Tudo sobre a bruxa AGATHA HARKNESS de WandaVision

As informações abaixo contêm spoilers de WandaVision!

Como já era muito especulado, a série WandaVision apresentou a personagem Agatha Harkness. O 7º episódio da já aclamada série da Marvel revelou que Agnes (Kathryn Hahn), a vizinha de Wanda (Elizabeth Olsen), na verdade é a bruxa tão icônica na história da nossa Feiticeira Escarlate. O capítulo, inclusive, mostrou que ela estava por trás de tudo mais estranho que acontecia no mundo criado por Wanda (e sim, ela matou o Spark...). Mas, afinal, quem é Agatha Harkness?

Origem nos quadrinhos

agatha harkness

A primeira vez em que vemos Agatha nos quadrinhos foi na edição #94 de Quarteto Fantástico, quando ela foi babá de Franklin Richards, filho de Sue e Reed Richards, do grupo de heróis. Além de ser uma poderosa bruxa, Agatha é mãe do personagem Nicholas Scratch, um dos vilões das HQs do Quarteto.

A poderosa bruxajá era viva mais de 500 anos antes da queda e desaparecimento de Atlantis, 10.500 anos A.C., e foi uma das sobreviventes dos julgamentos das bruxas em Salém, no século XVII. Neste período do combate às bruxas, ela conheceu a mutante Firestar (no Brasil, Estrela de Fogo). Conhecida do público pela série animada Homem-Aranha e seus Amigos, Firestar foi acidentalmente enviada de volta no tempo, e acaba sendo salva por Agatha, quando é confundida com uma bruxa.

Mais tarde, Agatha estabelece a cidade de Nova Salém como uma comunidade mágica secreta, território atualmente conhecido como Colorado. A feiticeira mais poderosa dessa comunidade, Agatha liderava e protegia o grupo de um jeito meio distorcido. Ela entregava às autoridades matadoras de bruxas todos aqueles que não conseguiam se defender, e justificava sua atitude com o objetivo de fortalecer a comunidade bruxa livrando-se dos mais fracos.

Em outros períodos históricos, porém, Agatha atuou mais uma vez na tentativa de ajudar. No século XVIII, por exemplo, a bruxa se uniu ao grupo Filhas da Liberdade, durante a Guerra Revolucionária Americana, e treinou várias mulheres nas artes místicas. Mas então, ela é heroína ou vilã?

Inimiga ou aliada?

agatha harkness

Provavelmente, Agatha se encaixe mais na categoria que chamamos de "anti-herói", um personagem com atitudes duvidosas, algumas iniciativas erradas ou ilegais, mas que atua com frequência ao lado dos heróis para combater um mal maior.

Em seu período como babá de Franklin Richards, por exemplo, a bruxa se aliou ao Quarteto Fantástico na luta contra o temido vilão Aniquilador (Annihilus), um conquistador tirano insectoide interdimensional original da Zona Negativa, uma "dimensão de bolso" que existe na Terra-616 (a dimensão dos heróis que conhecemos até o momento no MCU). Além disso, ajudou o pequeno Franklin quando percebeu que o menino tinha poderes.

Já quanto a Wanda, nas HQs Agatha, na verdade, atua como sua mentora. Sim. É com Agatha como sua tutora de magia que Wanda realmente se torna a Feiticeira Escarlate.

A relação com Wanda Maximoff (HQs e WandaVision)

agatha harkness

O começo da relação entre Wanda e Agatha na série WandaVision está diferente do que vemos nos quadrinhos, o desenrolar dessa relação, contudo, parece caminhar para um final similar ao das HQs. Nos quadrinhos, Agatha acaba sendo morta por ter ajudado o Quarteto Fantástico, mas revela sua existência para Wanda em sua forma astral pós-morte.

Após uma batalha entre Wanda e os Sete de Salém, responsáveis pela morte de Agatha, Wanda consegue capturar e canalizar a energia restante da cidade que acabou dizimada no conflito. Com a ajuda de Agatha, ela usa essa energia para engravidar de seus filhos gêmeos. Agatha ressurge viva quando as crianças estão maiores e demonstrando alguns comportamentos estranhos.

O episódio 7 de WandaVision mostra que Agatha estava controlando o que acontecia de estranho no mundo criado por Wanda. Das pequenas "falhas" nos moradores ao falso pânico na conversa com Visão, a bruxa parece querer interferir no que Wanda está fazendo.

agatha harkness

Nos quadrinhos, Agatha entra em ação novamente após o demônio Mephisto aparecer e alegar que os filhos de Wanda foram criados a partir de fragmentos de sua alma. Quando o demônio absorve as crianças para recuperar esses fragmentos, Agatha apaga a existência dos gêmeos da memória da heroína, com o objetivo de ajudá-la a lidar com a difícil situação, que já envolve a morte de Visão.

No período que se seguiu, Agatha treinou Wanda no uso de seus poderes, o que ela chamava de habilidade mutante de usar a "magia do caos", o que levaria a jovem a se tornar de fato a Feiticeira Escarlate. Vale lembrar que a atriz Elizabeth Olsen afirmou, em entrevistas antes da estreia da série, que os episódios mostrariam essa transformação da personagem.

Agatha devolve as memórias dos filhos de Wanda uma vez, para que a heroína ajude ela e os Vingadores na luta contra o vilão Immortus. Inevitavelmente, Wanda consegue, mais tarde, recuperar partes dessas memórias, confronta Agatha sobre seus filhos e acaba matando a bruxa.

O retorno de Agatha e as Filhas da Liberdade

agatha harkness

Na série de HQs Feiticeira Escarlate, de 2015, mais precisamente na edição #13, o fantasma de Agatha e o espírito da mãe de Wanda, Natalya Maximoff, lutam ao lado da Feiticeira Escarlate contra a manifestação física do Caos. Quando elas finalmente alcançam a vitória, Natalya se sacrifica e garante a ressurreição de Agatha.

Em 2020, a Marvel Comics apresentou de fato um grupo que há muito mantinha sua trajetória em segredo: As Filhas da Liberdade. Inicialmente formado por mulheres como Harriet Tubman, Alexa Volkoff (Lukin), Peggy Carter e Agatha Harkness, o grupo vem lutando contra o mal há muito tempo, contando com a ajuda de Harkness para aprender os caminhos da magia. Atualmente, Agatha segue ajudando as integrantes da equipe, que agora incluem Shuri, irmã de T'Challa, o Pantera Negra.

O futuro de Wanda

agatha harkness

Além de Agatha, Wanda conta com a ajuda de outro mentor para suas habilidades mágicas: o Doutor Estranho. Stephen Strange treina a Feiticeira Escarlate a alcançar níveis de magia Ômega, o que lhe proporciona novas habilidades, como teletransporte, geração de campos de força, canalização de sua energia para criar explosões e criação de seres sobrenaturais. E sim, a Feiticeira Escarlate está confirmada no filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Mais para frente, as consequências de todas as perdas de Wanda, incluindo a de seus filhos, continuam a atingindo, o que acaba sendo a porta para um dos arcos mais aclamados dos quadrinhos Marvel, a Dinastia M. Neste arco, Wanda fala a icônica frase "No more mutants" e retira os poderes de quase todos os mutantes existentes.