Watchmen | Confira 9 EASTER EGGS da série!

A nova adaptação da HQ Watchmen estreou na HBO e, desde o primeiro episódio, já atraiu a atenção dos fãs. Um dos motivos para isso é o fato de a série repetir o clima da Graphic Novel em uma história que se passa 34 anos à frente na linha do tempo desse universo.

Assim como nos quadrinhos, que ficaram famosos por trazer dezenas de easter eggs da sua própria mitologia, a série não economiza nas referências à obra original e à adaptação cinematográfica, agradando aos fãs com cenas recheadas de detalhes interessantes. Nós selecionamos 9 easter eggs apresentados até agora. Confira!

1. As 'Smiley faces'

Easter eggs

Assim como nos quadrinhos, as "smiley faces" (aquela carinha amarela sorridente, avô do emoji) estão por todo lado no seriado. Usada em forma de button pelo Comediante, na HQ, a smiley face com uma gota de sangue é a marca registrada de Watchmen, tornando-se uma espécie de logo para a Graphic Novel.

Logo no primeiro episódio, enquanto Angela está preparando seu café da manhã, nós temos um smiley formado pelas gemas de ovo colocadas pela policial em uma vasilha. A imagem reaparece de forma mais sutil em diversos outros momentos ao longo dos capítulos.

2. A trilha sonora

Watchmen

Os easter eggs nem sempre são apenas visuais: o seriado também usou a trilha sonora para fazer referência à obra original e ao longa de 2009. Apesar de usar majoritariamente músicas mais atuais, durante o jantar em que Angela e sua família são convidados à casa do Chefe Judd, uma música chama a atenção dos fãs: Unforgettable, de Nat King Cole.

A canção é usada no comercial do perfume Nostalgia, uma das empresas do conglomerado de Adrian Veidt, o Ozymandias. A música é referenciada nos quadrinhos e tocada na adaptação para o cinema.

3. O Discurso de Rorschach

rorschach

Os principais vilões no seriado até o momento são os terroristas do grupo supremacista branco Sétima Cavalaria. Seus membros, que se utilizam de máscaras iguais às de Rorschach, usam as palavras deixadas pelo vigilante em seu diário para propósitos racistas.

Logo no primeiro episódio, quando ameaçam realizar novos ataques à polícia de Tulsa, um membro da Sétima Cavalaria lê o clássico texto de Rorschach, desta vez adaptado às causas racistas do grupo: "em breve, todas as prostitutas e traidores da raça vão gritar ‘nos salvem!’, e nós vamos sussurrar ‘não’”.

4. A Chuva de Lulas

Chuva de lulas

No final dos quadrinhos de Watchmen, Ozymandias teleporta para os céus de Manhattan uma Lula gigante que causa a morte de 3 milhões de pessoas. A ameaça é tão pavorosa que, na época, foi capaz de pôr um fim à Guerra Fria e promover uma integração dos povos contra uma possível ameaça alienígena.

30 anos depois, efeitos do seu plano ainda ecoam: enquanto Angela está no carro, uma chuva de lulas começa a acontecer! Depois, veículos do governo especializados em limpar a sujeira deixada pelo fenômeno surgem para resolver a situação.

5. O último voo da Arquimedes

Archimedes

Nos quadrinhos, o Coruja II é conhecido pelas invenções e apetrechos que ele usava durante seu período como vigilante mascarado. Embora o destino do personagem ainda não tenha sido revelado no seriado da HBO, as referências a Dan Dreiberg não foram poucas.

A maior delas ocorre logo no primeiro episódio. Na cena em que a polícia de Tulsa tenta desbaratar um esconderijo da Sétima Cavalaria, o chefe Judd aparece junto da Pirata Jenny, que pilota uma aeronave moderna. O equipamento nada mais é que a Arquimedes, nave usada pelo Coruja II na história original.

6. Os óculos de visão noturna de Angela

Goggles

Outra possível referência ao Coruja II são os óculos de visão noturna que Angela usa para investigar a casa do chefe Judd. Embora se pareçam mais com os equipamentos dos quadrinhos do que com os usados no filme de 2009, os visores são marca registrada do vigilante.

O uso recorrente das invenções de Dan Dreiberg pelas forças policiais levantam inclusive a hipótese de que talvez o vigilante tenha feito uma espécie de acordo com a polícia para ceder suas tecnologias em troca de liberdade.

7. Nixon e a Guerra do Vietnã

Richard Nixon

No Universo de Watchmen, os Estados Unidos teriam ganho a Guerra do Vietnã com a ajuda do Dr. Manhattan. Isso teria alterado e muito os rumos da geopolítica mundial e a situação política americana: na história, o conservador Nixon nunca teria renunciado e teria ficado por muito tempo no poder, tendo defensores até os dias atuais.

Quanto ao país do sudeste asiático, este teria sido anexado aos Estados Unidos e passado a fazer parte do país. Isso explica o formato novo da bandeira americana, que conta com uma estrela a mais.

8. Robert Redford e as 'Redfordations'

redfordations

Após os anos de Nixon no poder, um ator chegaria à presidência do país: ninguém menos que Robert Redford! Na série, Redford já está no poder dos Estados Unidos há muitos anos. Ainda não são claras as razões que levaram à longa permanência do ator no cargo eletivo mais alto da política americana.

Uma de suas decisões, no entanto, afeta diretamente os rumos da série: as "redfordations". No seriado, essas ações seriam medidas reparatórias concedidas a pessoas negras por crimes ligados a ódio racial sofridos por seus antepassados. A lei, no entanto, enfurece os supremacistas brancos, que se revoltam.

9. Dr Manhattan em Marte

Dr Manhattan

No final da HQ Watchmen, Dr. Manhattan diz que abandonaria a Terra e que iria viver em outra galáxia. No seriado da HBO, o ser mais poderoso do universo não está tão distante assim: está em Marte! Pelo menos é isso que foi mostrado até agora.

No primeiro episódio, podemos ver uma transmissão ao vivo do planeta vermelho, na qual uma mancha azul aparece na tela e é identificada como sendo uma imagem do próprio Manhattan. Uma das conversas de Angela com seu marido Cal também dá a entender que é de conhecimento público que ele estaria em Marte.

E você? Pegou mais algum easter egg até agora?

Watchmen está em exibição na HBO.

TÁ ACOMPANHANDO A SÉRIE? ENTÃO CONFERE!

5 frases icônicas do Comediante, o vigilante feroz de Watchmen

6 frases marcantes do filme Watchmen

Conheça Ozymandias, o homem mais inteligente do mundo de Watchmen!

Conheça melhor Rorschach, o terror do submundo!