Matthew Murdock é conhecido como o Homem Sem Medo na Marvel, mas como é que um garoto se transformou no super-herói que tantos admiram? Saiba mais sobre a história do Demônio de Hell’s Kitchen e descubra os superpoderes mais impressionantes do Demolidor!

O seu pai não queria que ele soubesse lutar

Matthew e o pai

Matthew Murdock foi criado sozinho pelo pai, Jonathan ‘Batalhador’ Murdock, que lhe disse que sua mãe tinha morrido. O pai de Matthew levava uma vida difícil com o seu baixo salário como pugilista e usou seu talento para o combate em trabalhos sujos para a máfia.

Trabalhar para criminosos era algo que Jonatahan se envergonhava, e sempre quis que o seu filho fosse diferente dele. Acreditando que a educação seria a chave do sucesso de Matt, Jonathan fez o filho prometer que se dedicaria completamente aos estudos.

Impedido de brincar com outros garotos nas ruas ou praticar um esporte, Matthew estudava constantemente e se tornou um alvo fácil de bullying. Os seus colegas na escola achavam que ele era cobarde, mas Matt treinava secretamente com o equipamento do seu pai quando ele estava ausente.

O acidente que o tornaria cego

Matthew salva a vida de alguém

No dia que mudaria a sua vida para sempre, Matthew viu que um homem cego ia ser atropelado por um caminhão. O seu espírito heroico teve aqui a sua primeira demonstração de coragem quando Matt afastou o homem do perigo. Mas bem ao jeito da tradicional história de origem de super-heróis, o caminhão transportava uma substância radioativa tóxica que atingiu fatidicamente Matt.

O acidente tornaria Matthew cego mas todos os seus outros sentidos seriam aumentados a níveis sobre-humanos. Um outro efeito secundário surpreendente surgiu: ele desenvolveu algo semelhante a um “radar biológico” que lhe permite ter a percepção do ambiente e pessoas à sua volta.

Stick foi o seu mestre

Stick e Matt

A cegueira e os novos poderes foram profundamente traumáticos para Matt, que não sabia como lidar com essa nova vida. Foi necessária a intervenção de Stick, um mestre de artes marciais, para guiar Matthew nesta época dramática.

Stick ensinaria tudo a Matt sobre o controle e domínio das suas capacidades e treinando ele em artes marciais, capacidades acrobáticas e desenvolvendo o seu talento para o combate.

Foi na Universidade que conheceu duas das pessoas mais importantes da sua vida

Matt e Foggy

A história do Demolidor não está completa sem o seu melhor amigo e o seu primeiro (e mais icônico) amor. Mantendo a promessa que fez ao seu pai, Matt continuou sendo um excelente aluno e nem o acidente o afastou dos seus objetivos. Ele entrou na Universidade de Columbia, onde se formaria em Direito e conheceria Foggy Nelson e Elektra Natchios.

Foggy rapidamente se tornou o melhor amigo de Murdock, com Matt protegendo o amigo dos valentões que o atormentavam. A amizade se revelou tão forte que juntos abriram seu próprio escritório de advocacia chamado “Nelson and Murdock”.

Elektra era uma estudante vinda da Grécia para estudar na Universidade de Columbia, e a atração entre ela e Matthew foi imediata. Eles foram genuinamente felizes juntos, compartilhando a paixão pelo perigo e vivendo um romance repleto de adrenalina e emoção.

Mas a sua história de amor teria o seu (primeiro) fim quando o pai de Elektra morreu e ela decidiu abandonar tudo e recomeçar sua vida do zero.

Sua primeira missão como Demolidor foi buscar justiça pela morte do seu pai

Demolidor

A vida de pugilista de Jonathan Murdock incluía a obrigação de seguir as ordens do seu chefão da máfia. Os resultados dos combates eram decididos antes de os lutadores irem para o ringue, e Murdock sabia o que o esperava se agisse fora do combinado.

Mas um dia, o coração do “Batalhador” falou mais alto e fez algo que lhe custaria a vida. Fixer, o mafioso, tinha ordenado a Murdock que perdesse o combate mas o pugilista não foi capaz de fazer isso quando viu seu filho no público. Não querendo envergonhar Matt, Jonathan deu tudo de si e ganhou a luta justamente. Mais tarde foi assassinado por mercenários de Fixer, deixando Matthew sozinho no mundo.

O sistema legal falhou em fazer os culpados pagarem pelos seus atos, e isso levou Murdock a crescer com a necessidade de se transformar em um instrumento de justiça. Criando a identidade de Demolidor, Matthew levava uma vida dupla como advogado de sucesso e vigilante noturno.

Sua primeira missão foi encontrar os homens que tinham morto o seu pai. O seu uniforme (inicialmente de cor amarela) foi feito do roupão de boxe do pai e tinha apenas um D no peito. Murdock perseguiu os mercenários de Fixer e os deixou vivos por pouco, encontrando depois o mandante do crime. Fixer apontou uma arma ao Demolidor mas antes que Matt pudesse fazer agir, o mafioso sofreu um infarto e morreu.

Slade, o homem que tinha assassinado Jonathan, acabou por confessar o crime ao Demolidor. O herói entregou o criminoso às autoridades e Slade foi levado à justiça, onde foi considerado culpado.

Os poderes únicos do Demolidor

Demolidor

Ele pode ser cego mas é um super-herói com poderes e capacidades que são verdadeiramente surpreendentes. Conheça agora melhor os superpoderes e habilidades de Matthew Murdock:

Sentido Radar

Embora cego, o Demolidor consegue ter a percepção dos objetos, ambientes e pessoas à sua volta através da formação de uma imagem mental. Não existe uma resposta definitiva sobre a natureza do “sentido radar” do herói.

Uma teoria explica que é uma forma de ecolocalização através de energia eletromagnética, neste caso a emissão de ondas rádio do seu cérebro. A projeção destas ondas para o exterior “bate” em tudo o que o rodeia, e isso gera um sinal que sua mente capta e interpreta como imagens compostas por contornos e formas. Esse mapeamento do mundo à sua volta é essencial para Matthew se conseguir movimentar e combater.

Sensibilidade a radiação eletromagnética

A exposição à substância radioativa aumentou os níveis de sensibilidade a várias formas de radiação eletromagnética. O Demolidor consegue detetar e identificar todo o tipo de ondas na escala da radiação eletromagnética, tendo ainda a percepção da força da radiação e diferenciar por cores.

Relativamente às ondas rádio, ele não é capaz de escutar as mensagens transmitidas mas apenas consegue detetá-las.

Sentido de Tato aumentado

Com a perda da visão, todos os outros sentidos de Matt foram aumentados para níveis sobre-humanos. O seu sentido de toque é tão sensível que ele consegue detetar a mais leve das tintas em papel, conseguindo ler com um simples toque.

Sua sensibilidade à temperatura corporal e do ambiente à sua volta permite ao herói determinar se alguém está vivo, há quanto tempo alguém está morto e até detetar estados emocionais que se manifestem em mudanças corporais, como o rubor nas faces.

Sentido de Audição aumentado

O seu sentido de audição é extremamente desenvolvido, sendo capaz de escutar pessoas a falarem mesmo através de paredes à prova de som. O Demolidor é capaz de ouvir o batimento cardíaco até cerca de 6 metros de distância e consegue identificar as pessoas através do seu batimento cardíaco individual.

Além disto, Murdock está constantemente a captar a circulação sanguínea, movimentos e respiração das pessoas à sua volta. Embora ele consiga bloquear muitos dos sons para poder viver normalmente, por vezes acontece ficar mergulhado em uma onda de sons diferentes de várias direções.

Sentido Olfativo aumentado

Não importa o quanto alguém tente mascarar o seu cheiro individual para confundir o super-herói. O Demolidor consegue detetar com precisão o odor único de alguém e seguir a pista olfativa até encontrar a pessoa que busca. Sua memória olfativa é extremamente apurada, lembrando facilmente dos cheiros e a quem ou onde pertencem.

Paladar apurado

Tal como os outros sentidos, o paladar do super-herói é muito superior ao de uma pessoa normal. Mais apurado que o melhor chef do mundo, este sentido permite ao Demolidor identificar todos os ingredientes presentes numa comida ou bebida, desde que contenham pelo menos 20 miligramas da substância.

Detetor de mentiras humano

Com os seus sentidos sobre-humanos, Matthew Murdock tem várias formas de descobrir se alguém está mentindo. Seja a escutar atentamente o batimento cardíaco ou a verificar a mudança no odor de alguém, o Demolidor descobre quem está tentando esconder a verdade.

Mestre do combate

Murdock está ao nível de um atleta Olímpico nas áreas de agilidade, força, velocidade e resistência. A sua forma de lutar é uma mistura interessante das artes marciais ensinadas por Stick e o seu treinamento individual com inspiração no seu pai pugilista.