Animais Fantásticos 2: Confira 7 curiosidades dos bastidores do filme

Os improvisos de Eddie Redmayne, a escolha do ator para viver Dumbledore, os detalhes do figurino dos atores, entre outras informações, são algumas das curiosidades dos bastidores de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald.

Como todo grande filme, o segundo longa da nova franquia de J.K. Rowling passou por vários momentos curiosos em sua produção, alguns deles relacionados aos filmes de Harry Potter.

Nos bastidores de Animais Fantásticos

Em uma visita ao set ainda no período das gravações do filme, o site Omelete teve acesso a informações por trás das câmeras da aguardada sequência. Separamos sete (afinal, sete é o número mais mágico!) dessas revelações abaixo.

1. Eddie Redmayne ajudou a construir Newt

animais fantásticos os crimes de grindelwald

Parece que neste segundo filme Eddie Redmayne teve ainda mais liberdade para opinar sobre as atitudes e o jeito de Newt Scamander. E autora e roteirista J.K. Rowling e o diretor David Yates estavam abertos a isso.

"Recebi o rascunho do roteiro três meses antes de começarmos a filmar (...) Tive uma longa conversa com David [Yates] sobre esta primeira versão e dei pequenas ideias, Jo foi muito aberta para isso. Além de que, quando cheguei no set, pude improvisar e brincar dentro daquele espaço. Acho incrível que alguém tão brilhante [J.K. Rowling] encoraje as pessoas a pegarem seu trabalho e crescerem em cima dele."

2. Ezra Miller levou Credence para a vida real

animais fantásticos os crimes de grindelwald

Você consegue imaginar Credence andando pelas ruas de Londres hoje? Bem, Ezra Miller, pelo visto, levou o personagem para "passear" algumas vezes. Para entender melhor o jovem que interpreta nos dois filmes, o ator gostava de deixar os Estúdios Leavesden ainda no papel. E as reações nas ruas surpreenderam.

"É interessante, porque estar na pele de Credence pode ser assustador ou triste, mas quando assumi essa identidade no mundo real, ela provocou simpatia das pessoas. Quando jantava sozinho como Credence, muitos garçons se aproximavam preocupados. Inclusive, alguns deles tentaram conversar comigo de uma maneira apaziguadora (Risos). Acho tudo isso muito divertido."

3. A escolha de Jude Law para o papel de Dumbledore

animais fantásticos os crimes de grindelwald

De acordo com o produtor David Heyman, Jude Law não era o único ator a ser considerado para o papel. A escolha dele, inclusive, foi feita de maneira muito cuidadosa, dado todo o carinho de uma legião de fãs pelo personagem, além de sua importância para a trama.

"Fizemos testes em vídeo com um punhado de atores, mas Jude se destacou nas três, quatro cenas que gravamos com ele. Ele foi tão carismático, travesso, tem um brilho nos olhos, que no fim são grandes características de Dumbledore." 

Outro ponto ainda pesou na escolha do ator:

"Sua química com Eddie Redmayne era palpável e isso era muito importante para nós."

4. Os cuidados com o figurino

animais fantásticos os crimes de grindelwald

Responsável pelos figurinos, Coleen Atwood garantiu o primeiro Oscar da franquia Harry Potter, com seu trabalho em Animais Fantásticos e Onde Habitam. E os detalhes e os cuidados com o figurino impressionam.

De acordo com a figurinista, todas as principais roupas são feitas à mão, na sala do Departamento de Figurino dos Estúdios Leavesden. Segundo Atwood:

"O tempo médio, dependendo da dificuldade do traje, é de até duas semanas para três pessoas produzirem o figurino dos personagens."

Mas nada de roupa com cara de que acabou de sair da loja. Para dar uma aparência mais real aos trajes, há uma área responsável por sujar e surrar as roupas.

"Jude Law, Eddie Redmayne, as meninas... Os trajes de todos eles passam por este departamento, que faz com que as roupas pareçam reais e não algo que você acabou de tirar de uma máquina de costura e vestiu em alguém. Adicionamos os vincos, as dobras, até a sujeira nos tecidos."

5. Os atores deram palpites nas varinhas

animais fantásticos os crimes de grindelwald

Embora no mundo de Harry Potter seja a varinha que escolhe o bruxo, nos bastidores de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald os atores puderam dar sugestões para o design de suas varinhas. Katherine Waterson, intérprete de Tina, foi uma das que puderam opinar.

"Eles me deram permissão para desenvolver meu personagem e são muito abertos a novas ideias. Quando cheguei aqui, me perguntaram 'Como você quer que sua varinha seja?' (...) Eu escolhi um modelo mais simples e pedi para que a fizessem mais pesada. Minha varinha é prática e firme, assim como Tina."

6. Os objetos originais

animais fantásticos os crimes de grindelwald

A cenografia da franquia Harry Potter sempre foi um destaque à parte. E se parte do filme Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald se passa em Hogwarts, por que não usar os mesmos cenários e até os mesmos objetos? E foi exatamente o que foi feito!

Os incríveis objetos que vemos na sala de Defesa Contra as Artes das Trevas são exatamente os mesmos que vimos nos filmes da franquia original. Para Pierre Bohanna, diretor de objetos de cena, isso é um grande elogio.

"Essas peças têm quinze, dezesseis anos de idade. Na grande maioria das vezes, essas coisas são filmadas e jogadas fora após algumas semanas. Para um profissional que trabalha com isso, ter esses objetos mantidos, expostos [no tour dos Estúdios Leasvesden] e agora reutilizados, é o maior elogio que poderia querer."

7. Uma mulher na coordenação da ação

animais fantásticos os crimes de grindelwald

Embora (e infelizmente) ainda seja incomum ver mulheres na coordenação das cenas de ação de grandes produções cinematográficas, Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald contou com ninguém menos que Eunice Huthart nessa função.

Para Katherine Waterston (Tina), as cenas foram muito divertidas de gravar e o trabalho de Huthart tornou tudo mais especial.

"A chefe do departamento de dublês é uma mulher, o que é muito raro neste meio. A Eunice Huthart é brilhante. Com a Tina, por exemplo, ela me ajudou a explorar movimentos de defesa que a personagem poderia ter aprendido em seu tempo como Auror. E olha, ela foi a dublê de Angelina Jolie nos filmes de Tomb Raider, quer dizer, ela é demais!"

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald segue em cartaz.