O que podemos esperar da temporada 2 de Star Trek: Discovery?

Após o entusiasmante final da primeira temporada de Star Trek: Discovery, os fãs já começam especulando sobre o que vai acontecer na continuação da série. Desde o aparecimento de personagens clássicos até ao destino dos novos personagens, as especulações são muitas. 

Confira, então, o que a primeira temporada nos deixou pensando sobre o que poderá acontecer.

Atenção: contém spoilers da série!

Em que ponto da cronologia se encaixa a história?

cronologia

Durante a primeira temporada da série, os fãs ficaram confusos com algumas aparentes incoerências relativas ao cânone da franquia. Algumas dessas questões passam pelo fato de Burnham ser irmã adotiva de Spock, mas nunca ter sido mencionada ou então por não haver o mais pequeno registo do conflito em que os Klingons quase ganharam a guerra contra a Federação. Além disso, nunca se viu a tecnologia da Unidade de Esporos na franquia. 

Porém, Kurtzman, o criador da série, já confirmou que tudo faz parte de um plano e que todas as dúvidas do público vão ser esclarecidas à medida que a série vai progredindo. Ou seja, o aparecimento da USS Enterprise prova que vai ser efetivamente estabelecida uma ligação entre os eventos de Star Trek: Discovery e os da Série Original, passados dez anos depois.

Estará mesmo terminada a guerra entre Klingons e a Federação?

l'rell

Aparentemente, a guerra entre os Klingons e a Federação chegou no fim. E, na verdade, é difícil perceber o porquê da facilidade com que o conflito se resolveu. É certo que os Klingons nunca estiveram unidos como uma raça em guerra contra a Federação, mas sim criando vários ataques terroristas individuais. Isso também explica porque o plano de Burnham e L'Rell acabou surtindo efeito.

Logicamente, a unificação dos Klingons deve colocar um fim a uma ação militar fragmentada, pois já não existe a necessidade de cada Casa mostrar sua força. Porém, não é fácil de entender o porquê de os Klingons não atacarem agora unidos de forma a dizimar a Federação. Talvez a admiração de L'Rell por Cornwell e Burnham ou a influência de Tyler consigam desencorajar a guerra total?

Que personagens vão voltar?

Já é confirmado o retorno de Michael, Saru, Stamets e Tilly na segunda temporada de Star Trek: Discovery. Porém, existem alguns personagens dos quais seu destino é incerto.

O caso do Dr. Culber

culber

A morte repentina do Dr. Culber foi um choque para os fãs. E muitos ficaram também preocupados com a dissolução do único casal LGBTQ da série.

Mas, Wilson Cruz, o ator que representa Culber, já assegurou aos fãs de que a história de amor entre o médico e o cientista não chegou ainda ao final. Será que Culber vai continuar aparecendo em espírito ou será que os criadores da série vão o trazer de volta à vida?

Ainda há esperança para um retorno de Lorca?

lorca

Uma das saídas mais chocantes para os fãs foi a de Jason Isaacs quando seu personagem, Gabriel Lorca, foi revelado como nativo do Universo Espelho e acabou morto durante uma tentativa de golpe de estado.

Isaacs já se mostrou publicamente interessado em voltar e, sem dúvida, que uma grande parte dos fãs desejam que isso aconteça. A teoria mais provável é que o Gabriel Lorca do Universo Primário ainda esteja por aí e que irá aparecer em um momento crucial da série.

Onde se esconde a Imperatriz Georgiou?

georgiou

No último episódio da primeira temporada, Michael permite que a Imperatriz Georgiou fique liberta, deixando, assim, uma das figuras mais perigosas do universo escapar.

O que podemos, então, esperar de uma personagem malvada como ela? Claro que nada de bom e o mais provável é que Georgiou reapareça na segunda temporada, fazendo o que for preciso para conseguir atingir o poder que deseja.

O que vai acontecer com Tyler?

tyler

Embora Star Trek: Discovery tenha dado uma segunda oportunidade a Ash Tyler após ele ter sido revelado como um espião  klingon adormecido, ele não se encontra mais a bordo da USS Discovery. No final da primeira temporada, ele escolheu se juntar a L’Rell na tentativa de unificação do Império Klingon.

Felizmente, Kurtzman confirmou que existem grandes planos para o personagem na próxima temporada. Logo é claro que o retornaremos a ver e, por consequência, provavelmente veremos L’Rell novamente também. Talvez haja esperança para o romance entre Ash e Michael?

Quem será o novo capitão da USS Discovery?

cap

Com a USS Enterprise aparecendo no final do último episódio da temporada, não podemos deixar de pensar na possibilidade de ter Pike como o novo capitão da Discovery. Isto porque ele terminou sua missão de cinco anos a bordo da Enterprise por volta do ano 2257, altura em que está a série se passando.

Sabemos também que Pike apenas irá se ferir em 2267, durante os eventos do episódio The Menagerie, logo existem dez anos disponíveis para criar aventuras para o personagem. Existem, porém, outras possibilidades que poderão ser mais prováveis.

Muitos fãs desejam o retorno do capitão Lorca e, realmente, não sabemos ao certo se Gabriel Lorca do Universo Primário morreu mesmo a borda da USS Buran. No entanto, o mais certo é vermos um personagem novo assumir a liderança da USS Discovery e de sua tripulação.

Vamos, finalmente, ver Spock?

spock

Para já, os criadores de Star Trek: Discovery estão sendo bastante evasivos relativamente a uma futura aparição de Spock na série. Eles alegam não estar procurando um novo ator para representar o papel do personagem icônico, mas também não estão negando totalmente que ele fará parte da próxima temporada.

Podemos, por isso, especular que talvez eles utilizem a imagem de Leonard Nimoy através de CGI. Outra hipótese é não existir mesmo uma interação direta entre Spock e a tripulação da USS Discovery, visto que, segundo o cânone, a relação entre o Vulcano e seu pai se encontra frágil nesta fase.

Outra representação de Spock poderá passar pela participação de Zachary Quinto na série, já que Aaron Harberts e Gretchen J. Berg disseram ter em alta consideração a sua representação do Vulcano no reboot de J.J. Abrahms.

Que outras conexões com o universo da franquia podemos esperar?

terra

Embora Star Trek: Discovery vá continuar explorando seus personagens e temas originais, são previstas mais referências ao cânone de Jornada nas Estrelas durante a próxima temporada. E realmente existem muitas espécies extraterrestres que provavelmente já existiriam na altura da série e que ainda não apareceram.

Além disso, ainda não vimos quase nada da Terra durante a primeira temporada. Se Star Trek: Discovery for parecido com todas as outras séries da franquia, então podemos ter esperança em revisitar várias temáticas conhecidas deste universo.