O Universo Marvel é povoado por deuses, figuras extraordinárias e seres com vastos poderes. Mas todos tremem diante do One Above All, personagem também conhecido como Aquele Acima de Tudo.

Quem é o One Above All?

One Above All

Uma pergunta que não tem uma resposta fácil. One Above All é a representação de Deus na Marvel, uma entidade acima de todas as outras e responsável pela criação de tudo e todos no Multiverso.

As suas aparições e menções nos quadrinhos são raras, e ele assume diferentes nomes e aparências em cada nova aparição.

Poderes sem limite

One Above All

Como classificar os poderes de um ser como o One Above All? Não existem limites para aquilo que ele pode ou não fazer, pois ele é o criador de todo o Multiverso. Nada existe sem ele, nada existe que ele não queira e só existe porque ele aceita.

Ele é onipotente, onisciente e onipresente. One Above All está em todo o lado junto dos heróis e vilões, sabe tudo do seu passado, presente e futuro e seu poder não conhece fim.

Presença nos quadrinhos

One Above All

A primeira vez que esta entidade foi mencionada nos quadrinhos foi em 1976, na HQ do Doutor Estranho, onde o O One Above All é o mestre do Tribunal Vivo. Uma das demonstrações mais célebres desse fato ocorre durante a conclusão dos eventos da Manopla do Infinito:

“Eu represento forças que ofuscam até mesmo os seus poderes. Minha autoridade vem de cima!”

Uma das aparições mais famosas do One Above All foi como mendigo para um destroçado Peter Parker. Diante da morte iminente da tia May, Peter é visitado pelo Deus supremo da Marvel, que procura fazer ele entender que a morte faz parte da vida. Essa se torna uma das histórias mais polêmicas do super-herói aracnídeo.

Na época da morte do Coisa, o One Above All apareceu para o Quarteto Fantástico com a promessa de restaurar a vida do seu amigo. Ele elogiou ainda a persistência dos heróis em explorar o Universo Marvel, e que seriam recompensados pelo seu esforço e dedicação.

Nesta aparição, o One Above All surgiu com a aparência do criador Jack Kirby, em uma fantástica homenagem a dos maiores mestres da Marvel.

Existe um outro personagem com o mesmo nome

Líder dos Celestiais

Por mais estranho que pareça, existe outro personagem chamado One Above All na Marvel. Ele é o líder do grupo dos Celestiais, sendo o mais poderoso desta misteriosa raça.

Uma metáfora para o poder do escritor?

One Above All como Jack Kirby

Vários fãs especularam ao longo dos anos se o One Above All é uma metáfora, uma representação do escritor no mundo dos quadrinhos. Os escritores são os criadores das histórias, personagens e tudo o que envolve as vidas dos heróis e vilões. Tal como o One Above All, o escritor tem o poder de criar e destruir o que quiser, sabendo tudo sobre as suas criações.

Se pensarmos que o One Above All surgiu para o Quarteto Fantástico na figura de Jack Kirby, talvez isto seja uma indicação clara desta representação.

Os cameos de Stan Lee podem esconder um segredo

Stan Lee

Stan Lee é famoso por seus cameos nos filmes Marvel, onde interpreta uma série de diferentes personagens anônimos nos mais diversos contextos. E se, na verdade, Stan Lee estiver desempenhando o papel de One Above All?

Certamente seria genial ver a entidade representada de forma tão perfeita no universo cinematográfico Marvel. E ninguém melhor que Stan Lee para tornar isso realidade!