Um vilão espacial que tem um olho gordo para objetos poderosos e que há muito tempo (mas é muito tempo mesmo) vasculha o universo em busca de mais itens para a sua vastíssima coleção. Conheça mais sobre esse excêntrico personagem da Marvel.

O último de sua espécie

último

Taneleer Tivan, mais conhecido como o Colecionador, era o membro de uma das primeiras raças alienígenas a surgir no universo após o Big Bang. Essa raça existiu há bilhões de anos atrás e viviam no planeta Cygnus X-1. Tivan se tornou o último representante vivo de sua raça, e por essa razão a representação física da morte lhe concedeu um presente: a imortalidade

Os Anciões do Universo

anciões

Não era a primeira vez que a Morte havia feito algo do gênero. Na verdade, Tivan apenas se tornou mais um integrante de um grupo de imortais, todos sobreviventes únicos de sua própria espécie. Esse grupo não apenas viveu o suficiente para ver o fim de sua espécie, como também testemunharam o fim de suas galáxias natais. São os seres mais antigos conhecidos e por isso são conhecidos como os Anciões do Universo.

Os Anciões são seres poderosos além de velhos, sendo que todos conseguiram para si algum tipo de poder cósmico ao longo dos seus bilhões de anos de existência. Como são poucos os Anciões que vivem desde o início do Universo, todos eles se cumprimentam chamando-se de irmãos.

Além do Colecionador, outro membro dos Anciões do Universo é En Dwi Gast, o obsessivo por jogos Grão-Mestre. Também, entre os Anciãos estava Matani, mulher com quem o Colecionador se casaria. 

Tempo de sobra

Museu

Foi com Matani que Tivan passou seu primeiro milênio de vida. Os dois escolheram um planeta para viver e lá tiveram uma filha, chamada Carina. A filha eventualmente se tornou uma adulta e madura o suficiente para abandonar os pais e ter uma vida própria. Depois da saída da filha, Matani morreu devido a circunstâncias misteriosas, uma vez que ele era uma imortal.

Tivan descobriu que a essência da imortalidade dos Anciões do Universo está diretamente ligada à vontade de viver deles, e Matani havia perdido a dela. Temendo um destino semelhante, Tivan passou a buscar um objetivo pelo qual pudesse dedicar sua vida.

Em uma visão do futuro, Tivan descobriu que um dia, forças malignas surgiriam e tentariam destruir o universo. Decidiu então que viajaria pelo universo a coletar artefatos poderosos que pudessem causar grande destruição, guardando-os em lugares onde não seriam uma ameaça. 

Construiu uma grande espaçonave, na qual viajava por diferentes mundos, também recolhendo integrantes de diferentes raças e a informação de suas principais conquistas. Tudo para que pudesse restaurar o universo com vida, conhecimento e cultura, caso um dia fosse destruído.

Um conceito diferente de Action Figures

Action figures

Todavia, alguns bilhões de anos se passaram e seu objetivo original foi perdido. Aos poucos foi se transformando em uma mania compulsiva por coletar, assumindo uma postura vilanesca sobre isso. Toda vez que sua nave enchia, o Colecionador retornava para um de seus planetas-museus para guardá-los propriamente. Dessa forma ele encheu algumas centenas de planetas com sua coleção.

Foi por causa de seu hobby ter transformado em compulsão que o Colecionador cruzou o caminho com os Vingadores pela primeira vez.  O vilão havia capturado a Vespa para a sua coleção e tentou capturar o resto dos heróis do time para colocar em uma de suas estantes espaciais. Hank Pym consegue soltar os Vingadores e resgatar a Vespa, mas falham ao capturar o Colecionador. Ele tentaria capturá-los novamente, mas apenas para ser frustrado mais uma vez.

Poderes

Poderes

Imortalidade

Como o Colecionador é um membro dos Anciões do universo, ele é praticamente imortal. Doenças, perfurações, impactos e danos similares possuem pouco efeito sobre si. Sua simples vontade de viver faz com que consiga regenerar qualquer parte que, por ventura, venha a perder. 

Precognição

Habilidade de ver acontecimentos futuros tanto de sua linha temporal quanto a de universos paralelos. Contudo, para que consiga detalhes sobre esses eventos, como quando ou quem está envolvido, o Colecionador precisa se concentrar em meditação por longos períodos de tempo.

Forma verdadeira

Normalmente o Colecionador assume a forma de um excêntrico humanoide, mas isso é apenas uma forma que gosta de adotar. Contudo, possui outra forma, muito mais imponente e poderosa, na qual demonstra possuir superforça, invulnerabilidade e a habilidade de manipular energia cósmica defensiva e ofensivamente.