7 razões mágicas para ver Animais Fantásticos e Onde Habitam

Quem cresceu lendo Harry Potter mal pode esperar pela estreia de Animais Fantásticos e Onde Habitam! É ainda em 2016 que vamos poder ver o filme que nos leva de volta ao mundo mágico que nos apaixonamos quando crianças.

Espie nossa lista para ficar sabendo tudo o que o filme reserva para você.

1. Onde se situa esse filme na cronologia de Harry Potter?

Escola de Hogwarts

Animais Fantásticos e Onde Habitam se enquadra nos anos 20 do século passado, ou seja, cerca de 70 anos antes dos eventos que podemos assistir na saga Harry Potter.

É possível chamar o novo filme de prequel, pois se localiza no mesmo universo mágico mas em tempo e lugar diferentes (Nova York). Por outro lado, pode classificar também de spin-off, já que o personagem principal – Newt Scamander – foi estudante na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts várias décadas antes do famoso Harry Potter.

2. E quem é Newt Scamander?

Newt Scamander vivido por Eddie Redmayne

Muitos fãs se lembram, mesmo que vagamente, do personagem na saga famosa do menino bruxo.

Newt Scamander é um magizoologista (pessoa que estuda criaturas mágicas) conceituado – seu livro didático Animais Fantásticos e Onde Habitam é de leitura obrigatória em Hogwarts. A primeira referência a esse livro surgiu em Harry Potter e a Pedra Filosofal e o nome de Scamander voltou a surgir no Mapa do Maroto em O Prisioneiro de Azkaban.

Quando criança, Newt se apaixonou pelas criaturas mágicas por influência de sua mãe, uma criadora de hipogrifos. A presença de Newt Scamander em Hogwarts foi curta para o estudante da casa Lufa-Lufa.

Ele foi expulso da escola de magia por acusações de colocar em risco a vida de outro por causa de seu interesse pelos animais fantásticos. Alvo Dumbledore, seu professor de Transfiguração, tentou defender o aluno, mas sem sucesso.

Após sua expulsão, Scamander se tornou um viajante e escritor famoso e é nessa época de sua vida que o filme acontece. Sobre a situação do magizoologista, o produtor David Heyman disse ao site Empire:

“Newt acabou de completar uma viagem mundial para encontrar e documentar criaturas mágicas para um livro que planeja escrever. Sua maleta é importante porque contém algumas das criaturas que ele está pesquisando. Pode ser pequena, mas há todo um mundo lá dentro".

3. Qual é o enredo?

A maleta de Newt Scamander

O jovem magizoologista chegou à cidade de Nova York para ficar por apenas um dia, mas seus planos mudam rapidamente. Newt trazia consigo sua maleta mágica carregada de uma enorme coleção de animais incríveis, coletados em suas viagens pelo mundo.

Quando a maleta mágica desaparece e vários animais escapam, Scamander permanece em Nova York para lidar com o problema, usando suas capacidades mágicas e conhecimentos.

Newt Scamander é interpretado por Eddie Redmayne (ator em Os Pilares da Terra, A Teoria de Tudo e A Garota Dinamarquesa).

4. O que se sabe sobre a comunidade mágica norte-americana?

O logo da MACUSA

Os detalhes sobre a comunidade mágica em Nova York estão muito bem guardados, mas a revelação mais surpreendente tem a ver com todos nós – os Trouxas. Na saga original, todas as pessoas não mágicas no Reino Unido eram chamadas de "Muggles"mas J.K. Rowling revelou que nos Estados Unidos eles são chamados de "No-Maj".

Outros detalhes interessantes são que a versão norte-americana do Ministério da Magia é o Magical Congress of the United States (MACUSA) e a Hogwarts do lado de lá do Atlântico se chama Ilvermony. No site Pottermore, os fãs podem encontrar vários textos que exploram o contexto histórico e político dos bruxos norte-americanos.

5. Foi J.K. Rowling que escreveu o roteiro?

A escritora J.K. Rowling

Sim! A autora da franquia de Harry Potter tem em Animais Fantásticos e Onde Habitam a sua grande estreia como roteirista. J.K. Rowling é também produtora em conjunto com David Heyman (produtor dos 8 filmes de Harry Potter) e a direção é de David Yates (diretor dos 4 último filmes da saga do menino bruxo).

A força criativa e a coerência estética e narrativa parecem estar garantidas para esse novo filme. Os fãs agradecem!

6. Quando vou poder assistir ao filme?

O filme será exibido nos cinemas brasileiros em 17 de Novembro.

7. Estão pensando em fazer mais?

Para alegria de muitos fãs, sim, esse será o primeiro episódio de 5 filmes, e o roteiro dos próximos capítulos também será escrito por J.K. Rowling.

Confira o trailer: