Joia da Alma: o fim do mistério e as teorias desbancadas

Finalmente, com a estreia de Vingadores: Guerra Infinita, um dos maiores mistérios do Universo Marvel foi revelado. A última das Joias do Infinito foi revelada e, como muitas pessoas suspeitavam, foi a joia mais complicada a ser obtida. Descubra os segredos dessa pedra tão misteriosa e relembre conosco as teorias mais populares entre os fãs (e se divirta com o quão errado todas estavam).

CUIDADO! Se não ficou claro, abaixo se encontram SPOILERS PESADOS de Vingadores: Guerra Infinita.

O que é a Joia da Alma e que poderes possui?

Joias do Infinito

Uma das 6 Joias do Infinito, a Joia da Alma é capaz de efeitos mais perversos que a própria morte.

Quem possui a Joia da Alma tem a habilidade de roubar, manipular e alterar as almas dos vivos e dos mortos. A própria joia em si é capaz de sentir e isso se estende até à capacidade de olhar para a alma de alguém em busca de informação reveladora.

O desejo desse objeto mágico é o da coleção constante de almas e dentro dele se encontram almas coletadas de diferentes seres, aprisionados em um limbo perpétuo. O portador da Joia da Alma fica protegido de ataques à sua própria alma e tem acesso às memórias e habilidades das almas aprisionadas.

A teoria Thanos

thanos

Antes de passarmos para todas as teorias que hoje sabemos que são furadas, é preciso apresentar a teoria mais popular de todas e que, de certa forma, não está errada. Mesmo depois que a verdade sobre a Joia da Alma foi revelada no filme! Isso acontece pois essa é uma teoria fácil de ser adaptada à novas informações. Além disso, esta teoria se encaixa e impulsionou a criação de várias outras teorias.

A teoria Thanos (como nós a batizamos) diz que as letras que compõem o nome desse grande vilão que quer reunir todas as Joias do Infinito podem ser vistas como um anagrama. Cada uma das letras seria a inicial da palavra (em inglês) onde se encontra cada uma das seis joias. Confira a relação entre letra, objeto e Joia do Infinito:

  • T – Tesseract (o cubo cósmico) – Joia do Espaço;
  • H – Desconhecido na época – Joia da Alma;
  • A – Aether (Éter, em português) – Joia da Realidade;
  • N – Necklace (Colar, em português) – Joia do Tempo;
  • O – Orb (orbe, em português) – Joia do Poder;
  • S – Scepter (cetro, em português) – Joia da Mente. 

O mistério revelado

gamora

Finalmente chegamos na grande revelação do filme Vingadores: Guerra Infinita, o paradeiro da Joia da Alma. Vemos que essa joia realmente é a mais misteriosa e a mais distinta entre todas as outras.

Descobrimos que Gamora sabia da localização da Joia o tempo todo. Ela, após ver sua irmã, Nebulosa, ser torturada, decide levar Thanos até a Joia. É aí que fica claro a principal diferença da Joia da Alma comparada as outras. Ela não está associada ou contida por nenhum objeto, como muito se especulava. Ela nem mesmo está em um lugar físico! Claro, ela está localizada no planeta Vormir, mas para ter acesso a ela é preciso fazer um sacrifício.

Tudo isso é contado pelo guardião da Joia, o Caveira Vermelha, que foi absorvido pela Joia da Alma após entrar em contato direto com o Tesseract. Caveira Vermelha, por causa de sua arrogância, foi condenado a assumir uma forma espectral e guiar a todos que queiram reclamar a Joia da Alma pelo sacrifício.

A Joia da Alma, para ser encontrada, exige o pagamento de uma alma. Porém não se trata de qualquer alma. Se a pessoa realmente quer a Joia da Alma, é preciso que sacrifique a pessoa que ela mais ama no mundo. Até mesmo Thanos se sentiu abalado por esse pedido. No entanto, seu objetivo era maior do que si próprio, e sacrificou a vida de Gamora, sua filha adotiva, para conquista a Joia da Alma.

H de Heart?

Se quisermos adequar o que foi mostrado no filme à teoria do nome de Thanos, podemos dizer é H de Heart (coração).

A teoria de Heimdall

heimdall

Esta era uma teoria bastante popular, acreditada por muitos fãs. Nela, Heimdall não seria apenas o guardião de Bifrost e de Asgard, mas também o protetor da Joia da Alma.

Pontos a favor

  • Uma das falas do personagem no filme Thor teria desencadeado o surgimento desta teoria. Ao ser perguntado como se encontram as estrelas, Heimdall responde da seguinte forma: "A partir daqui, consigo ver 9 reinos e 10 trilhões de almas." 
    Os fãs, então, começaram a especular que o poder de visão de Heimdall poderia ser concedido pela Joia da Alma.
  • No filme Doutor Estranho, foi revelado que a cor da Joia da Alma é laranja. A mesma cor da pedra encrustada bem no centro do peitoral da armadura de Heindall. Muitos fãs suspeitavam de que esse detalhe se trataria da Joia da Alma. O fato de que os olhos do personagem são de um tom alaranjado, só fortaleceu a teoria.
  • Em Vingadores: Era de Ultron, a Feiticeira Escarlate cria uma ilusão na mente de Thor, que tem uma visão de Heimdall cego e incapaz de proteger Asgard. Mais uma vez os olhos de Heimdall estariam ligados aos poderes da Joia da Alma.
  • H de Heimdall.

Pontos contra

Na cena pós-créditos de Thor: O Mundo Sombrio, Lady Sif e Volstagg entregam a Joia da Realidade ao Colecionador para que possa protegê-la. Volstagg ainda diz: "Seria imprudente manter duas Joias do Infinito em um só lugar." O lugar a que se refere é Asgard e a outra joia é a Joia do Espaço, o Tesseract que se encontra sob os poderes de Asgard desde o final do primeiro filme dos Vingadores. Portanto, isso descarta a possibilidade de que Heimdall possuiria a Joia da Alma. 

A teoria de Wakanda

wakanda

Esta teoria era mais forte antes da estreia do filme Pantera Negra, quando Wakanda ainda estava envolta de muitos mistérios.

Pontos a favor

  • Segundo os quadrinhos, há 10.000 anos, quando o meteoro de vibranium caiu onde fica Wakanda, sua presença alterou a vida do seu redor. A radiação do metal transformou vários nativos das tribos em monstros, como se possuídos por espíritos malignos que atacavam a todos. A teoria diz que no interior do meteoro estaria a Joia da Alma, e que foi seu poder que causou a mudança nessas pessoas.
  • É sabido que a cultura e religião de Wakanda são muito espiritualizadas, e possuem grande enfoque na vida após a morte. Possuem a Necrópoles, a Cidade dos Mortos, lugar onde os antigos Panteras Negras são enterrados e onde suas almas descansam. Faria muito sentido que a Joia da Alma estivesse escondida na Necrópoles.
  • Mantendo a linha de raciocínio de que a Joia se encontra no interior do meteoro, temos ainda as Erva em forma de coração, fonte dos poderes do Pantera Negra. Essa erva só cresce em solo próximo ao meteoro. A teoria diz que os poderes da Joia teriam sido absorvidos por essas plantas e por isso elas concedem uma ligação espiritual com os antecedentes do Pantera Negra.
  • O fato de que o trailer de Vingadores: Guerra Infinita mostrava Wakanda como um alvo dos ataques de Thanos, fazia com que tudo apontasse para essa nação como a localização da Joia. (Como nós eramos jovens e inocentes) 
  • H de Heart-shaped herb (erva em formato de coração).

Pontos contra

Quando Pantera Negra estreou, quase que toda a teoria desmoronou. Vimos que a história não tinha relação nenhuma com Joias do Infinito, e em momento algum tivemos qualquer tipo de dica que apontasse para a presença da Joia da Alma em Wakanda.

A teoria de Mjolnir

mjolnir

Esta teoria, assim como a teoria de Wakanda apresentada acima, era mais forte antes da estreia do filme Thor: Ragnarok. Segundo esta teoria, a Joia da Alma estaria escondida e protegida dentro de Mjolnir, o martelo de Thor.

Pontos a favor

  • O metal uru, material do qual Mjolnir é feito, é considerável indestrutível. Portanto, revestir uma Joia do infinito com esse material seria um ótimo modo de impedir o seu uso.
  • Uma das característica mais marcantes de Mjolnir é o seu poder de analisar a alma de uma pessoa e decidir se ela é digna ou não de empunhá-lo. Tal habilidade poderia ser atribuída pela Joia da Alma, uma vez que um de seus poderes é o de ver a alma de uma pessoa.
  • H de Hammer (martelo).

Pontos contra

  • O mesmo ponto contra apresentado na teoria de Heimdall: é imprudente manter duas Joias do Infinito no mesmo lugar.
  • O maior ponto contra é o filme Thor: Ragnarok, onde vemos Hela destruir Mjolnir em vários pedaços, mostrando que o martelo era realmente maciço e não escondia nenhuma Joia em seu interior.

A teoria de Adam Warlock

warlock

Nos quadrinhos, Adam Warlock é o principal portador da Joia da Alma. Portanto, quando seu nome foi mencionado em uma das cinco cenas pós-créditos de Guardiões da Galáxia Vol.2, a teoria de que essa Joia do Infinito estaria com ele praticamente nasceu por conta própria.

Pontos a favor

Na verdade, essa teoria realmente só se baseia na menção do personagem. A simples existência de Adam Warlock no Universo Cinematográfico da Marvel foi o suficiente para que se especulasse isso.

Pontos contra

  • James Gunn, o diretor de Guardiões da Galáxia, disse diversas vezes em entrevistas que é extremamente improvável que Adam apareça em Vingadores: Guerra Infinita.
  • O visual clássico de Adam Warlock nos quadrinhos mostra o personagem usando a Joia da Alma no meio da testa. Estilo adotado por Visão no MCU. Portanto, ter mais um personagem com uma pedra na cabeça seria um tanto redundante para a franquia.

A teoria de Hela

hela

Novamente, uma teoria que tinha força antes do filme Thor: Ragnarok. Essa teoria contava com que Hela, a vilã desse filme, fosse a portadora da Joia da Alma.

Pontos a favor

  • Por ser a deusa da morte, Hela possui controle sobre as almas dos mortos que se encontram no submundo. Um poder que pode facilmente ser associado com a Joia da Alma.
  • Nos quadrinhos, todo o plano de Thanos de conquistar as Joias do Infinito para acabar com metade da vida no universo é feito por causa de sua paixão pela Morte. Isso mesmo, a encanação da morte. Por certo tempo, acreditou-se que Hela poderia assumir o papel dessa personagem, uma vez que ela é uma deusa da morte.
  • H de Hela.

Pontos contra

  • De novo o filme é a principal fonte de refutações para essa teoria. Vemos que os poderes de Hela são naturais da personagem e não se baseiam em nenhum objeto, quanto mais uma Joia do Infinito.
  • O fato de que ela seria a Morte, amante de Thanos também foi desbancado, uma vez que no final de Thor: Ragnarok vemos que ela explodiu junto de Asgard.