Geralmente quando falamos de bruxos, logo imaginamos a figura de uma pessoa atrás de caldeirão ou com uma varinha, lançando feitiços pelo ar. Não é alguém muito associado a animais. No máximo é ligado a sapos, gatos e corujas. No entanto, Animais Fantásticos e Onde Habitam nos mostra um novo tipo de bruxo, um bruxo que praticamente carrega um zoológico inteiro em sua bagagem de mão. Descubra um pouco mais sobre esse personagem incrível.

Spoilers para o filme Animais Fantásticos e Onde Habitam.

Um bruxo diferente

Gosto mais de bicho que de gente!

Newt Scamander é um bruxo considerado excêntrico mesmo para os padrões nada convencionais da sociedade bruxa do início do século XX. É um homem reservado e tímido que se sente mais confortável em meio aos animais do que perto de gente. Ele mesmo diz que a maioria das pessoas tendem a achá-lo irritante.

Sensível, calmo e gentil também são características atribuídas a esse bruxo. É bastante altruísta, muitas vezes se colocando em perigo e esforços extremos para ajudar não apenas seus companheiros animais, mas as pessoas também. Acha terrível qualquer tipo de pensamento descriminatório seja contra quem ou o que for, trouxa, bruxo ou criatura fantástica.

Possui um talento natural para o trato de animais. Sua empatia para com as criaturas mágicas é tamanha que permite que consiga criar uma ligação como nenhum outro bruxo é capaz. Newt trata os animais como amigos e dessa forma é capaz de conquistar a amizade até de criaturas normalmente consideradas perigosas, como o Rapinomônio.

Infância e adolescência

Olha o bicho vindo!

Nascido em 24 de fevereiro de 1897, Newton Ártemis Fido Scamander era filho de uma bruxa criadora de hipogrifos, uma das principais influências para Newt seguir a carreira de magizoologista no futuro. Era também o irmão mais novo de Teseu Scamander, poderoso auror que após a Primeira Guerra se tornaria um herói de guerra.

Desde de muito cedo Newt desenvolveu seu fascínio por criaturas fantásticas, passando horas em seu quarto desmembrando horkumpls, pequenas criaturas-cogumelos. Essa curiosidade seria desenvolvida em Hogwarts, onde foi selecionado para a Lufa-Lufa e onde começou seus estudos de trato de criaturas mágicas.

Também foi em Hogwarts que Newt conheceu Leta Lestrange, uma estudante que compartilhava seu interesse por criaturas mágicas e o sentimento de não pertencer a nenhum grupo. Obviamente Newt se apaixonou pela garota.

Lestrange, certo dia, causou um incidente com um furanzão que pôs a vida de outras pessoas em perigo. Para evitar que sua amiga fosse expulsa, Newt assumiu a culpa. Foi mandado embora de Hogwarts, apesar de Dumbledore, então professor de Transfiguração, fosse totalmente contra essa decisão.

Vida profissional

Carreira profissional

A expulsão de Hogwarts não impossibilitou que Newt tivesse uma vida no mundo mágico. Enquanto seu irmão se tornava um herói durante a Primeira Guerra, Newt Scamander foi contratado pelo Ministério da Magia para desenvolver um programa de guerra. Esse programa visava usar dragões barriga-de-ferro ucranianos nos combates, mas foi abandonado, uma vez que os dragões só respondiam a Newt e tentavam comer qualquer outra pessoa.

Depois disso, Newt foi transferido para o Departamento de Regulação e Controle de Criaturas Mágicas. Passou dois anos trabalhando no Escritório de Realocação de Elfos Domésticos até ser transferido para a Divisão de Feras, onde seu conhecimento foi reconhecido e fez com que ganhasse várias promoções.

Apesar de descrever seu período no Departamento como "extremamente tedioso", foi também responsável por alavancar sua carreira como Magizoologista. 

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Volta ao mundo em 80 animais

Em 1918, Newt Scamander começou suas viagens ao redor do mundo para escrever o Animais Fantásticos e Onde Habitam, livro comissionado pelo editor Augustus Worme. Visitou o mais diversos habitats, observando os hábitos e as habilidades de muitos animais mágicos. Conquistou a confiança de várias criaturas, acertando-as com sua chaleira, caso se tornassem muito perigosos.

Durante suas explorações, Newt se encontrou em várias. Encontrou um bruxo obscurial no Sudão e, apesar dele ter morrido, Newt conseguiu conter o obscurus em sua maleta magicamente expandida. Também salvou da extinção o último casal de arpéus, e resgatou o pássaro-trovão Frank de traficantes de animais no Egito.

Viagem para Nova York

Da selva para a selva... de pedra

Frank, o pássaro-trovão, não é um animal natural do Egito, e sim das planícies do Arizona, nos Estados Unidos. Retornar Frank para seu habitat se tornou uma prioridade para Newt, que em 1926 rumou para Nova York usando um passaporte de trouxa. No entanto, sua estadia na cidade acarretaria em diversos problemas.

Após uma confusão, o trouxa Jacob Kowalski abriu a maleta de Newt Scamander. Isso fez com que vários dos animais mágicos que estavam abrigados lá dentro escapassem para as ruas de Nova York. Para evitar problemas ainda maiores de exposição da sociedade bruxa para os trouxas, Jacob e Newt começaram a procurar e capturar os animais fugitivos.

Também conheceu Tina Goldstein, aurora que se tornaria sua esposa no futuro. Mas não foi apenas de encontros fortuitos que sua viagem para Nova York foi feita, Newt também cruzou o caminho de Grindelwald, o bruxo das trevas. Grindelwald planejava usar os poderes de um jovem obscurial que vivia na cidade.

Newt Scamander confrontou o obscurial, acalmando-o e impedindo que causasse mais destruição. Também ajudou a derrotar e se tornou o primeiro bruxo a capturar Gerardo Grindelwald. Após o incidente, usou as habilidades do pássaro-trovão para criar uma chuva misturada com peçonha de rapinomônio que apagou os eventos daquele dia da memória dos cidadãos trouxas de Nova York.

Aposentadoria

Sucesso é virar figurinha colecionável de chocolate

Newt Scamander se tornou um dos bruxos mais famosos do mundo, o nome mais respeitável no campo da magizoologia. Seu livro Animais Fantásticos e Onde Habitam é uma das leituras cobradas em Hogwarts e seu rosto está estampadas em várias figurinhas dos sapos de chocolate. Apesar de já ter se aposentado, ainda continua com suas pesquisas acerca das criaturas mais fantásticas existentes.

Esse foi um resumo sobre a vida de Newt Scamander. Ainda existe mais para sobre esse incrível personagem, mas só saberemos após o lançamento do próximo filme da série. Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald tem sua estreia marcada para 15 de novembro de 2018.