O que é mangá? Conheça as principais características e gêneros!

Uma das coisas que vieram diretamente da Ásia e conquistou muita gente no Ocidente, foram os mangás. Confundido muitas vezes com as HQs, esse tipo de leitura se tornou uma febre após algumas adaptações de obras para a televisão, que são os conhecidos animes.

Conheça um pouco mais sobre os mangás, suas características, gêneros e alguns títulos que são bastante conhecidos neste meio.

O que é o mangá?

Exemplo de mangá Naruto

O mangá é o nome dado as histórias japonesas, que são bastante semelhantes as HQs (histórias em quadrinhos). A palavra que dá nome aos quadrinhos asiáticos surgiu da junção de dois vocabulários: man = involuntário e = desenho/imagem.

Ou seja, mangá literalmente significa desenhos involuntários. E ela surgiu oficialmente em 1814, apesar das manifestações de quadrinhos no Japão datem desde o século XI. Foi o pintor Katsushika Hokusai que lançou o primeiro encadernado contendo histórias com desenhos que funcionavam como sequências.

A série de Hokusai teve 15 volumes e foi batizada de Hokusai Mangá, o que fez com que esses tipos de histórias fossem chamado pelo nome que conhecemos hoje. Entretanto, o mangá só passou a ser chamado assim oficialmente após a Segunda Guerra Mundial, com as obras de Ozama Tezuka.

Quais são as características do mangá?

Exemplos de mangá

Existe alguns fatores que diferem o mangá das histórias em quadrinhos comum, que são as famosas comics ocidentais. O primeiro ponto é a representação gráfica, que conta com os ideogramas japoneses.

Neste caso, esses ideogramas apresentam, além do som, ideias explícitas neles. Por isso, as onomatopeias (os famosos POW, CRASH, KABUM) são importantes ferramentas nos mangás.

Um das mais famosas características dos mangás é a forma que ele é lido. Nos estamos acostumados a ler da esquerda para a direita, mas nos mangás isso é feito da direta para a esquerda. É bem capaz que, quando você abrir seu mangá no modo ocidental, você encontre algum personagem lhe dizendo que aquele é o lado errado.

Uma coisa bem legal é que os mangás são produzidos apenas em preto e branco e isso tem uma explicação. Os mangás são produzidos e impressos em papel jornal, fazendo com que fiquem mais baratas e cheguem a todo tipo de público.

Quais são os tipos de mangá que existem?

No universo dos mangás, assim como filmes, séries, livros e outras coisas, existem diversos gêneros que podem ser encontrados para melhor satisfazer o desejo do leitor. Confira alguns dos mais conhecidos e escolha o que mais te agrada para se aventurar no mundo dos mangás.

Kadomo

Kadomo, exemplo de mangá

Os mangás Kadomo são voltados totalmente para crianças. O significado do seu nome é literalmente criança, então essas histórias são geralmente carregadas de ensinamentos e lições de moral, semelhantes as fábulas.

Suas artes não são carregadas para manter a atenção do ator mirim. O kadomo Anpanman, O Doce de Feijão Herói, é um dos mais conhecidos do gênero.

Shounen

Mangás Shounen

Foi graças ao gênero Shounen que fez com que os mangás fossem mais reconhecidos ao redor do mundo. Eles são mangás voltados para o público infanto-juvenil masculino (não que isso seja uma regra) e as características que marcam esse tipo de mangá são as histórias voltadas para aventura, esportes e e comédia.

Grandes nomes derivados desse gênero são Os Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakusho, Yu-Gi-Oh, Inuyasha, Naruto e One Piece. Foram graças a revistas como Shounen Jump e Shounen Sunday que as histórias ganharam reconhecimento e se tornaram as febres do mundo otaku.

Shoujo

Exemplos de mangás Shoujo

Assim como o público infanto-juvenil masculino tem mangás voltados para ambos, as garotas também contam com um gênero voltados para elas. Os mangás Shoujo contam com traços mais leves e cores mais claras, além de ser uma arte menos poluída.

As histórias podem contem comédia e aventura, mas o gênero romance é uma dos maiores destaques desse estilo de mangá. Os principais títulos do gênero Shoujo são: Sakura Card Captors, Sailor Moon, Glass Mask e Orange.

Hentai (Seijin)

Exemplo de mangás

No continente asiático, os mangás com cunho erótico são conhecidos como Seijin. Apenas no Ocidente é que esse gênero ficou conhecido como Hentai, que é como você deve conhecer atualmente. Fontes históricas acreditam que esse tipo de histórias surgiram através de gravuras eróticas no Período Edo (de 1600 à 1867).

Existem diversos tipos de temas para todos os gostos e abrangem diversos gêneros, desde comédia até o terror, mas todos acabam tendo sexo relacionados as histórias. No Brasil, um dos mangás mais conhecidos do gênero é o Angel, que chegou aqui com o título Japinhas Safadinhas.

Ecchi

Exemplos de Mangás Ecchi

Apesar de ser considerado um gênero fora do Japão, o Ecchi é um elemento bastante usado em obras voltadas para meninos em sua grande maioria. É a utilização de erotismo para apimentar alguma história ou criar situações cômicas.

Os fãs acabam vendo isso também como o famoso fan service. Principalmente quando é usado com casais que já tem grande apelo romântico. Os principais títulos deste gênero são Freezing, Love Hina e Video Girl Ai.

Yaoi

Exemplos de mangá Yaoi

Os mangás Yaoi são uma vertente do Shoujo, voltado para garotos, porém alcança muito mais o público masculino. Nestas histórias, temas como comédia, drama e aventura são bastante vistos, mas o que caracteriza esse gênero é o relacionamento entre dois personagens masculinos.

Os rapazes neste meio são conhecidos como bishounen, que em tradução livro significa homens bonitos e afeminados. Duas das principais tramas Yaoi conhecidas no mundo dos mangás são Gravitations e Loveless.

Yuri

Exemplos de mangás Yuri

O gênero Yuri é bem semelhante ao Yaoi, mas neste caso as histórias contadas neste estilo de mangá são voltadas para os relacionamento afetivos entre personagens femininas.

Outra característica marcante deste gênero é o fato de que ela pode ser publicada tanto em revistas de mangás para o público masculo, quanto para o público feminino, abrangendo os dois interessados nas tramas. Um dos mangás mais famosos do gênero Yaoi é o Citrus.

E aí, você tem seu gênero favorito de mangá? Ou gostaria de entrar neste mundo? Conta pra gente quais são seus mangás favoritos.

FIQUE LIGADO:

30 Animes interessantes que você não pode deixar de assistir!

9 coisas divertidas de Sailor Moon que você não sabe

Tudo sobre Saintia Shô, série spin-off de Os Cavaleiros do Zodíaco