Teoria: qual o futuro de Ash Tyler em Star Trek Discovery?

Finalmente foi confirmado no episódio Ver Por Dentro uma teoria que os fãs já previam há meses e que poderá mudar por completo o destino de vários personagens de Star Trek: Discovery.

Confira o que podemos especular desses novos desenvolvimentos.

Atenção: contém spoilers da série!

Confirmada teoria dos fãs

tyler

Foi finalmente desvendado que Ash Tyler é, na realidade, uma versão modificada do Klingon Voq, o qual foi enviado para se infiltrar na USS Discovery e descobrir os segredos da Unidade de Esporos.

A teoria de que o Tenente Ash Tyler afinal não fosse um verdadeiro prisioneiro, mas sim Voq infiltrado já andava correndo a internet durante algum tempo. 

Javid Iqbal, o ator creditado nos primeiros episódios de Star Trek: Discovery como Voq, esteve desde a estreia da série debaixo de suspeita dos fãs que alegavam que ele não existia. Essa desconfiança continuou ganhando força à medida que outras teorias sobre a verdadeira identidade de Tyler começaram rolando na internet.

Agora que a verdade foi desvendada, Shazad Latif confirmou que representou os dois personagens desde o início, utilizando prostéticos para se esconder debaixo do corpo klingon de Voq. Quanto a Javid Iqbal é nem mais nem menos do que o nome do falecido pai de Latif, um grande aficionado por cinema.

Essa revelação tão esperada aconteceu quando Tyler se encontrou com a versão de Voq do Universo Espelho, conhecido como Fire Wolf, o líder de uma rebelião multi-espécies contra o xenófobo Império Terran. Esse encontro causou uma reação tão violenta em Tyler que ele atacou Voq enquanto gritava em klingon, o que fez com que ele despertasse as suas memórias.

Existe um Ash Tyler para além de Voq?

tyler

Aparentemente, a história de Tyler/Voq está longe de terminar, pois embora sua identidade Klingon tenha sido revelada, a humanidade de Tyler parece não ter desaparecido completamente.

Os detalhes exatos de como Voq foi transformado em um humano não são ainda claros, mas Ash afirma que seu corpo Klingon fora “reduzido” até à forma humana usando cirurgia. Isso significa que realmente existe um Ash Tyler que ainda possa estar vivo?

No episódio Lete, o Capitão Lorca questiona Tyler sobre suas origens, dando a entender que existem arquivos associados ao oficial Ash Tyler na Frota Estelar.

A forma como Tyler conseguiu enganar todo mundo a bordo da USS Discovery faz parecer que genuinamente existe uma personalidade humana completa e com conhecimentos suficientes para passar por um oficial da Federação. Tudo isso sugere, portanto, que sim, pelo menos a dado momento um oficial humano chamado Ash Tyler existiu.

Também é verdade que os Klingons têm uma tecnologia que permite pegar na personalidade de um humano para incorporar em si mesmos. No episódio Errand of Mercy, da Série Original, Kor fala de um utensílio chamado Mind-Sifter capaz de extrair os pensamentos dos prisioneiros. Porém, esse objeto não foi visto no universo de Jornada nas Estrelas desde esse episódio.

Mas talvez isso seja o que os Klingons fizeram ao verdadeiro Tyler para poder “programar” a nova identidade de Voq. Será possível, então, que exista por aí um Ash Tyler de quem a mente fora usada na transformação de Voq e que continue, presumivelmente, um prisioneiro de guerra? Ou será que Tyler morrera durante a cirurgia?

Por outro lado, a consciência verdadeira de Ash pode estar coabitando com Voq. O fato de ele parecer genuinamente apaixonado por Michael e que esse amor tenha levado a que ele resistisse à influência de L’Rell durante mais tempo pode indicar isso mesmo.

Outra possibilidade é a existência de uma versão de Ash Tyler no Universo Espelho. Até agora vimos um Ash Tyler e um Voq no Universo Primário e também um Voq no Universo Espelho. Era sem dúvida interessante se outro Tyler se juntasse na trama.

Relacionamento a quatro

voq

A revelação da identidade de Tyler/Voq traz, também, uma interessante dinâmica em seus respetivos romances.

É claro que Voq e L’Rell têm uma relação especial, a qual foi transposta para Tyler. Ele próprio o admite a Michael quando começa a perceber quem realmente é.

Porém, a ligação que Tyler/Voq criou com Burnham também se transformou em algo profundo. Afinal, os dois são, no fundo, indivíduos quebrados entre duas espécies. Voq é um klingon que se tornou em um humano e Michael é uma humana educada por vulcanos.

Com apenas quatro episódios para o final da primeira temporada, Star Trek: Discovery vai, com certeza, terminar alguns dos seus arcos. E se a história entre Tyler e Burnham vai continuar na próxima temporada ainda não é certo.

Irá Voq se redimir?

voq

Outra teoria para o futuro do personagem é que Voq passará para o lado da Federação a bordo da USS Discovery. Não é difícil imaginar Lorca perdoando uma traição tendo em consideração que ele obviamente acredita em segundas oportunidades.

Na verdade, Voq é um vilão muito complexo, logo não é nada provável que a sua potencialidade seja desperdiçada em Star Trek: Discovery, onde todos os personagens vivem de acordo com uma visão cinzenta do mundo.

E se isso realmente acontecesse, poderia trazer uma nova dinâmica ao romance entre Burnham e esse homem dividido entre duas identidades.