Ele é nada menos que o maior detetive do mundo e um dos principais personagens de Death Note, um dos mangás/animes mais aclamados de sempre!

A personalidade de L e sua incrível capacidade dedutiva atrapalharam (e muito) os planos do Kira (Light Yagami), que usava o Caderno da Morte com o objetivo de se transformar no "deus do novo mundo". 

Separamos alguns fatos sobre o detetive que nos ajudam a entender o porquê de gostarmos tanto deste personagem!

Qual o (verdadeiro) nome do L?

L lawliet

Não é revelado no anime, mas o verdadeiro nome de L é L Lawliet, conforme foi confirmado em Death Note: How To Read 13. A equipe formada pelo detetive para capturar o Kira nunca chegou a descobrir a sua real identidade. A única pessoa que foi capaz de saber o verdadeiro nome do rapaz foi Misa Amane, quando estava com o poder dos olhos de Shinigami.

L usa diversos apelidos como modo de proteger a sua identidade. Durante o caso Kira, por exemplo, adotou o pseudônimo de Ryuuzaki, mas quando esteve infiltrado na universidade que Light estudava passou a usar o nome Hideki Ryuga. Em situações passadas, sabe-se que Lawliet ainda chegou a se chamar Eraldo Coyle e Deneuve.

"Não importa o quanto tente, você sozinho não pode mudar o mundo. Mas este é o lado bonito do mundo."

Mais do que um amor por doces

l comendo doces

L é cheio de excentricidades, sem dúvidas. Uma das suas peculiaridades mais conhecidas é o gosto exagerado por doces. Em quase todas as cenas em que o detetive aparece, ele está sempre rodeado por muitas guloseimas. 

Mas não se trata de mera gulodice. L já revelou que precisa comer muito açúcar para potencializar as suas capacidades investigativas. E pelo fato de pensar muito, todas as calorias consumidas são gastas rapidamente, fazendo com que mantenha o corpo esguio, mesmo após vários pratos de bolos.

L tem outras manias bastante bizarras, como o modo de sentar (agachando-se) e de segurar objetos (usando apenas o polegar e o dedo indicador). De acordo com ele próprio, esses pequenos detalhes ajudam a aumentar as suas capacidade dedutivas em aproximadamente 40%.

Um investigador inglês que luta capoeira?

L law capoeira

Pouco se sabe sobre o passado de Lawliet, apenas que veio de um orfanato para super-dotados chamado Wammy's House, na Inglaterra. 

L sempre ocultou a sua verdadeira identidade durante as investigações em que participou (optando por mostrar uma letra "L" numa tela, com a sua voz alterada com efeitos sonoros). No entanto, acabou sendo obrigado a revelar o seu rosto no caso Kira, surpreendendo a todos por sua aparência apática e um tanto mórbida. 

Mesmo não transmitindo muita disposição física, L mostrou que tem habilidades corporais impressionantes, e que são incrivelmente semelhantes aos movimentos da capoeira! Os criadores da série dizem que não foi intencional o estilo de luta de L ser parecido com a capoeira, mas que ficam contentes que tal semelhança tenha ocorrido.

Para quem não se lembra, após atacar L com um soco, Light levou um violento chute de Lawliet, que usou movimentos muito parecidos com a capoeira brasileira para golpear o seu adversário! Ainda de acordo com os criadores do mangá, este estilo de luta foi o mais apropriado a se usar, levando em consideração que L e Light estavam algemados um ao outro.

Ganhou um filme solo

L lawliet

L é considerado um dos personagens mais populares de Death Note. Aliás, os próprios criadores da série, Tsugumi Ohba e Takeshi Obata, já revelaram que o detetive é o favorito deles. 

Assim, devido a sua grande popularidade, L ganhou um filme solo intitulado L: Change the World, onde passa a ser o protagonista. O live-action é baseado no mangá, mas apresenta um enredo original, mostrando os últimos 23 dias de vida de L Lawliet.

L é interpretado por Kenichi Matsuyama, ator que também encarnou o personagem em Death Note (2006) e Death Note: The Last Name (2006).

Os sucessores de L

near

Pressentindo que a sua morte se aproximava, L Lawliet começou a preparar o terreno para que seu sucessor ocupasse o seu cargo como "melhor detetive do mundo" e concluísse a sua missão inacabada: capturar Kira.

Mello e Near, ambos moradores de Wammy's House, foram os escolhidos por L para ocupar o seu lutar. No entanto, apenas um deles mostrou ter todos os requisitos para assumir o papel de L: Near (Nate River). 

Uma das características mais acentuadas da personalidade de L é a sua aparente indiferença e sangue frio durante as investigações. Mesmo com uma elevada capacidade dedutiva, Mello falhava por ser extremamente emotivo, deixando se envolver pelas emoções muito facilmente. Por este motivo, Near se mostrou um substituto perfeito, pois assim como o seu mentor, também era capaz de manter o foco e não se distrair com as emoções.

Com a morte de Mello e Light, Near passa a assumir a identidade de L, enquanto de Roger Ruvie assume a de Watari, o protetor de L que também morreu sob o comando de Kira.

L na adaptação da Netflix

L netflix

O live-action produzido pela Netflix é a primeira adaptação ocidental feita de Death Note, o que está provocando uma grande ansiedade entre os fãs da série. 

L será interpretado por Keith Stanfield na versão Netflix, o que gerou certo desconforto entre os fãs mais ortodoxos do mangá. O principal motivo está no fato de Keith ser afro-americano, destoando com a descrição física original de L no mangá - caucasiano, com a pele bastante pálida. 

Por outro lado, os defensores da escolha do cast alegam que a adaptação da Netflix é ocidental, então nada mais óbvio do que adaptar as personagens a realidade dos ocidentais. Neste mesmo raciocínio temos um enredo que se passa nos Estados Unidos (e não no Japão) e um Light "Turner" no lugar de Yagami.

Polêmicas estéticas a parte, pelo que já deu para notar no trailer, o L de Keith Stenfield segue a risca algumas das manias do personagem, como o seu amor por doces e o jeito peculiar de se sentar.

E você, também é Time L?