Confira os 4 melhores easter eggs de Blade Runner 2049!

Blade Runner 2049 está aí e junto trouxe algumas referências ao filme original, Blade Runner, o Caçador de Androides, e ao livro que lhe serviu de base, Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?.

Confira esses detalhes que possam ter escapado a você!

Citando Nabokov

nabokov

Sempre que o agente K passa por uma situação estressante, ele tem que se submeter a um teste pós-traumático, para conferir que nenhuma emoção humana está contaminando suas capacidades robóticas primárias. Esse teste consiste em um grupo de frases às quais K tem que responder com algumas palavras, como "célula" e "interligado".

Na verdade, essas frases fazem todas parte do romance Fogo Pálido, de Vladimir Nabokov. Especificamente essa parte:

"Células interligadas em células interligadas

Em um caule. E terrivelmente distinta 

Contra a escuridão, tocou uma fonte alta e branca."

Além das frases, também é esse o livro que Joi pega no apartamento de K. O que nos deixa pensando se é o departamento que fornece Fogo Pálido a seus replicantes ou se K tomou interesse sobre sua programação.

Androides sonham com ovelhas de origami?

origami

Em Blade Runner 2049, o velho blade runner Gaff faz uma pequena aparição, quando K o visita em um lar, procurando informações sobre Deckard. No final da conversa, o policial aposentado coloca uma ovelha de origami em cima da mesa.

Isso é muito provável que seja uma referencia ao livro que serviu de base ao primeiro filme, Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?. Aí, o objetivo principal de Deckard é ganhar dinheiro suficiente matando replicantes para conseguir comprar um verdadeiro animal, substituindo assim sua ovelha elétrica.

De volta ao néon

neon

Los Angeles foi apresentada como uma cidade carregada de anúncios em néon, em Blade Runner, o Caçador de Androides. Algumas das marcas que tiveram maior evidência foram a Coca-Cola e a Atari, entre outras muito conhecidas nos anos 80. Segundo Ridley Scott, mesmo em um mundo distópico, a Coca-Cola é eterna.

Trinta anos depois, em Blade Runner 2049, a Coca-Cola e a Atari continuam presentes, tornando Los Angeles em uma cidade retro-futurista.

Engenheiros replicantes

engenheiros

Em Blade Runner 2049, os fãs notaram em uma figura que parece ser um Engenheiro. Em uma cena em que os personagens percorrem um corredor cheio de taques, podemos ver essas criaturas parecidas com a raça alienígena do universo Alien.

Já em 2012, no DVD do filme Prometheus, podia ser lida uma carta de Peter Weyland, dono de uma empresa que produz androides, no universo Alien.

prometeus

Essa carta refere alguém que ele chama de “mentor” e que é como “um deus em cima de uma montanha olhando uma cidade de anjos”.

Visto que Eldon Tyrell é dono de uma empresa que reproduz replicantes, a qual fica sediada em Los Angeles, em um edifício em forma de pirâmide, os fãs começaram a fazer a ligação entre os dois universos.

Com essas duas referências, fica a especulação de que a Tyrell Corporation possa ter desenhado os primeiros Engenheiros. E embora não haja qualquer confirmação da verdade dessas afirmações, isso não faz com que os fãs deixem de sonhar com um crossover entre os dois universos.