O significado das cores dos sabres de luz em Star Wars

Um sabre de luz é uma das armas mais facilmente reconhecíveis do cinema, e desde a primeira aparição elas geraram fascínio entre o público.

Seja você um fanático por Star Wars ou alguém que quer saber um pouco mais sobre esse universo, esse é o artigo que esclarece suas dúvidas sobre a arma mais elegante da galáxia!

Os cristais são a peça-chave

Cristais Kyber

Muitos acreditam que um sabre de luz define sua cor pela personalidade do usuário. Mas, na verdade, é o cristal utilizado na construção que vai determinar a cor. Estes importantes cristais são chamados Kyber.

Durante o treinamento, todos os Padawans têm que construir o seu próprio sabre de luz. O cristal é essencial a essa construção, pois é ele que dará poder ao sabre. E o aprendiz de Jedi tem que encontrar o Kyber em sua jornada.

O Padawan é atraído por um cristal Kyber específico, e se pode dizer que é o cristal quem escolhe o seu usuário.

O cristal Kyber é destinado aos Jedi e sofre nas mãos dos Sith

Luke construindo um sabre de luz

Os cristais Kyber são achados facilmente nos planetas Ilum e Lothal, mas podem ser encontrados por toda a galáxia.

Inicialmente, o cristal não têm cor própria até um jovem Padawan o encontrar. Quando o aprendiz recolhe e cria uma ligação com o cristal, a cor surge e este será o coração do seu sabre de luz.

Até recentemente acreditava-se que os sabres de luz de cor vermelha eram energizados por cristais Kyber artificiais. Mas com o lançamento do livro Ahsoka, o autor E.K. Johnston inscreveu um capítulo sombrio no canône de Star Wars.

Os cristais Kyber só se revelam aos usuários da Força que eles desejam, mas essa ligação não existe com aqueles do lado negro. Um Sith só consegue coletar os cristais se os roubar. E mesmo possuindo o preciso cristal Kyber, este perde a sua cor quando é forçado pelo Sith.

Quando o cristal é forçado, ele “sangra” e se torna vermelho. A manifestação visual da cor é assim literal devido ao sofrimento do artefato.

Significado das cores

A lista a seguir inclui personagens do universo expandido de Star Wars.

Azul

Obi-Wan Kenobi

A cor mais comum na franquia. O azul é associado aos Jedi Guardiões, os guerreiros especializados em combate e que dominam o uso do Sabre de Luz.

As características associadas à cor azul são a proteção, justiça e intelecto.

Sabre de luz usado por Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker.

Verde

Luke Skywalker

A cor mais utilizada pelos Jedi Consulares, os Jedi que procuram mais a diplomacia e a disciplina mental na hora de lutar contra o lado negro da Força.

Os valores associados ao verde são a paz, harmonia e o equilíbrio mental.

Sabre de luz utilizado por Luke Sywalker, Yoda e Qui-Gon Jinn.

Vermelho

Kylo Ren

Mesmo quem esteja assistindo a Star Wars pela primeira vez, rapidamente entende que o vermelho está associado aos vilões.

Significado: Mal puro, poder e corrupção.

Sabre de luz utilizado por Darth Vader, Darth Maul, Darth Sidious, Count Dooku e Kylo Ren.

Amarelo

Yarael Poof

Frequentemente utilizado por Jedi Sentinelas, os Jedi dedicados à patrulha do universo. São guerreiros versáteis que buscam o equilíbrio entre o lado mental e o físico. Suas atividades são mais próximas da espionagem e buscam a destruição do lado negro.

Cor associada à criação de ciladas, à busca incessante pelos inimigos e à vigilância.

Sabre de luz utilizado por Plo Koon e Yarael Poof.

Roxo

Mace Windu

Uma cor rara de se ver. Mas quando surge, geralmente é nas mãos de um Jedi Sentinela. Além das características iguais ao amarelo, o roxo é ligado a Jedis com um estilo mais agressivo. É conhecido por ser a cor de Siths que se transformaram em Jedis, buscando redenção pelos erros do passado.

Significado: ambiguidade moral, redenção e transformação.

Sabre de luz utilizado por Mace Windu e Mara Jade Skywalker.

Laranja

Sabre laranja

Esses sabres têm sua origem nos cristais encontrados em planetas extremamente quentes, e por isso ganham essa cor. Sabres luz alaranjados são conhecidos por serem muito poderosos.

Significado: poder e raridade

Sabre de luz utilizado pelos descendentes dos poucos sobreviventes da Queda da Ordem Jedi.

Branco

Ahsoka Tano

Ahsoka Tano foi a primeira personagem a utilizar sabre de luz branco, simbolizando a sua separação da Ordem Jedi.

Um cristal Kyber tocado pelo lado negro perde a sua cor original, embora seja possível curá-lo. Mas quando isso acontece, ele se transforma em um cristal branco.

Nos quadrinhos Star Wars Legado, esta era a cor exclusiva dos Cavaleiros Imperiais.

Significado: Serviço e dedicação a algo maior que você mesmo

Sabre de luz usado por Ahsoka Tano e os Cavaleiros Imperiais.

Negro / Darksaber

sabre de luz negro, conhecido como Darksaber

Existe apenas um sabre de luz negro, também conhecido como Darksaber. Muito diferente dos outros sabres de luz e tem o aspecto mais próximo ao de uma espada convencional. É uma arma experimental, envolta em mistério e extremamente antiga.

Darksaber pertencia aos Jedis mas foi roubado pelos Mandalorianos, centenas de anos antes da Guerra dos Clones. Durante essa guerra, Darth Maul roubou a arma e atualmente não se sabe do seu paradeiro.

Seu significado é outro mistério a desvendar.

Sabre de luz usado por Darth Maul e Pre Vizsla.