Você sabia esses 13 fatos sobre Yu Yu Hakusho?

Embora Yu Yu Hakusho seja um dos clássicos animes exibido na televisão brasileira na década de 1990, até hoje as emocionantes (e bem engraçadas!) aventuras de Yusuke Urameshi fazem sucesso e conquistam novas gerações de fãs, além de seguirem ganhando novos episódios em formato dos chamados OVAS. Mas será que você sabe esses 13 fatos sobre o anime?

1. Yu Yu Hakusho tem 6 OVAs (incluindo 2 filmes!)

Yu Yu Hakusho

Inspirado numa série de 19 Mangas criadas por Yoshihiro Togashi, o anime Yu Yu Hakusho teve um total de 112 episódios. Mas a história de Yusuke Urameshi e dos outros personagens ainda foram contadas em outras adaptações, os chamados OVAs (Original Video Animation), um formato de animação lançado diretamente ao mercado de vídeo. São eles:

Yu Yu Hakusho: O Rapto de Koenma (1993)

Koenma foi sequestrado por criminosos que querem o Carimbo de Ouro. Agora Yusuke e Kuwabara deixam suas férias escolares para tentar salvá-lo. Este filme foi lançado quando o anime ainda estava sendo transmitido.

Yu Yu Hakusho: Eizou Hakusho 1 (1994)

Lançado depois do final do anime, este OVA relembrou as principais lutas, mas trouxe dois conteúdos inéditos: uma entrevista com o Time Urameshi, uma entrevista com os dubladores e uma animação inédita.

Yu Yu Hakusho: Eizou Hakusho 2 (1995 - 1996)

Também com cenas que recapitulam momentos marcantes do anime, este OVA trouxe como conteúdo extra novas montagens com cenas inéditas dos quatro protagonistas e uma compilação dos sonhos de Yusuke.

Yu Yu Hakusho: Invasores do Inferno (1995)

Após os acontecimentos do anime, este filme acompanha a batalha que os protagonistas precisam travar contra Yakumo, que ordena um dilúvio no Mundo Espiritual, com o objetivo de usar a energia do local para dominar o Mundo dos Humanos.

Yu Yu Hakusho: Dois Tiros (2018)

Baseado no mangá, esse OVA se passa um ano antes de Hiei e Kurama conhecerem Yusuke, revelando mais sobre o início da relação dos dois primeiros.

Yu Yu Hakusho: Tudo ou nada (2018)

Também com base nos acontecimentos do mangá, este OVA traz trechos da história que foram cortados da parte final do anime, funcionando como um penúltimo episódio para a série e mostrando o que aconteceu depois que Yusuke perde a luta para Yomi.

SE LIGA! Para saber mais sobre os OVAs e conferir cada um deles, corre no link abaixo!

2. O nome de Yusuke (e o do anime, claro) tem tudo a ver com a trama

yu yu hakusho

O nome do protagonista de Yu Yu Hakusho não foi escolhido à toa. "Yusuke" significa "Ajudante de Fantasma". Já o seu segundo nome, "Urameshi", é uma expressão usada para representar ressentimento, geralmente dita pelos espíritos, segundo o folclore japonês.

O título do mangá e do anime, por sua vez, obviamente tem uma ligação direta com a trama. "Yu" significa "fantasmagórico" ou "fantasma". O segundo "Yu" - dessa forma, seguindo o primeiro "Yu" - pode ser compreendido como "brincalhão", "atrapalhado". Já "Hakusho" pode ser traduzido como "livro em branco". Ou seja, o título literalmente indica que o fantasma brincalhão vai contar ou escrever sua história.

3. O nome do Kuwabara também tem um significado importante

yu yu hakusho

"Campo de amora", é isso que quer dizer "Kuwabara". Mas por que isso seria importante? Por que o autor deu esse nome ao personagem? Porque no oriente há uma crença que afirma que campos de amora não são atingidos por raios.

Já dizer a palavra "Kuwabara" duas vezes seria a ação necessária para invocar raios ou, veja só, para espantar fantasmas.

4. Kurama e Hiei quase formaram um casal gay

Kurama e Hiei

Kurama teve sua aparência alterada do mangá para o anime. Na publicação, o personagem tem cabelos pretos e usa uma roupa azul, bem diferentes do cabelo rosa e da roupa mais clara que vemos no anime. Mas há mais uma informação sobre ele que quase foi bem diferente tanto no mangá quanto no anime: o autor quase fez o personagem ser gay.

Togashi já declarou que seus planos iniciais seriam que Kurama e Hiei fossem um casal. Na época, ele acabou desistindo pelas pesadas críticas que recebeu por incluir um casal homossexual em outra obra sua. Dessa forma, ele optou por fazer da dupla amigos de longa data.

5. Os três tesouros foram inspirados em objetos reais

yu yu hakusho

No início do anime, Yusuke tem a missão de recuperar três tesouros roubados do mundo espiritual: o Espelho das trevas, a Bola Gacki e a Espada Kuma. A inspiração para os autores da história foram três objetos reais de valor incalculável.

Tratam-se de tesouros reais do Relicário Imperial do Japão. São eles: o Espelho Santo Yata no Kagami, a Joia Santa Yasakani no magatama e a Espada Santa Kusanagi.

6. Yu Yu Hakusho tem mais de uma referência a Star Wars

Kuwabara

Fã declarado da obra de George Lucas, Togashi colocou algumas referências a Star Wars em Yu Yu Hakusho. A mais famosa delas é o barulho da espada espiritual de Kuwabara, a Reiken, extremamente similar ao som que os sabres de luz fazem.

Mas há mais! No decorrer do anime, é possível perceber personagens inspirados no Mestre Yoda, enquanto o uniforme dos guardas que protegem Gandara parece ter sido criado à semelhança das armaduras dos Stormtroopers.

7. Vários personagens se baseiam na mitologia japonesa e chinesa

Sensui Seven

As quatro bestas sagradas que são apresentadas no anime representam os animais sagrados do folclore chinês. Seiryu representa o dragão, Genbu representa a tartaruga, Susaku é a representação da fênix e Byaku representa o tigre.

A inspiração continuou nos diferentes times de guerreiros. O Time Uraotogi tem como base figuras do folclore japonês. Já o personagem Kuro Momotaro foi fortemente inspirado na lenda de Momotaro, um guerreiro que teria nascido de um pêssego e encontra, em seu caminho, três animais: um macaco, um faisão e um cão raivoso, que são os mesmos animais cuja forma ele é capaz de tomar.

Indo um pouco além da cultura japonesa e chinesa, cada um dos membros do Sensui Seven representa um dos sete pecados capitais. Minoru Kamiya é a Ira, Sadao Makihara a Gula, Kaname Hagiri o Orgulho, Kiyoshi Mitarai a Inveja, Tsukihito Amanuma a Preguiça, Itsuki a Luxúria e Elder Toguro a Avareza. Já Shinobu Sensui simboliza o homem sem pecados, utilizando o título de Anjo Negro.

8. Um personagem foi inspirado em Arnold Schwarzenegger

yu yu hakusho

Sim! Embora a mitologia japonesa e chinesa tenham sido a maior base para a criação dos personagens de Yu Yu Hakusho, a cultura pop também marcou presença. O personagem Toguro foi baseado no ator e político, o que fica claro se compararmos sua aparência com a de personagens clássicos do ator como em Exterminador do Futuro.

9. A banda de que Kuwabara gosta mistura dois grupos famosos

yu yu hakusho

A banda de rock Megallica, da qual Kuabara é tão fã, foi criada misturando inspirações das aclamadas Metallica e Megadeth, bandas favoritas de Yoshihiro Togashi, criador do mangá.

Entre as músicas citadas no anime, estão Master of Souls, Holy Whiskey the Fuel Due e Hangar of Puppets.

10. O anime já fez uma homenagem a Sailor Moon

yu yu hakusho

Na vida real, o criador de Yu Yu Hakusho, Yoshihiro Togashi é casado com a criadora do mangá Sailor Moon, Naoko Takeuchi. Curiosamente, nunca existiu nenhum tipo de crossover entre estes dois universos, apesar de muitos fãs terem pedido para que isso acontecesse.

Embora o tão aguardado crossover não tenha saído, Togashi resolveu homenagear o anime de sua esposa. Durante o torneio para decidir quem seria o novo senhor do mundo das trevas, Koenma aparece vestindo uma roupa extremamente similar à do herói Tuxedo Mask.

11. Yu Yu Hakusho não é o único mangá/anime famoso desse autor

yu yu hakusho

Togashi conseguiu repetir seu sucesso em Yu Yu Hakusho com seu próximo mangá: Hunter x Hunter. Sim, o cara também criou essa outra aclamada história que, assim como sua antecessora, segue conquistando novas gerações de fãs com o passar dos anos.

O autor, inclusive, aproveitou algumas ideias de uma obra para a outra, mas apenas como inspiração. O personagem Killua, de Hunter x Hunter, foi inspirado em Hiei. Já Kurapika se inspirou no Kurama.

SE LIGA! Uma das curiosidades de Hunter x Hunter é que o anime possui duas ordens que podem ser seguidas para assistir aos episódios. Para mais informações sobre isso, é só clicar no link abaixo.

12. A dublagem brasileira é incrível!

yu yu hakusho

Se o anime de Yu Yu Hakusho já era bom, a dublagem que os episódios receberam no Brasil apenas contribuíram para o programa cair nas graças dos brasileiros. Isso porque os responsáveis pelas vozes dos personagens no País, decidiram incluir diversas expressões nacionais hilárias. Alguns exemplos são:

"Rapadura é doce, mas não é mole não."

"Tô na área, pessoal! Se derrubar é pênalti."

“Eu não tenho samba no pé, mas eu bato pra caramba!”

“Quer aparecer, bota uma melancia no pescoço!”

“Para o bonde que Isabel caiu! Para o mundo que eu quero descer!”

“Ta olhando o quê, ô pastel?! Cara feia pra mim é fome!”

13. Há algumas mudanças do mangá para o anime

yu yu hakusho

Como é bem comum acontecer, a adaptação para as telinhas do mangá de Yu Yu Hakusho trouxe algumas alterações em relação à trama do mangá. Uma delas é o lado mais rebelde de Yusuke. No mangá, aos 14 anos Yusuke fumava, apostava e praticava pequenos roubos. Esse lado dele foi amenizado para o anime, no qual ele não faz nenhuma dessas coisas, mas demonstra um talento natural para arrumar confusões na escola.

Outra mudança grande foi o que ele viveu no mundo espiritual antes de voltar à vida. No anime, essa transição é rápida e a trama se desenrola com o jovem assumindo suas missões como detetive sobrenatural. No mangá, há bem mais histórias de quando ele ainda estava morto e precisava ajudar diferentes pessoas para ganhar o direito de retornar à vida.

yu yu hakusho

A mãe de Yusuke também sofreu alterações. Enquanto no anime ela aparece bem pouco, geralmente bêbada, e sem cenas de grande importância; no mangá, ela acompanha o filho em torneios, participa e é bem mais expressiva.

O final da trama foi provavelmente o que teve mais mudanças. No mangá, o que acontece com os personagens ganhou bem mais detalhes, com direito a vermos o pai de Yusuke, o retorno do protagonista, o emprego que ele consegue em sua vida humana, a queda da barreira que separava Mekai do mundo dos humanos e a morte de Genkai. Ah, e esse beijo aí entre Yusuke e Keiko não existe no mangá, tá?! Mas fica subentendido que eles ficam juntos no final, então, tranquilo, o beijo foi uma boa adição ao final do anime.

CURTE ANIMES? POIS SE LIGA NAS DICAS ABAIXO!

Melhores animes que você não pode deixar de assistir!

Melhores Animes de Terror para você assistir (se tiver coragem)

Melhores Animes Seinen (animes para adultos)

Melhores animes de romance

Confira os melhores e mais divertidos animes Shoujo de todos os tempos