelo perigoso Frank Costello. Já Collin Sullivan foi criado, desde criança, por Costello para se tornar um infiltrado da máfia na polícia, e assim o faz. Parte tanto da polícia quanto da máfia, mas com intenções opostas, os dois tentam descobrir a identidade um do outro.

Em 2007, o filme foi indicado a cinco Oscars, e ganhou em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição. O longa também se destacou entre a audiência a e a crítica especializada, alcançando 91% de aprovação no site agregador de críticas Rotten Tomatoes.

23. Cisne Negro (2010)

filmes plot twist

Diretor: Darren Aronofsky
Elenco: Natalie Portman, Vincent Cassel, Mila Kunis, Barbara Hershey, Winona Ryder

Uma prestigiada companhia de balé de Nova York prepara o espetáculo Lago dos Cisnes. Embora a bailarina Nina seja a escolha perfeita para viver o frágil e inocente cisne branco, a companhia quer uma única bailarina para interpretar tanto este papel quanto o do provocante e sensual cisne negro. Quando a recém chegada Lily parece ter mais chances de conseguir os personagens, Nina começa a entra em um espiral de desespero.

Na eterna busca por perfeição, Nina treina como nunca, mas se perde entre o que é real e o que delírio. Sucesso absoluto entre a audiência e a crítica, Cisne Negro recebeu incríveis 257 indicações em prêmios de cinema, e conquistou 92 deles.

24. Psicopata Americano (2000)

filmes plot twist

Diretor: Mary Harron
Elenco: Christian Bale, Willem Dafoe, Jared Leto, Josh Lucas, Reese Witherspoon
Onde ver: Prime Video

Este clássico nos apresenta a Patrick Bateman, um atraente e rico banqueiro que mora em Nova York, em 1987. Pelo menos é assim que ele se apresenta pela manhã. Pela noite, contudo, Patrick é um assassino em série, e o personagem convida o espectador a conhecer detalhes de sua rotina.

O filme conquistou boas críticas e foi um sucesso financeiro. A produção de horror psicológico satírico também caiu nas graças do público.

QUER MAIS FILMES?!

Os filmes mais esperados de 2022

As melhores séries para conferir na Netflix este ano

Os filmes de romance incríveis na Netflix (atuais e clássicos)

Os melhores filmes para conferir na Amazon Prime Video este ano

Melhores filmes de fantasia imperdíveis para os fãs do gênero

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
De Marvel a DC, de Harry Potter a Star Wars, de Game of Thrones a Stranger Things. Sabryna é maratonista profissional de séries e espectadora fiel de filmes e vídeos de bastidores. Cearense com muito orgulho, é graduada em Jornalismo e mestre em Comunicação, Arte e Cultura.