Star Trek Discovery: Será Control o primeiro Borg?

Desde as aventuras do Capitão Picard, em Jornada nas Estrelas: A Nova Geração, os Borg têm vindo assombrar o Universo e todos os aficionados da franquia Star Trek.

Agora que o novo vilão de Star Trek: Discovery foi realmente revelado, será que os dois compartilham uma ligação?

Saiba mais sobre Control e sua possível ligação com os maléficos Borg!

Atenção: contém spoilers de Star Trek!

O que é Control?

control

Control é um software usado para perceber se existem ameaças à Federação. Mas o programa ganhou um nível de inteligência que o leva a querer evoluir. Essa IA foi criada pela Seção 31 e pela Federação, mas rapidamente ficou fora do controle de ambos.

No episódio Perpetual Infinity, de Star Trek: Discovery, quando Ash encontra Leland preso por Control, ele vê que durante uns segundos, Leland parece uma mistura biológica entre ele próprio e a Inteligência Artificial. Significa isso que Leland é o primeiro Borg?

Control injeta o agente com uma matéria inorgânica de forma a tomar conta de seu corpo. Quando Leland se tenta libertar a IA diz que “lutar é inútil”. Essa é uma frase muito parecida com o típico lema dos Borgs: “resistir é fútil”. 

É muito possível que Star Trek: Discovery esteja contando a história de origem dos Borg. Visto que, embora não haja nada que o confirme diretamente, existem muitos indícios.

Porém, segundo o cânone, essa raça cibernética estará muito longe da Frota Estelar e desta parte da Galáxia. Em Jornada nas Estrelas: Voyager é estabelecido que do Quadrante Delta (onde vivem os Borg) até ao Quadrante Beta (onde se passa a maior parte dos eventos da franquia) são 80 anos de viagem.

Em Jornada nas Estrelas: A Nova Geração e Jornada nas Estrelas: Voyager é confirmado que os Borg têm estado ativos no Quadrante Delta desde o século 13 terrestre.

Logo, como é que será possível vermos a história de origem dos Borg em Star Trek: Discovery, que se passa no ano 2257 no outro lado da Galáxia?

O primeiro Borg?

borg

No episódio 11, Perpetual Infinity, descobrimos então que Control, a IA fugitiva, se implantou no corpo de Leland. E se manifesta de forma assustadora, com umas veias escuras aparecendo debaixo de sua pele. No filme Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato, é revelado que essa é uma das formas dos Borg assimilarem pessoas em seu coletivo. Visualmente, a possessão de Leland por Control se parece muito com a nano-tecnologia dos Borg.

Na verdade, se Leland e Airiam forem uma espécie de proto-Borgs, é possível que, a certo ponto na trama, Control seja enviado para trás no tempo, em vez de para um futuro distante. E, possivelmente, para o outro lado da Galáxia. Assim, acidentalmente, seria a própria USS Discovery a criar o primeiro Borg que daria origem ao restante coletivo.

De fato, em Jornada nas Estrelas: Enterprise, no episódio Regenation, vemos como sondas Borg, que vão parar ao século 22 devido a um erro durante a invasão de Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato, são acidentalmente descongeladas e começam a tentar assimilar a Terra.

Claro que tudo foi feito de forma a preservar o cânone estabelecido por Jornada nas Estrelas: A Nova Geração, 200 anos depois desses eventos, e Star Trek: Discovery poderá fazer o mesmo.

A USS Discovery tem acesso à unidade de esporos o que permite a teleportação pelo espaço. Além disso, o Projeto Daedalus se foca em viagens no tempo. Logo, é possível que a Frota Estelar utilize essa ou uma tecnologia similar para enviar Control para trás no tempo.

Os Borg na franquia

borg

Os Borg são uma raça de organismos cibernéticos, que utilizam melhoramentos artificiais como meio de atingir o que acreditam ser a perfeição. Estes são organizados como uma coletividade interconectada, tomando decisões de forma conjunta através de frequências de rádio subespaciais. Seu objetivo único é o de adicionar as especificidades biológicas e tecnológicas das outras espécies a sua própria.

Em 1988, o episódio Q Who? da série Jornada nas Estrelas: A Nova Geração introduziu os Borgs na franquia, os transformando em um dos maiores vilões da série.

Tudo o que sabemos sobre essa raça vem das séries Jornada nas Estrelas: A Nova Geração e Jornada nas Estrelas: Voyager. Na primeira, a USS Enterprise sob o comando de Capitão Picard fez o primeiro contacto com os Borg como parte de um dos jogos do onipotente Q. A Frota Estelar não explorou o Quadrante Delta até aos eventos da segunda série referida, quando um alienígena poderoso arrastou a USS Voyager até lá.

A existência dos Borg é o oposto dos valores da Federação, pois estes consomem outras raças em uma demanda para eliminar a vontade própria e a individualidade.