Conheça Ozymandias, o homem mais inteligente do mundo de Watchmen!

O mundo de Watchmen, uma das graphic novels mais aclamadas de todos os tempos, vai ganhar uma nova adaptação, desta vez em formato de série. A distopia, que mistura Guerra Fria, conspirações e super-heróis, terá uma nova roupagem, mas sem perder seus icônicos personagens.

Entre eles está Ozymandias. Vigilante aposentado, Ozymandias é considerado o homem mais inteligente do mundo. Mas quais os segredos por trás de uma mente tão poderosa? Ele é um herói visionário ou vilão cruel e implacável? Isso e muito mais você descobre aqui!

Desde criança, um prodígio!

Ozymandias

Muito antes de ser Ozymandias, Adrian Alexander Veidt já possuía um intelecto impressionante. Aos quatro anos de idade, o filho de ricos imigrantes alemães já era capaz de ler as enciclopédias da época e compreender todo o seu conteúdo.

Na escola, Adrian precisou fingir que não era tão inteligente para não acharem que estava colando ou trapaceando nas provas e exames. Calado e com poucos amigos, o garoto passou a sofrer bullying e aguentou calado por meses. Nesse período, ele se dedicou às artes marciais e, apesar das surras diárias, não reagiu.

Até que um dia ele se cansou. Após mais um ataque de seus agressores, Adrian quebrou o joelho do garoto que o importunava. Isso quase lhe custou a expulsão da escola, situação que só foi revertida graças ao dinheiro do seu pai. Mas essa tinha sido a gota d'água: dali em diante, não esconderia mais sua inteligência.

Mas foi após a morte de seus pais que a vida de Adrian tomou rumos distintos. Herdeiro de uma grande fortuna, o rapaz decidiu doar todo o dinheiro e viajar para o Oriente, onde reviveria os passos de seu maior herói: Alexandre, o Grande.

Um novo começo

Ozymandias 2

Em uma jornada que começou na Turquia, Adrian viajou por todos os locais por onde seu ídolo havia passado. Durante sua peregrinação, ele se aperfeiçoou nas artes marciais e expandiu ainda mais seu conhecimento. Até que um dia, ao chegar ao Egito, ele teve uma visão.

Adrian viu os faraós do Egito e toda a inspiração que eles haviam causado em grandes gênios da humanidade. E ele decidiu que iria construir seu próprio império. De lá, ele voltou a Nova York, onde começou a investir no mercado financeiro.

No seu retorno aos Estados Unidos, ele conheceu Miranda St. John, que se tornaria sua companheira. Em 18 meses, o rapaz passou de mero viajante a um dos maiores magnatas corporativos. Porém, o tempo dedicado à sua fortuna deixou sua amada solitária.

Em busca de consolo, Miranda sai uma noite e acaba usando drogas poderosas. Ela sofre uma overdose e morre, o que mexe intensamente com Adrian. Ele visitou seu museu particular e, misturando artefatos antigos com uma fantasia de Halloween, decidiu que iria se tornar um vigilante mascarado!

"Contemplem minhas obras e desesperai-vos!"

ozymandias nome

A busca pelo traficante que vendeu as drogas a sua amada levaram Adrian a um chefão local. Usando suas técnicas de combate e sua inteligência, ele foi capaz de derrotar todos os inimigos e, quando a polícia chegou, finalmente usou pela primeira vez seu nome de herói: Ozymandias!

Ele se inspirou no poema de Percy Shelley que, em um dos trechos, diz: "Meu nome é Ozymandias, Rei dos Reis,/ Contemplem minhas obras, ó poderosos/ E desesperai-vos!". Daí para frente, ele se dedicou a caçar criminosos e fazer justiça com as próprias mãos.

Mas o intelecto de Adrian era muito maior do que aquilo: ele percebeu que sozinho não seria capaz de combater todo o crime nos Estados Unidos. Foi então que ele tentou fazer parte dos Crimebusters, um time de vigilantes que pretendia atuar em conjunto

A convite do Capitão Metrópole, ele se reuniu com alguns justiceiros que atuavam na sua época, entre eles o Dr. Manhattan, o Rorscharch e o Comediante. No entanto, o grupo nunca foi para frente: com seu jeito sarcástico e violento, o Comediante mostrou o quão ridículo era aquilo tudo e, sem saber, semeou um novo e mais ousado plano na cabeça de Ozymandias.

O Plano Perfeito

Ozymandias plano

Após a Guerra do Vietnã, Ozymandias percebeu que, para salvar o mundo, teria que encarar muito mais que ladrões e traficantes. Nem mesmo o quase-deus Dr. Manhattan seria capaz de impedir o apocalipse causado por uma confronto nuclear entre os Estados Unidos e a União Soviética.

Isso faz com que Adrian arquitete um plano grandioso, uma verdadeira jogada de mestre, para impedir que o mundo se auto-destrua: ele cria uma possível ameaça externa capaz de unir os humanos numa causa comum, colocando de lado suas diferenças.

Apesar de ter uma finalidade nobre, Ozymandias precisou sujar suas mãos para fazer com que tudo desse certo. Primeiro, criou uma campanha mídia contra o Dr. Manhattan, dando a impressão de que os poderes atômicos dele causavam câncer nas pessoas com quem convivia.

Para isso, ele envenenou pessoas próximas ao herói e promoveu programas televisivos sensacionalistas que o acusavam disso. Seu segundo passo foi criar uma ameaça de nível global: reuniu grandes mentes do mundo todo para dar vida a uma Lula Gigante que se passaria por uma ameaça global.

Herói ou vilão?

i did it

Com todas as peças encaixadas, Ozymandias distrai o Dr. Manhattan, que se exila em Marte. Depois, ele liquida todos aqueles que fizeram parte da criação da sua ameaça global ou que estiveram minimamente envolvidos no seu plano. Finalmente, ele libera seu monstro sobre Nova York, causando centenas de milhares de mortes.

Apesar do rastro de morte e destruição, seu plano funciona: a iminente guerra nuclear dá lugar a um pacto global para conter uma eventual nova ameaça alienígena. E aí fica a pergunta: Adrian Veidt é um herói ou um vilão?

Sem nenhum super-poder além do seu intelecto e habilidade física, ele foi capaz de enganar quase o mundo inteiro. Ozymandias, por fim, consegue o que queria. Mas a que custo?

Na adaptação cinematográfica, o personagem foi interpretado por Matthew Goode. Na versão da HBO, quem viverá Adrian Veidt será Jeremy Irons, entregando uma versão mais envelhecida de Ozymandias.

Watchmen estreia em outubro, ainda sem data definida, na HBO.

FIQUE POR DENTRO:

SDCC 2019 | Watchmen ganha TRAILER REVELADOR com Dr. Manhattan!

Watchmen | Trailer completo finalmente liberado!

Watchmen | HBO divulga três novos teasers da série