A quarta temporada de The Flash chegou ao fim! Foram vinte e três episódios cheios de ação, repletos de velocidade e de muitos twists!

Para que você não perca nenhum pormenor importante, vamos listar neste artigo todos destaques desta temporada, e qual a sua influência para o futuro da série.

AVISO: Este artigo contém SPOILERS para a quarta temporada de The Flash!

Quem integra o Time Flash na quarta temporada?

time

Como sabemos o Time Flash vai sofrendo algumas mudanças de temporada para temporada. Primeiro falemos das saídas, da terceira temporada não veremos HR (que foi morto pelo vilão Savitar), nem Julian que decidiu voltar para Inglaterra.

Até ao momento o time é composto pelo Flash (Barry Allen), Kid Flash (Wally West), Vibro (Cisco Ramone), Caitlin Snow, Homem Elástico (Ralph Dibny), Harrison Wells (Terra-2) Joe West e Iris West que nesta nova temporada tem o papel de líder da equipe.

No entanto é esperado que durante os novos e episódios mais personagens se juntem ao time.

Harrison Wells está de regresso

hrwells

As coisas para Harrison Wells se complicaram na Terra-2! A sua filha e velocista Jesse Quick criou um time e ao que parece Wells não era a melhor influência para a equipe. Todos os membros votaram e o pai da velocistas teve que abandonar o grupo.

Nesse momento Harrison Wells decidiu regressar à Terra-1 se juntando de novo ao Time Flash! Curiosamente logo no episódio do seu regresso o personagem foi crucial impedindo que Central City fosse destruída (por mais uma vez).

A experiência de Wally West como Flash foi bem curta

wally

Antes do primeiro episódio da quarta temporada ir para o ar, existiram vários rumores que indicavam que Wally West iria substituir Barry Allen como Flash durante alguns episódios.

Apesar de Wally ter mesmo chegado a vestir o traje do Velocista Escarlate, a sua experiência foi bem curta! Wally apenas utilizou a identidade do Flash para tentar enganar um Samuroid enviado pelo vilão DeVoe.

Obviamente que o Samuroid percebeu rapidamente que aquele não era o verdadeiro Flash e derrotou facilmente Wally. Mais curto do que isso não podia ser!

O retorno de Barry foi bem confuso

BARRY

Como já todos sabiam o primeiro episódio da quarta temporada tinha o nome de "Flash Reborn", que pode ser traduzido em português como "Renascimento do Flash". Tudo indicava que Barry iria conseguir escapar da Força de Aceleração logo no primeiro episódio da nova temporada.

E isso acabou por ser confirmado! Mas não foi Barry que conseguiu escapar, mas sim Cisco que utilizou a sua Bazuca de Força de Aceleração (ligeiramente modificada) para conseguir resgatar o seu amigo.

Contudo Barry regressou bem diferente, para além de uma barba enorme, a Fora de Aceleração parecia ter causado danos a nível cerebral ao herói, pois ele só falava frases aleatórias.

Após um discurso motivacional de Joe West, Barry recuperou a sua lucidez e foi salvar Iris West que tinha acabado de ser raptada por um Samuroid.

Apresentando o novo traje

BARRY

Durante o primeiro episódio ficou confirmado que Barry esteve preso na Força de Aceleração durante seis meses, ou seja, o Time Flash teve que se manter ocupado durante a ausência do velocista.

Um dos personagens que aproveitou da melhor forma esse tempo foi Cisco Ramone, que decidiu desenvolver um novo uniforme par ao herói de Central City.

Mas não se deixe enganar, não é só a aparência deste uniforme que é uma novidade, o traje tem um montão de novas funcionalidades.

Caitlin Snow ao estilo Bruce Banner?

nevasca

Durante a terceira temporada Caitlin Snow foi se transformando lentamente na vilã Nevasca, mas no último episódio ela parecia estar já em total controlo dos seus poderes.

Contudo os seus poderes não estão assim tão controlados... Durante o quinto episódio da quarta temporada, ficou revelado que quando Caitlin se sente ameaçada ele se transforma em Nevasca, bem ao estilo de Bruce Banner/Hulk! Quando a Nevasca está em controle Caitlin fica adormecida, não se lembrando do que fez mesmo quando a sua consciência é recuperada.

E parece que a Nevasca terá mesmo direito a uma própria inimiga, a vilã Forja que parece ter uma espécie de relação de amor/ódio com a gelada personagem da DC.

A Forja vai fazer estragos!

forja

Normalmente em todas as temporadas de The Flash existe um vilão principal e uma espécie de vilão da semana, contudo existe uma personagem na quarta temporada que vai ter uma vilã só para ela.

Como dissemos em cima a Nevasca ganhou na Forja a sua principal inimiga! As motivações da vilã são bem simples, enriquecer e apagar Caitilin da face de Central City!

Com uma série de poderes bem impressionantes, esta não será uma vilã fácil de derrotar!

Será DeVoe o vilão principal?

pensador

Depois de ter enfrentado o Flash Reverso, Zoom e Savitar, parece que os produtores da série escolheram um vilão bem diferente para a quarta temporada de The Flash.

O ator Neil Sandilands interpretará o vilão DeVoe, um meta-humano super inteligente e capaz de controlar a mente dos seus adversários. Será ótimo ver o Velocista Escarlate enfrentando um vilão com habilidades que nada têm a ver com super velocidade.

Curiosamente os fãs da série tiveram a oportunidade de ver pela primeira vez a aparência deste novo personagem logo no primeiro episódio da nova temporada.

Contudo, bem recentemente vimos que o vilão trocou de corpo... Será que esta foi a última vez que vimos o DeVoe de  Neil Sandilands em ação?

A origem de DeVoe está relacionada com o explosão do acelerador de partículas

devoe

Durante o sétimo episódio desta temporada, o espetador teve a oportunidade de perceber um pouco melhor quais as motivações de Clifford DeVoe e qual a sua origem.

DeVoe era um professor universitário que estava obcecado com conhecimento e com a atual capacidade do cérebro humano. Então com a ajuda da sua esposa os dois desenvolveram um dispositivo que iria fazer com que DeVoe conseguisse desbloquear todo o potencial do seu cérebro.

Este dispositivo necessitava de uma grande fonte de energia para alimentar o seu funcionamento. Foi aí que ele decidiu que a ativação do acelerador de partículas, seria o necessário para alimentar o seu novo experimento.

As coisas correram como o planeado e o dispositivo quando ativado desbloqueou todo o potencial cerebral de DeVoe fazendo dele o homem mais inteligente do mundo.

A energia que o seu cérebro passou a consumir, fez com que o resto do seu corpo começasse a ceder. Foi aí que a sua esposa desenvolveu uma espécie de cadeira que protege o corpo de DeVoe, evitando com que ele se danifique ainda mais.

DeVoe revela a sua verdadeira identidade a Barry Allen

devoe barry

Durante o mesmo episódio onde nos foi revelada a origem de DeVoe, os espetadores de The Flash foram surpreendidos com uma pequena cena que será fundamental para o que resta da temporada.

O vilão Clifford DeVoe revelou a sua identidade a Barry Allen, confessando que foi afetado pela explosão do acelerador de partículas e que os seus poderes fazem dele a pessoa mais inteligente do Arrowverso.

Curiosamente foi neste mesmo episódio que Cisco decidiu batizar o vilão, e agora o time Flash se refere a DeVoe como o Pensador.

O Flash vai ter que defrontar mais um exército de meta-humanos?

devoe

No final do segundo episódio da quarta temporada tivemos a oportunidade de ver que DeVoe está preparando uma espécie de time de meta-humanos para tomar Central City de assalto.

O primeiro desta possível equipe de meta-humanos a aparecer na série foi Kilg%re, um vilão que consegue manipular todo o tipo de tecnologia apenas com a sua mente.

Entretanto outros vilões já apareceram na série, como são o caso da ForjaHazard e Bisonte Negra.

Foi o retorno de Barry que criou o exército de meta-humanos

autocarro

Quando Barry escapou da Força de Aceleração ele abriu um portal no centro de Central City que lançou um montão de matéria negra que atingiu cerca de doze pessoas que iam passando num ônibus.

Parece que essas pessoas foram colocadas lá propositadamente por DeVoe que já sabia o que ia acontecer, pois todas elas acabaram por se transformar em meta-humanos.

Ou seja, foi o retorno de Barry Allen da Força de Aceleração que acabou por criar o pequeno exército de meta-huamnos de DeVoe.

Wells não regressou sozinho!

conselho wells

No sexto episódio Harrison Wells estava precisando de uma ajudinha extra, então ele teve a brilhante ideia de convocar mais três Wells de diferentes Terras.

Cisco decidiu batizar este grupo de "O Conselho de Wells". Felizmente o pequeno time de Wells foi essencial para ajudar o time Flash a encontrar mais pistas sobre o vilão DeVoe.

Será que vamos ver todos esses Wells de novo no futuro?

Kid Flash em Legends of Tomorrow

kid flash

Quando Harrison Wells regressou ele trouxe uma pequena caixa com uma mensagem de Jesse Quick, que dizia que a relação romântica entre os dois devia terminar.

Obviamente que isso abalou imenso Wally que decidiu ir à Terra-2 para falar com a velocista. Durante a sua ausência o Time Flash estava tão focado em derrotar a vilã Hazard pelo que nem deu falta do Kid Flash.

No final Wally decidiu que precisava de se afastar um pouco do time e decidiu abandonar Central City por tempo indeterminado. Contudo e para surpresa de todos o velocista regressou bem no final do sétimo episódio da quarta temporada de The Flash.

O que se está acontecendo com o velocista? Na realidade o afastamento de Wally se prende com o fato de ele se estar prestes a torna num personagem regular em Legends of Tomorrow!

Joe West vai ser pai de novo!

joe

No final do terceiro episódio da quarta temporada uma bomba foi largada! Cecile revelou a Joe que estava grávida, algo que deixou o pai de Iris West e Wally West sem palavras.

Será que este novo bebê vai ter um papel crucial na trama da quarta temporada? Será que o veremos numa possível ida ao futuro do Barry? Numa das visões do Vibro? Ou até mesmo num dos episódios da série Legends of Tomorrow? Tudo é possível!

Vibro e Cigana assumem o seu relacionamento

vibro

Finalmente o Vibro e a Cigana assumiram a sua relação amorosa! Foi um caminho bastante complicado, mas parece que os dois personagens decidiram ficar juntos.

Mas o futuro dos dois pode ser bem difícil, uma vez que o pai da Cigana não é o cara mais inofensivo do mundo e já demonstrou não ser o maior admirador de Cisco Ramone.

O pai da Cigana não é o maior fã do Vibro

danny

Ninguém estava esperando isso, mas o ator norte-americano Danny Trejo faz parte do elenco da 4ª temporada! O famoso ator interpreta o papel do Breacher, um caçador de recompensas sem escrúpulos que é também pai da personagem Cigana.

Na série o Breacher não é o maior fã da relação entre a Cigana e o Vibro. Apesar de Cisco ter conseguido ganhar o respeito dele, o personagem interpretado por Danny Trejo deixou bem claro que não gosta de Cisco Ramone.

Vai ser interessante ver a dinâmica desse trio!

O Homem Elástico chega a The Flash

homem-elástico

O Velocista Escarlate vai ganhar mais um aliado na sua luta contra o crime em Central City. O ator Hartley Sawyer foi escalado para interpretar o papel deste super-herói da DC Comics.

Apesar da relação entre Barry Allen e Ralph Dibny não ter começado da melhor maneira, os dois conseguiram aceitar suas diferenças e o Homem Elástico está prestes a se juntar ao time Flash.

As primeiras impressões deste novo personagem são excelentes: o ator demonstra ter conseguido retirar muito bem a essência do personagem das HQs.

Os trajes do Homem Elástico 

trajes

Cisco desenvolveu o primeiro traje do Homem Elástico, ao contrário das suas outras criações o lado estético deste uniforme foi deixado em segundo plano.

O uniforme era essencialmente um pijama azul feito de um tecido que estica e encolhe com muita facilidade. Não podemos culpar Cisco, afinal de contas o primeiro traje era apenas um protótipo.

Recentemente o Homem Elástico recebeu uma versão atualizada do traje, apesar de a nível estético ter sofrido bastantes alterações, o uniforme recebeu algumas críticas por parte de alguns fãs. Será que o personagem irá ganhar mais um traje no futuro?

Felicity Smoak se juntou à série

felicity

O quinto episódio da quarta temporada de The Flash, foi totalmente dedicado às personagens femininas da série. E elas tiveram mesmo direito a uma vilã e não a um vilão! Forja interpretada pela atriz Katee Sackhoff fez a sua estreia durante este episódio da série e possivelmente será uma importante vilã durante esta temporada.

Felizmente, Iris e companhia receberão uma ajudinha extra de uma personagem da série Arrow, estamos obviamente falando da hacker, Felicity Smoak que foi fundamental nesse episódio!

Barry Allen embriagado?

the flash

Supostamente depois de ter obtido os seus poderes Barry não conseguia ficar embriagado, pois o seu metabolismo processava o álcool ingerido rápido demais. Apesar de ter se tornado o homem mais rápido do mundo, sua vida social acabou ficando um pouco mais chata.

Mas tudo mudou no quinto episódio da quarta temporada! Os homens do time Flash decidiram organizar uma despedida de solteiro para o Barry e Cisco preparou uma pequena mistura feita no laboratório STAR que faz com que Barry consiga ficar bêbado! Uma invenção bem útil!

Iris e Barry se casaram finalmente!

wedding

Estava tudo planeado para que Iris e Barry se casassem durante o início do super crossover entre Legends of Tomorrow, Supergirl, Arrow e The Flash, contudo um exército de Nazis decidiu alterar os planos do casal.

Após muitas complicações e de terem o seu casamento praticamente anulado, as coisas lá se resolveram e os dois conseguiram casar no final do quarto episódio do crossover.

Curiosamente, Iris e Barry foram casados por John Diggle que aproveitou a ocasião para casar também Felicity Smoak e Oliver Queen da série Arrow. Mas as coisas podem não correr bem, pois um dos produtores da série já revelou que o casal se pode divorciar ainda esta temporada.

DeVoe vira Brainstorm?

devoe-brainstorm

Como foi revelado inicialmente, Clifford DeVoe precisava de arranjar um novo corpo rapidamente, uma vez que o seu corpo atual estava definhando a grande velocidade, pois não conseguia acompanhar o ritmo do seu cérebro.

Durante o nono episódio, DeVoe conhece trocar de corpo com um cara chamado Dominc Lanse que para além de ser um meta-humano, tinha habilidades telecinéticas.

Muito antes do time Flash saber que Dominic era na realidade DeVoe, Cisco até chegou a lhe dar um nome: Brainstorm. Se você não sabe, Brainstorm é um outro vilão dos quadrinhos... será que DeVoe irá adotar este novo codi-nome e deixará o nome Pensador no passado?

Barry Allen está preso!

preso

As coisas estão cada vez a se tornarem mais difíceis para Barry durante esta temporada de The Flash. Apesar de ter casado com o amor da sua vida, as coisas estão longe de estarem perfeitas.

Bem no final do nono episódio DeVoe montou um esquema para que Barry fosse preso pelo seu assassinato, pelo que a pergunta que se coloca neste momento é: como e que o time Flash vai ajudar Barry Allen a escapar da prisão?

Não será fácil provar a inocência de Barry que foi condenado à prisão perpetua. Será que a a equipe do Velocista Escarlate tem as competências necessárias para desmontar o plano do homem mais inteligente do mundo?

Quem é essa misteriosa garota?

flash-personagem-mistério

Quem é esta misteriosa garota? Até ao momento parece que ninguém sabe explicar quem ela é ou qual a sua importância para o futuro da série.

É certo que existem algumas teorias que afirmam que ela poderá ser uma velocista vinda do futuro, no entanto muita coisa pode ainda acontecer. Uma coisa é certa, ela deverá ser importante na batalha que o Time Flash está a enfrentar contra o terrível DeVoe.

Cecille consegue ler mentes

cecile-le-mentes

Foi de uma forma bem surpreendente que ficamos a saber que Cecille consegue agora ler mentes. Basicamente a namorada de Joe West, tem a capacidade de escutar os pensamentos de todo o mundo.

Apesar de ninguém ter uma explicação plausível para o que está acontecendo com Cecile, uma coisa é certa, esta nova habilidade será algo a utilizar na batalha contra DeVoe.

Como sabemos, Cecile está grávida... Será a sua futura filha uma telepata?

Tráfico de metahumanos

flash-preso

No final do episódio 12 da quarta temporada de The Flash, os espetadores da série tiveram a oportunidade de ver Barry sendo transportado para uma cela especial, depois do diretor da prisão ter descoberto que ele era o Flash.

Apenas isto seria um momento de destaque desta temporada, mas descobrimos ainda que o diretor da prisão quer vender Barry Allen para a vilã a Forja, que lidera uma espécie de mercado negro de metahumanos.

No episódio seguinte, quando Barry e os restantes metahumanos estavam tentando escapar, eles foram encurraldos por DeVoe que matou todos eles. O único sobrevivente foi mesmo Barry Allen, um twist bem interessante pois todo o mundo estava esperando que estes metahumanos tivessem um papel chave no futuro desta temporada.

O Homem Elástico tem uma nova habilidade

elástico

É verdade, parece que Ralph Dibny consegue fazer muito mais para além de esticar o seu corpo. Durante o episódio treze da quarta temporada, os espetadores viram pela primeira vez o Homem Elástico mudar a sua aparência para a de outra pessoa.

Basicamente Ralph consegue agora se transformar em qualquer pessoa, conseguindo desta forma moldar o seu corpo e adoptar a identidade que ele desejar!

Este novo superpoder chegou mesmo a tempo para ajudar Barry a escapar da prisão!

Barry é liberado da prisão

devoe

Depois do Time Flash perceber que Ralph tinha a capacidade de se transformar em quem ele desejasse, Cecille criou um plano incrível para retirar Barry Allen da prisão.

Basicamente Ralph se transformou em DeVoe e apareceu no tribunal com essa aparência, durante uma sessão de apelo que Cecille tinha pedido ao Juíz do caso.

Chocado com esta revelação, o Juíz não teve outra opção, tendo absolvido Barry Allen da sua pena de prisão, o liberando!

DeVoe muda de novo de corpo

devoe

Como dissemos em cima, DeVoe já mudou a sua aparência uma vez, transferindo a sua consciência para o corpo de Dominc Lanse também conhecido por Brainstorm.

No entanto, bem no final do décimo terceiro episódio desta temporada, vimos DeVoe abandonando o corpo de Dominic para começar a utilizar o de Rebecca Sharpe, a metahumana que utilizava o codinome Hazard.

Mas o corpo de Rebbeca Sharpe demonstrou ser mais frágil do que esperado, e foi aí que ele teve que mudar novamente, utilizando agora o corpo da metahumana Izzy Bowen. Qual será a transformação final de Devoe? Os próximos episódios deverão responder a essa questão.

 Barry Allen é despedido

barry

Apesar de ter sido liberado da prisão, as coisas continuam bem dificeis para o velocista Barry Allen. Quando Barry regressou para o seu emprego na delegacia de Central City ele recebeu uma péssima notícia: ele tinha sido dispensado por tempo inderteminado.

Mas como todos sabemos Barry não se dá muito bem parado e por isso ele se juntou a Ralph se tornando também ele num detetive privado.

Naturalmente Barry deverá recuperar o seu emprego na delegacia de Central City até ao final da temporada, mas será bem divertido ver o velocista trabalhando com o Homem Elástico!

Jay Garrick está treinando uma nova velocista

jay garrick

Foi durante o décimo quinto episódio da quarta temporada que voltamos a ver Jay Garrick! O velocista da Terra-3, deu um pulinho a Central City para ajudar o Flash que estava tendo alguns problemas com uma bomba nuclear.

Infelizmente, Jay Garrick nã foi uma grande ajuda uma vez que o velocista já não tem a mesma disponibilidade física que tinha noutros tempos!

Tendo isso em consideração, o velocista revelou que está a pensar em se aposentar e que até já está treinando uma nova velocista para ocupar o seu lugar. Quem será ela?

Nevasca está ficando boazinha?

killer-frost-flash

Ao longo da quarta temporada de The Flash temos visto algumas alterações relativas à personalidade da personagem Nevasca. Apesar de elas serem bem subtis" elas estão lá, sendo que parece que a anti-heroína está ficando cada vez mais sensível.

Durante o mesmo episódio onde vimos Jay Garrick regressar, tivemos a oportunidade de assistir a uma Nevasca que estava genuinamente preocupada com Caitlin Snow.

Curiosamente Caitlin Snow, revelou ainda que pela primeira vez ela se lembrava de todos os pormenores de quando a Nevasca assumiu a sua personalidade. O que estará mudando?

Iris West se torna velocista

iris

Um dos momentos mais surpreendentes da quarta temporada de The Flash aconteceu no décimo sexto episódio, quando Iris West virou velocista.

Apesar de ter sido algo momentâneo, após o metahumano Matthew Kim ter utilizado as suas habilidades involuntariamente, retirando os poderes do Flash e os passando para Iris.

A atual líder do Time Flash virou assim velocista durante um episódio e teve até direito a um uniforme especial desenvolvido por Cisco Ramone. Apesar de não sabermos se isto vai ser algo que pode voltar a acontecer no futuro, foi bem bacana ver Iris correndo pelas ruas de Central City a alta velocidade.

Harrison Wells fica ainda mais inteligente

harry

Harrison Welss tem passado um mau bocado ao longo da quarta temporada de The Flash. O membro do Time Flash da Terra-2, tem tido alguns problemas de confiança e questionado o seu espaço no time.

Isto se deve em parte ao fato de ele ter conhecido alguém com um nível de inteligência superior ao seu, estamos falando de Clifford DeVoe. Mas as coisas podem estar prestes a mudar!

Wells, criou o seu próprio "capacete pensante" capaz de estimular as suas onde cerebrais, aumentando assim o seu nível de inteligência. Será que ele conseguirá atingir o nível de inteligência de DeVoe? Mesmo que ele não consiga estamos certo de que Wells, terá um papel determinante no desfecho da temporada.

Vibro será o novo Breacher?

cisco-the-flash

Durante o episódio 17, o pai da Cigana procurou Cisco pois tinha ficado sem os seus superpoderes, pensando que o membro do Time Flash o poderia ajudar.

No entanto Cisco descobriu que o Breacher tinha ficado sem os seus poderes por causa da sua avançada idade. Isto fez com que ele se retirasse, oferecendo a oportunidade a Cisco de ele se tornar no novo Breacher.

Será que Cisco vai aceitar este convite de modo a passar mais tempo com a Cigana?

Wells está ficando sem a sua inteligência

wells-capacete

A utilização excessiva do "capacete pensante" fez com que Wells ficasse viciado em matéria negra. Basicamente Wells está ficando obcecado e não consegue parar de utilizar aquele acessório.

Durante o episódio 18 da quarta temporada vimos Wells cair inconsciente quando decidiu utilizar o capacete na sua máxima força.

Quais serão os efeitos desse acontecimento? Gideon disse para Harrison Wells que o seu cérebro estava a atrofiar, como efeito secundário da utilização excessiva de matéria negra, ou seja, ele está prestes a perder a sua inteligência! Será que Cisco e Catlin vão conseguir ajudar Wells?

Fim da linha para o Homem Elástico

homem-elástico-devoe

Pois é, as coisas não correram bem para Ralph Dibny e ele acabou por ser capturado por DeVoe. O vilão aproveitou o corpo do heroí para si, pois o este era resistente aos efeitos que a matéria negra estavam causando no seu corpo.

Para além disso, o corpo de Ralph era moldável e podia adoptar a forma de qualquer pessoa, sendo que o vilão aproveitou este habilidade para voltar à sua aparência inicial.

DeVoe está cada vez mais poderoso e parece que não existe nada que o consiga parar!

Os poderes de Caitlin desapareceram!

nevasca-theflash-snow

Depois de ter enfrentado DeVoe e deste ter entrado em contacto com o seu corpo, parece que Caitlin Snow ficou sem os seus superpoderes de forma definitiva.

Numa espécie de twist surpreendente, Caitlin ficou sem matéria negra no seu corpo e parece que a Nevasca tem os dias contados na série.

Será que ela vai conseguir recuperar os seus poderes? Será que DeVoe ficou com os poderes da Nevasca? Durante o episódio 19 Caitlin descobriu que apesar de não existir matéria negra no seu corpo, existe um genoma que pertence à Nevasca que poderá ser ativado! Ainda há esperanças!

Capitão Frio e Sereia Negra em The Flash

sereia-negra-the-flash

Durante o episódio 19 da quarta temporada de The Flash, os fãs tiveram a oportunidade de ver dois icônicos personagens regressando a série.

O Capitão Frio foi até à Terra-1 para ajudar o Time Flash numa missão que poderia fazer com que a equipe de heróis ficasse mais próxima de vencer o vilão. No entanto a Sereia Negra acabou por seguir o Capitão Frio até à Terra-1, causando alguns problemas ao Velocista Escarlate.

Apesar de serem duas versões alternativas dos personagens originais, foi ótimo ver estes dois anti-heróis regressando à série que os adaptou pela primeira vez em live-action!

Marlize vai trair DeVoe

devoe-flash-marlize

A relação entre Marlize e DeVoe tem vindo a sofrer muitas alterações ao longo desta temporada. No início o casal era super intimo e apaixonado, mas os sentimentos de DeVoe parecem ter mudado.

O vilão está completamente obcecado e focado em conseguir derrotar o Time Flash, adquirindo desta forma os poderes de todos os metahumanos. Apesar de Marlize tentar se aproximar de DeVoe, este acaba por tratar a sua esposa de uma forma desrespeitosa e fria.

No final do 19º episódio, vimos Marlize reagindo de forma diferente, tornando claro que a relação entre os dois pode estar prestes a terminar.

DeVoe quer apagar a inteligência de todo o mundo

devoe-flash-barry

Finalmente ficou bem claro qual o plano de DeVoe! Basicamente o vilão está construindo uma rede de satélites que vão emitir uma carga de matéria negra tão elevada, que isso vai fazer com que os cerebros de todo o mundo sejam reiniciados.

Deste jeito DeVoe será a única pessoa do mundo com conhecimentos, enquanto que o resto da população terá que começar do zero.

Ficou ainda revelado que inicialmente queria apagar a inteligência do mundo, pois achava que a tecnologia era uma má influência... no entanto as motivações do vilão mudaram drasticamente.

Marlize sai de cena

devoe-flash-barry-marlize

No final do 20º episódio da quarta temporada de The Flash, tivemos a oportunidade de ver Marlize abandonando DeVoe, tendo utilizado para isso a capacidade de teletransporte da cadeira do vilão.

A companheira de DeVoe, estava farta das motivações do vilão e do fato de ele se estar a tornar cada vez mais cruel, tendo começado a matar inocentes.

Veremos se Marlize vai mesmo chegar a ajudar o Time Flash a derrotar o vilão! Certamente que ela seria uma importante adição para a equipe.

Fim da linha para Vibro e para a Cigana

cisco-cigana-flash

Durante o episódio 20, os fãs tiveram a oportunidade de verem algumas relações mudar drasticamente. Um desses casos foi a relação de Cisco com a habitante da Terra-19, Cigana.

Apesar de os dois formarem um casal desde o início desta temporada, o amor parece ter chegado ao fim, não conseguindo sobreviver ao fato dos dois passarem muito tempo longe um do outro.

Como sabemos nas séries baseadas em quadrinhos, nada é definitivo, pelo que o casal poderá voltar no futuro, apesar de esta ser uma possibilidade bem improvável.

A garota misteriosa é uma velocista

velocista-flash-misterio

Na última cena do 20º episódio os fãs de The Flash tiveram finalmente a confirmação que a garota mistério que tem aparecido em diferentes cenas de forma aleatória desde o início da temporada, é uma velocista.

É certo que ninguém sabe qual é a identidade da misteriosa velocista, mas certamente que terá ligações familiares com Barry Allen, podendo ser uma descendente do herói vinda do futuro.

A identidade da velocista continua sendo um mistério, mas ao que tudo indica, ela terá um papel fundamental para a vitória do Time Flash sobre DeVoe.

O Conselho de Wells regressa

conselho-wells

Na tentativa de recuperar a inteligência de Harrison Wells, Cisco Ramone decidiu voltar a reunir o Conselho de Wells. Se você não está recordado, o Conselho de Wells era basicamente um time composto por vários Harrison Wells de outras terras alternativas.

Apesar de eles não terem conseguido devolver a inteligência a Harrison Wells, eles fizeram com que ele conseguisse prestar mais atenções às emoções das pessoas que o rodeiam.

Isto pode ser uma arma essencial para derrotar DeVoe, agora que ele ficou sem o apoio de Marlize e pode estar emocionalmente fragilizado.

A Forja dá uma pequena ajuda

forja-flash-time

O Time Flash descobriu que a única forma de atacar DeVoe era através de uma arma orgânica que não conseguisse ser hackeada pelo vilão.

Caitilin se lembrou da vilã Nevasca que tinha habilidades semelhantes às pretendidas. Apesar de inicialmente se demonstrar relutante a vilã ajudou a equipe durante grande parte do episódio.

Contudo no final ela decidiu abandonar, mas deixou uma granada baseada nos seus superpoderes que poderá ser utilizada contra o vilão.

Central City vs DeVoe

flash-time-city

Iris West publicou no seu website um artigo contando toda a história e o plano insano de DeVoe que quer apagar a inteligência de todos os habitantes de Central City.

Curiosamente o seu artigo criou uma enorme onda de apoio com vários habitantes da cidade se oferecendo para ajudar a deter o vilão.

DeVoe usa os recursos dos STAR Labs

flash

Apesar do Flash ter conseguido destruir um dos satélites que tornariam o plano de DeVoe numa realidade, isso não foi o suficiente para travar o vilão.

Para além de DeVoe continuar a ter mais quatro satélites à sua disposição, ele conseguiu hackear um dos satélites dos laboratórios STAR para substituir aquele que o Flash tinha destruído.

Esta foi uma jogada que o Time Flash não tinha previsto e que não conseguiu evitar, deixando a equipe numa situação bem delicada durante algum tempo.

Marlize ajuda o Time Flash

marlize

Foi de uma forma surpreendente que Iris West revelou que a esposa de Clifford DeVoe estava disposta a ajudar o time a derrotar o vilão.

Apesar de Barry e Cisco inicialmente não terem ficado muito convencidos, por não confiarem em Marlize eles aceitaram a proposta de Iris, muito pelo fato de não terem outra alternativa.

Marlize foi fundamental para a equipe desenvolvendo um plano que viria a ser decisivo para derrotar DeVoe.

O Flash entra na mente de DeVoe

flash

Mas qual era o plano de Marlize? Basicamente ela utilizou a cadeira que ela tinha desenvolvido para o Pensador e os poderes da namorada de Joe West, Cecille Horton.

Com a junção deste dispositivo e a capacidade de leitura de mentes de Cecille, Barry conseguiu entrar na mente de DeVoe, tendo um objetivo, encontrar o que restava de bom no interior do vilão.

Apesar de não ter concretizado esse objetivo, o Flash conseguiu encontrar algo que seria vital para derrotar do vilão que estava a um passo de reiniciar todos os cérebros e de destruir toda a tecnologia do mundo.

DeVoe é derrotado e Ralph regressa

flash

Dentro da mente de DeVoe, o Flash encontrou a consciência de Ralph Dibny, mas conhecido por Homem-Elástico. Os dois trabalharam em conjunto para fazer com que Ralph ficasse novamente no controlo do seu corpo.

Os dois heróis foram bem sucedidos e Ralph conseguiu escapar da mente de DeVoe voltando assim a ganhar total controlo sobre o seu corpo.

Foi desta forma que DeVoe foi derrotado, pois ao ganhar controlo do seu corpo, Ralph acabou por eliminar a única coisa que existia do vilão - a sua mente.

Harrison Wells abandona o time

harrison

Após DeVoe ter sido derrotado, Marlize ofereceu a Cisco um dispositivo que faria com que Harrison Wells voltasse ao normal. Como você sabe, Wells tinha perdido toda a sua inteligência por ter utilizado matéria negra em excesso.

O dispositivo fez aquilo que Marlize prometeu e Harrison Wells ficou normal - o problema? Harrison Wells não era apenas normal, a sua inteligência era quase como um superpoder.

Desta forma, Wells decidiu regressar à Terra-2 para passar mais tempo com a sua filha, pois ele agora sente que finalmente encontrou equilíbrio na sua vida.

Apresentando Nora Allen

nora

Desde o início da temporada que uma estranha velocista aparecia aleatoriamente em vários episódios de The Flash. Apesar de todos já estarem desconfiados de que esta velocista seria a filha de Barry e Iris, finalmente essa teoria ficou confirmada no último episódio da temporada.

Contudo parece que Nora andou brincando com a linha temporal, pois ela revelou a sua identidade de forma a pedir ajuda ao time Flash, pois segundo a velocista ela fez um grande erro.

Esta foi a última cena da quarta temporada de The Flash, servindo assim de rampa de lançamento para a quinta temporada da série do Velocista Escarlate.

Assista ao trailer da 4ª temporada aqui: