Conheça a origem de Barry Allen, o verdadeiro Flash!

Criado pelos roteiristas e editores Robert Kanigher e John Broome e pelo lendário ilustrador Carmine Infantino, o Flash de Barry Allen apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em 1956.

Inicialmente esta versão do Flash tinha sido criada para substituir a original que pertencia à Era de Ouro dos quadrinhos. Nessa época o manto do Velocista Escarlate era utilizado pelo icônico Jay Garrick.

Desde os anos 50 que o personagem tem passado por diversas mudanças, tendo ainda sido adaptado para a telinha e para o cinema, onde atores como John Wesley Shipp, Grant Gustin e mais recentemente Ezra Miller deram vida ao homem mais rápido do planeta.

As coisas não começaram bem para Barry

barry allen

Nos quadrinhos o personagem Barry Allen tem sido perseguido pelo infortúnio desde muito cedo. Filho de Nora e Henry Allen, o nascimento de Barry não foi nada fácil, pois para além de ter nascido com duas semanas de atraso, o seu irmão gêmeo foi roubado da sua família logo após ter sido colocado no mundo.

Nora Allen, a mãe de Barry teve gêmeos, mas os médicos do hospital mentiram dizendo que uma das crianças morreu no parto. Isso tudo foi parte de um plano para darem o irmão de Barry aos Thawne, pois o seu filho tinha nascido morto.

Curiosamente tudo isso teve implicações no futuro. Por ter nascido com duas semanas de atraso, Barry ganhou o hábito de chegar atrasado em todo o lugar. O seu irmão gêmeo um dia também se viria a tornar num vilão que ficou conhecido pelo codinome, Azul Cobalto.

O momento mais trágico da vida de Barry

nora allen

Barry Allen cresceu lendo quadrinhos do seu herói favorito, Jay Garrick o Flash original, no entanto a sua infância iria ficar marcada por um acontecimento terrível.

Quando ele tinha apenas 11 anos de idade, a sua mãe foi assassinada e o seu pai foi injustamente dado como culpado pelo crime. Foi a partir deste momento que o pequeno Barry decidiu se focar em apenas um objetivo: arranjar uma maneira de provar a inocência do seu pai.

Ele acabou por se formar em ciência forense, conseguindo um trabalho na Policia de Central City, onde começou a desempenhar funções de cientista forense.

O relâmpago que mudou a sua vida

barry-allen-lighting

Como dissemos, Barry tinha o terrível hábito de chegar atrasado a todo lado e por isso fazia sempre um montão de horas extras para compensar o seu descuido com os horários.

Numa dessas noites em que ele se encontrava ainda a trabalhar no laboratório forense da Policia de Central City, Barry estava rodeado de químicos quando um relâmpago entrou pela janela do laboratório e o atingiu diretamente.

Curiosamente Barry se levantou imediatamente, não apresentando nenhum tipo de lesão. No entanto, os dias seguintes revelaram que o acidente havia mudado o seu corpo para sempre.

Barry reparou que tudo o que estava à sua volta tinha ficado super lento... Mas na realidade o que tinha acontecido é que ele é que estava se movendo a uma velocidade extremamente alta. O cientista forense da Polícia de Central City tinha acabado de ganhar super-velocidade!

Assim nasceu um herói

the-flash-comics

Depois de ter entendido o seu novo dom, Barry decidiu seguir as pegadas do seu herói favorito dos quadrinhos, Jay Garrick, adotando o codinome Flash como um tributo.

Com o passar do tempo Barry foi fazendo vários experimentos com os seus superpoderes. Ele descobriu que não tinha apenas super-velocidade, mas que também conseguia vibrar as suas moléculas de forma a se tornar invisível ao olho humano. Outros poderes se foram manifestando, como o seu raciocínio super rápido, assim como a capacidade de viajar no tempo e entre dimensões.

Foi por causa desse último superpoder que Barry decidiu construir a Esteira Cósmica, que fazia com que ele conseguisse atingir a velocidade perfeita para viajar entre dimensões.

Flash Reverso, o maior inimigo do Flash

reverse-the-flash

Mais tarde Barry descobriu finalmente quem era o responsável pelo assassinato da sua mãe: um velocista vindo do futuro que utilizava o codinome de Flash Reverso.

O verdadeiro nome do Flash Reverso era Eobard Thawne e no século XXV ele era um brilhante cientista que vivia obcecado com a lenda do Flash, o lendário velocista. Eobard ficou tão focado nesse seu objetivo, que viajou para o passado para conhecer o seu herói.

Foi no passado que Eobard descobriu que estava destinado a se tornar o maior rival do Velocista Escarlate. Foi nesse momento que ele decidiu eliminar Barry Allen e toda a sua família com o propósito de alterar a linha temporal para todo o sempre.

Ponto de Ignição: o dia em que Barry Allen esteve perto de destruir o planeta

the-flash-batman

Como tinha a capacidade de viajar no tempo, Barry decidiu que ia voltar atrás para impedir que o Flash Reverso assassinasse a sua mãe. Porém, essa aparente pequena alteração na linha temporal teve efeitos devastadores!

Apesar de Nora Allen estar agora viva, Barry não tinha os seus superpoderes, o Batman era Thomas Wayne e não Bruce Wayne e as Amazonas tinham iniciado uma guerra contra o povo de Atlântida que quase acabou com o planeta Terra.

Foi com a ajuda de Thomas Wayne que Barry conseguiu recuperar os seus poderes, restaurando a linha temporal. No entanto, existiram alguns detalhes que nunca mais voltaram a ser os mesmos, demonstrando que as viagens temporais podem causar danos irreparáveis.

É esta a origem de Barry Allen, o homem mais veloz de todo o planeta! Apesar dos contornos trágicos essa é uma história de resiliência e de esperança, que demonstra que tudo é possível, mesmo contra as maiores adversidades.