16 melhores filmes de faroeste que os fãs do gênero precisam conferir

Clássicos e eternos para os fãs, o cinema Western, ou filmes de faroeste, permeiam toda a história do cinema estadunidense. O gênero conta com obras imperdíveis, que trouxeram exemplos de direção impecáveis, além de modelos e recursos de cenas que teriam influência em outros filmes no futuro. Confira uma lista de 16 sugestões que fã nenhuma de filmes de faroeste deve deixar de ver.

A lista abaixo NÃO segue ordem de classificação.

1. Era Uma Vez no Oeste (1968)

filmes faroeste

Direção: Sergio Leone

Este é provavelmente a maior obra-prima do gênero faroeste, além de ser reconhecido como um dos maiores filmes já feitos. Este longa ítalo-hispano-estadunidense é mais uma das históricas produções de Sergio Leone, que contou mais uma vez com trilha do icônico Ennio Morricone.

A história tem início quando um barão ferroviário contrata o pistoleiro de aluguel Frank para afugentar Brett McBain de suas próprias terras, já que a região deve ganhar valor após a chegada da ferrovia. O pistoleiro massacra a família McBain e incrimina o bandido Cheyenne. Para surpresa dos dois, contudo, a ex-prostituta Jill Mcbain retorna à cidade e revela ser esposa de Brett e dona das terras. Ela se une ao bandido Cheyenne para lutar por sua propriedade e vingar a morte de seu marido.

2. Por um Punhado de Dólares (1964)

filmes faroeste

Direção: Sergio Leone

Este é primeiro filme desta lista que se encaixa no subgênero que ficou conhecido como "western spaghetti", produções gravadas em italiano e de orçamento mais baixo que os longas de Hollywood. Por um Punhado de Dólares, na verdade, deu início à popularidade dos "western spaghetti", além de consagrar Clint Eastwood como estrela do gênero. O ator dá vida a um pistoleiro sem nome que chega à cidade de San Miguel, uma região dividida entre duas gangues rivais.

Os chamados Rojos são contrabandistas de armas. Os Baxters, por sua vez, trabalham com o contrabando de armas. Para enriquecer, o pistoleiro se aproveita da rivalidade e passa a trabalhar para os dois grupos. O longa foi o primeiro filme da aclamada Trilogia dos Dólares (ou Trilogia do Homem sem Nome), composta também pelas sequências Por uns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito.

3. Três Homens em Conflito (1966)

filmes faroeste

Direção: Sergio Leone

Três pistoleiros disputam uma fortuna de ouro confederado, há muito enterrada na região durante o violento conflito que foi a Guerra Civil dos Estados Unidos. Uma das obras-primas de Leone marcadas pela impecável trilha sonora de Ennio Morricone, este é o terceiro filme da Trilogia dos Dólares.

Protagonizado por Clint Eastwood, Lee Van Cleef e Eli Wallach, este spaghetti western foi um sucesso comercial, mas dividiu a opinião dos críticos na época por pertencer ao subgênero. Atualmente, contudo, é visto como um dos principais títulos de western e um exemplo da influência dos filmes de faroeste no cinema em geral.

4. O Grande Roubo do Trem (1903)

filmes faroeste

Direção: Edwin S. Porter

Este filme tem apenas 12 minutos de duração, mas o sucesso que fez na época o tornou um marco tanto para a indústria cinematográfica quanto para o gênero Western. A trama, como indica o título, traz um audacioso assalto a uma locomotiva. Mas o filme se destacou, na época, e se tornou quase obrigatório para os fãs do gênero ainda por outros motivos.

Uma das primeiras narrativas com tons de realidade do cinema, O Grande Roubo do Trem trouxe diversas inovações técnicas que viriam a ser usadas em produções posteriores. Filmagens em diferentes locais, sets externos, movimentos de câmera, cortes e edição para mostrar locais paralelos, uso de zoom, uso de bonecos e a famosa cena do tiro em direção ao espectador foram algumas das novidades do filme.

5. Rastros de Ódio (1956)

filmes faroeste

Direção: John Ford

Esta obra de John Ford se tornou não apenas um sucesso comercial, como conquistou um lugar na história dos filmes de faroeste e do cinema como um todo. Ela acompanha veterano da Guerra Civil Ethan Edwards (John Wayne), em 1868. Quando seu irmão e sua cunhada são mortos por invasores, e suas sobrinha são sequestradas, ele parte para tentar salvar as meninas e vingar o assassinato de sua família.

Entre 2007 e 2008, a produção foi nomeada pelo American Film Institute como o maior filme western americano e 12º entre 100 maiores filmes americanos da história. Em 2012, uma pesquisa com críticos cinematográficos de diferentes países o elegeram como o 7º melhor filme de todos os tempos, segundo publicado pela revista Sight & Sound do British Film Institute.

6. Onde os Fracos não têm Vez (2007)

filmes faroeste

Direção: Ethan e Joel Coen

Para falarmos de um filme um pouco mais recente, precisamos já abordar Onde os Fracos não têm Vez. Em 2008, a produção conquistou quatro Oscars, nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante (Javier Bardem). Mas não foi só isso. Dois Globos de Ouro e três BAFTAs também estão na lista de conquistas do longa.

A trama mostra uma corrida pela vida e pelo dinheiro, após um caçador encontrar uma grande quantidade de dinheiro em uma cena de um crime. Quando ele tenta fugir com o dinheiro, o receptor original o persegue por todo o oeste do Texas. O elenco inclui Tommy Lee Jones, Javier bardem, Josh Brolin, Woody Harrelson, entre outros nomes.

7. Pistoleiros do Entardecer (1962)

filmes faroeste

Direção: Sam Peckinpah

Mais um filme imprescindível para quem quer acompanhar o desenvolvimento dos filmes de faroeste e garantir que não ficou sem assistir às melhores produções do gênero. A trama deste clássico nos apresenta aos ex-fora da lei Gil Westrum e Heck Longtree. Ao se encontrarem com o antigo colega Steve Judd, eles aceitam ajudá-lo com o transporte e uma importante carga de ouro, mas com a intenção de roubá-lo.

Na jornada para o carregamento de ouro, eles resgatam a jovem Elsa, que fugia dos mal tratos de seu pai para casar com seu noivo. Contudo, ela e Longtree se apaixonam. E eles descobrem que o noivo de Elsa pretendia fazê-la de prostituta entre ele e seus irmãos. Agora o grupo foge do ex-pretendente da moça, mas Westrum ainda não desistiu do ouro. A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos selecionou o filme, em 1992, para ser preservado no National Film Registry, por ser "cultural, histórica ou esteticamente significativo".

8. O Homem que Matou o Facínora (1962)

filmes faroeste

Direção: John Ford

Mais uma obra-prima dirigida por John Ford, este filme conta a história de um político que ganhou fama após matar um criminoso extremamente procurado. A trama se desenrola 25 anos depois, quando ele retorna à cidade de Shinbone, onde tudo aconteceu.

Em meio a flashbacks, acompanhamos ele contando o que realmente se passou. Na época, ele era apenas um jovem advogado que acreditava na lei e se recusava a portar uma arma. Contudo, o fora-da-lei Liberty Valance chega à cidade e começa a colocar todos em risco. O clássico contou com atores do cinema mudo em seu elenco, além de marcar mais um dos êxitos da carreira de Ford, que um dia seria considerado um dos maiores diretores da história do cinema.

9. Bravura Indômita (2010)

filmes faroeste

Direção: Joel e Ethan Coen

Segunda adaptação do romance de Charles Portis, de 1968, este filme fez história para o gênero faroeste ao ser indicado a dez Oscars. As nomeações incluiram Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator (Jeff Bridges) e Melhor Atriz Coadjuvante (Hailee Steinfeld). A história é narrada por Mattie Ross, uma mulher que conta como seu pai foi assassinado por um de seus empregados.

Em um flashback, vemos Mattie aos 14 anos. O assassino de seu pai fugiu, mas ela está decidida a encontrá-lo. Para tanto, ela contrata um oficial para rastrear o bandido, mas exige acompanhá-lo na busca.

10. Meu Ódio será sua Herança (1969)

filmes faroeste

Direção: Sam Peckinpah

Conhecido como o "poeta da violência", o diretor Sam Peckinpah não decepcionou aqueles que curtem seu estilo. Por causa de sua "violência estilizada", este filme foi considerado controverso na época. Uma das características marcantes do estilo de direção de Peckinpah é o uso de cenas em câmera lenta, para destacar os momentos de violência.

A trama acompanha uma quadrilha de foras-da-lei se envolvendo na violenta revolução mexicana. Outro ponto interessante do filme é a escolha das armas mais pesadas e dos carros, em vez de cavalos. Isso fez com que os espectadores fizessem um paralelo da violência do filme com a guerra do Vietnã, que ocorria no mesmo período das gravações do longa. O filme foi considerado o 6º melhor western de todos os tempos pelo American Film Institute.

11. Butch Cassidy (1969)

filmes faroeste

Direção: George Roy Hill

Protagonizado por Paul Newman e Robert Redford, este filme segue os ladrões Butch Cassidy e Sundance Kid. A trama se desenrola quando eles assaltam um homem em um trem. O que a dupla não sabia era que sua vítima era uma pessoa poderosa e faria de tudo para pegá-los, inclusive contratar um perigoso grupo de cowboys para segui-los. O resultado é uma fuga cheia de aventuras.

Em 1970, Butch Cassidy conquistou quatro Oscars, nas categorias Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original. Ele ainda tinha sido indicado aos de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Som. Já no BAFTA, levou o prêmio de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Robert Redford), Melhor Atriz (Katharine Ross), Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro e Melhor Edição.

12. Dança com Lobos (1990)

filmes faroeste

Direção: Kevin Costner

Indo na contramão de muitas outras tramas de filmes e faroeste, este longa não foca no protagonista entrando em conflito com indígenas, muito pelo contrário. Dança com Lobos nos apresenta a John Dunbar (Costner), um oficial de cavalaria considerado um herói da Guerra Civil Americana. após fazer amizade com um grupo de índios Sioux - Lakota, ele acaba sacrificando sua relação com o exército estadunidense em nome daquele que seria seu novo povo.

O filme teve grande destaque na temporada de premiações de 1991. No Oscar, garantiu sete estatuetas, nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor (Kevin Costner), Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora (John Barry), Melhores Efeitos Sonoros e Melhor Roteiro Adaptado (Michael Blake). No Globo de Ouro, foram três vitórias, de Melhor Filme, Melhor diretor e Melhor Roteiro.

13. Sete Homens e um Destino (1960)

filmes faroeste

Direção: John Sturges

Baseado na obra Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa, este filme se passa em um vilarejo no qual o bandido Calvera e sua gangue fazem roubos constante e aterrorizam o grupo de mexicanos que vive lá. Sem um temperamento violento ou mesmo armas, os residentes viajam até a fronteira em busca de ajuda.

Lá eles encontra os pistoleiros Chris e Vin. A dupla reúne mais cinco colegas e parte para o vilarejo para ajudar a combater a gangue. Posteriormente, o filme ganhou um remake dirigido por Antoine Fuqua e com um elenco encabeçado por Denzel Washington, Chris Pratt e Ethan Hawke.

14. Django Livre (2012)

filmes faroeste

Direção: Quentin Tarantino

Jamie Foxx, Christoph Waltz, Leonardo DiCaprio, Kerry Washington e Samuel L. Jackson estrelam esta icônica obra escrita e dirigida por Tarantino. A trama acompanha um escravo liberto que, ao lado de um caçador de recompensas, tenta libertar sua esposa do domínio de um terrível fazendeiro.

Além de se tornar uma das produções de maior bilheteria de Tarantino, o longa ficou marcado pelas brilhantes atuações e pelos vários prêmios conquistados no ano seguinte. Com seu novo trabalho, Tarantino conquistou o Oscar de Melhor Roteiro Original. Já o ator Christoph Waltz brilhou na temporada de premiações com o Oscar, o BAFTA e o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante.

15. A Balada de Buster Scruggs (2018)

filmes faroeste

Direção: Ethan e Joel Coen

Os irmãos Coen retornam com honras para o cenário de filmes de faroeste com A Balada de Buster Scruggs. Baseado nas obras The Gal Who Got Rattled, de Stewart Edward White, e All Gold Canyon, de Jack London; o filme traz um formato diferente. Ao todo, seis contos antológicos compõem o longa.

Diferentes e violentas histórias no Velho Oeste acompanham um investigador idoso, um assaltante de banco, um vagão de trem, um pistoleiro e um grupo de caçadores de recompensas. O longa conquistou o público e a crítica com suas histórias de orgulho, sofrimento, humor, má sorte e ganância.

16. First Cow - A Primeira Vaca da América (2019)

filmes faroeste

Direção: Kelly Reichardt

Baseado no romance The Half Life, de Jonathan Raymond, esta obra de Reichardt acompanha dois viajantes pelo noroeste dos Estados Unidos em 1820. Cookie Figowitz é um cozinheiro que foi contratado por um grupo de caçadores em expedição. Em sua jornada, ele acaba conhecendo um misterioso homem chinês chamado King-Lu, que está fugindo de um grupo de russos.

Os dois acabam se unindo por meio do sonho de abrir um negócio de produção de doces, algo quase impossível em meio à violência da época. O filme conquistou a audiência e a crítica, alcançando incríveis 95% de aprovação no site Rotten Tomatoes, nota dada a partir da avaliação de 133 críticos especializados.

QUER MAIS OPÇÕES DE FILMES?!

Os melhores filmes de aventura de todos os tempos!

Confira filmes imperdíveis baseados em fatos reais

Os melhores filmes de comédia para assistir este ano

Melhores filmes de zumbis de todos os tempos

Os melhores filmes para conferir na Amazon Prime Video este ano

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Cearense com muito orgulho, graduou-se em Jornalismo, em 2012, pela Universidade de Fortaleza e, atualmente, é Mestranda em Comunicação, Arte e Cultura na Universidade do Minho, em Portugal. Trabalha como repórter desde 2010, mas é nerd de carteirinha desde criança.