O essencial sobre as Guerras Secretas, o grande crossover das HQs Marvel

Hoje em dia, os fãs de super-heróis já estão acostumados em ver seus personagens favoritos interagirem entre si, seja nas páginas dos quadrinhos ou mesmo nas telas dos cinemas. Contudo, isso não era tão comum no passado. Por isso, quando a Marvel publicou a saga Guerra Secretas, em 1984, durando doze edições, foi algo sem precedentes e um sucesso instantâneo. Conheça agora um pouco mais dessa história clássica da Marvel.

Teletransportados

Teletransportados

As Guerras Secretas começam quando vários heróis da Terra acordam em uma nave espacial em um ponto desconhecido do universo. São heróis de três grupos diferentes: Os Vingadores, contando com a presença do Capitão América, Capitã Marvel (Monica Rambeau), Gavião Arqueiro, Homem de Ferro (James Rhodes), Thor, Vespa, e a Mulher-Hulk; Os X-Men, que no caso eram o Professor X, Noturno, Tempestade, Ciclope, Colosso, Wolverine, Vampira e Magneto (eles também ficaram surpresos com a presença dele no grupo); e o Quarteto Fantástico, porém apenas o Sr. Fantástico, Tocha-Humana e o Coisa. Além deles também estavam o Homem-Aranha e o Hulk, dois heróis independentes na época.

Não demorou muito para descobrirem que existia uma segunda nave, e que ela estava abrigando vários supervilões. Eles eram: Galactus, Dr. Destino, Dr. Octopus, Lagarto, Homem-Absorvente, Kang, Homem-Molecular, Encantor, e a Gangue da Demolição. Também eles tinham sido misteriosamente teletransportados para aquele lugar.

O Mundo de Batalhas

Mundo de Batalhas

De repente, em frente aos dois grupos, uma galáxia inteira foi destruída, restando apenas uma estrela. Depois, vários pedaços de rocha, vindo de diferentes mundos espalhados pelo universo, começaram a juntar, formando um novo planeta, o Mundo de Batalhas. Uma fissura na realidade aparece no espaço e uma voz então anuncia:

Eu venho do além. Elimine os seus inimigos e tudo que desejarem será de vocês, pois nada que vocês sonharem é impossível para mim."

Vilões e heróis, ambos foram levados ao Mundo de Batalhas, onde começaram uma guerra secreta entre si, na intenção de agradar a entidade interdimensional que havia reunido todos ali e para conquistar o prêmio que foi prometido. Enquanto a maioria dos vilões focou realmente em derrotar os heróis, o outro grupo estava mais preocupado em encontrar um modo de escapar daquele planeta.

O Beyonder

Beyonder

A entidade que estava por trás de tudo isso era o Beyonder, um ser interdimensional poderosíssimo. Ele era obcecado em observar os habitantes da Terra, extremamente curioso por seus hábitos e costumes. Era fascinado pelo fato de que as pessoas eram criaturas independentes e limitadas pelo universo que viviam, totalmente diferente de si, pois o Beyonder era o próprio universo onde nasceu.

No caso das Guerras Secretas e do Mundo de Batalhas, tudo fazia parte de um de seus experimentos. Queria investiga a natureza do desejo e da vontade. Por isso abduziu heróis e vilões da Terra e os colocou para brigar entre si.

Principais acontecimentos

Acontecimentos

Muitas coisas aconteceram durante os vários dias em que esses personagens passaram no Mundo de Batalhas. Heróis e vilões entraram em muitos conflitos. Dr. Destino criou duas novas vilãs, Titânia e Vulcana. Os heróis descobriram uma vila de alienígenas que havia sido trazido até ali na formação do planeta.

Muita gente morreu, e muita gente também ressuscitou. Galactus tentou devorar o Planeta de Batalhas para ter poder o suficiente para encarar o Beyonder, mas foi impedido pelo Dr. Destino, que acabou conseguindo absorver temporariamente os poderes do Beyonder. Por fim, Sr. Fantástico compreende o funcionamento do planeta e consegue teletransportar todos de volta para a casa.

Consequências

Consequências

O mais interessante dessa saga é que ela teve impacto nas histórias posteriores de cada um dos personagens e até mesmo no universo Marvel. O Quarteto Fantástico é um exemplo: no Mundo de Batalhas, o Coisa descobriu que ocasionalmente ele conseguia voltar a sua forma humana e por isso, quando todos estavam voltando para a Terra, ele resolveu não voltar para casa. Ele abandona o Quarteto Fantástico, sendo substituído pela Mulher-Hulk, e passa a explorar a galáxia sozinho por cerca de um ano.

Colosso foi outro que teve sua história marcada por essa saga. Ao ser levado para o Mundo de Batalhas, ele estava em um relacionamento sério com a Lince Negra. Contudo, ele acabou se apaixonando por Zsaji, uma curandeira alienígena (que acabou se sacrificando para salvar os heróis). Ao voltar para a Terra, ele imediatamente terminou seu romance com Kitty Pride.

Contudo, nenhuma consequência foi maior do que para o Homem-Aranha. Foi no Mundo de Batalha que o herói usou pela primeira vez o seu uniforme preto. Embora ele achasse que fosse apenas uma roupa alienígena, mais tarde ele descobriria que se tratava de um alienígena simbionte que se alimentava de sua adrenalina, deixando mais agressivo. Sim, essa foi a primeira vez que Venom apareceu nos quadrinhos.

Outros pontos importantes foram a primeira aparição do Beyonder, Titânia, Vulcana e da Julia Carpenter como Mulher-Aranha.